O Que é SEO? E Como funciona? O Guia Completo Para Alcançar o Topo do Google

Saber o que é SEO é fundamental para quem trabalha com marketing digital e tem um blog, ou algum tipo de projeto online.

Alcançar as primeiras posições dos buscadores é uma ambição frequente das empresas que investem pesado em marketing digital. Logo, saber o que é e como funciona o SEO é primordial para qualquer empresa.

SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismo de busca.

No caso, aqui no Brasil o principal buscador é o Google, e todo empreendedor digital precisa produzir conteúdo que tenha condições de aparecer na primeira página dos resultados.

Aparecer na primeira página de resultados do Google quando alguém faz uma pesquisa específica, deve ser a meta de todo produtor de conteúdo para qualquer tipo de mídia.

O Google não ranqueia apenas blogs, mas também vídeos, imagens, postagens nas redes sociais e qualquer página que esteja online.

Nesse artigo você vai entender melhor o que é SEO e também vai aprender um pouco como deixar os textos do seu blog mais propensos ao ranqueamento no Google. Vamos lá?

o que é seo e como funciona

Como funciona o SEO?

Rotineiramente você vai encontrar mentiras sendo disseminadas pela internet sobre a temática SEO, portanto, é de suma importância você consumir os materiais corretos e seguir as pessoas que possuam autoridade no assunto, combinado?

Cada vez que alguém faz uma pesquisa no Google, ele devolve uma série de páginas com resultados que contém a pesquisa que foi feita.

Os termos utilizados na pesquisa são chamados de palavras chave, e quando você começa um negócio online precisa pesquisar quais são esses termos dentro do seu nicho de mercado.

Vamos colocar um exemplo: Alguém entra no Google e digita:

Melhores fontes de Tráfego

Esse termo é chamado cauda longa, porque ao invés de ser apenas uma palavra é uma expressão mais completa.

O Google faz a varrição de tudo que existe na internet que contenha essa expressão.

Um detalhe importante é que não precisa ter essa expressão exatamente nessa ordem, com a atualização do algoritmo, qualquer site que contenha uma das palavras dessa expressão pode aparecer no resultado.

Assim, sites que contenham as palavras melhores, fontes e tráfego têm chance de serem mostrados quando alguém fizer essa pesquisa.

Mas, QUEM aparecerá primeiro?

É ai que entra o SEO. Quem souber colocar em prática essa estratégia possivelmente aparecerá em primeiro lugar no ranking da palavra pesquisada.

Logo, o principal objetivo do SEO, é aumentar o volume de tráfego orgânico (gratuito) e garantir maior visibilidade para as páginas na internet.

Fica claro então que, quanto mais próximo do topo, maiores serão as chances de você conseguir mais tráfego e com isso mais vendas para seus produtos. Tudo se resume a uma formula bem simples:

Tráfego = Vendas

Simples Assim!

Existe uma série de fatores que fazem o Google mostrar determinadas páginas na frente de outras.

Mas, no caso da nossa pesquisa podemos imaginar que os sites que possuem a expressão completa surgirão nos primeiros lugares dos resultados.

Essa foi uma explicação básica de como a pesquisa no Google funciona, o algoritmo busca páginas que possam atender ao usuário que fez a pesquisa de uma forma mais completa.

SEO X Links Patrocinados

Os mais leigos talvez não saibam que no topo de uma pesquisa do Google costuma aparecer o que chamamos de links patrocinados, que nada mais são do que links de sites que estão pagando para que seus projetos fiquem no topo.

links patrocinados versus seo

Os links patrocinados são uma forma mais rápida de aparecer no topo, até por que você está pagando para estar ali, porém é infinitamente mais cara do que o SEO tradicional.

Outra desvantagem dos links patrocinados é que se você parar de pagar, você sairá do topo.

Portanto, ao meu ver, é muito mais vantajoso consolidar um trabalho de SEO eficiente e colocar seu site nas primeiras posições do que gastar e ter dores de cabeça com os links patrocinados.

