Como Achar a Raiz da Auto Sabotagem? O Guia PERFEITO – [Garantido!]

Mentes autodestrutivas, com autopiedade e abnegação são apenas algumas das maneiras pelas quais sabotamos nossa felicidade e propósito. Mas com ação positiva e sendo claro sobre o que você quer, tem como achar a raiz da auto sabotagem e reprogramar isso.

A auto sabotagem tem o poder de fazer você continuar pequeno, fazer você ter um certo limite e mais, ela também pode te manter falido!

O ecossistema corpo humano vem com vários pacotes, tipo “drivers” para ser instalados ao decorrer de nossas vidas.

Se você se pergunta: “Por quê eu faço isso comigo mesmo?” ou “Eu realmente deveria quebrar a dieta hoje?” Saiba que o “driver” de auto sabotagem, está instalado, atualizado e muito bem programado para te destruir.

Mas fique tranquilo(a), nesse artigo eu prometo te entregar o passo a passo para você descobrir como você vai conseguir eliminar isso do seu dia a dia e se tornar uma outra pessoa. Uma pessoa melhor!

afastar a auto-sabotagem

Espero também que fique claro que você tem que aplicar constantemente. O resultado não vem do dia pra noite em um estalar de dedos… APLIQUE!

3 Passos da Auto Sabotagem!

imagem 1Para entender como achar a raiz da auto sabotagem, você deve saber desses 3 passos!

O que é auto sabotagem?

A auto sabotagem significa destruir ou atrasar completamente o progresso de alguém, chegando ao ponto de fazer para-lo o que está fazendo.

Para entender melhor, feche os olhos por alguns minutos e pense naquele problema que te trava. Aquilo que não deixa você progredir de jeito nenhum.

Agora, pergunte a si mesmo: “Por quê eu não consigo pular essa etapa?” E você mesmo busque responder a essa pergunta por algum motivo.

Exemplo: “Não consigo fazer uma dieta”. Resposta = “É muito difícil”, “Eu não posso fazer isso, porque tenho fome”. Encontre as melhores respostas mesmo…

No começo você até acha que tudo isso é verdade. Mas adivinha o que é? Exatamente! Essa é sua auto-sabotagem.

Por que nós auto-sabotamos?

Agora que sabemos o que é, temos que saber como achar a raiz da auto sabotagem. Por quê nos sabotamos?

Você já ouviu falar sobre zona de conforto né? A sua zona de conforto você tem que expandi-la com novas atividades, com novos desafios e muito mais para não ficarmos acomodados.

A dura verdade sobre por que nos sabotamos, está na acomodação. Isso mesmo! Nos acomodamos com a situação. E querendo ou não, vamos procurar as melhores desculpas para nossos problemas para não enfrenta-los de uma vez por todas.

Pensa comigo!

Se você acha difícil comer saudavelmente e se exercitar, toda vez que você pensa sobre isso, seu cérebro viaja pelo mesmo caminho que foi programado para tomar, é inundado com pensamentos de auto-sabotagem como ‘meu objetivo está tão longe, aonde devo chegar?’ e com isso você se sente horrível. Estou errado?

Isso é um ciclo vicioso e muitas pessoas não conseguem sair dele.

Se você também é assim… Tenho boas notícias. A melhor coisa sobre isso é que você foi feito para si mesmo. Que significa:

Você tem capacidade de mudar isso!

Reprograme e Mude Seus Pensamentos!

A auto sabotagem tem uma grande força em controlar seus hábitos, tanto os saudáveis quanto os más intencionados!

O que você tem que fazer é exterminar seu crítico interno (sabotagem) e tomar controle 100% da situação.

Mas como fazer isso de fato? 

Nosso cérebro é programado para receber e adicionar atividades quando repetida mais de uma vez. Se você faz algo constantemente, você indica a ele que aquilo é para ser adicionado na zona de conforto. Por isso que existem os hábitos!

