Entenda Como o Marketing Aliado a Tecnologia Pode Ser Útil Para Sua Empresa

O marketing digital e as novidades tecnológicas vem sendo a melhor opção de divulgação para diversas empresas, porém, era comum esse tipo de investimento ficar restrito a apenas alguns setores.

Com o aumento da inclusão digital, no campo profissional, muitas companhias começaram a olhar com bons olhos e começaram a separar uma parcela financeira destinada ao setor digital.

Uma pesquisa, realizada pela Accenture, afirma que o marketing digital será responsável por mais de 75% dos investimentos até 2022. Já deu para perceber que cada vez mais, empresas e setores distintos vão confiar no poder da rede.

marketing

Como o marketing digital aliado a novas tecnologias estão ajudando essas empresas?

Se você começou a pesquisar agora sobre o assunto, saiba que o mundo digital é grandioso e todos os setores podem ganhar com o investimento.

Quem imaginaria que os departamentos de trânsito, como é o caso do DETRAN -BA, iriam criar uma tecnologia capaz de colocar os documentos do veículo e pessoas, dentro de um aplicativo?

As tecnologias e o marketing digital, só tem a acrescentar dentro da sua corporação.

Vamos conhecer agora os diversos caminhos que você pode utilizar dentro da sua empresa e também será mostrado exemplos, onde empresas improváveis, estão utilizando técnicas de marketing e tecnologia.

Técnicas e caminhos recomendados

Vamos imaginar que você tenha uma empresa e esteja com dúvidas sobre os caminhos que você pode seguir para alcançar o sucesso desejado.

Como já citado, todos os tópicos apresentados terão um exemplo prático de aplicação, então ficará mais fácil de associá-los a sua realidade, veja:

Criação de aplicativo

No Brasil, cerca de 60% dos usuários da internet, acessam a rede através dos dispositivos móveis.

Eles são bastante utilizados entre adultos de 18 a 55 anos, faixa etária bastante interessante para a maioria dos setores.

Depois de conhecer esses dados, fica provado que o investimento em aplicativos relacionados a sua empresa, pode ser um ótimo recurso para alavancar o negócio.

Imagina que você tenha uma escola de inglês e deseja ter um contato mais próximo com seus alunos.

Saiba que algumas escolas já adaptaram a utilização de aplicativos para que os alunos possam continuar estudando mesmo após o término das aulas.

Agora você deve estar se perguntando qual seria a vantagem de a escola utilizar o aplicativo, não é? Vamos listar os benefícios.

  • Aproximação do professor com o aluno através de exercícios dentro do aplicativo.
  • O aplicativo será uma novidade e as chances de conseguir um número maior de alunos são grandes.
  • Possibilidade de colocar à venda alguns produtos que a escola oferece, como os materiais de estudo.
  • Parcerias com agências de intercâmbio, onde você possa divulgar pacotes de intercâmbio dentro do aplicativo.
  • As parcerias feitas para utilizar dentro do aplicativo além de oferecer conteúdo para os usuários, pode gerar receita.

Criação de um blog

Sim, a criação de blog ainda pode ser uma alternativa bastante lucrativa para empresas.

Vamos fazer um pequeno exercício: imagina que você esteja com alguma dúvida ou procurando algum produto. Qual o primeiro local que você irá buscar informações? Google, não é mesmo?

Pois então imagine que a sua empresa tenha um site, todo otimizado e com conteúdos interessantes. As chances de você vender ou tornar a sua marca mais conhecida são maiores.

O exemplo que será apresentado, trata-se de um negócio online bastante inusitado.

Temos um grupo de manicures que desejam expandir o seu negócio local, alcançando mais clientes e trazendo novidades na execução do trabalho.

Nesse ramo, a criação de um blog com conteúdos diários sobre o “universo das unhas”, poderia atrair bastante a atenção de futuras clientes.

A equipe teria que estudar bastante de SEO e criação de conteúdo, porém os resultados irão compensar o tempo dedicado ao aprendizado. Veja a lista com os benefícios do blog para esse negócio:

  • Ter um espaço para apresentar qual é o trabalho realizado pela empresa.
  • Escrever sobre as novidades do mercado.
  • Mostrar trabalhos realizados.
  • Escrever conteúdos relevantes sobre o setor.
  • Criar promoções para as leitoras do blog.
  • Aumentar, geograficamente, o alcance de clientes.

Instagram e Facebook

As redes sociais mais utilizadas do momento, também podem ser utilizadas para o marketing da sua empresa.

O Instagram e o Facebook, são ótimas aliadas quando o assunto é divulgação de marca e até venda de produtos físicos.

O alcance das plataformas é alto e você pode criar campanhas para que o seu público-alvo seja atingido. É importante lembrar que o sucesso dentro dessas redes requer muito esforço e dedicação, mas o resultado pode ser satisfatório.

O exemplo apresentado é de uma escola de música que deseja expandir o seu negócio, levando os ensinamentos musicais ao maior número de pessoas possíveis.

O ramo musical pode ser bastante explorado tanto no Facebook quanto no Instagram, pois é uma área que necessita de grande exposição.

A visibilidade que as redes proporcionam é grandiosa e quando bem trabalhada pode trazer um reconhecimento incrível. Vejamos a lista com mais alguns benefícios:

  • Criação de campanhas para direcionamento do seu conteúdo.
  • Apresentação das aulas e também do avanço dos alunos.
  • Postagem de trechos das aulas para atrair novos alunos.
  • Criação e divulgação de cursos online.
  • Possibilidade de criar um grupo fechado, onde você pode dar dicas valiosas e ainda ganhar por isso.
  • Possibilidade de fazer parcerias com outros perfis que estejam seguindo a minha linha.
  • Criação e divulgação de sorteios, sendo uma outra forma de atrair mais alunos.

Livros digitais

Já pensou na possibilidade de criar livros digitais onde você possa passar seus ensinamentos?

Saiba que os e-books já vem sendo um sucesso faz um tempo.

Você pode unir a sua atividade de trabalho ao campo educacional e ainda faturar bastante com isso.

publicar na amazon

Por mais que a redação, diagramação e todos os outros passos necessários sejam difíceis e requerem uma disciplina, quando terminado você vai ter criado uma fonte de renda. E lembrando que você tem a possibilidade de contratar freelancers para ajudar na criação.

Vamos supor que uma confeiteira, que trabalha fazendo e vendendo diversos tipos de bolos e doces, deseja passar todo esse conhecimento para o maior número de pessoas possíveis, porém ela mora em uma cidade pequena e o número de pessoas que ela alcançaria seria bem pequeno.

Se ela conseguir levar as aulas para o mundo virtual, o alcance e os ganhos serão incrivelmente maiores e ela não irá precisar gravar vídeos, podendo passar tudo pelos famosos e-books.

Claro que o investimento em outros meios de comunicação irá ajudar na divulgação, porém, existem diversos cases de sucesso onde o produtor utilizou apenas a venda de livros digitais. Segue a lista com mais vantagens:

  • Criação de uma fonte de renda que irá gerar receita por muito tempo.
  • Você terá o trabalho apenas uma vez e depois os ganhos virão de forma natural.
  • Você poderá atrair um perfil de público inesperado.
  • Grandes chances da sua marca crescer.
  • Aumento do número de clientes físicos na região de trabalho.
  • Aumento da confiabilidade e autoridade da marca.

Telegram e WhatsApp

O WhatsApp e Telegram são aplicativos de mensagens instantâneas, permitindo o envio de textos, vídeos e imagens.

O que pouca gente sabe é que esses aplicativos podem ser bastante úteis na hora de alavancar o seu projeto. Muitas empresas e pessoas físicas já descobriram o poder que os apps tem e estão investindo pesado nessas ferramentas.

Pegaremos uma empresa que trabalha vendendo peças de automóveis como modelo.

A ideia inicial da empresa é que ela seja reconhecida não só na região em que ela está localizada, mas aumentar o campo geográfico.

O WhatsApp e o Telegram podem entrar nessa estratégia sendo um canal de comunicação com o cliente e também de divulgação de trabalhos.

Já temos a certeza de que grande parte do público se interessa por assuntos relacionados a carros, então porque não criar um grupo de notícias e novidades relacionadas a esse nicho?

Você pode cobrar um valor mensal para trazer conteúdos de qualidade. Claro que essa é apenas uma função que os apps possuem, vamos verificar mais vantagens que eles podem oferecer:

  • Criação e grupos para o compartilhamento de conteúdo do nicho.
  • Contato direto com o cliente.
  • Utilizar os Apps como canais de divulgação (produtos e serviços)
  • Utilizar as plataformas para dar cursos.
  • Criar grupos de diversas regiões para entender o comportamento dos futuros clientes.
  • Utilizar a plataforma para vender produtos como afiliado.

Importante lembrar que se você já tiver um público direcionado para um público específico, os cursos que escolher vender como afiliado devem seguir o mesmo nicho para que você tenha mais chances de ter sucesso.

Conclusão

Ficou bem claro que a utilização de novas tecnologias e marketing digital pode ser uma ótima escolha para diversas empresas.

Se você quer alavancar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca, saiba que esse pode ser uma ótima escolha.

Por mais que a resistência ao novo possa ser forte, uma mudança de estratégia pode ser o que esteja faltando no seu negócio. Comece agora a estudar e a colocar as dicas aprendidas em prática.

Esse artigo foi escrito pelo Eduardo S. Saad, redator e especialista em SEO.