Você está cansado de passar horas e horas escrevendo um artigo que ninguém lê? E pior, você não tem ideia de como escrever artigos?

Milhões de pessoas estão exatamente assim agora, escrevendo artigos todos os dias, tendo um trabalho enorme com SEO e copywriting para no final não ter uma retenção tão boa.

Você está nesta categoria agora? Então este artigo é para você!

Atualmente uma das maiores dificuldades dos empreendedores digitais, é justamente a criação de conteúdo.

Muitos quando iniciam sentem uma certa dificuldade em criar artigos de qualidade. Muitas vezes levam horas, dias e até semanas para deixar um artigo pronto para sua audiência.

Pensando nisso, resolvi criar esse material para mostrar algumas técnicas eficazes que irão te levar para o próximo nível quando o assunto é criação de artigos matadores.

E o melhor de tudo é que essas estratégias vai te proporcionar a criação de conteúdo no modo “flash”, ou seja, algo que levaria um dia ou mais, levará agora apenas 1h ou menos.

redação de atigos

Primeira parte: GANCHO

Inicie o seu texto com perguntas ou promessas, algo que prenda a atenção do leitor e o faça ter vontade de continuar com a leitura. Algo que mostre realmente o que ele poderá aprender ao ler o texto até o final.

Ex: Você gostaria que seu projeto digital se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de aumentar sua lista de emails, sua autoridade nesse mercado e assim gerar um aumento significativo no seu faturamento?

Se alguém me perguntasse isso, eu afirmaria sem sombra de dúvidas que SIM!

É importante nesse primeiro momento, você gerar uma empatia e principalmente atiçar a curiosidade do seu leitor.

Segunda parte: PONTO DE DOR + DESCRIÇÃO DO VILÃO (PROBLEMA)

Nessa segunda parte você deve falar sobre a consequência da falta de informação acerca do que você vai apresentar. Mostre que suas informações podem evitar problemas.

O objetivo aqui é captar a atenção da sua audiência para uma possível solução de uma dor especifica. Deixe claro que se ele insistir no erro, pode ser bem perigoso para ele lá na frente.

Ex: Existe uma grande chance de você está cometendo erros em seu projeto digital que estão impactando diretamente o faturamento da sua empresa. Por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queira ter resultados de verdade com o seu projeto.

Viu? Não é tão difícil aprender como escrever artigos poderosos.

Até aqui já gerei empatia, aticei a curiosidade do leitor e falei que existe algo que pode está causando problemas para ele e que mostrarei mais a frente como reverter essa situação.

É importante em cada parte do texto, você criar uma conexão com a próxima.

Terceira parte: APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO

Mostre que o seu artigo tem o objetivo especifico  de resolver o problema listado no passo 02. Seja especifico ao informar que soluções você irá apresentar e chame a atenção do leitor para continuar lendo o artigo, caso ele queira ter acesso à promessa feira na primeira parte.

Ex: Pode ficar tranquilo. Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são os 3 ingredientes fundamentais para que o seu projeto se torne uma máquina de gerar dinheiro.

É importante na terceira parte você apresentar realmente o objetivo do artigo, ou seja, a chamada que irá fazer o leitor se interessar ainda mais pelo seu conteúdo.

No nosso exemplo, o leitor com certeza já está ansioso para saber quais são esses 3 ingredientes. Veja que não é difícil aprender como escrever um artigo, seguindo essas dicas com certeza seu próximo artigo será matador e terá alta retenção.

Como escrever artigos poderosos? Capriche na apresentação detalhada do conteúdo

Agora sim, iremos apresentar detalhadamente os pontos cruciais do artigo.

Essa parte é crucial para prender a atenção do leitor  e ajudar na organização do seu conteúdo.

Ex: Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Vale a pena ter um projeto digital?
  • Qual a melhor plataforma para ter um negócio de sucesso na internet?
  • Como escrever artigos de alta conversão?
  • Como mensurar os meus resultados?

É importante você destacar alguns pontos como no exemplo acima, para que assim o desenvolvimento do restante do artigo seja mais fácil e se torne didático para o seu leitor.

Desenvolvimento

Nesse momento, você irá discorrer sobre cada ponto anunciado na etapa anterior. Para cada tópico existe uma estrutura  que pode ser seguida.

Vou exemplificar mostrando o tópico 01:

Vale a pena ter um projeto digital?

Ex de resposta: Essa é uma pergunta que muitos empresários e profissionais de comunicação têm feito todos os dias. Será que realmente vale a pena investir em produção  de um negócio digital do zero? Não seria melhor deixar como estar?

Você deve responder cada tópico de forma consistente e que satisfaça as dúvidas do leitor.

Apresente a solução de maneira organizada

Você pode usar: Passos, dicas, regras, ingredientes, técnicas.

O importante aqui é enumerar para chamar a atenção e facilitar a compreensão do conteúdo.

Exemplos:

  • 3 ingredientes para criar um negócio de sucesso;
  • 4 passos para construir um sistema de vendas online;
  • 3 técnicas para aprender marketing 2x mais rápido.

Inicie a apresentação dos tópicos

Tópico 01 :

Ingrediente número 01: Plataforma otimizada para os mecanismos de busca

OBS: Nesse exato momento insira uma foto que tenha relação com o ingrediente 01. Coloque uma foto em alta resolução.

Comece com uma afirmação: Não adianta plantar boas sementes em um terreno que não é fértil. Simplesmente não funciona.

Descreva sobre o problema: Não adianta você realizar um excelente trabalho  de produção de conteúdo, utilizando todas as técnicas de SEO se a plataforma que você está utilizando não foi pensada para isso.

Apresente a solução com o ingrediente, dica ou técnica: A primeira parte dessa receita consiste em observar onde você está plantando suas sementes. Analise o terreno, veja se ele é amigável aos buscadores, se a configuração está sendo feita de maneira correta.

Bacana né esse modelo?

Essa estrutura serve basicamente para todos os tópicos apresentados no exemplo. Siga esse modelo e veja futuramente as métricas de sucesso em seu projeto.

Recapitulando…

Escreva um artigo que seja de certa forma incisivo em seu negócio e que basicamente supra uma necessidade do seu leitor.

Comece com um gancho para chamar a atenção, depois informe a dor principal que o seu artigo irá tratar, apresente uma solução para essa dor e por último desenvolva seu artigo baseado em pontos cruciais que fazem a diferença para tal assunto. Simples Assim!

O principal conselho que deixo para você é: Crie uma linha editorial que ajude o seu público a resolver problemas.

Feito isso, garanto que seus leitores ficarão muito mais felizes com o seu conteúdo.

Conclusão

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenha gostado do artigo e que o mesmo tenha aberto sua mente para a próxima vez que for redigir seu conteúdo.

Mas antes de me despedir, quero saber de você…

Como você escreve seus artigos? De onde tira suas ideias de conteúdo? Já tem um script para seguir?

Deixa sua resposta nos comentário, vai ser de grande ajuda para a comunidade.

No mais, qualquer dúvida estou a disposição.

Grande abraço e até a próxima!

PS: Existe um curso chamado TextMachine que é simplesmente espetacular. Esse treinamento foi criado pelo meu amigo Victor Palandi que é referência no Brasil quando o assunto é marketing de conteúdo. Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse produto, basta clicar no link abaixo:

Clique Aqui Para Conhecer o Treinamento

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

  • >
    Chamar o Wilker
    1
    Precisa de Ajuda?
    Olá, aqui Wilker Costa

    Posso ajudar?

    Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

    Basta clicar no botão verde logo abaixo: