Sucesso Profissional: 13 Meios Para Conseguir Chegar ao Topo! [SEM PUXAR SACO]

“Pensa só” – você conseguir ser um dos melhores profissionais da empresa em que você trabalha sem precisar puxar saco de chefe ou ser o(a) mais bonzinho(a) da equipe. Apenas mostrando suas qualidades, sua persona na empresa e assim sendo reconhecido e tendo um sucesso profissional. Seria top né mesmo?

profissional de sucesso

Pois bem, mas saiba que para chegar ao topo, você precisa melhorar alguns conceitos e hábitos que você pratica, e aplicar  também algumas estratégias de vida. Mas claro, sem precisar ser um(a) babaca com as outras pessoas da sua equipe.

Ser um profissional de sucesso tem grandes vantagens.

Você consegue:

  • Ser mais respeitado;
  • Tem voz ativa para ideias na empresa;
  • As pessoas pedem sua opinião;
  • Você se torna alguém importante;
  • Tem grandes chances de subir seu nível, se tornando um líder (se você ainda não for);
  • Seu salário tem tendências para aumentos gradativos;
  • E etc…

Bom, você ter sucesso profissional inclui todos esses pontos e muitos outros benefícios em variação nas empresas.

Sabendo muito bem disso, nesse artigo eu listei: 13 MEIOS para você ser reconhecido por seu profissionalismo. 

Quer entender melhor sobre essa ideia? Chega mais! Leia até o final e saiba o que você precisa para chegar ao topo do seu sucesso. Seja uma pessoa foda!

Há, mas antes de tudo… Vamos fazer um trato? Se você curtir esse conteúdo, você pode divulgar em suas mídias?

Já vou até deixar no jeito aqui:

Sem mais enrolas… Vamos lá!

#1: Esteja Pronto Para Aprender.

imagem 1

O que você aprende em cursos especializados ou em cursos de nível superior(faculdade), é sim importante para a prática do seu dia a dia.

Afinal, você se formou para ser um profissional naquilo. Mas a sua melhor versão não acaba por ai não. Você deve se atualizar constantemente.

Falo sim em questão a conteúdo, mas me refiro principalmente, na vivência. Em sua experiência! O que aquele mercado tende a oferecer, você tem que ser o mais rápido para captar as atualizações.

Esteja preparado com respostas para as milhares de perguntas que irão aparecer em sua mente todos os dias sobre o que você está fazendo.

A sacada disso está em ficar ligado ao que seus “superiores” ensinam, o que eles estão fazendo que diferenciam das pessoas de níveis mais baixos?

Preste atenção no que os “macacos velhos” fazem para estar a tanto tempo naquele emprego. Sempre fique atento com o que eles tem a te ensinar.

  • Dentro da empresa, você deve criar uma autoimagem, pegando algumas experiências e expertises POSITIVAS das pessoas com mais tempo de casa.
  • Fora da empresa você deve estudar e trazer novas tendências, novidades, analisar como andam as coisas. E assim se preparar para sua melhor versão profissional.

Poderíamos acabar o artigo bem aqui e você aplicar apenas isso, que seu sucesso profissional já seria um show! Mas estamos muito longe disso…

#2: O principal avaliador de você é você mesmo!

imagem 2

Se tem uma coisa que eu estou aplicando muito em minha vida é fazer isso!

Eu não posso ser melhor do que ninguém, mas eu posso ser melhor do que eu mesmo e eu recomendo fortemente que você faça o mesmo!

Você tem seus próprios gostos, iniciando pelas cores de infância até mesmo o tipo de carro, e assim por tudo mesmo!

Da mesma forma que você tem seus próprios gostos, você tem também a sua própria auto-avaliação.

Uma ótima ideia que você pode ter é: observar no que as pessoas erram e não passar pelo mesmo caminho.

Por mais que você erre em outros passos da sua evolução, tente evitar aqueles erros das pessoas com as quais você convive.

Uma ideia super da hora que você pode aplicar é:
  • Observar no que as pessoas erram;
  • Observar no que elas acertam;
  • Entender a lógica que seu próprio serviço tem;
  • Fazer uma crítica de melhoria em você mesmo;
  • Não invetar coisas fora do seu alcance, seja humilde consigo mesmo;
  • Faça a sua avaliação mensalmente e não anualmente;
  • Monte sua autoimagem através desses pontos. Aprendendo e Melhorando SEMPRE!

Adicione nessa prática, cronômetros para suas metas.

Obrigatoriamente para você se auto-avaliar, você tem que ter metas. Afinal, qual seria a definição da sua avaliação sem uma meta? Ter uma meta em se avaliar, quer dizer que você quer melhores resultados, quer ser alguém melhor.

Tem uma outra forma de você se auto avaliar também que da muito resultado. Mas ela servirá melhor durante 6 meses. Ela envolve todas as áreas da vida.

Use uma tabela igual a essa para se avaliar.

imagem 3

Exemplo: Use essa tabela para colocar uma nota de 0 a 10 em você hoje. Melhore os pontos em que você acha que deve melhorar e daqui 6 meses você se auto-avalia novamente se dando outra nota.

A ideia é você melhorar os pontos da sua vida. Uma vez que você tem a vida alinhada, você tem mais chances de ter sucesso profissional!  

#3: Tome uma Iniciativa!

imagem 4

Anote bem isso que irei falar!

Com o super desenvolvimento do empreendedorismo vai chegar a um ponto em que as empresas vão começar a contratar as pessoas não pelo seu currículo, mas sim por sua competência.

Se ela sabe ou não fazer o que a demanda pede. E quem não se atualiza meu amigo, vai descer por água abaixo.

Quando eu falo em tomar uma decisão, você deve ser criativo com ideias, trazer novidades para a empresa em que você trabalha.

Há e outra coisa, se for uma super ideia, você mesmo pode desenvolver isso sozinho através do empreendimento.

Esse artigo não é apenas para funcionários que pensam em ser um bom profissional na empresa que trabalha, mas serve também pra você: ter, executar e evoluir ideias.

O sucesso começa nas ideias, se você fica na retaguarda sempre, você pode ser trocado por fulano que chegou com uma ideia melhor.

A frase clássica depois do sucesso de terceiros:

“Eu também pensei em fazer isso, mas acabei não fazendo”.

Se você tivesse tomado uma iniciativa, isso teria acontecido? 

Reflita.

#4: Ganhe sua própria confiança?

imagem 5

De fato, é algo que você já faz sem perceber quando entra em um novo emprego.

Muitos quando entram, já pensam logo em “puxar saco de chefe”, se passando por uma pessoa que ela nem é.

Para evitar isso, tem uma forma mais clássica e que serve como uma “mitada” também.

Ao invés de pensar em se passar por outra pessoa para agradar o seu chefe, por que não ser pontual consigo mesmo, fazendo a atividade do início ao fim com seu compromisso e sua tranquilidade?

Por quê não ser você mesmo em questão a horários? Se você quer confiança de outras pessoas, você precisa ter confiança em você mesmo.

Claro, todo serviço tem regras, e essas regras devem ser seguidas, mas uma vez que você tem o compromisso consigo mesmo, outras pessoas irão reparar esse seu benefício. Outras pessoas começarão a confiar em você sem precisar você falar muito.

Seja certo consigo mesmo, que sua transparência chegará aos outros!

#5: Crie Soluções.

imagem 6

Estou mantendo sempre esse padrão de ideias no artigo. Essas ideias podem se tornar soluções.

Um sucesso profissional requer sua liderança independente do seu cargo.

Se tem uma forma ótima para você conseguir confiança, visibilidade… é não deixar os seus próprios problemas chegarem aos seus gerentes. Isso te dará um grande up em sua carreira, você terá mais olhares positivos.

Um risco em que você pode acabar caindo é outras pessoas verem você como um posto de soluções. É ai que entra a parte que te falei sobre ser bonzinho. Lá no início do artigo.

  1. Se você é bonzinho(a) com todo mundo, você vai se desgastar bastante cuidando de assuntos de outras pessoas parceiras de mesmo cargo.
  2. Se você está iniciando um trabalho novo, não mude sua personalidade para agradar os outros, pois isso pode te trazer resultados exaustivos. Mantenha sua essência que vai ser contratada ali, e não a essência em agradar todos.
  3. Manter postura também é sinônimo de sucesso profissional!

A criação de solução no trabalho em equipe, na qual precisa da opinião de todos, a sua opinião vai ser mais importante e mais bem ouvida. Porquê você já fez aquilo uma vez!

Em uma possível reunião para votação de novo líder, um novo gerente, você pode ser bem visto para o cargo.

Entendeu o porquê a criação de solução é importante?

#6: Desenvolva-se Como uma “Marca”.

imagem 7

Citando aqui duas figuras públicas de dois casos diferentes. O menino Ney e o Evaristo Costa.

Quando se fala de Neymar, logo vem em mente o seu time atual PSG(12/2019).

O PSG é um time grande e importante, sendo o mais rico do futebol. Mas isso não é nada quando fala de Neymar.

Pois se o contrato dele acabar hoje, amanhã já terá times entrando em contato com seu empresário(pai) para saber sobre o jogador.

O Evaristo Costa trabalhou por muito tempo (14 anos) no “Jornal Hoje” da Globo. Ele era um apresentador e repórter comum, mas passou a ter mais visibilidade quando começou a interagir com o pessoal em suas redes sociais em comentários de formas engraçadas, virando até mesmo memes.

No caso do Evaristo, ele deve ter recebido várias outras propostas de emissoras, antes mesmo de sair do país para morar em Londres.

Por ele interagir com o pessoal, ele tomou mais credibilidade como uma marca. Podemos dizer que a façanha dele deu muito sucesso profissional.

Igual ao Neymar. Se o contrato dele estiver perto de vencer com o PSG outros times já irão entrar em contato.

A lição desses exemplos!

Por credibilidade e habilidade eles dois tem e tiveram sucesso profissional, afinal eles são reconhecido como alguém que faz algo de valor.

Da mesma forma pode ser você em um mundo corporativo, empresas multinacionais ou até mesmo um empreendedor muito conhecido como Robinson Shiba, Roberto Justus e até mesmo o Flávio Augusto…

Se você é alguém de credibilidade, várias empresas do mercado relacionado ao seu irão te conhecer.

Seja importante para a Empresa, mas seja importante para você também!

#7: Crie Oportunidades de lideranças.

imagem 8

Como já relacionei o assunto em algum momento acima, a liderança sempre vai virar para alguém que tem suas opiniões definidas, que quase não tem problemas e que sabem fazer a coisa acontecer.

Pessoas que querem sucesso, elas pulam na oportunidade sem medo algum, por mais que haja dificuldades, mas eles entram de cabeça nessas oportunidades. Se você quer isso, faça o mesmo!

Eu tenho um artigo legal que fala sobre liderança, lá eu cito 8 casos de sucesso que são grandes nomes do mercado de empreendimento. Clique no botão para ver.

   Clique Aqui Para Ler o Artigo

#8: Busque ser aliado de todos da organização.

imagem 9

A importância de você fazer amizade com todos serve para te dar um grande salto no sucesso profissional.

Tem pessoas que fazem coisas para impressionar o chefe. Ok, nada de errado nisso.

Quando uma pessoa trabalha de forma confiante (#3), ela consegue Feedback desde a recepcionista até o CEO da empresa.

Irei falar em algum ponto abaixo, mas adiantando…

Quando você tem amizade com todos de forma humilde e honesta, você evita confusões que também te evita de outras coisas como:

  • Ser Invejado;
  • Ser Invejoso;
  • Se sentir superior ao outros sem mérito nenhum.

Quando se torna aliado a todos:

  • A maioria vai pedir ajuda pra você com decisões;
  • Você automaticamente se torna um líder sem liderar.

A vantagem em ser aliado de todos é: Liderar sem liderar>Reconhecimento De Trabalho Por Todos>Importância para a empresa.

Sem falar que você pode ter feedbacks externos. Reconhecimentos que ajudarão em futuras oportunidades.

O que pode até mesmo completar com o próximo meio para subir no sucesso que você busca.

#9: Atenção Para as Pessoas Quando Precisam.

imagem 10

Qual que é a ideia?

Não é ser alguém bonzinho(que vive na unha das pessoas), na verdade é ser alguém de decisões. Alguém que tem respeito.

No mundo do marketing é bastante usado uma técnica de vendas, que é o gatilho da reciprocidade, o vendedor gera valor através de algum conteúdo ou alguma ajuda e o suposto cliente se sente grato e que agora está devendo uma, por causa daquela ação e acaba comprando algo desse vendedor.

Tudo isso inicia por causa da reciprocidade, que também é usado bastante para ajudar o próximo no dia a dia.

Da mesma forma que a reciprocidade faz isso que te expliquei acima, ela também entra no contexto da atenção que você dá pra um amigo de serviço.

Se você ajuda ele(a) de alguma forma, ele(a) reconhece isso em um futuro próximo, se sentindo grato e que agora te deve uma.

E por quê isso é importante? 

RE: Simples, depois de ser aliar a todos, prestar um ótimo serviço, ganhar vários feedbacks… Você também fica mais íntimo de qualquer oportunidade que surge dentro da empresa. Como um cargo de Gerente, ou um líder de uma equipe, ou até mesmo um super voto de confiança de todos.

Inclusive, essas oportunidades nos liga ao próximo meio.

#10: Pense como “Gerente” e não como Empregado.

imagem 11

Os funcionários esperam para serem informados sobre o que fazer –

Os gerentes pensam estrategicamente sobre o que precisa ser feito e, em seguida, fazem isso.

Os funcionários fazem bem o seu próprio trabalho.

Os gerentes estão comprometidos com o bom desempenho da equipe – então eles orientam outros funcionários, participam quando são necessários e vão a milha extra se isso significar que os trabalhos serão feitos melhor.

Para ganhar o posto de alguém superior, você deve fazer o que eles fazem além do seu serviço.

Não há problema, em você deixar claro para o seu chefe que você está ali compromissado para ser alguém que quer crescer, quer subir de patamar.

Uma vez que você fala sobre seu objetivo para seu chefe, ele pode te ajudar observando melhor o que você está fazendo para o crescimento da empresa. E com suas ações, pode ter certeza que ele vai ajudar você!

Se preocupe de verdade com o bem-estar do seu serviço. É IMPORTANTE!

#11: Evite Fofocas!

imagem 12

Se tem uma coisa que pode acabar contigo é a tal fofoca. Evita está comentando assunto com pessoas da empresa, evite falar dos “babados” que aconteceu fora, você deve ser preservador.

Não precisa ser 100% severo, mas evite mesmo!

Primeiro, porquê você é alguém que está ali para trabalhar de verdade, como foco de raio laser em sua produtividade.

Segundo, porquê sempre que algo é comentado e que é uma curiosidade (fofoca pesada), a história inicia de um jeito e acaba de outro. E acredite ou não, mas essa história errada pode até mesmo jogar você pra fora do jogo.

O objetivo de sucesso profissional acaba se tornando currículo para novas empresas. Eu sei que você não quer isso. Evite! EVITE!

Escutou algo, deixa entrar em um ouvido e sair no outro, não dê corda para a tal fofoca não.

#12: Positividade!

imagem 13

Problemas familiares são problemas familiares e problemas profissionais são problemas profissionais. Se fosse fácil assim seria ótimo né? rs

Tenho uma estratégia para você aplicar hoje ainda.

Faz o seguinte, anote todos os problemas do dia em um papel ou em um caderno.

Quando você faz isso, você perde o compromisso em está o tempo todo pensando nesses problemas que só acabam desgastando você.

No outro dia você já se torna outra pessoa. Pare de prender seu pensamento, deixe ele no caderno e não em sua mente!

Para você se manter positivo, você tem que fazer esse ciclo:

Lembre-se do seu objetivo > Fique Motivado > Então seja positivo > Conquiste Seu Objetivo!

Se seu objetivo for realmente algo dos seus sonhos, você vai querer sim buscar motivação. Custe o que custar!

#13: Não tenha medo de pedir ajuda!

imagem 14

Bom, eu te falei aqui várias meios de alcançar o sucesso profissional de forma que olhe apenas para você.

Nessa última dica da lista para chegar ao topo, preciso te dizer que a humildade é o maior sucesso que um ser humano pode ter.

Se você precisa de ajuda em algo, isso não te fará mais fracassado, na verdade, isso te tornará menos egoísta.

Ninguém chegou onde está hoje sem ajuda ao longo do caminho.

A frase: “Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe, vá em grupo!”

Está ai para te provar que você deve sim pedir ajuda! Seu sucesso profissional pode ser o sucesso de vários que estão contigo.

Resumindo sobre Sucesso Profissional…

#1: Esteja Pronto para aprender!

Se você é super novo no seu serviço, você tem que aprender a vivência com os outros que já estão há muito tempo. Pode ser difícil, mas uma das melhores oportunidades é no início.

#2: O principal avaliador de você, é você!

Não tente ser melhor do que os outros. Seja melhor do que você mesmo, as pessoas irão reconhecer seu patamar e ainda irão atrás de você pedindo ajuda e opiniões.

#3: Tome uma Iniciativa.

Com o super desenvolvimento do empreendedorismo vai chegar um ponto em que as empresas vão começar a contratar as pessoas não pelo seu currículo, mas sim por ela saber ou não fazer o que a demanda pede. E quem não se atualiza meu amigo, vai descer por água abaixo.

#4: Já pensou em ganhar sua própria confiança?

Ao invés de pensar em se passar por outra pessoa para agradar o seu chefe, por quê não ser pontual consigo mesmo, fazendo a atividade do início ao fim com seu compromisso e sua tranquilidade?

#5: Crie soluções!

A criação de soluções  no trabalho em equipe, na qual precisa da opinião de todos, a sua opinião vai ser mais importante e mais bem ouvida. Pois você já fez aquilo uma vez! Lidere sem liderar.

#6: Desenvolva-se Como uma “Marca”.

Faça igual aos exemplos do Menino Ney e do Evaristo Costa. Seja alguém que é a própria marca e que não fica apenas na sombra das empresas que trabalha.

#7: Crie Oportunidades de lideranças.

Como já relacionei o assunto em algum momento acima, a liderança sempre vai virar para alguém que tem suas opiniões definidas, que quase não tem problemas e sabem fazer a coisa acontecer. E veja também aquele artigo de liderança que recomendei lá também, talkei?

#8: Busque ser aliado de todos da organização.

Tem pessoas que fazem coisas para impressionar o chefe. Ok, nada de errado nisso. Quando uma pessoa trabalha de forma confiante (#3), ela consegue Feedback desde a recepcionista até o CEO da empresa.

#9: Atenção Para as Pessoas Quando Precisam.

No mundo do marketing é bastante usado uma técnica de vendas, que é o gatilho da reciprocidade, o vendedor gera valor através de algum conteúdo ou alguma ajuda e o suposto cliente se sente grato e que agora ta devendo uma por causa daquela ação e acaba comprando algo desse vendedor.

#10: Pense como “Gerente” e não como Empregado.

Os funcionários esperam para serem informados sobre o que fazer – os gerentes pensam estrategicamente sobre o que precisa ser feito e, em seguida, fazem isso. Os funcionários fazem bem o seu próprio trabalho – os gerentes estão comprometidos com o bom desempenho da equipe – então eles orientam outros funcionários, participam quando são necessários e vão a milha extra se isso significar que os trabalhos serão feitos melhor.

#11: Evite Fofocas!

Se tem uma coisa que pode acabar contigo é a tal fofoca. Evita está comentando assunto com pessoas da empresa, evite falar dos “babados” que aconteceu fora, você deve ser preservador. Não precisa ser 100% severo, mas evite mesmo!

#12: Positividade!

Faz o seguinte, anote todos os problemas do dia em um papel ou em um caderno. Quando você faz isso, você perde o compromisso em está o tempo todo pensando nesses problemas que só desgastam você.

#13: Não tenha medo de pedir ajuda!

Bom, eu te falei aqui várias meios de alcançar o sucesso profissional de forma que olhe apenas para você. Nessa última forma para sua lista, preciso te dizer que a humildade é o maior sucesso que um ser humano pode ter.

Conclusão Sobre Sucesso Profissional.

imagem 15

Sucesso profissional diversifica de pessoa para pessoa. Alguns querem subir de cargo, outros querem se tornar um dos melhores no mercado e alguns querem ser realmente reconhecidos pelo o que faz.

Qual é seu objetivo de sucesso?

Pode comentar aqui abaixo? Assim eu vou saber se conseguir te ajudar de alguma forma com este artigo.

E se você realmente gostou desse artigo e quer mais dicas e ideias para se tornar alguém bem sucedido na empresa, comenta aqui abaixo que irei fazer uma segunda parte.

Vou ficando por aqui e até mais! Abraços.

COMENTE!