04 Estratégias Sensacionais Para Promover o Seu Blog e Alavancar Sua Audiência Hoje Mesmo

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos maiores erros do blogueiro iniciante é escrever um monte de conteúdo e não se atentar a questão de promover o seu blog adequadamente. Na verdade muitas vezes esse mesmo blogueiro não se preocupa com essa parte, e acaba tendendo ao fracasso.

Embora seja importante criar conteúdo de qualidade para a sua audiência, você deve pelo menos gastar 20% do seu tempo escrevendo e 80% dele promovendo seus artigos.

No artigo de hoje eu vou te mostrar 04 estratégias simples que devem ser implementadas para aumentar a popularidade do seu blog e assim conseguir atrair a atenção de um público muito maior.

promover-seu-blog

01 – Maximize o poder da mídia social

As redes sociais de fato assumem um papel muito importante quando o assunto é maximizar a popularidade de um blog. Quando se trata de sucesso nas mídias sociais, é importante você realizar essas duas coisas:

Saber onde o seu público se encontra

Se o seu público está no Facebook, concentre-se nesta rede social e invista no crescimento da sua página de fãs. Se os mesmos estão no Twitter, foque seus esforços na popularização dos seus tweets .

Em primeiro lugar, descubra onde o seu público se encontra. Não desperdice tempo promovendo algo onde você não será visto pelas pessoas certas.

Veja no infográfico abaixo onde encontrar o seu público-alvo nas redes sociais:

>>Quem está no Facebook, Likedin, Pinterest e outras redes sociais?<<

Escreva mensagens envolventes e otimizadas para as plataformas específicas

Quando trabalhar com o Facebook, utilize postagens que agreguem valor e chamem a atenção do leitor. Quando estiver no Twitter, compartilhe uma informação curta e que chame a atenção do seguidor. No instagram é a mesma retórica, compartilhe imagens interessantes e que popularizem a marca do seu negócio.

O que estou querendo dizer é o seguinte: Não compartilhe a mesma mensagem em todas as mídias sociais, ou seja, para cada rede social o formato da mensagem deve ser diferente.

RECEBA NOSSAS TÉCNICAS POR EMAIL

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as técnicas e atualizações do blog!>

02 – Junte-se a comunidades do seu nicho

Existem muitas comunidades que podem te ajudar a alavancar o sucesso do seu blog. Cada uma delas possui suas particularidades, cabendo a você se adequar e extrair o máximo das mesmas.

Grupos do Facebook

Muitos blogueiros utilizam os grupos no Facebook, não somente para promover os seus artigos, mas principalmente para construir relacionamentos com seus membros. Esse relacionamento é importante, pois através de boas parcerias o seu projeto pode ganhar um maior destaque no seu nicho de mercado.

Grupos no Likedin

Assim como nos grupos do Facebook, aproveite o poder de relacionamento social existente no Likedin e forme parcerias, bem como divulgar os seus artigos também.

Comunidades do Google +

Apesar de pouco utilizadas, as comunidades do G+ podem te ajudar a alavancar a audiência do seu blog, bem como te ajudar na busca de parceiros de negócios.

03 – Construir relacionamento com autoridades do mercado.

A melhor maneira de conseguir visualizações para o seu conteúdo é construir relacionamentos com as autoridades do seu mercado de atuação.

Você pode fazer isso por meio de comentários nos blogs dessas autoridades, criação de artigos colaborativos e guestpost.

Comentar em blogs

Faça uma listagem de pelo menos 20 blogs distintos aos quais os seus criadores são autoridades no mercado, depois realize de 2 a 4 comentários diários em cada blog.

Uma dica: não escreva comentários genéricos e curtos, procure se aprofundar acerca do assunto e deixe um comentário que agregue valor naquele artigo. Ao fazer isso, você chamará a atenção do proprietário do blog, bem como dos próprios leitores do mesmo.

Artigos Colaborativos

Esse tipo de artigo é muito interessante, pois você vai juntar em um único lugar, a opinião de diversas autoridades do seu nicho de mercado.