Lógico que preciso falar que trabalhar com SEO é um processo de médio a longo prazo e que os resultados demoram a aparecer, porém, depois de surtir efeito, os resultados são duradouros e gratuitos.

Entendeu a diferença?

SEO = Tráfego Gratuito

Links Patrocinados = Tráfego Pago.

[Conheça as 7 Melhores Fontes de Tráfego Pago da Atualidade]

O que é SEO – Principais fatores de ranqueamento

São chamados fatores de ranqueamento os itens que o Google considera para escolher as páginas que aparecerão nos primeiros lugares do resultado das buscas.

Especula-se que sejam mais de 200 itens e que nem os próprios funcionários do Google, sabem exatamente quais são.

Com isso todos os profissionais que se dedicam ao estudo de o que é SEO fazem uma coisa muito interessante: Testam!

O termo “SEO é teste” é muito difundido no marketing digital e é justamente por causa desses testes que hoje conhecemos alguns itens que influenciam no ranqueamento de sites.

Veja alguns dos principais:

Palavra chave em locais essenciais

Colocar a palavra chave principal logo no começo do título, em alguns subtítulos (H1, H2, H3, etc), e repeti-la algumas vezes (não menos que 0,5% e não mais que 2%) durante o texto é considerado útil pelo Google.

Palavras chave secundárias

Além da palavra chave principal é importante trabalhar com palavras chave parecidas, o que é chamado de reconhecimento por semântica. Fazer isso deixará o texto mais rico sem ficar repetindo a mesma expressão toda hora.

Tamanho do Texto

O Google considera textos maiores que 300 palavras ideais para o ranqueamento. Não existe uma quantidade exata, certa, ou errada. Você decide quantas palavras terá nos seus artigos, mas fazer algo mais longo é melhor para a otimização.

Links de saída

Todo artigo de blog precisa ter um link de saída da página sem que o leitor precise dar um esc. Aponte esse link para sites de autoridade como wikkipedia, ou grandes portais como Terra, G1, etc. Escolha textos que tenham haver com seu artigo, algo que possa complementar a experiência do leitor no seu blog.

Imagens

Todo artigo deve conter imagens. Lembre-se de salvá-las com a sua palavra chave principal e de preencher a tag alt também indicando a palavra chave, ou alguma similar (secundária).

Palavra chave única

Procure sempre usar palavras chave diferentes nos seus artigos. Ou seja, não faça mais de um texto ter a mesma palavra chave principal. Fazer isso abriria concorrência no ranqueamento para seus próprios textos.

Links externos

Possuir links de sites que tenham bastante autoridade, apontando para o seu dará fortalecimento para o artigo e também para o blog. Isso é chamado linkbuilding e é uma prática comum de SEO.

Quanto mais links apontando para seu site, mais chance do Google coloca-lo nos primeiros lugares dos resultados das pesquisas.

Os links que você recebe se chamam backlinks e assumem importância surreal para sua estratégia de SEO.

>> Clique Aqui e Veja 12 Dicas Para Conseguir Backlinks de Qualidade <<

Tempo de permanência na página

Considero este um dos fatores mais importantes do Google, Afinal, se o visitante permanece muito tempo na página é por que o conteúdo está satisfazendo suas necessidades.

Quanto mais tempo o visitante permanecer na página melhor será para a sua estratégia de SEO.

Por isso a importância de criar um conteúdo denso e de qualidade para sua audiência.

Algumas dicas para melhorar o tempo de permanência:

  • Produza um conteúdo de qualidade;
  • Faça uma boa introdução;
  • Use frases de conexão

Esses são apenas alguns fatores considerados pelo Google, se o seu blog é em WordPress sugiro instalar o plugin SEO da Yoast que elenca os principais fatores e ajuda a otimizar o seu texto avisando o que está errado.

Algoritmo e Atualizações do Google

Acredito que pelo menos alguma vez na sua vida você já tenha escutado algo sobre “algoritmo e atualizações do Google” estou certo?

