Como construir uma lista de e-mail eficaz – O Guia Absolutamente Completo

Para a maioria das empresas que operam online, e-mail é um poderoso canal para nutrir leads através do funil de vendas para, eventualmente, convertê-los em clientes.

Um estudo recente realizado pela MarketingSherpa mostrou que o e-commerce teve uma taxa de conversão média de 7% e 22%. Esse é um número bastante grande e mostra a importância de ter uma estratégia clara tanto para a aquisição de novos e-mails, como também para aqueles que já fazem parte da sua lista.

Ao longo do tempo tenho testado diversas técnicas de captura de e-mails, algumas dessas estratégias funcionaram e outras foram um verdadeiro fiasco. Nesse meio termo, pude acrescentar um ingrediente especial a vida de um verdadeiro empreendedor digital, o TESTE.

Você como empreendedor deve sempre estar testando novas estratégias, ver o que funciona e o que não funciona e implementar técnicas que favoreçam a sua carreira como empreendedor digital.

Pensando nisso, estarei nesse guia mostrando diversas técnicas que funcionam pra mim e que podem funcionar pra você também, caberá a você testa-las e verificar na prática sua eficácia.

construir lista de email eficaz

Como construir uma lista de e-mail

Logo abaixo você encontrará uma lista com as técnicas principais que serão mostradas no corpo desse artigo.

  • Ofertas por palavras-chave;
  • Conteúdo Bloqueado;
  • Opt-in / opt-out Popups;
  • Criação de Isca Digital;
  • Utilizar boxes no cabeçalho e no corpo dos artigos;
  • Ofereça um desconto;
  • Widgets de captura na sidebar;
  • Hellobar

Ofertas por palavras-chave

Essa é uma das técnicas mais eficientes em longo prazo. Essa estratégia consiste em você verificar quais artigos ou páginas do seu blog está trazendo mais tráfego para o seu negócio.

Baseado nessas informações você irá inserir, por exemplo, boxes de captura nesses artigos, ou até mesmo, criar uma isca digital a fim de angariar mais assinantes para o seu negócio.

Tudo consiste nesse passo a passo:

  1. Identificar as palavras-chave que estão sendo mais procuradas no seu blog;
  2. Criar uma oferta (por exemplo, ebook, modelo de template, curso gratuito, etc.) relacionadas com a palavra-chave e assunto do artigo;
  3. Adicionar uma chamada para a ação dentro do artigo.

Veja no vídeo abaixo como você pode fazer isso com excelência:

Conteúdo Bloqueado

Confesso que não sou muito fã desse método, porém, posso afirmar que funciona muito bem.

Essa técnica funciona da seguinte forma: Você cria um conteúdo (pode ser um artigo, por exemplo) e bloqueia o seu acesso, sendo assim, só será possível o usuário/visitante acessar aquele conteúdo se ele informar o e-mail para tal.

Veja um exemplo:

conteúdo bloqueado

Depois que o usuário informar seu nome e e-mail, o mesmo será presenteado com o restante do conteúdo.

Estas formas de conteúdo bloqueado tendem a converter muito, principalmente quando os visitantes já conhecem a qualidade do seu material e do seu trabalho.

Se você deseja implementar isso em seu projeto, basta adquirir, por exemplo, o plugin Opt-In content Locker For WordPress.

Opt-in / opt-out Popups

Houve uma época que esse tipo de estratégia era considerada negativa perante as boas práticas de fazer marketing.

Atualmente é uma das melhores formas de capturar contatos em qualquer projeto, ou seja, houve uma significante mudança de mentalidade da parte dos seus utilizadores.

Esses tipos de popups oferecem ao usuário uma experiência positiva , bem como taxas de conversão incrivelmente altas.

Veja um exemplo do site copy hackers:

copyhackers-popup

Esse popup dará não só uma compreensão clara do valor que está sendo oferecido, mas também oferece uma escolha para o usuário, que nesse caso está tendendo a “SIM”, justamente pela influencia do bonequinho à esquerda.

Outro tipo de popup que pode ser utilizado é justamente esses que você visualiza aqui em nosso blog.

Ao entrar em qualquer categoria do nosso blog, você encontrará um popup diferenciado oferecendo uma pequena isca digital em troca do seu e-mail.

Utilizando esses recursos, pode ter certeza que sua taxa de conversão vai lá às alturas. Basta alinhar a estratégia correta com uma chamada atrativa, e pronto, mais assinantes na sua lista.

Veja um estudo de caso onde aumentei em mais de 300% a quantidade de assinantes da minha lista: >> CLIQUE AQUI <<

Criação de isca digital

A tática mais comum para capturar e-mails é criar uma isca digital gratuita que será oferecida ao seu público em troca das informações de contato.

Um exemplo disso é o nosso guia com as 48 melhores ferramentas para empreendedores digitais, que pode ser baixado AQUI!

Uma isca digital quando bem feita, tende a atrair muitas pessoas para o seu negócio e consequentemente gerar credibilidade e principalmente autoridade para você e sua empresa.

Se você reparar, para cada categoria aqui no blog, possuímos uma isca digital diferente, o que acaba gerando uma conversão ainda maior. Fica a dica pra você que quer implementar essa estratégia em seu negócio.

Diversifique as iscas e tenha em sua lista uma segmentação bem forte para se trabalhar o e-mail marketing.

Utilizar boxes no cabeçalho e no corpo dos artigos

Outra tática bastante eficiente é a utilização de boxes de captura no header do nosso blog e principalmente dentro dos artigos.

Veja o nosso blog como exemplo, na parte de cima do mesmo, você poderá visualizar um box bem atraente para os nossos visitantes e dentro da maioria dos nossos artigos, você encontrará um box para capturar também os e-mails dos nossos leitores.

Falando nisso, aproveite a dica e se inscreva logo abaixo: 🙂

Ofereça um desconto

Oferecer um desconto em produtos / serviços em troca da inscrição é algo poderoso dentro do nosso mercado. Portanto, se você é produtor, pense nessa estratégia com carinho e teste sua eficácia.

Uma maneira de testar essa estratégia é utilizar popups de saída que são exibidos apenas quando o usuário está prestes a sair da sua página.

Um plugin maravilhoso que recomendo e até utilizo aqui no blog é o Thrive Leads.

Widgets de captura na sidebar

Um dos problemas de um artigo muito longo é justamente a questão dos boxes de captura dentro do mesmo, ou seja, nem sempre o leitor irá visualizar o artigo por inteiro, o que acaba acarretando na sua não inscrição na lista de e-mail.

Esse problema poderia ser simplificado com a inclusão de um formulário de captura na sidebar, porém, mesmo assim as pessoas ao rolar da página, perderiam de vista esse mesmo formulário.

A solução portanto, foi concebida quando comecei a utilizar o plugin Q2W3 Fixed Widget Plugin. Esse plugin deixa o widget escolhido de forma fixa na página, ou seja, mesmo com o rolar da página, o formulário sempre estará visível.

Basta olhar para o lado esquerdo do nosso blog e verificar na prática a sua utilização.

Hellobar

A maioria dos blogs que eu conheço utiliza esse recurso. Alguns dos melhores templates da atualidade, já trazem esse recurso de forma padrão.

Aqui em nosso blog, a taxa de conversão desse recurso gira em torno de 2% a 5%. Recomendo o serviço da Sumome, que traz consigo essa funcionalidade e diversas outras que podem ser utilizadas por você de forma gratuita.

Conclusão…

Essas são apenas algumas das estratégias mais eficientes para se conseguir capturar vários contatos para o seu projeto e negócio.

Eu quero deixar claro que não existe uma maneira certa ou errada de aumentar as taxas de conversão, mas de uma coisa eu tenho certeza, você deve TESTAR tudo.

No podcast abaixo você encontra um resumo completo de tudo que falei até aqui, confere:

No mais vou ficando por aqui. Qualquer dúvida critica ou elogio, deixe seu comentário abaixo. Ficarei muito feliz em respondê-lo.