Email SPAM: Como Evitar que Meu Email Seja Considerado SPAM? (12 Dicas Exclusivas)

Uma das maiores preocupações dos empreendedores digitais que trabalham com E-mail Marketing é justamente como evitar que o e-mail caia na caixa de SPAM.

O Email SPAM é algo muito comum e prejudicial nos dias de hoje. Não existe uma fórmula magica capaz de impedir que seus e-mails não caiam no lixo eletrônico, mas, existem técnicas que reduzem consideravelmente essas chances.

No Checklist que criei certo tempo atrás eu falo sobre 10 coisas que você não pode deixar de fazer quando estiver trabalhando com e-mail marketing. Lá você encontrará dicas que complementarão este artigo e que te ajudará a reduzir o risco de ser taxado como SPAMMER.

O artigo de hoje aborda 12 dicas eficazes para evitar ou amenizar a queda dos seus e-mails na caixa de SPAM.

Vejamos…

# Dica 01 – Construa sua lista de contatos

Algo importante que você deve entender acima de qualquer coisa é que não vale a pena comprar listas de e-mails.

Não adianta você comprar uma lista com 20 ou 30 mil leads e enviar e-mails para essas pessoas sem que elas tenham concedido a permissão para recebê-los.

Muito provavelmente você será taxado como o rei do SPAM, e isso não é nada bom para sua reputação.

O ideal é você construir sua lista do zero, oferecendo algo em troca do e-mail do assinante e posteriormente fazer os envios esporádicos para os contatos.

Outra prática que você deve abolir é a captação de e-mails em fóruns, redes sociais e etc. Nunca pegue um e-mail que não tenha sido concedido por livre e espontânea vontade.

Para te ajudar eu tenho outro artigo que fala justamente sobre isso e ensina como construir uma lista de e-mail eficaz. Clique Aqui!

# Dica 02 – Utilize Double Optin

Double optin é um mecanismo utilizado pelos serviços de e-mail marketing que possibilita o usuário configurar os formulários para que os assinantes tenham que confirmar sua inscrição, para que assim possam receber a isca digital e consequentemente fazer parte da lista de contatos.

A diferença do Double Optin para o Optin simples é justamente essa questão de confirmação por etapas.

Enquanto que no simples optin a confirmação é feita de forma imediata, no double optin o usuário precisará realizar algumas etapas para confirmar sua inscrição.

Mas Wilker, se eu utilizar o Double Optin  a quantidade de contatos que irá se inscrever na minha lista irá diminuir, correto?

Exatamente. Porém, os contatos que irão dar prosseguimento no processo de inscrição estarão mais engajados e com certeza mais convictos que realmente querem receber o seu conteúdo.

Outro fator que pesa para essa escolha é que no simples optin você corre o risco de receber muitos e-mails falsos, o que acaba gerando muito Bounces e com isso aumentando suas chances de ir para o SPAM.

Portanto, utilize sempre o Double Optin na sua estratégia de e-mail marketing.

# Dica 03 – Autenticar remetente e adicionar CNAME

Alguns serviços de e-mail marketing oferecem a possibilidade de autenticação do remetente e adição do CNAME.

Esses procedimentos ajudam os ISPs (serviços de correio, Hotmail, Gmail e etc) a verificarem a autenticidade do seu e-mail.

Este é um processo mais técnico, porém, não é difícil de ser realizado. No artigo abaixo eu mostro como fazer este procedimento na ferramenta E-goi, veja:

>> Como Autenticar o Remetente no E-goi e Melhorar a Taxa de Entrega em 100% <<

# Dica 04 – Evite certas palavras

Quando trabalhamos com e-mail marketing é importante sabermos que existem certas palavras que devem ser evitadas tanto no assunto como no corpo do e-mail.

Essas palavras são taxadas de SPAM e contribuem para que seu e-mail vá para o lixo eletrônico.

Sempre tente evitar palavras como “Dinheiro”, “Crédito”, “Grátis”, “Ganhe dinheiro fácil”, “Ganhe dinheiro rápido”, “Oferta”, “Desconto”, “Promoção” e outras desse gênero.