O fato é que com o passar dos anos o Google sempre fez questão de melhorar seu algoritmo de busca sempre trazendo restrições, inovações e novidades para os praticantes de SEO.

algoritmos do google

Esse algoritmo é responsável por filtrar o que há de mais importante para determinada pesquisa e fazer com que você tenha acesso ao melhor conteúdo.

No decorrer das atualizações, o Google foi “apelidando” carinhosamente cada nova atualização, tanto que hoje temos um acervo enorme de nomes bem interessantes para seus cada atualização do algoritmo, veja alguns exemplos:

  • Florida (2003);
  • Panda (2011);
  • Penguin (2012);
  • Hummingbird (2013);
  • HTTPS/SSL Update (2014);
  • Mobile Friendly Update (2015);
  • RankBrain (2015);
  • Fred (2017)

Cada atualização possui uma certa melhoria no algoritmo, e com isso obriga os praticantes de SEO a se atualizarem para não correr o risco de perder posicionamento.

Depois de tanto tempo na estrada a cada nova atualização ainda vejo pessoas tremendo de medo com receio de serem punidos e perderem posições que antes foi facilmente conquistada.

Portanto, se você deseja entrar nesse mundo, fique ciente que precisa reciclar de tempos em tempos o seu conhecimento para sempre permanecer no topo!

O que é SEO – Por que preciso aparecer na primeira página do Google?

A resposta principal para essa pergunta é: Se você não aparecer nos resultados do Google as pessoas não vão encontrar o seu site.

Estar ranqueado nos primeiros resultados das pesquisas atrairá tráfego orgânico, ou seja, visitas gratuitas vindas do Google através de busca.

Além de ser um tráfego gratuito ainda é constituído de pessoas que estão mesmo interessadas no assunto do seu blog, pois pesquisaram sobre isso no buscador.

Quando as visitas ao blog são feitas por pessoas que estão interessadas, é mais fácil ter sucesso de vendas quando fizer uma oferta direta.

Aparecer na primeira página do Google é desejável, mas aparecer entre os 5 primeiros é essencial, pois dificilmente as pessoas rolam a página quando estão procurando algo.

Normalmente elas clicam logo no primeiro resultado e se conseguirem resolver o problema já nesse momento, nem voltam a fazer a pesquisa novamente.

A partir do 5 resultado já fica mais difícil ser visitado, então procure se posicionar sempre entre os 5 primeiros para ter chance de receber leitores vindos do Google.

O que é SEO – Como garantir meu ranqueamento?

A única coisa que fará seus artigos serem ranqueados é trabalhar seu texto de modo a deixa-lo amigável para o Google.

Os itens que elenquei anteriormente são apenas alguns, é preciso pesquisar, explorar e, principalmente, testar muito quando se fala de SEO.

Uma maneira prática de otimizar muito seus textos é observando o que a concorrência faz.

Existem ferramentas pagas para fazer isso, como são americanas o valor pode ser um pouco salgado para quem está começando, mas com o tempo e tendo resultados pode ser interessante investir nisso.

Use as ferramentas gratuitas Ubersuggest e Answer The Public para fazer suas pesquisas de palavras chave.

Nunca deixe de otimizar seus textos, pois assim eles em algum momento aparecerão na primeira página do Google.

Black Hat e o que é SEO

Existe um termo no SEO que é chamado de “black hat” uma forma de denominar as práticas que o Google considera erradas para o ranqueamento.

black hat seo

A prática black hat mais comum é a criação de PBN´s (Private blog network – rede privada de blogs) e consiste em criar vários blogs diferentes e apontar links para seu blog principal.

Por que isso é considerado errado?

Como o Google dá muito valor para os links externos, “forçar” esses links  é uma forma de enganar o algoritmo.

Pense: Os links externos são valorizados porque mostram ao Google que outros sites acham o conteúdo do seu blog interessante e bom.

