As 09 Melhores Dicas Para Vender Muito Mais Através do Youtube (A dica 09 quase ninguém faz)

Quando comecei a trabalhar pela internet meio que deixei de lado a potencialidade dos vídeos, até por causa da timidez ou receio de criticas.

Com o passar do tempo fui percebendo que estava perdendo um bom dinheiro por não estar utilizando o Youtube como forma de gerar tráfego para o meu negócio.

Então resolvi enfrentar essa objeção e coloquei minha cara a tapa nos meus primeiros vídeos. Não saiu lá essas coisas, mas como falam por ai: “a prática leva a perfeição”, e foi assim comigo, comecei a me especializar, melhorar e receber feedbacks positivos da minha audiência.

Só que tinha um problema…

Eu queria aumentar minhas receitas com esses vídeos, com isso, fui buscar conhecimento de como utilizar o poderil do Youtube em prol do crescimento financeiro do meu negócio.

É justamente sobre isso que quero aprofundar com você hoje. Pretendo neste artigo apresentar 09 dicas eficientes para aumentar suas receitas com o Youtube.

Mas antes, vamos entender a importância desta plataforma na atualidade.

A importância do Youtube na atualidade

importância do youtube na atualidade

400 horas de vídeo são enviadas para o Youtube… A cada minuto.

O Youtube assume a segunda posição como maior buscador de conteúdo da atualidade, perde somente para o próprio Google.

Tudo o que você imaginar é procurado no Youtube. Vídeos com tutoriais ensinando a cozinhar, vídeos de esportistas, canais de entretenimento, absolutamente tudo você encontra no Youtube.

As grandes empresas estão todas dentro do Youtube, seja respondendo dúvidas comuns dos clientes, divulgando os seus produtos ou até mesmo gerando entretenimento para o consumidor final. O fato é que essa mídia não pode ser desconsiderada no mercado atual.

Agora eu quero que você se imagine gravando vídeos para sua audiência. Imagine o impacto que você irá gerar ao solucionar um problema comum daquele usuário.

Gravar um vídeo não é só dar a cara a tapa, é criar coragem para tentar ajudar outras pessoas com o seu conteúdo e assumir a responsabilidade de saber que o dinheiro é consequência de um trabalho bem realizado.

Quando você começar a gerar um impacto positivo nas pessoas, as mesmas irão te agradecer e consequentemente te seguir. É ai que as coisas começam a ficar interessantes.

Nos próximos tópicos irei apresentar dicas rápidas que fazem toda a diferença quando estiver trabalhando com vídeos para o Youtube.

Dica #01 – Preocupe-se com a qualidade

A qualidade de um vídeo é a peça chave para o sucesso no Youtube.

Algo que aprendi no Curso Viver de Youtube da Karyne é que não precisamos ter os melhores equipamentos para começar a gravar vídeos, mas precisamos nos preocupar com a qualidade do conteúdo a ser repassado.

Não adianta nada você ter uma câmera top das galáxias se o seu conteúdo é pobre. Entende?

Então o primeiro passo é entender que o seu público está buscando resolver problemas, e posteriormente gravar um vídeo para solucionar esses problemas.

Um exemplo clássico que sempre compartilho com minha audiência é o seguinte:

Certo dia, um colega entrou em contato comigo relatando várias dificuldades de configurar o template épico (é o mesmo template deste blog). Falei pra ele que iria gravar um vídeo completo ensinando a configurar esse tema.

Foi justamente isso que aconteceu. Só que existe toda uma estratégia por trás da gravação deste vídeo:

Primeiro eu fiz uma pequena pesquisa para verificar quais vídeos estavam abordando a mesma temática.

Depois analisei esses vídeos e extrai os pontos fracos de cada um para justamente trabalhar esses pontos no meu vídeo.

Tentei ser o mais detalhista possível e eis que o resultado foi recompensador. Recebi vários elogios, ganhei vários seguidores e ainda fiz algumas vendas com esse vídeo. Magnifico né?

Tudo isso só foi possível porque tentei dar o meu melhor naquele conteúdo, tentei acima de tudo não visar o dinheiro, mas sim, resolver o problema do meu seguidor.

Resumindo: tente colocar uma boa dose de qualidade nos seus vídeos e verá a diferença que irá fazer no seu negócio.

Dica #02 – Defina o seu público alvo

concorrência no youtube marketing

Definir o público alvo é uma etapa muito importante de qualquer negócio, e no Youtube não é diferente.

Você precisa entender o seu público e acima de tudo entender as dores desse público.

Tipo, vamos supor que o seu público busca resolver problemas de otimização de páginas web, e você começa a gravar vídeos sobre SEO. Automaticamente você está ajudando a sua audiência, pois o conteúdo criado está de acordo com o conteúdo que está sendo buscado.

Você não pode é por exemplo, gravar vídeos de culinária para pessoas interessadas em SEO. Não tem nada a ver! hahaha!

O meu conselho é que você deve prestar muita atenção nos comentários dentro do seu canal. As vezes o usuário pede por determinado conteúdo ou simplesmente deixa a entender que outro tipo de abordagem seria o ideal.

Fique ligado nos comentários e comece a atender sua audiência, só assim, o seu canal irá crescer e consequentemente trazer mais faturamento para o seu negócio digital.

Não cometa os erros clássicos de iniciantes no Youtube!