Você repete, repete e repete e depois de um tempo você se acostuma com aquela “extraordinária e exclusiva coisa chata”. rsrs

Agora se você programar seu cérebro para receber atividades positivas, pensamento positivo e vários benefícios para sua vida. Advinha o que vai embora? Sim auto sabotagem!  🙂

Mas é claro, não é fácil você fazer isso, tem que aplicar, tem que ter paciência e você deve tratar a situação como: “beleza, consegui fazer isso mais um dia!” e não como: “Nossa que chato, mais uma vez tenho que fazer isso”. Entendeu?

  • Esse é o ciclo de 3 passos que você deve entender em como achar a raiz da auto sabotagem.

Tem muito mais coisas do que isso. Mas apenas entendendo esse ciclo você já tem uma ótima definição para se acertar. Mas ainda tem alguns passos que você pode aplicar e melhorar seus resultados.

Veja: 

Faça intimidade com seus medos. (Como Achar a Raiz da Auto Sabotagem)

imagem 2Como eu gosto de dizer, o crítico do seu interior (Auto sabotagem), é apenas uma forma de amor sem direção. É um jeito de ter medo do desconhecido ou de uma fase de mudanças.

Com essa cena quem entra em ação é o seu próprio EGO. Ele pensa que está te protegendo de um “perigo”, mas na verdade é o que pode muito bem fazer você feliz.

Sempre que possível, tentamos nos esconder dos nossos medos. Mas você já parou para perceber que algo só se torna “medo” quando nos acovardamos e não batemos de frente com ele?

Se você o enfrenta, possivelmente você vai superar ele. Então você não terá mais aquela emoção, por que você já enfrentou ele uma vez, você já passou por aquilo.

Uma forma HARD de você fazer isso é pegar seu medo e coloca-lo em uma forma de funil.

Exemplo:

O que eu tenho medo? > Gravar vídeos Para o Youtube.
Por que isso é assustador? > Porque eu não sei o que vão achar de mim.

E assim você vai afunilando o seu medo, até achar uma solução. No caso desse exemplo acima, suponhamos que ele acaba no “o que vão achar de mim”. Eu usaria a crítica de outras pessoas como uma forma de desafio.

Uma vez que você consegue seus objetivos, os mesmo que falavam mal de você será os que irão te parabenizar.

Esse exemplo você deve afunilar ele com quantas perguntas forem necessárias até você achar o desafio ou a fase que você consegue bater de frente.

Como está sua autoconfiança?

Quando você emite alguma opinião, você fala com certeza ou com incerteza? Você tem auto confiança com você mesmo?

Parece ser fácil né, é só repetir a frase: “eu confio no meu taco” e achar que está tudo bem por fora mas no seu interior está torcendo para nada dar errado.

Existem muitas pessoas que tem dificuldade em confiar em si mesmo. Sem confiar em você mesmo, algumas situações pode te trazer medo e insegurança. E esses 2 pontos estão diretamente ligados a sua auto sabotagem. 

Busque confiar mais em você mesmo sem o próprio orgulho, mas sim com a verdadeira certeza do que está fazendo!

Ao vencer cada medo, faça uma lista

Para finalizar essa parte sobre medos, eu tenho uma super dica que pode te ajudar igual uma bola de neve.

Nada haver né? RSRS Mas saiba que é isso mesmo, quando você anota o medo que você superou, você usa o mesmo gatilho para vencer outros medos.

Sem falar que quando me refiro a bola de neve, estou falando sobre as provas mentais que você tem. Se você enfrentou um medo, você pode enfrentar outros e quando você anota por onde já passou, você tem ainda mais impulsos para acabar com todos de uma vez.

Entendeu a ideia da lista?

Aceite seus pensamentos (não lute contra eles!)

imagem 3O que eu quero dizer chega a ser contraditório. Mas é exatamente isso!

Se você luta com seus pensamentos, eles sempre vão te torturar em momentos importantes da sua vida.

Quando você costuma ficar lutando e lutando com seus pensamentos, você corre riscos de entrar em uma grande sequência de auto sabotagem.

Deixe que eles sejam irritantes mesmo, mas não deixe que eles te coloquem no bolso.

Uma forma de você fazer isso é reconhecendo eles…

[EXPLICO ABAIXO]

Reconheça seus pensamentos – Como Achar a Raiz da Auto Sabotagem.

Uma forma de você conseguir fazer isso é através da meditação.

Eu tenho um artigo que fala o passo a passo para você aprender a meditar. Clique e veja!

Mas caso você não queira fazer o ato, não tem problema, apenas sente em uma cadeira e comece a deixar seus pensamentos fluir e você reconhecer que eles existem.

Isso soa muito mais fácil do que quando eles surgirem do nada e começaram a te atrapalhar, te auto sabotar.

O benefício de você reconhecer seus pensamentos também é que você aprende como achar a raiz da auto sabotagem. 

Exercício prático: 

Sente-se e relaxe em sua cadeira por um momento. Misture-se com seus pensamentos. E se pergunte: Qual é o único pensamento no centro da minha sabotagem? Que pensamento negativo você está acreditando que está te prendendo?

Depois disso reconheça ele e não lute contra ele!

Construa hábitos positivos!

imagem 4Em algum ponto ai acima eu até falo sobre a criação de hábitos, o quão importante. Mas aqui irei me aprofundar mais…

Aqui vou te explicar e você faz ai na prática.

Exemplo de assunto clássico – emagrecimento:

1º Para começar, pegue um papel e anote no topo da folha o objetivo que você quer conquistar.

2º Agora você vai fazer uma linha no meio da folha. Uma para o lado o positivo à ” direita” e outra para o lado negativo à “esquerda”.

3º Agora repasse os seus hábitos positivos que você já tem e que te ajuda a alcançar as suas metas a “direita“.

4º A esquerda anote tudo o que não te ajuda a alcançar seus objetivos. 

5º Agora faça uma linha na horizontal                debaixo do seu último hábito positivo a direita. 

6º Por fim anote todos os hábitos positivos que você pode criar e que poderão substituir os hábitos negativos. Para cada hábito negativo você anota um positivo. Entendido? 

Show! Feito isso agora tem que colocar a coisa para funcionar.

Agora você entender os gatilhos que fazem você continuar com hábitos negativos. Quais são os primeiros passos que você dá para entrar naquele hábito negativo?

  • Exemplo: Começar a Dieta> Ter ingredientes insuficientes para a semana> Quebrar a dieta.

A quebra de objetivo a maioria das vezes estará no meio do hábito. Igual sublinhei acima.

Agora para hábitos positivos, você tem que começar e fazer até seu cérebro ficar confortável com o hábito. Ai sim você conseguirá o objetivo.

Muito extenso esse assunto de hábito, mas saiba que ele pesa dos dois lados. Ele pode ser seu amigo ou pode se tornar seu inimigo.

Hábitos negativos te entrega uma bola de neve de auto sabotagem.

Confirme suas metas diariamente.

imagem 5Vai me dizer que você não tem metas? Não falo apenas profissionais, e sim pessoais também.

Caso você não tenha metas ou se não verifica as suas com frequência, você tem que revisar isso ai, hein?!

Se você não estabelece objetivos para o mês e para o ano… Como você faz pra manter o compromisso?

Agora se você tem metas e quase não analisa as suas, você precisa voltar a analisar! A importância das metas é te manter motivado(a), te manter presente naquele desejo.

Uma vez que você desleixa, você cria barreiras com seu objetivo. E quando você não alcança, você começa a criar crenças limitantes no próprio.

Conclusão!

Esse é o passo a passo que você precisa aplicar uma vez que você sabe como achar a raiz da auto sabotagem.

E já te aviso logo, não adianta de nada você ler o artigo e não começar a planejar por onde vai iniciar. Saber como fazer você já sabe, apenas revise e aplique!

Para concluir vou resumir no infográfico aqui abaixo.

E se você tiver gostado desse artigo, compartilhe com seus amigos. Além de me ajudar bastante, irá ajudar outras pessoas. Não se esqueça de comentar aqui abaixo também, eu estarei respondendo seu comentário.

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro!

Infográfico – Como Achar a Raiz da Auto Sabotagem.

infográfico sobre auto-sabotagem