Guia Passo a Passo da Meditação Nunca Visto Antes.

Ultimamente seu sono pode estar com uma qualidade não tão agradável. Seu stress talvez esteja aumentando a cada dia que passa, afinal… Com a correria do dia a dia, realmente desgasta bastante, corpo e mente.

Mas para esses problemas, saiba que você pode reduzir e até mesmo eliminar com a meditação.

E se eu te dissesse que você pode muito bem descobrir quais são os benefícios, aprender de uma vez como meditar em estado profundo e reduzir problemas como ansiedade, depressão, falta de sono e até mesmo o stress… Você toparia aprender?

Bom, nesse artigo você irá aprender: meditação para iniciantes, dicas para uma meditação profunda, também descobrirá os benefícios reais que podem te ajudar no seu dia a dia.

Aprenda a meditar para ter controle da mente e saber usá-la de forma eficiente, fazendo que você não gaste tanta energia com alguns problemas diários.

A meditação para iniciantes.

arte de meditar

É extremamente difícil para alguém que está iniciando, sentar por alguns minutos, relaxar e começar a pensar em “nada”. Mas para isso existem técnicas  que você pode aplicar e começar agora mesmo!

Aplique esse Passo a Passo:

  1. Sente-se de uma forma confortável.
  2. Feche os olhos.
  3. Não force ou bloqueie sua respiração, respire normalmente.
  4.  Agora concentre seu corpo para sentir sua respiração. Em forma de inspiração e expiração.
  5. Mantenha observação em seus ombros, peito e barriga… Não perca o foco na respiração calma.
  6. Escolha um lugar calmo e um horário também!

Fazendo todos os 5 passos acima, você não precisará ter o trabalho de relaxar a mente, é algo automático que já vem incluso!

Segundo Passo a Passo:

Medite por 2 minutos de início

Parece moleza né? Mas tente parar seus pensamentos aleatórios e tente observar apenas seus instintos internos, tipo respiração, movimento do corpo e observações internas. Faça isso de 2 a 5 minutos no começo, e conforme o tempo você vai aumentando esses minutos.

Não se preocupe muito se você está fazendo errado.

Afinal, você está aprendendo, iniciando… e mesmo assim, não tem uma perfeição para meditar. O foco é você fazer para ver a diferença, a ponto de sentir-se feliz. Você consegue perceber se realmente está tendo efeito quando você começa a ser mais positivo, conseguir ter mais energia sendo eficiente, e quando tem mais paciência. Isso sim é o efeito!

Realmente se comprometa!

É fato que você não vai ser alguém melhor fazendo a meditação 1 dia sim e 25 não… Você precisa de consistência! A transformação vem quando você está todos os dias presente naquele tipo de atividade. Um exemplo pouco parecido é quando você busca emagrecer, você precisa se comprometer com a dieta e com os exercícios. Meditar não é diferente…

Pratique a gratidão após a meditação. 

Você talvez esteja se perguntando por que fazer isso, e a resposta é simples. Quando você agradece por fazer algo, isso gera positividade, mostrando ao seu cérebro que aquilo é algo bom e que pode ser incluído em sua zona de conforto.

Para você que está iniciando, esse é um exercício de controle de ritmo do corpo, e respiração é essencial. Fazendo apenas isso, você já está a frente de muitas pessoas que tem os mesmos problemas.

Compartilhe!

Caso você queira compartilhar em alguma de suas mídias basta clicar em um dos links abaixo:

Clique Para Compartilhar no Facebook

Clique Para Compartilhar em seu LinkedIN

Clique Para Compartilhar no Seu Pinterest

Clique Para Compartilhar no seu Twitter

A meditação nem sempre é fácil ou até pacífica. Mas tem benefícios incríveis, e você pode começar hoje e continuar pelo resto da vida!

Os benefícios em fazer meditação.

imagem 2O relaxamento é uma das principais buscas e sem dúvidas, é o principal objetivo da meditação.

Com o relaxamento você consegue fazer boas escolhas, consegue ter mais paciência, consegue até mesmo controlar a ansiedade que é capaz de manipulá-lo.

Está mais do que comprovado a conexão do relaxamento na meditação.

Os benefícios não acabam apenas ai. Uma meditação guiada de forma correta pode até mesmo eliminar problemas como a própria depressão.

Aqui abaixo, irei listar alguns benefícios e logo em seguida explicarei sobre eles.

  • Pressão arterial normal.

Não é apenas a meditação que irá decidir se você continuará com ela normal ou alterada. Isso depende de vários outros fatores, mas se você aplica o método da meditação, você já consegue evitar uma boa porcentagem desse problema de saúde (Diz pesquisas).