>>Clique Aqui e Conheça o Curso Viver de Youtube da Karyne Otto<<

Dica #03 – Mantenha a rotina de gravações

Veja: o que não é visto, não é lembrado!

É muito importante manter a consistência na postagem de novos vídeos. Seus assinantes estão ali por um motivo: assistir os seus vídeos e eles anseiam por isso.

Você pode, por exemplo, definir um ou dois dias da semana para postar os seus vídeos. Geralmente, aqui no meu canal eu posto novos vídeos toda terça e quinta.

Essa rotina se torna favorável para manter sua audiência satisfeita e ligada no seu conteúdo.

Dica #04 – Divulgue seus vídeos para sua lista de e-mail

Isto é bem simples… Mas eficaz.

Sempre que você publicar um novo vídeo, informe seus assinantes sobre aquele conteúdo.

print e-mail marketing

Assim, seus assinantes terão acesso ao seu conteúdo e de quebra, irão trazer milhares de visualizações de alta qualidade para o seu vídeo.

Uma dica bacana para aumentar o tráfego nos seus vídeos e consequentemente as vendas é analisar a página inicial do Youtube. Lá você encontrará vídeos sugeridos parecidos com aqueles que você assistiu recentemente.

Você pode otimizar os seus vídeos para que eles apareçam na homepage do seu visitante.

Para visualizar os vídeos que aparecem na homepage basta entrar no Youtube Analytics. Clique em “origens de tráfego” -> “recursos de navegação” -> “inicio”:

print origem de tráfego

Se o seu vídeo é de alta qualidade e bem otimizado, ele deve aparecer na página inicial depois de alguns dias de divulgação. Com isso, seu tráfego e suas vendas irão aumentar consideravelmente.

Dica #05 – Elabore títulos atraentes e thumbnails chamativas

O título e a imagem da capa são itens importantíssimos para angariar visitantes para seus vídeos.

Tente utilizar títulos que:

  • provoquem curiosidade;
  • façam perguntas;
  • despertem o medo;
  • compartilhem soluções;
  • resolvam problemas.

Eu sei que parece difícil atiçar a criatividade para formular um título bacana, por isso, quero compartilhar com você o meu e-book:

Com esse material em mãos você conseguirá formular vários títulos interessantes em questão de segundos.

São modelos que funciona e foram testados por diversos especialistas de copywriting.

Quanto a Thumbnail, é importante salientar o destaque incisivo que a mesma deve possuir para captar a atenção visual do seu visitante.

Vamos aos exemplos:

Vídeo 01:

Vídeo 02:

Com certeza o vídeo 02 capta mais atenção que o vídeo 01, concorda?

Pois bem, tente colocar um pouco de esforço na criação das suas capas que com certeza os resultados serão bem promissores.

Dica #06 – Compartilhe seus vídeos na redes sociais

Eu sei que você deve está pensando: “obrigado pelo óbvio”.

Não é tão eficaz como a divulgação para a lista de e-mail. Mas você pode obter diversos views importantes para o seu vídeo.

Lembre-se da nossa conta: views = tráfego = conversão = $$

Utilize o Facebook, Twitter, Google + e etc.

Peça aos seus seguidores nas redes sociais para subscreverem o seu canal no Youtube. Se eles já seguem você, é bem provável que aceitem clicar no botão de se inscrever.

Dica #07 – Incorporar seus vídeos nas postagens do blog

As incorporações ajudam a classificar os vídeos por dois motivos:

  1. As inclusões são um sinal de classificação do Youtube;
  2. As incorporações criam um backlink para o seu vídeo.

Portanto, não tenha medo de incorporar seus melhores vídeos no conteúdo do seu blog.

Essas incorporações podem fazer uma enorme diferença em suas exibições de vídeo e é uma maneira sutil de gerar mais tráfego e consequentemente mais vendas.

Dica #08 – Configurar o recurso de tela final nos vídeos

Desde de maio de 2017 o Youtube vem trabalhando com um novo recurso conhecido como tela final.

Esse mecanismo de divulgação surgiu para substituir o recurso de anotações. O seu propósito é melhorar a navegabilidade dentro de dispositivos móveis e oferecer ao visitante a possibilidade de o mesmo continuar assistindo outros vídeos quando chegar ao final de determinado vídeo.

recurso tela final youtube

Configure seus vídeos para utilizar esse recurso e sempre que possível tente colocar vídeos  estratégicos na tela final.

Dica #09 – Defina um vídeo em destaque

Quando o fizer, o Youtube sugerirá o seu vídeo nos seus outros vídeos.

Você encontrará esse recurso indo no menu “canal” -> “conteúdo em destaque”.

Depois, é só escolher o vídeo e definir a hora de inicio:

Esse recurso tem se mostrado muito eficiente aqui no meu negócio e tenho conseguido realizar diversas vendas a partir da sua utilização.

Conclusão

Espero que tenha entendido o escopo de utilização dessas dicas e que as mesmas possam te ajudar a engrenar no mercado digital.

Utilizar o Youtube é obrigação de nós empreendedores digitais e não podemos de forma alguma desprezar essa forma de divulgação.

Se você quiser conhecer mais sobre o Youtube, clique no link abaixo para conhecer o curso da Karyne Otto, uma excelente profissional que vive exclusivamente dos seus ganhos online oriundos do Youtube. Veja:

Curso Viver de Youtube