6 Passos Pontuais Para Seu Crescimento Pessoal [2020]

Nossas vidas são feitas de ciclos, e a cada ano que passa, sempre tentamos renovar nossos objetivos, nossas metas, nossos sonhos e muitas outras coisas. O crescimento pessoal entra em jogo nesse momento. Ao tentarmos induzir uma mudança, dizemos a nós mesmos que precisamos evoluir.

crescimento pessoal

Porém isso não é algo fácil, precisamos mexer em nossa zona de conforto, entender e aplicar novos hábitos que irão agregar valor em nossas vidas para que consigamos realizar essas mudanças.

O que deve ser feito para sentir esse novo ciclo é melhorar cada pilar. Qualquer etapa deve ser realizada uma de cada vez.

Compreendendo que o crescimento pessoal deve ser realizado em fases, eu relacionei 6 passos pontuais para você começar aplicar hoje mesmo.

1º Passo: Faça o que você ama.

imagem 1Você tem sonhos definidos? Objetivos? Você sabe qual é o seu propósito de vida? Missão? […]

Seu sucesso em crescimento pessoal acontece quando você alinha sua missão, seu propósito, objetivos e seus sonhos.

Primeiramente, tem que perguntar a você mesmo sobre isso. Depois fazer uma boa análise (algo simples) com você e pensar se realmente será isso.

Ps: Não estou falando apenas profissionalmente e sim em seu desenvolvimento pessoal também.

Se mesmo assim, você não conseguir encontrar nada, eu ainda assim posso te ajudar a descobrir o que você ama.

O que você gostava de fazer quando criança?

Sabia que quando criança, nós não temos um Ego tão alto, orgulho e nem vergonha de algumas coisas?

Ao crescermos isso vai mudando, algumas situações fazem com que a gente deixe aquilo de lado por pensar sobre o que os outros vão achar do nosso comportamento.

Não estou dizendo para você ser aquela pessoa que não liga para nada e nem quer levar nada a sério (como a criança), estou dizendo para você ressuscitar aquela pessoa positiva que tinha dentro de você, que acreditava que muitas coisas eram possíveis.

Para você fazer o que ama, você deve ser inocente com suas crenças, acreditar que é possível fazer o que você realmente gosta.

Okay, você já sabe o que ama. Que tal empreender?

Bom, se você sabe o que ama fazer, e que você pode adicionar tanto na sua vida pessoal como na profissional… Por quê não tenta abrir um negócio envolvendo isso?

  • Talvez você até pense: “Deus me livre, isso vai dar muito trabalho”.

Mas acredite, isso não é tão doloroso. Bom, se é algo que você realmente ama fazer, não terá tanta dificuldade.

A única coisa que você terá que aprender é sobre o conhecimento em abrir um negócio, e para ser sincero não é tão difícil assim, inclusive, eu tenho uma ótima recomendação para você empreender online.

O Fórmula Negócio Online é um treinamento do zero para pessoas que tem vontade de fazer o que ama e também descobrir novas paixões que você não sabia que talvez tinha.

A escolha é sua. Você faz o que ama e sonha, ou realiza sonhos de outras pessoas…

Vantagens de você abrir um negócio:

1º Você vai abrir um negócio na área que você gosta e cada dia que passa vai amar mais ainda.

2º Você terá mais tranquilidade em questão financeira, geográfica e em tempo.

3º Você irá contra o mundo e conseguirá vê sua vida diferente, conseguindo até mesmo encontrar seu propósito.

O ser humano tem o livre arbítrio de fazer o que realmente ama. Se você não tentar, desculpa, mas você não está tendo nada de crescimento pessoal.

Tem que descobrir o que ama e tem que fazer!

2º Leia livros de autoajuda.

imagem 2Bom, mas por quê ler livros de autoajuda Wilker?

A resposta é simples. Quando você aprende as lições com os livros, você descobre ideias que pode te ajudar a quebrar barreiras, como as crenças, negatividades, desmotivação e etc…

E para nós que estamos atrás do crescimento pessoal, isso é ótimo! Pois nos ajudará a evoluir.

4 Livros que recomendo!

Eu poderia listar vários aqui, como o: O Monge que vendeu sua Ferrari de Robin Sharma, O Poder do Agora de Eckhart Tolle entre outros… Mas listei apenas quatro, para você começar, com o tempo você procura mais, inclusive em breve farei um artigo sobre Livros.

I: Geração de Valor.

{descrição do site da Zoom}

Com insegurança, muitos preferem não arriscar e sonham pequeno. Mas com Flavio Augusto foi diferente: de uma família simples do Rio de Janeiro, ele decidiu ser empreendedor e tornou-se um dos jovens brasileiros mais bem-sucedidos.

Para compartilhar todo seu conhecimento, criou o projeto Geração de Valor, com conteúdos no Facebook, Twitter, YouTube e blog. E você ainda pode ler toda essa história em um dos melhores livros de autoajuda.

II: A Mágica da Arrumação

{descrição do site da Zoom}

Arrumar é possível, porém manter arrumado é outra história. Mas calma, pois neste livro, a autora Marie Kondo ensina técnicas de desapego que você pode aproveitar em vários aspectos da sua vida.

O método, chamado de KonMari, promete fazer com que você se livre de vez da bagunça.

E aqui vai uma dica: a ideia não é apenas arrumar, mas pôr em ordem sua casa e sua vida.

III: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

{descrição do site da Zoom}

Em sua 51ª edição, o livro mostra que ainda tem fôlego para conquistar o público e para ser considerado, entre vários leitores, como o melhor livro de autoajuda para melhorar os relacionamentos.

Em 264 páginas, você vai encontrar um guia completo, com técnicas e métodos, para se relacionar com outras pessoas, seja na vida pessoal ou profissional.

IV: Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

{descrição do site da Zoom}

Mau humor, corpo cansado, insônia… quem sofre de ansiedade conhece bem esses sintomas, que Augusto Cury considera um dos maiores perigos da modernidade.

Para quem curte os livros de Augusto Cury, encontra, aqui, um dos melhores livros de autoajuda. Nele, o psiquiatra e autor explica como funciona a mente humana e técnicas para controlar o pensamento, em busca de mais tranquilidade e, claro, melhor qualidade de vida.

E para quem quiser ler mais sobre esse tema, vale a pena conhecer também o livro Ansiedade 2.

Os Livros que já li.

O fato é que sou um completo viciado em ler. Tanto que já coleciono uma infinidade de livros na minha biblioteca.

Outro dia escrevi um artigo listando os 20 melhores livros sobre empreendedorismo digital. Acredito que esta relação vai te dar uma boa amplitude do meu vício.

Veja:

>> Clique Aqui Para Ler o Artigo Completo <<

3º Ensine os Outros!

imagem 3Os livros de autoajuda que citei agora acima, vai te ajudar muito a passar uma nova visão para outras pessoas.

Além de fazer isso, você vai ser uma pessoa melhor por alguns motivos:

  • Ensinar outras pessoas nos torna mais afiado no assunto;
  • Ensinar os outros nos trás felicidade.

Agora que você vai ter a faca e o queijo na mão (livros de autoajuda), não terá desculpas. Poderá sim ensinar outras pessoas. Pode ser até mesmo o pouco que você sabe.

4º Pratique a autoconsciência.

imagem 4Todos nós temos sentidos. Sentidos esses que são os mesmos, mas as reações são diferentes.

Por exemplo: Existem pessoas que possuem medo de baratas, outras já possuem medo de lagartixa. Você pensa em ter uma casa, seu conjugue pensa em um apartamento, e por ai vai!

As emoções são: hábitos, padrões de pensamento, reações, motivações, medos, fraquezas, forças, gostos, desgostos, etc.

Ao praticar a auto reflexão, sobre eles, veja quais são os pontos que você deve melhorar.

Querendo ou não, isso já é uma forma de você desenvolver o crescimento pessoal.

Uma vez que você observa suas emoções, o que deve melhorar e aplicar, você já se torna alguém melhor, alguém que está evoluindo.

Você tem escolhas, observe-as!

Qual a cor que mais te agrada? Qual é a melhor comida do mundo para você? Tem um sabor de pizza favorito? (Tem um carro que você gosta mais que o outro? Qual é o tipo de pessoa que você mais acha atraente? POR QUÊ???

Tudo é escolha! Quando nos conhecemos bem, sabemos dizer não para aquilo, não para o negativo e sim para o positivo.

Nos sentimentos novos, se autoanalisar, será a melhor forma de tomar decisões acertadas e que não prejudique sua vida. Se você sabe e pratica a autoconsciência, você entra em processo de crescimento pessoal a todo momento.

Uma forma de você observar sua consciência é através de atividades. Mas vou logo avisando, você terá alguns desafios para cumprir, esteja preparado, pois cuidar da autoconsciência não é algo fácil, afinal você está começando agora a entender seu interior.

Desenvolvendo a Autoconsciência.

Escrever uma carta, ouvir uma música ou conversar com um amigo muito íntimo, são atividades que auxiliam em nosso processo de autoconhecimento.

Outra forma de se desenvolver também é nos exercícios. Quando você faz uma caminhada, ou uma corridinha, você consegue ficar só.

Talvez já tenha acontecido isso com você. Você está fazendo um exercício físico e do nada ficar pensando umas coisas loucas. Use o momento para se desenvolver.

5º Concentre-se na sua situação de Agora.

imagem 5Quando queremos algo, sempre imaginamos aonde estaremos. Se for uma viagem, você se imagina no local. Se for perder x quilos, imaginamos com o corpo desejado. Mas esquecemos que estamos no agora, e agora temos que trabalhar duro, independente da situação que nos encontramos.

O maior erro de quem tenta ter um crescimento pessoal é esquecer que precisa dar o primeiro passo, precisa trabalhar duro (em qualquer situação), precisa encarar desafios e etc…

Você deve conhecer casos de pessoas que começam uma dieta toda segunda feira, e nunca emagrece ou nunca acaba essa dieta, não é mesmo?

Não estou criticando, pelo contrário… isso acontece por falta de planejamento, tanto pela jornada, quanto inicial.

A pessoa fala que vai começar, mas ela realmente está preparada para emagrecer? Já comprou os alimentos corretos? Já planejou o que vai fazer na próxima semana? Muitas sem recomendação médicas acabam fazendo isso…

Esse foi apenas um exemplo, mas realmente acontece! Para conseguir mudar essa situação, olhe isso:

Todo caminho deve ser aproveitado.

É ótimo ter nossos sonhos, objetivos, nossas metas. Pensar lá longe, mas tenho que te falar que os pés são no chão e você tem que caminhar sobre ele. Se você esquecer disso, você está vivendo demais no futuro precisa voltar para o passado.

Toda vitória precisa de um tempo, igual no futebol, você sabe que são 90 minutos, e a chance de você ganhar ou perder é até esses 89 minutos, fora os desafios de acréscimo. Se você fizer um gol, você deve segurar ou tentará fazer o outro para não passar “vexame”. Não faça igual alguns times… Faz um gol e para no meio do caminho, acaba levando 1 e ainda uma virada.

Isso é a mesma coisa de você achar que a vitória é sua quando só pensa no ponto de chegada… Cuidado!

6º Simplifique sua vida!

imagem 6Você não deve gastar tanto tempo em assuntos que não te interessam.

Nossa vida tende a ser mais complicada quando pensamos, agimos e entramos em problemas que não precisamos.

Isso acontece por que nós mesmo criamos, mas fique tranquila(o), isso não é totalmente culpa sua… O que você deve fazer é evitar.