Sempre prometa aquilo que pode entregar!

# Dica 05 – Ofereça opção para descadastramento da lista

Um erro muito comum dos usuários é não oferecer a possibilidade de descadastro para os assinantes da lista.

Informe como você conseguiu o e-mail e ofereça um link de descadastramento nas primeiras linhas do seu e-mail.

Evite ser enviado para caixa de SPAM, quando as pessoas não querem mais receber seus e-mails ou simplesmente não se lembram de onde assinaram aquela lista, elas simplesmente usam o botão de reportar SPAM. Com o link de descadastro você pode evitar esse problema.

Veja como faço aqui nas minhas campanhas:

Coloco essa mensagem bem no topo e deixo o usuário ciente de onde ele se cadastrou e indico onde estão os links para remoção da lista.

Não deixe de fazer isto!

Aproveitando a oportunidade, peço que se inscreva na minha lista para aprender um pouco mais sobre e-mail marketing:

# Dica 06 – Não utilize muitas imagens

Você pode estar pensando o seguinte: “Bom, como existem certas palavras que não podem ser utilizadas no corpo do e-mail, o ideal seria utilizar imagens.”

Por favor, se você está ou pelo menos pensou nessa hipótese, esqueça!

E-mails que possuem apenas imagens pontuam fortemente como SPAM, e a tendência é que caia direto no lixo eletrônico.

O ideal é utilizar 80% texto e 20% imagens.

# Dica 07 – Otimizar a taxa de abertura

Um dos fatores que os filtros de SPAM levam em consideração é a taxa de abertura dos e-mails.

Se os seus e-mails são excluídos ou mandados diretamente para o SPAM antes mesmo de serem abertos, existe uma grande chance de você não ter sucesso com e-mail marketing.

Para otimizar a abertura dos e-mails sugiro utilizar títulos atraentes e que estejam correlacionados com o assunto do e-mail.

Usar o nome da pessoa na linha de assunto + algum artificio de curiosidade funciona muito bem para aumentar a taxa de abertura.

Exemplo:

Assunto: *|NOME|* Muito Obrigado

Título: Temos um recado especial para você!

 

Ah Wilker, não tenho a criatividade necessária para pensar em algo desse porte. 

Sem problemas. Clique no link abaixo e baixe uma lista completa com mais de 100 modelos de títulos impossíveis de não serem clicados.

>> Baixar E-book <<

# Dica 08 – Envie conteúdo de qualidade

Acredito que não preciso nem falar a importância de se enviar conteúdos de qualidade, concorda?

O seu público se cadastrou em sua lista para receber conteúdos de valor, e eles esperam que isso se faça verdade no período que você estiver enviando os e-mails.

Portanto, tome cuidado com isso e veja a taxa de cliques e principalmente o retorno da sua audiência para com o conteúdo enviado. Se você estiver recebendo feedbacks e e-mails de retorno agradecendo pelo conteúdo, você está no caminho certo.

Ah Wilker, estou iniciando agora no e-mail marketing e tenho uma enorme dificuldade de criar conteúdo de qualidade e principalmente para criar minha sequência de autoresponder. O que posso fazer?

Bom, com o tempo você conseguirá driblar esta dificuldade, mas o meu conselho neste momento é você conhecer e baixar o e-book com 34 modelos de e-mails totalmente customizáveis.

>> Clique Aqui Para Baixar o E-book <<

Esse material vai te ajudar bastante na criação dos seus próximos e-mails.

# Dica 09 – Peça para o assinante salvar o seu contato

Uma dica bastante eficiente é pedir para seu assinante salvar o seu contato. Geralmente fazemos isso na página de obrigado no ato da entrega da recompensa, e no primeiro e-mail que enviamos para o assinante.

Outro fator impactante também é pedir para o usuário verificar a caixa de SPAM, se o seu e-mail estiver por lá, peça para o assinante marcar como “isto não é spam“.

Fazendo isso,  os ISPs verificarão que o seu e-mail possui um sinal positivo que indica que o conteúdo foi tão valioso que os usuários ativamente entraram em sua pasta de SPAM para encontrá-lo e resgatá-lo.