  • Respiração mais calma!

Esse é um dos benefícios quando você cria o hábito de meditar com frequência. Você leva isso para todos os momentos do seu dia a dia, trazendo até mesmo mais tranquilidade em suas atividades.

Por isso é importante você aprender a controlar sua respiração nos momentos em que medita, você só tem a ganhar.

  • Menos estresse!

É um dos tópicos que falei no começo, e por trás do stress, quando você reduz o mesmo você abaixa o nível de pressão alta que também é outro problema.

A meditação tem um benefício muito alto de cortar o mal pela raiz. Como você pode ver, a meditação acalma o stress e o stress controlado evita sua pressão subir e ficar alterada.

  • Mais sensações de bem-estar.

Muitos sabem que meditar ajuda muito no bem-estar, mas existem outras pessoas que não sabem esse poder da meditação. Se caso você também não sabia… Tenho uma dica para você!

Agora que já sabe, recomendo escolher um momento antes de iniciar seu dia e comece a meditar. Se não for levar muito do seu tempo, medite depois que finalizar o dia também.

  • Relaxamento Profundo.

Falei a respeito no tópico do título, mas reforçando o recado… Esse benefício é a chave das suas realizações bem sucedida.

Você conquista diversas metas e objetivos melhorando seu relaxamento. Você costuma ter mais energia pra tomar certa atitude e decisão de escolha.

  • Frequência do sono.

A meditação pode te ajudar a melhorar suas noites de sono, uma vez que você sabe controlar seu corpo, respiração e relaxamento, você tem o poder de dormir com mais facilidade. Comece a meditar e me diga sobre seu sono!

Essa dica de frequência de sono é tiro e queda! Mesmo você não meditando, tente controlar esses 3 pontos.

10 Dicas de Meditação Profunda.

imagem 3Agora que você já sabe como se faz a meditação em si e também sabe seus benefícios, esse é o último passo(dicas) do nosso artigo para você realmente aprender o que deve fazer.

Mas é claro, vai muito além disso. Aqui só adicionei o que realmente era relevante para te ajudar a iniciar esse processo.

1ª Siga uma meditação Guiada.

Ao falar parece ser fácil fazer, mas quando você está só, é muito mais difícil do que imagina.

Você que está iniciando e realmente quer aprender de verdade… Tem alguns tutoriais que ajudam bastante, eu vou até mesmo te indicar um aqui que usei para me ajudar no início.

Recomendo que veja!

O canal dela é: Yoga Mudra – Raissa Zoccal

Esse vídeo fala sobre meditação para ansiedade, mas foi com esse mesmo ai que eu aprendi de vez como se fazia os passos primários… RECOMENDO!

2ª Encontre seu estilo de meditação. 

Uma vez que você iniciou e aprendeu como se faz, você pode explorar outros estilos de meditação caso você queira se aprofundar mais ainda, porém não irei falar agora para não ficar muito extenso, qualquer coisa comenta aqui abaixo, talvez se torne assunto para outro artigo.

Sendo um pouco mais claro, existem meditações com música de fundo, outras já não tem. O conceito das meditações pode até serem os mesmos, mas algumas não farão seu estilo, se é que me entende…

Eu mesmo não sou muito fã de músicas, eu gosto de ser o mais simples. Mas isso não é regra, e você deve fazer do jeito que gostar.

3ª O funil de Intenções.

Além de todos os benefícios apresentados e os outros que existem, também existe um ótimo benefício quando você medita na intenção de realizar algo.

“Como assim Rodrigo?” Pois é, existe um estilo de meditação bem profunda que ajuda você a ter tudo que você tem intenção.

4ª Tente outras Técnicas de Meditação.

Se você é um tipo de pessoa que convive com muito barulho dentro de casa, você vai ter que “se virar nos 30”.

Você pode agregar sua meditação de outras formas, como até mesmo andando. Isso soa impossível né? Mas fique tranquilo, é possível sim, inclusive, quando você já está nesse ponto, você mostra a si mesmo que já tornou isso um hábito e também já consegue cuidar tranquilamente da sua mentalidade, do seu Eu Superior.

Incrível né?

5ª Traga Sorrisos para outras pessoas.

Como você se sente quando ajuda alguém por vontade própria? Feliz? Você também sente uma explosão de energia positiva, como algo se expandindo em você? Mas afinal, você sabe por quê?

Isso ocorre porque quando você faz a boa ação e traz um sorriso para o rosto de alguém, boas vibrações e bênçãos chegam até você.

Pratique mais e receba o gatilho da reciprocidade! Uma vez que você é surpreendido pela pessoa que você ajudou, você acaba recendo algo em troca também. Além disso, você pode levar a mente de felicidade para sua meditação.

Falar sobre felicidade, reciprocidade e etc… Nos leva a próxima dica.

6ª Sua Mente está feliz? Certifique-se!

O maior foco do nosso cérebro é nos proteger da dor e aplicar o prazer.

Uma dica para você meditar em foco profundo, é você adicionar felicidade antes de começar a sua meditação.

Talvez você não saiba como fazer isso, então anote essas dosagens:

  1. Pense nas coisas pelas quais você é grato.
  2. Se você teve uma boa experiência meditativa, pense nisso.
  3. Assegure-se de que tudo está bem no momento.
  4. Sinta-se bem com a constante cura e crescimento que está acontecendo.
  5. Se você acredita em Deus, pode fazer uma oração antes de meditar.
  6. Lembre-se de momentos engraçados que te fez rir.
  7. Leia esse artigo com 27 Técnicas para sua Felicidade.

Aplique as estratégias de felicidade e depois você faça uma meditação mais feliz.

7ª Defina suas afirmações antes de começar a meditar.

Tente afirmar a você mesmo que você irá meditar. Tipo assim:

Nos próximos minutos (3 minutos) eu irei meditar sem nenhuma interrupção. Não há mais nada para eu fazer, e nada mais para pensar durante esse tempo. “Mente, por favor, não me perturbe”. Vou começar a me concentrar agora.

E assim você faz… Tem grandes chances de você conseguir completar essa afirmação e ainda entrar em uma meditação profunda apenas afirmando isso.

Caso isso não funcione, mesmo havendo as distrações… A próxima dica fala sobre isso!

8ª Não tenha medo de aceitar as distrações. 

Se a dica acima fosse conectar a essa, seria um controverso lascado! rsrs

Aceitações não devem ser apenas para distrações. Inclusive tem uma frase que eu fico muito bravo, mas seu significado acaba fazendo sentido. A frase é: “Aceita que dói menos!” 

Quando alguém fala isso para nós, ficamos “putos de raiva”, mas se você for olhar para o sentido dessa frase pelo lado positivo, você aceitando determinada situação, pode te trazer mais conforto.

Se você não pode vencê-lo, acostume-se com ele. Iguais as distrações, quando você não consegue para-las, se acostume com elas. Se torna até mesmo um exercício para você controlar sua mentalidade!

Tem mais chances de você conseguir realizar algo, do que se virando a favor dessa distração e acabar perdendo seu tempo.

9ª Saia da Meditação Suavemente!

Uma das melhores partes da meditação é a sua transição. Você deve ser suave ao passar do estado “meditando” para “finalizado”.

Não entre e nem saia da atividade estando super apressado para trabalhar, ou para estudar. Não vai prestar nada daquele dia, vai por mim. Faça ou não faça! Caso seu tempo esteja pequeno, deixe a ação para outro momento.

Para fazer a transição é simples. Primeiramente comece a mexer o pescoço, comece a movimentar seus dedos e por fim abra seus olhos, levante-se e se alongue para ser completa!

10ª Anote o que você sentiu naquela meditação!

Agora para finalizar, é necessário que você anote algumas coisas de início.

Escreva se perguntando assim:

  1. Quanto tempo eu meditei?
  2. O que sinto depois da meditação?
  3. Como minha mente reagiu enquanto eu estava em estado de meditação?

Aplique essas anotações durante alguns dias e veja a sua transformação acontecendo.

Finalizamos! Conclusão.

imagem 4

Agora não há desculpa, hein?! Você sabe bem como se deve fazer uma meditação como iniciante, também sabe quais os benefícios e também sabe até mesmo entrar em meditação profunda.

Só basta você aplicar o que aprendeu e começar a ver a diferença.

Não trate com preconceito essa ação, pois acredito que essa ação está sendo a solução para as pessoas se relaxarem após um longo dia de estudo e trabalho. Comece realmente a fazer a prática!

A meditação está tão elevada e entrando em busca, que se tornou tópico para uma reportagem no Domingo Espetacular da Record. 

Teve até mesmo uma pesquisa que os próprios levantaram que:  20 Minutos de meditação equivale a 1 noite de sono. Isso se torna até mesmo um benefício enorme. Mas mesmo assim, não largue seu sono para recuperar o tempo perdido na meditação.

Enfim, espero de coração que você tenha gostado desse artigo, eu fico feliz por escrever sobre esse assunto para você.

Vou ficando por aqui até nosso próximo encontro!

Comente aqui a baixo o que achou do texto. Seu feedback vai ser de extrema importância!

infográfico sobre meditação