Exemplo Easy: Tem uma confusão em um barzinho em que você está (exemplo), e ai começa uma briga e você acaba entrando no meio para separar. Um desses caras começa a perseguir você a partir daquele momento. Isso é um problema, você fica pensando naquilo e não pensa no que você realmente deveria pensar.

Esse foi apenas um exemplo simples, mas serve para qualquer situação da vida como por exemplo:

Você compra uma porrada de coisa desnecessárias no cartão de crédito e ai no outro mês precisa de valor X e acaba não tendo. Isso querendo ou não te colocar em uma situação “pensante”. Entendeu o que eu quero dizer?

Você pode simplificar a vida e pensar no que realmente te importa, que no caso poderia ser com seu crescimento pessoal.

Esses exemplos se tratam de problemas, mas ainda assim simplificar a vida não se trata apenas disso. Veja:

Saiba quando deve dizer sim.

A tendência do ser humano é ser uma pessoa gentil, que gosta de interagir, principalmente quando se trata daquele favorzinho que está devendo a alguém.

Pergunte a si mesmo se você quer ou precisa fazer o que está sendo pedido e convidado ou se você apenas se sente obrigado a dizer sim. Pense em como isto se encaixa com os seus outros compromissos e planos.

Se você for dizer SIM para tudo, você vai se sentir sobrecarregado, e nunca terá um tempo para você mesmo.

Se você costuma fazer isso, tente mudar suas atitudes. Quem está com você vai entender sua situação.

  • Parece ser clichê, mas quando você faz isso, você consegue ter mais tempo para você. E Tempo é aprendizado para crescimento pessoal.

Limite seus hábitos de compras desnecessárias

Já mencionei o exemplo das compras, mas novamente repito sobre isso. Compre apenas o que você realmente precisa. Isso trás uma dor de cabeça “lascada”.

Tente começar por esse mês. Toda vez que você se impulsionar a comprar algo, se pergunte se você precisará daquilo, e na mesma hora pensa em algum momento que você estava precisando de dinheiro para pagar aquela conta de algo que você comprou e mal usou, pois nem era tão interessante assim. Você vai relutar mais uma vez com esse pensamento.

Hábitos você consegue removê-los quando começa a sentir a dor. Essa dor trata-se de mudança em sua zona de conforto. Se limite e veja essas melhorias em sua vida.

Conclusão.

Pois bem, chegamos ao final desse artigo, mas lembrando logo que tem um infográfico com mais algumas dicas para você consegui seu crescimento pessoal. 

Não deixe de aplicar esses passos. Quando você dá o primeiro passo você consegue se sentir uma pessoa melhor.

Uma vez que você muda tudo para melhor, seu sucesso nos objetivos, em metas, nos sonhos ficam mais visíveis.

Resumindo:

1. Inicie procurando e fazendo o que você ama. Quando você faz algo a seu favor, você tem desenvolvimento em várias áreas da vida. Lembre-se daquela ideia de empreender, você pode ir muito longe com suas ideias.

2. Leia livros de auto ajuda! Aplique os conhecimentos dos livros, você tem grandes chances de descobrir coisas que se interessa depois que faz a leitura.

3. Lembra dos benefícios além do crescimento pessoal? Você fica muito mais afiado no assunto e ainda fica feliz por ajudar alguém.

4. Autoconsciência! Procure entender suas emoções, suas escolhas e saiba usar isso ao seu favor quando.

5. Concentre no momento “Agora!”. É importante fazer planos, lembrar dos seus objetivos, mas você tem que da o primeiro passo agora, pense no agora!

6. Comece a descartar problemas, encrencas e coisas que vão te bloquear de simplificar sua vida.

FIM!

Espero que esse artigo te ajude de fato. Eu procurei bem não ser tão complicado nos passos, e não repetir o que lemos o tempo todo ai.

Vou ficando por aqui e até mais. Não se esqueça do infográfico aqui abaixo, hein?!

Até mais

Infográfico Crescimento Pessoal

infografico sobre crescimento pessoal