Essa técnica funciona assim: você vai escolher algumas perguntas e selecionar vários especialistas da sua área de atuação para responder, logo após essa seleção, você vai enviar um e-mail ou entrar em contato pelo Facebook pedindo que essa autoridade responda as perguntas.

Quando terminar de colher todas as respostas, você reúne todas em um novo post do seu blog, coloca o link dos respectivos projetos dos que responderam o questionário e começa a divulgação.

Ao publicar esse artigo, você deve enviar um e-mail para os especialistas que responderam e avisá-los que o conteúdo está no ar. Assim, você garantirá diversos compartilhamentos nas redes sociais e muitas visitas da audiência dessas autoridades.

Nesse link você encontrará um bom exemplo com esse tipo de artigo: O que 16 blogueiros e empresários de sucesso podem ensinar sobre marketing digital

RECEBA NOSSAS TÉCNICAS POR EMAIL

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as técnicas e atualizações do blog!>

GuestPost

Uma das estratégias mais eficientes para alavancar o seu blog logo no inicio, é a utilização da técnica dos GuestPosts.

Essa técnica consiste em escrever artigos em blogs de outras pessoas e assim aproveitar o tráfego oriundo desses blogs para tornar o seu projeto conhecido no mercado.

04 – Promover artigos antigos

promover-artigos-antigos

Muitos blogueiros cometem o erro de promover seus artigos uma única vez, e depois deixá-los encostados, esquecidos no tempo. Isso pode ser fatal para o seu negócio. Você perdeu um bom tempo para escrever aquele artigo épico, por que não transformá-lo em um gerador de tráfego contínuo?

Ligação cruzada entre artigos

Você já reparou que quase todos os meus artigos possuem links internos para outros artigos do meu blog?

Ao fazer isso eu não só estou te ajudando com um conteúdo de valor, mas também, estou fixando os olhares nos artigos mais antigos do meu blog. Com isso, eu não perco visitas e ainda te ajudo com um conteúdo de extrema qualidade.

Portanto, sempre coloque links dentro dos seus artigos mais recentes, direcionando sua audiência para aqueles artigos mais antigos, com isso, sua audiência lhe agradecerá e você não colocará os seus artigos no esquecimento.

Exemplo: 07 táticas de marketing não convencionais que funcionam

Adaptar o seu conteúdo

Se você publicou um post que tem obtido muita atenção positiva e feedback interessantes, você pode pensar em redistribuir esse material em outros formatos também e assim disseminar o mesmo em diversas outras plataformas.

Criar um infográfico para colocar no Pinterest, slide para colocar no Slideshare, podcast para colocar no Soundcloud, vídeo para colocar no Youtube, Vímeo e Facebook. Tudo isso são alternativas que você pode estar fazendo para popularizar ainda mais o seu conteúdo e assim angariar mais visitas para o seu projeto.

Atualizar o seu conteúdo

Atualizar seus artigos mais antigos faz parte do processo de promoção dos mesmos, ou seja, uma informação de 2015 pode não ser mais utilizada em 2016, isso pode deixar o seu conteúdo pobre com o passar dos anos.

O ideal é sempre reciclar aqueles artigos mais antigos e assim aproveitar as informações atualizadas que a internet e o nosso mercado nos proporciona rotineiramente.

Veja um exemplo de artigo atualizado aqui do blog: 38 sites e artigos de marketing digital que você deve ler imediatamente

Quando criei o artigo acima ele possuía apenas 20 sites, hoje, depois da atualização, ele conta com 38 sites e artigos de marketing digital. Esse é um bom exemplo de update em artigos antigos.

Promover os seus artigos antigos nas redes sociais

Essa dica é obrigatória para você que deseja sempre deixar os seus artigos mais antigos em evidência.

RECEBA NOSSAS TÉCNICAS POR EMAIL

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as técnicas e atualizações do blog!>

Conclusão…

Se você quiser crescer o seu tráfego e seu público rapidamente, terá que aplicar essas dicas todos os dias. Ao fazer isso, tenho certeza que o seu projeto alcançará o sucesso rapidinho.

Agora deixe-me saber: O que você faz para promover o seu blog? Compartilhe nos comentários abaixo.

Forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *