Como Escrever Artigos Matadores em 1h ou menos

Atualmente uma das maiores dificuldades dos empreendedores digitais, é justamente a criação de conteúdo.

Muitos quando iniciam sentem uma certa dificuldade em criar artigos de qualidade. Muitas vezes levam horas, dias e até semanas para deixar um artigo pronto e no ar para a sua audiência.

Pensando nisso, resolvi criar esse artigo para mostrar algumas técnicas eficazes que irão te levar para o próximo nível quando o assunto é criação de artigos matadores. E o melhor é que essas estratégias que irei mostrar, lhe proporcionará a criação no modo “flash”, ou seja, algo que levaria um dia ou mais, levará agora apenas 1h ou menos.

Você poderá encontrar essas e outras dicas no curso TextMachine do meu amigo Victor Palandi. Esse cara é fera em criação de conteúdo. Para maiores informações clique no link abaixo:

Clique Aqui para conhecer o curso TextMachine

Legal né? Vamos as técnicas!

Primeira parte: GANCHO 

Inicie o seu texto com perguntas ou promessas, algo que prenda a atenção do leitor e o faça ter vontade de continuar com a leitura. Algo que mostre realmente o que ele poderá aprender ao ler o texto até o final.

Ex: Você gostaria que seu projeto digital se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de aumentar sua lista de emails, sua autoridade nesse mercado e assim gerar um aumento significativo no seu faturamento?

Se alguém me perguntasse isso, eu afirmaria sem sombra de dúvidas que SIM!

É importante nesse primeiro momento, você gerar uma empatia e principalmente atiçar a curiosidade do seu leitor.

Segunda parte: PONTO DE DOR + DESCRIÇÃO DO VILÃO(PROBLEMA)

Nessa segunda parte você deve falar sobre a consequência da falta de informação acerca do que você vai apresentar, mostre que suas informações podem evitar problemas.

O objetivo aqui é captar a atenção da sua audiência para uma possível solução de uma dor especifica. Deixe claro que se ele insistir no erro, pode ser bem perigoso para ele lá na frente.

Ex: Existe uma grande chance de você está cometendo erros em seu projeto digital que estão impactando diretamente o faturamento da sua empresa. Por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queira ter resultados de verdade com o seu projeto.

Viu? Até aqui já gerei empatia, aticei a curiosidade do leitor e falei que existe algo que pode está causando problemas para ele e que mostrarei mais a frente como reverter essa situação.

como escrever artigos matadores

É importante em cada parte do texto, você criar uma conexão com a próxima.

Terceira Parte: APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO

Mostre que o seu artigo tem o objetivo especifico  de resolver o problema listado no passo 02. Seja especifico ao informar que soluções você irá apresentar e chame a atenção do leitor para continuar lendo o artigo, caso ele queira ter acesso à promessa feira na primeira parte.

Ex: Pode ficar tranquilo. Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são os 3 ingredientes fundamentais para que o seu projeto se torne uma máquina de gerar dinheiro.

É importante na terceira parte você apresentar realmente o objetivo do artigo, ou seja, a chamada que irá fazer o leitor se interessar ainda mais pelo seu conteúdo. No nosso exemplo, o leitor com certeza já está ansioso para saber quais são esses 3 ingredientes.

Está gostando do artigo? Inscreva-se abaixo e fique por dentro das nossas atualizações!

Apresentação detalhada do conteúdo

Agora sim, iremos apresentar detalhadamente os pontos cruciais do artigo. Essa parte é crucial para prender a atenção do leitor  e ajudar na organização do seu conteúdo.

Ex: Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Vale a pena ter um projeto digital?
  • Qual a melhor plataforma para ter um negócio de sucesso na internet?
  • Como criar um conteúdo eficiente?
  • Como mensurar os meus resultados?

É importante você destacar alguns pontos como no exemplo acima, para que assim o desenvolvimento do restante do artigo seja mais fácil e se torne didático para o seu leitor.

Desenvolvimento

Nesse momento, você irá discorrer sobre cada ponto anunciado na etapa anterior. Para cada tópico existe uma estrutura  que pode ser seguida.

Vou exemplificar mostrando o tópico 01:

Vale a pena ter um projeto digital?

Ex de resposta: Essa é uma pergunta que muitos empresários e profissionais de comunicação têm feito todos os dias. Será que realmente vale a pena investir em produção  de um negócio digital do zero? Não seria melhor deixar como estar?

Você deve responder cada tópico de forma consistente e que satisfaça as dúvidas do leitor.

Apresente a solução de maneira organizada

Você pode usar: Passos, dicas, regras, ingredientes, técnicas.

O importante aqui é enumerar para chamar a atenção e facilitar a compreensão do conteúdo.

Exemplos:

  • 3 ingredientes para criar um negócio de sucesso;
  • 4 passos para construir um sistema de vendas online;
  • 3 técnicas para aprender marketing 2x mais rápido.

Inicie a apresentação dos tópicos

Tópico 01 :

Ingrediente número 01: Plataforma otimizada para os mecanismos de busca

OBS: Nesse exato momento insira uma foto que tenha relação com o ingrediente 01. Coloque uma foto em alta resolução.

Comece com uma afirmação: Não adianta plantar boas sementes em um terreno que não é fértil. Simplesmente não funciona.

Descreva sobre o problema: Não adianta você realizar um excelente trabalho  de produção de conteúdo, utilizando todas as técnicas de SEO se a plataforma que você está utilizando não foi pensada para isso.

Apresente a solução com o ingrediente, dica ou técnica: A primeira parte dessa receita consiste em observar onde você está plantando suas sementes. Analise o terreno, veja se ele é amigável aos buscadores, se a configuração está sendo feita de maneira correta.

Bacana né esse modelo? Essa estrutura serve basicamente para todos os tópicos apresentados no exemplo. Siga esse modelo e veja futuramente as métricas de sucesso em seu projeto.

Informe seu email abaixo para receber artigos, dicas e cursos gratuitos do nosso blog:

Recapitulando…

Escreva um artigo que seja de certa forma incisivo em seu negócio e que basicamente supra uma necessidade do seu leitor.

Comece com um gancho para chamar a atenção, depois informe a principal dor que o seu artigo irá tratar, apresente uma solução para essa dor e por último desenvolva seu artigo baseado em pontos cruciais que fazem a diferença para tal assunto. Simples Assim!

O principal conselho que deixo para você é: Crie uma linha editorial que ajude o seu público a resolver problemas.

Feito isso, garanto que seus leitores ficarão muito mais felizes com o seu conteúdo.

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida estou a disposição pelo Skype e pelo Facebook. Basta me procurar e me adicionar. Mas antes, queria sua opinião sobre esse artigo, o que você achou desse modelo de desenvolvimento de artigos? Deixe seu comentário ok? Abraço e Sucesso!

PS: Como falei logo no comecinho do artigo, existe um curso chamado TextMachine que é simplesmente espetacular. Esse treinamento foi criado pelo meu amigo Victor Palandi que é referência no Brasil quando o assunto é marketing de conteúdo. Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse produto, basta clicar no link abaixo:

Clique aqui para conhecer o TextMachine

  • Olá Wilker, espero que esteja tudo bem com você.

    Você trabalha como redator também?
    Esse artigo é excelente, por acaso foi você quem escreveu o ebook que o Natanael Oliveira tem distribuido como ima digital?? Fiquei bem curiosa…

    Um abraço , sucesso!