Como Fazer um E-book – O Guia Absolutamente Completo

Como fazer um e-book?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

Várias pessoas que estão iniciando no marketing colocam diariamente esta mesma pergunta no Google tentando encontrar a solução mais prática para construir um e-book de sucesso.

Fico imensamente feliz por você ter chegado a este conteúdo, pois é através dele que você vai entender de uma vez por todas todo o processo de criação de um e-book de sucesso.

Pegou papel e caneta? Está preparado?

Então vamos lá:

como fazer e-book

Antes de mais nada é muito importante saber o conceito do que é um e-book.

O que é um e-book?

E-books são livros digitais, normalmente criados em PDF que é um formato de arquivo que fica leve e muito fácil de abrir e ler usando o programa gratuito Adobe Reader.

Sem dúvida, é o formato de documento mais prático, e também uma maneira muito simples de entregar conteúdo para qualquer tipo de audiência.

Dos meios digitais é o mais fácil de produzir, pois basicamente basta digitar o texto no word e depois salvar no formato .pdf.

Um e-book é um livro digital que pode ser baixado ou comprado pela internet.

Para quem vai produzir é super lucrativo, pois você não gasta com impressão, estoque ou frete do livro.

Outra vantagem é que qualquer pessoa que possua acesso a internet, seja por celulares, computadores, tablets e etc poderá acessar o e-book em tempo real.

Mas, porque é tão importante saber como fazer um e-book para quem trabalha no mercado de afiliados, ou com marketing digital?

Para entender a importância de saber criar esses livros digitais, é preciso conhecer as principais vantagens de ter um e-book completamente seu.

7 Principais vantagens de criar seu próprio e-book

Quando falamos de marketing digital e mercado de afiliados, o e-book faz um papel muito importante na estratégia de vendas e captação de leads.

como criar e-book

Abaixo 7 benefícios de usar e-books dentro das estratégias de negócios:

1 – Custo de Produção

Produzir um e-book e ganhar dinheiro com ele é muito mais simples do que escrever um livro físico.

O custo de produção para produzir um livro digital é quase zero se comparado aos custos de um livro físico.

Tudo o que você vai precisar é de um editor de texto e a ideia central do seu material.

Você não terá gastos com impressão, tinta, papel e livraria.

2 – Isca Digital

Se você é afiliado, sabe que criar uma lista de e-mail é primordial para ter resultados mais rápidos.

Durante muito tempo as pessoas colocavam seus e-mails apenas para receber newsletters, ou para ter acesso “VIP” a informações privilegiadas.

Conforme o tempo passou, a concorrência se acirrou, e hoje as pessoas pensam muito antes de colocar o e-mail em algum formulário.

Para facilitar essa captura, os e-books são decisivos na hora de quebrar as objeções, principalmente se tiverem algo que realmente interesse ao público.

Criar uma isca digital em formato de e-book ajudará a criar o primeiro vínculo com seu público.

Depois fazer vendas, será apenas uma consequência do conteúdo que você entregará na sequência de e-mails.

Saber como fazer um e-book que realmente interesse para o público é fundamental na hora de criar sua lista de e-mails.

3 – Infoproduto

Se você tem conhecimento em algum assunto específico, escrever sobre ele pode ser uma maneira efetiva de ter seu primeiro produto digital.

Fazer e vender um e-book é infinitamente mais fácil e prático do que criar um curso em vídeo aulas.

Dependendo do assunto, o e-book pode até ser mais efetivo para o público do que assistir vídeos.

Como a maioria dos celulares possuem leitor de PDF, uma pessoa pode consumir um e-book enquanto está no transporte indo para o trabalho, ou em uma sala de espera de consultório.

Se você ainda não tem segurança para criar um curso em vídeo aulas, aprender como fazer um e-book pode ser a alternativa mais prática para começar sua carreira como infoprodutor(a).

4 – Bônus de afiliado

Mesmo que você não queira criar lista de e-mail, nem lançar um infoproduto em formato de e-book, esses livros digitais podem servir para aumentara suas vendas como afiliado.

Isso porque muitos afiliados oferecem bônus para as pessoas que compram através de suas indicações.