# Dica 10 – Utilize um e-mail pessoal

Talvez você não tenha encontrado essa dica em outros lugares ou até mesmo não imaginava que isso tinha importância.

O fato é que utilizar um e-mail pessoal é importante para o impacto positivo junto a sua audiência.

Veja os modelos:

  • newsletter@SEUDOMINIO.com.br – RUIM
  • contato@SEUDOMINIO.com.br – NEUTRO
  • seunome@SEUDOMINIO.com.br – RECOMENDADO

# Dica 11 – Incentive o engajamento

Uma das melhores formas de evitar o Email SPAM em suas campanhas é incentivar o engajamento da sua audiência.

Quando o assinante responde o seu e-mail, clica nas campanhas e reabre o mesmo posteriormente, isso indica para os serviços de correio que sua campanha é diferenciada. Logo, ele afasta as possibilidades de ser taxada como SPAM.

Os provedores definem o engajamento como as ações positivas e negativas que os usuários realizam em suas caixas de correio. Métricas como taxa de leitura, taxa de resposta e taxa de encaminhamento mostram que os usuários estão abrindo, respondendo e compartilhando seu conteúdo com outras pessoas, indicando aos provedores que o conteúdo é valioso.

Veja um exemplo de como atiçar o engajamento da sua audiência:

Obrigado por se tornar um assinante do portal, baixe o material… (não prolongue nos agradecimentos)

Quero te falar mais duas coisas importantes.

Responda esse e-mail com algo como “sim eu recebi” Isso é para confirmar que tudo saiu como esperávamos no processo de cadastro.

*|NOME|* agora tenho duas dicas bem legais para você:

01 – Crie uma pasta para arquivar nossos e-mails, além de deixar sua caixa de e-mail mais organizada você terá sempre a mão nossos artigos e materiais educativos para consulta e compartilhamento com seus amigos e colaboradores Sempre que precisar!

02 – Sinalize nossos e-mails como importante!

Dessa forma você garante que todos os nossos conteúdos chegarão para você com prioridade e você não irá perder nenhum informativo.

Aguardo seu retorno se conseguiu baixar o e-book ou não!

Com esse exemplo em mãos tenho certeza que conseguirá incentivar sua audiência a retornar o seu contato.

Para mais exemplos como esse baixe o nosso e-book com 34 modelos de e-mails totalmente customizáveis. Segue o link:

>> Clique Aqui Para Baixar o E-book <<

# Dica 12 – Crie uma lógica condicional para cada provedor de e-mail

Essa dica é um pouco mais trabalhosa, mas dependendo do serviço de e-mail marketing que estiver utilizando, você pode criar uma lógica condicional de disparo para cada provedor de e-mail existente.

Como por exemplo:

Se o provedor for Gmail envie o e-mail X

Se o provedor for Hotmail envie o e-mail Y

E assim por diante. Assim, você garante que suas campanhas poderá se adequar ao estilo de cada provedor e suas regras.

# Dica 13 (Extra) – Padronize seus e-mails

Quem nunca recebeu aquele e-mail que mais parecia um carnaval? Todo colorido com frases curtas em caixa alta, todo papagaiado?

Isso chama a atenção, porém é taxado de SPAM na hora!

Evite fazer algo do tipo:

” APROVEITE nossas OFERTAS EXCLUSIVAS, desconto de 50% Até AMANHÃ! “

Isso é altamente prejudicial para suas campanhas. Evite também utilizar pontuação exagerada, algo parecido com !!!!! ou ??????

Assista o vídeo abaixo com mais 06 dicas para evitar o Email SPAM

Conclusão

Como falei no inicio não existe uma fórmula mágica para evitar que seus e-mails caiam no SPAM, porém, se cumprir todas as dicas que aqui foram passadas, você automaticamente maximiza as chances de conseguir fazer um bom trabalho no e-mail marketing.

Existe alguma outra estratégia que você utilizar e que não mencionada aqui? Compartilha conosco nos comentários.

Espero que tenha gostado, grande abraço e até a próxima!