Agora, se esses outros sites também forem seus, na verdade não existe nada indicando que seu blog principal tem conteúdo bom, certo? É você mesmo atestando isso.

Existe todo um protocolo para criar esses sites e, se o Google pegar, ele penaliza seu site principal tirando-o do ar.

Existem outras práticas consideradas black hat, mas a criação de links externos é a mais conhecida e mais praticada pelos profissionais.

Para entender bem o fundamento de o que é SEO, basta pensar no mecanismo correto que o Google considera.

Você cria um artigo, otimiza com a palavra chave, as pessoas lêem o seu artigo, gostam muito e compartilham para que outras pessoas leiam.

Esses compartilhamentos é que mostram para o Google que vale a pena mostrar seu conteúdo na primeira página, já que ele foi tão indicado por outros leitores.

Partindo disso, dessa prova social, dá para entender porque os backlinks são tão importantes para o ranqueamento.

As 10 técnicas Black Hat mais populares são:

  1. PBN (Private Blog Network);
  2. Keyword Stuffing;
  3. Conteúdo Oculto;
  4. Conteúdo Duplicado;
  5. Cloaking;
  6. Linkfarm;
  7. Links Pagos;
  8. Blog SPAM;
  9. SEO Negativo;
  10. Doorway Page (ou gateway page)

Fuja do Black Hat. Por mais que funcione por um período uma hora a casa cai como falam aqui na minha terra e o seu trabalho vai por água abaixo.

Como fazer SEO em outros mecanismos de busca

Muitas vezes as pessoas associam a palavra SEO somente ao mecanismo de busca do Google.

O fato é que existem outras plataformas que podemos também utilizar o SEO para crescer o nosso tráfego orgânico.

Vamos as duas mais populares:

SEO Para Youtube

Você sabia que o Youtube é o segundo maior site de buscas da atualidade? Perdendo somente para o próprio Google?

youtube seo

Pois bem, só ai você já deve considerar estudar formas de posicionar os seus vídeos e com isso conseguir mais tráfego.

Existem várias técnicas de SEO para Youtube que você pode aplicar nos seus vídeos e com isso aumentar o poderil de tráfego do seu negócio.

Técnicas das quais eu trato minuciosamente em meu e-book completo sobre SEO Para Youtube.

Aqui no blog temos um artigo que mostra detalhes de como você pode posicionar o seu vídeo na primeira página do Youtube, veja:

> Como Colocar Seu Vídeo na Primeira Página do Youtube – O Guia Absolutamente Completo <<

SEO Para Bing

Não tão distante temos o buscador da Microsoft, o Bing.

Por mais que o mesmo não esteja nos holofotes ainda possui uma parcela significativa de utilizadores, e a boa notícia é que quase todas as otimizações realizadas para o Google também surtem efeito neste buscador, não é demais?

Portanto, não menospreze mais esta fonte de tráfego e abuse do poder do SEO para sempre permanecer entres os primeiros, seja no Google ou no Bing.

Considerações finais sobre o que é SEO

O SEO sempre fará parte da rotina de quem trabalha com blog e páginas na internet.

Ele é essencial para qualquer negócio, seja blog, mini site, páginas de captura, enfim, qualquer tipo de projeto online precisa estar otimizado para as buscas.

Fique sempre de olho e evite fazer uma super otimização em seus textos, pois o Google poderá penalizar seu site se o algoritmo perceber que existe essa intenção.

Lembre-se: para ranquear bem no Google é preciso fazer tudo naturalmente, até mesmo se abrir mão de práticas black hat como PBN´s e Web 2.0 precisará criar toda a estrutura para que o Google não sinalize.

No mais, sempre é bom estudar SEO e as novas práticas, assim estará sempre atualizado e saberá qual o melhor a fazer para otimizar seus projetos online.

Se você gostou deste conteúdo que tal deixar o seu comentário e me fornecer um combustível extra para sempre postar conteúdos como este aqui no blog? Não demora nem dois minutos, pode ser?

Grande abraço e até a próxima!