E o e-book é um formato famoso de bônus que pode ser oferecido para sua audiência.

Com isso, você cria um diferencial para suas promoções, além de aumentar o valor percebido do produto para quem comprar com seu link.

Deixe claro para o público que o presente é seu, e que é uma exclusividade.

5 – Criação de autoridade

Se tem uma coisa que faz a pessoa ser vista como autoridade é quando ela lança um curso, ou escreve um e-book.

Escrever um livro digital com assunto de interesse de seu público, elevará automaticamente seu status de ilustre desconhecido para expert.

Escolha um tema que seja interessante dentro do seu nicho de mercado, crie um texto que traga informações relevantes para o público, e se torne um especialista.

6 – Conteúdo ilimitado

Para quem gosta de produzir conteúdo qualificado para o público, saber como fazer um e-book é uma forma efetiva de sempre entregar informações relevantes para o público.

Isso é melhor ainda quando o mercado de atuação possui vários assuntos interessantes.

Ter um livro digital para cada assunto ajudará seu público se posicionar dentro do seu negócio, mostrando seus interesses.

7 – Segmentação de público

Como uma extensão do item anterior, segmentar o público através de e-books com assuntos diferente dentro do nicho de mercado é uma forma inteligente de entregar o conteúdo certo para cada público.

Assim, se você trabalha em um nicho que contém muitos sub-nichos, criar e-books dentro de cada assunto, ajudará a separar seu público por interesse.

Dessa forma você saberá como criar conteúdo voltado para cada grupo, mantendo o público todo interessado no seu negócio.

A importância de utilizar um e-book no marketing digital

Se você navegar aqui pelo blog verá que em quase todas as categorias, artigos e páginas eu ofereço um e-book como brinde.

Eu faço questão de todos os meses produzir novos e-books e disponibilizá-los de graça para minha audiência.

Os benefícios disso são inúmeros como já vimos no tópico anterior.

Porém, o motivo principal dessa minha atitude é que o e-book é a principal isca do marketing de conteúdo, é o cerne dessa estratégia.

Todo mundo gosta de um bom e-book. Principalmente quando este resolve um problema particular das pessoas.

Um exemplo é o meu e-book “blog para afiliados”, um material que já ajudou centenas de pessoas a lucrarem de forma real com seus blogs.

Se você me perguntar: “Wilker, qual formato de isca digital tem trazido mais leads para o seu negócio?”

Eu responderia com toda certeza: Os E-boooks!

Além de todas as vantagens que vimos até aqui, os e-books são fundamentais para ganhar o coração do seu cliente.

Depois que ele tiver acesso ao seu material e acima disso ter se apaixonado pelo seu conteúdo, ele nunca mais vai te abandonar e sempre que possível vai consumir o seu conteúdo.

Como fazer um e-book  – 10 passos fundamentais

Agora que você entendeu como um e-book pode fazer diferença em seu negócio está na hora de ver o passo a passo para criar um. Vamos lá?

ebook de sucesso

1 – Assunto

A partir do estudo do público você precisa definir qual assunto seria interessante a ponto das pessoas quererem baixar/comprar seu livro.

No caso de ser um e-book para isca digital é primordial passar informações que resolvam uma parte do problema principal do público.

Uma parte, porque para ter a totalidade a pessoa precisará comprar o produto que você está promovendo, esse é o mecanismo.

Você pode criar um tutorial com imagens, ou passar dicas importantes para o público, ou ainda discorrer mais longamente sobre um assunto interessante do nicho.

Estudos de caso também são um assunto muito bom para se colocar dentro de um e-book, pois as pessoas gostam de conhecer histórias de sucesso.

Quando criei o Blog Para Afiliados levei em consideração uma temática que domino bastante, que é justamente a criação de um blog lucrativo.

O importante é você definir um assunto que você domine e que ao mesmo tempo vá ajudar as pessoas a resolverem um problema.

No meu caso estou ajudando as pessoas a transformarem seus respectivos blogs em máquinas de fazer dinheiro.

>> Clique Aqui Para Baixar o Meu E-book <<

2 – Defina seu público-alvo

Antes de criar um e-book, é preciso saber para quem você está criando.

Não adianta nada você produzir um material que não vai ajudar sua audiência.

O principal foco do seu e-book deve ser solucionar o problema do seu seguidor. Para tal, você precisa saber quem é o seu seguidor, gostos, manias e perfil.

Criar um e-book sem definir o público-alvo é como guiar sua empresa no escuro.

3 – Pesquisa

Depois de decidir qual será o assunto e público-alvo, é hora de fazer uma pesquisa.

Entre no maior número de sites que você encontrar falando do assunto, compile as informações e somente depois faça um resumo, que poderá ser o roteiro do seu e-book.

A pesquisa é importante para você ver como a concorrência aborda o assunto, e como ele está sendo disposto nos livros digitais.

É importante observar quais são os links que estão nos primeiros lugares no resultado da pesquisa, e ler o material completo desses locais, pois se estão na frente é porque o conteúdo é muito bom.

Escreva tópicos enquanto pesquisa, pois assim ficará mais fácil de criar o seu material.

4 – Redação

Com a pesquisa em mãos é hora de colocar a mão na massa e redigir o material.

Procure usar palavras de fácil entendimento, frases curtas, e uma linguagem mais informal, para se conectar mais facilmente com o público.

Para escolher a forma de linguagem é importante se ater ao tipo de público.

Não dá para fazer um texto para pessoas adolescentes, da mesma forma que faria para pessoas da terceira idade.

O público é que definirá o tom da sua redação, se mais formal, ou mais bate papo.

Toque nos pontos fundamentais da dor do seu público, sempre lembrando que o seu livro pode resolver uma parte dessa for (se for o caso).

Não toque em assuntos conflitantes ou que gerem confusão, nem tampouco deixe o público indeciso.

Seja claro quanto ao objetivo do livro, e faça com que as pessoas queiram ter mais informações.

Algumas recomendações:

  • Divida o seu texto em capítulos;
  • Faça parágrafos curtos;
  • Utilize negrito e itálico em palavras importantes e ideias centrais;
  • Utilize imagens para elucidar ideia central do texto;
  • Escreva de acordo com as regras ortográficas e gramaticais;
  • Use uma linguagem adequada ao seu público;
  • Seja objetivo acima de tudo.

5 – Imagens

Sempre é bom colocar imagens para facilitar a leitura e também para ajudar a mente fixar os conceitos.

Não coloque imagens muito pesadas, porque assim o documento abrirá com mais facilidade em qualquer dispositivo.

Escolha imagens positivas, coloridas e que tenham haver com o contexto do seu livro.

Visite sites como pixabay e picjumbo para escolher imagens gratuitas, livres de direitos autorais.

6 – Diagramação

Geralmente, é nessa parte que as pessoas empacam na hora de aprender como fazer um e-book, a hora da diagramação.

Diagramar significa deixar as páginas com o mesmo layout, e dá para fazer isso utilizando o site gratuito de design Canva.

Escolha um layout já pronto, ou crie o seu próprio e depois vá apenas “inserindo página” para colocar seu texto sempre dentro do mesmo padrão de página.

É importante que o livro tenha a numeração em todas as páginas, e também o link do seu site/blog no cabeçalho, ou rodapé.

Não exagere nas cores, nem nas imagens, para não tirar o foco do texto que é onde está seu conteúdo.

O ideal é deixar as letras em tamanho que dê para ler facilmente, mesmo pelo celular, e sempre contrastar o fundo com a letra, evitando claro com claro e escuro com escuro.

Escolha uma paleta de cores e siga, assim não corre o risco de produzir algo muito colorido, ou caótico, que passe má impressão.

7 – Chamada para ação

Sempre que produzir conteúdo, mesmo que seja um e-book, não deixe de fazer uma chamada para ação nas últimas páginas.

Seja para divulgar suas redes sociais, ou algum artigo do seu blog, nunca deixe o público sem uma sugestão do que fazer depois de ler seu livro.

Muitas pessoas não sabem o que deve ser feito, assim é preciso indicar sempre a ação desejada, para não perder o público, ou deixa-lo “no ar”.

8 – Edite, Corrija e Revise o conteúdo

Antes de disponibilizar o seu e-book é importante que haja um trabalho de edição, correção e revisão do mesmo.

Geralmente o que a maioria dos escritores fazem é pedir alguém de fora para analisar o seu texto na busca por possíveis erros.

Isso costuma funcionar, pois quando estamos focados na escrita do conteúdo, costumamos deixar passar batido algum errinho básico.

Sempre peça alguém para ler o seu texto e verificar possíveis erros.

9 – Prepare o lançamento

Pode parecer que já está tudo pronto, mas infelizmente não está.

Você precisa planejar o seu lançamento.

O próximo passo é você criar uma página de vendas caso vá vender o seu e-book ou uma página de captura caso vá oferecê-lo como isca digital.

Quando estas páginas estiverem prontas é hora de começar a divulgação.

10 – Divulgação

Depois de deixar seu e-book pronto é hora da divulgação.

Usar as redes sociais é a forma mais rápida para fazê-lo chegar ao público destino, assim crie postagens que falem exclusivamente do seu livro.

Se for um livro para venda, deve criar uma página de vendas, além de cadastrá-lo em uma plataforma de produtos, como a Hotmart.

Fazer vídeos falando do seu livro também é uma forma muito interessante para atingir grande número de pessoa que podem estar interessadas no seu conteúdo.

Seja lá qual for a forma de divulgação escolhida, é importante ser consistente e publicar sempre, para manter o interesse das pessoas elevado.

A magia dos E-books PLR

“Wilker, mesmo com todas as suas dicas me encontro numa dificuldade tremenda de criar o meu primeiro e-book, o que eu faço?”

Frequentemente recebo esse tipo de questionamento e é normal a pessoa ler todo esse material e mesmo assim se encontrar com dúvidas de como prosseguir.

Para tal quero apresentar para você o mundo mágico dos E-books PLR!

Você sabe o que é um e-book PLR?

Um e-book PLR é um material que você pode comprar devidamente pronto e reutilizá-lo como se fosse totalmente SEU!

A licença PLR (Private Label Rights) te dar o total direito de revender e/ou reutilizar o e-book conforme a sua necessidade.

Essa modelo de negócios têm salvado a vida de milhares de empreendedores iniciantes.

Eles costumam comprar um pacote de e-books e reutiliza os mesmos para poder criar suas iscas digitais, produtos digitais e até mesmo como conteúdo para o blog.

É algo fenomenal!

“Wilker, onde encontro mais informações sobre isso?”

Pronto. Se você se interessou pelo assunto, tem um artigo completo aqui no blog que fala em detalhes tudo sobre esta estratégia.

>> Clique Aqui Para Ler o Artigo Agora Mesmo <<

É um conteúdo que vai te ajudar pacas caso esteja com dificuldades de criar o seu e-book.

Também tenho um vídeo completo falando e explicando em detalhes esse modelo de negócio, veja:

Bônus: 3 E-books do WC para você se inspirar

1 – Blog para afiliados

blog para afiliados-min

>> Baixar E-book Agora <<

2 – 16 Ideias Simples E Baratas Para Trabalhar Em Casa Pela Internet

Ideias trabalhar em casa

>> Baixar E-book Agora <<

3 – Marketing De Afiliados: Os 09 Maiores Erros De Todo Iniciante

>> Baixar E-book Agora <<

Chegou a hora de criar o seu e-book

Espero que esse artigo mostrando como fazer um e-book tenha ajudado você a sanar as dúvidas quanto ao assunto.

Seguindo esses 10 passos conseguirá criar um e-book em pouco tempo, seja para captação de leads, para espalhar conteúdo, ou como produto para venda.

O importante é você partir para ação e criar o seu livro digital agora mesmo.

Após a criação do seu primeiro e-book volta aqui e divulga o mesmo nos comentários. Ficarei feliz em conhecer o seu trabalho e propagá-lo para outras pessoas.

E você que já tem um e-book e sabe todo o processo de criação, coloca aqui nos comentários como foi, combinado?

No mais, grande abraço para você e sucesso em sua caminhada!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 4,11 de 5)

Loading...