Email Marketing Checklist – 10 coisas que você não pode deixar de fazer

Então, você já definiu seu serviço de e-mail marketing? Se a resposta for sim, então está ótimo.

Você já colocou formas de optin em seu site? Já começou a criar sua lista de e-mail? Se sim, Parabéns você está à frente da maioria.

Você também já configurou a sequência de envio do seu auto responder? Criou e-mails cada um com uma linha de assunto perfeitamente trabalhada para maximizar sua taxa de abertura e conversão? Sim? Incrível, está no caminho certo.

Infelizmente, se você for como a maioria das pessoas que fazem e-mail marketing, você provavelmente está apenas arranhando a superfície desta poderosa ferramenta de marketing.

Nesse artigo vou listar 10 coisas que você deve imediatamente implantar nas suas campanhas. Alguma provavelmente você já deve está fazendo, mas tenho certeza que tem dicas logo abaixo que sequer passou pela sua cabeça. Vamos às dicas então.

Mas antes… Quero te apresentar um material que vai te ajudar a criar o seu próprio autoresponder de forma totalmente gratuita, veja:

>> Clique Aqui Para Conhecer o Material <<

email-marketing-eficiente

#01 – Formulários de Optin em seus Artigos Populares ( Dica: não tente adivinhar, use o analytics! )

Todos nós sabemos que com o passar do tempo os nossos projetos vão recebendo atualizações, e o que era novo passa a ser antigo para novos usuários.

Isso acontece frequentemente em blogs (inclusive no meu), nos esforçamos para escrever artigos épicos para nossos leitores, porém com o passar do tempo esses artigos tendem a sumir da homepage do blog e muitas vezes caem no esquecimento do leitor.

Mas mesmo assim, esses artigos podem não está recebendo visitas de novos leitores do blog, mas podem está atraindo uma tonelada de tráfego advindo do Google e de outros buscadores famosos.

Existe a possibilidade de você não está aproveitando as visitas vindas do Google nesses artigos antigos. Logo abaixo mostro duas ações que você deve tomar para capturar mais contatos com esses artigos.

01 – Em sua conta do Analytics, descubra quais posts mais antigos estão recebendo um grande volume de visitas.

02 – Insira os formulários de Optin nesses artigos. Coloque esses formulários no meio do artigo e no final do mesmo.

Veja um exemplo logo abaixo:

Neste estudo de caso eu mostro como aumentei em mais de 356% a minha lista de e-mails. Tudo isso em decorrência do uso da ferramenta Thrive Leads e aplicabilidade dessa estratégia nos meus artigos mais populares. Veja:

>> Visitar Estudo de Caso <<

# 02 – Uso de popup

Muitos marketeiros são adeptos da ideia da não utilização do popup devido à experiência do usuário ser comprometida.

De certo modo é um pouco chato a gente abrir um site e dar logo de cara com aquela janelinha pedindo informações suas. Porém o fato é que os números mostram o contrário.

Mesmo odiada por alguns o popup converte em quase 300% o tráfego do seu site em leads para sua lista.

Então, não deixe de usar um belo popup de captura e configure-o para aparecer de 7 em 7 dias para seus leitores, assim eles não ficarão tão indignados com a janelinha conversiva.

Aqui no blog eu utilizo um plugin premium chamado Thrive Leads. Esse plugin é lindo tanto na parte de configuração, quanto na parte de design. Se estiver interessado nessa ferramenta, acessa o link abaixo para conhecer todo o seu potencial.

>> Conhecer o Thrive Leads <<

# 03 – Página de obrigado feita sobre encomenda ( após clicar em assinar )

O que acontece em suas campanhas quando alguém preenche seu endereço de e-mail e clica no botão enviar?

Normalmente, um e-mail é enviado para essa pessoa pedindo para confirmar sua inscrição correto?

E o que mais? Para onde essa pessoa é encaminhada logo após o clique no botão enviar?

Isso vai depender do seu serviço de e-mail marketing, porém a maioria dos serviços fornece uma página totalmente morta. Em outras palavras, uma página onde não existe outra opção que não seja sair ou voltar.

Em 5 minutos, você pode facilmente configurar uma página personalizada de agradecimento. Nesta página o ideal seria você incluir o seguinte:

  • Obrigado!
  • Um aviso sobre ter que clicar no link de confirmação no e-mail que você enviou.
  • Algumas imagens para tornar o ambiente agradável.
  • Chamadas adicionais para a ação.

Nesse ponto o seu lead está quente, ou seja, ele já disse sim para a inscrição, provavelmente já visualizou o e-mail que enviaste para confirmação. Nessa etapa você pode ir um pouco além e aproveitar a temperatura posítiva do seu lead e:

  • Incluir links para alguns dos seus posts mais populares, isso serve para manter a interação com seu blog.
  • Partilhar produtos que você vende em seu site ( E talvez incluir um desconto / cupom de desconto para assinantes )
  • Incluir qualquer outra coisa que seja útil para seu público.

Você pode ver como exemplo a nossa página de agradecimento aqui do blog:

Página de agradecimento

# 04 – Página de obrigado após a confirmação de inscrição

obrigado

Como no tópico nº 3, temos agora mais uma oportunidade  de manter seus visitantes envolvidos durante o processo de inscrição, desta vez ( agora depois do sim ) depois de clicar no link de confirmação no e-mail que foi enviado inicialmente a eles.

Você pode utilizar todas as chamadas de ação mencionadas no tópico anterior, porém este é o fim da sequência de subscrição do seu assinante, depois daqui, a única opção que ele tem é de se descadastrar da lista, e você não quer isso não é?

Nessa página eu costumo aproveitar da boa vontade do assinante ( já que ele me disse “sim” mais de uma vez) e peço para o mesmo compartilhar o link do meu blog nas principais redes sociais.

Também é nessa página que entrego na maioria das vezes a recompensa digital e tento passar um pouco sobre mim.

Você pode ver um exemplo dessa página no link abaixo:

Página de agradecimento final

# 05 – Página de subscrição dupla ( repetição de cadastro )

Às vezes, seus assinantes esquecem que eles já estão inscritos em sua lista, e tentam se inscrever novamente.

Quando eles fazem isso, o que acontece?

Por padrão o ideal seria avisa-lo que já faz parte de tal lista e que não precisa se inscrever novamente.

No mínimo deveríamos criar novamente uma página personalizada utilizando os mesmos recursos dos tópicos 03 e 04 e incetivá-lo a tomar alguma ação.

Aqui no blog ainda não fiz uma página desse porte, porém já estou trabalhando na mesma e assim que disponível você a verá brilhante e reluzente aqui em nosso formulário de inscrição.

# 06 – Primeiro e-mail matador

Um novo visitante aterra em seu site e gosta do conteúdo que ver…

Algum tempo depois se inscreve na sua lista de e-mail…

Um minuto depois, o primeiro e-mail de acompanhamento chega…

E agora?

É melhor que seja bom, não, não, na verdade é melhor que seja o melhor!

A ideia aqui é fazer a mente do seu assinante explodir de tanta emoção, de modo que seria ridículo da parte dele cancelar a inscrição naquele momento.

Neste infográfico eu mostro os passos certeiros para se criar um e-mail matador de boas vindas para seus assinantes. Veja:

>> Clique Aqui Para Visualizar o Infográfico <<

Criando uma primeira impressão incrível significa que seu assinante vai olhar com outros olhos os seus e-mails.

Isso vai contribuir para o aumento nas taxas de abertura, conversão  bem como na confiança que eles terão em você.

O ideal seria compartilhar nesse primeiro momento uma dica rápida, que não leva muito tempo, mas que pode produzir um resultado imediato. Eu costumo sempre nesse primeiro e-mail entregar a minha recompensa digital, ou seja, aquilo que eu prometi para meu visitante.

# 07 – Mobile marketing – uma preocupação eminente

De acordo com minhas pesquisas, 65% dos e-mails são lidos a partir de um dispositivo móvel.

Se você não está escrevendo o seu conteúdo de e-mail de uma forma que seja facilmente consumido em um dispositivo móvel, pode ter certeza que sua taxa de conversão pode ir lá embaixo.

Nesta etapa é importante ter um serviço de e-mail que te proporcione essa funcionalidade.

Você não precisa ficar louco com ajustes, mas apenas seguir essas dicas básicas abaixo:

  1. Envie um e-mail de teste, e depois o verifique em um dispositivo móvel para ver como ele se ajusta.
  2. Se você está enviando  e-mails mais longos, coisas como negrito, itálico e especialmente sub-cabeçalhos, mantenha o conteúdo o mais escaneavel possível.
  3. Todos os links devem está localizados em sua própria  linha individual, com espaçamento abaixo e acima, isso facilitará seu acesso através dos polegares.

Essas são apenas algumas dicas de como se adaptar a nova tendência do mundo virtual.

Está gostando? Então deixe seu e-mail abaixo e veja como estou fazendo para me adaptar ao mundo do mobile marketing:

# 08 – Lembrar os assinantes quando e por que eles se inscreveram

No inicio da minha carreira de negócios digitais, assinei mais de 30 listas diferentes de vários ” gurus ” do marketing digital. Eu fiz isso justamente para aprender com os melhores e me educar sobre estratégias de e-mail marketing, Mas simplesmente aprendi o contrário, ou seja, o que não fazer.

A maior lição que pude tirar foi que sempre me senti como um mero número nessas listas. Geralmente a única preocupação deles é se o seu cartão de crédito tem limites para compras.

Eu pessoalmente gosto de tratar meus assinantes como realmente eles merecem, afinal são seres humanos assim como eu e querem aprender a ter sucesso em seus negócios online.

Uma coisa que recomendo é colocar uma lembrança simples dentro de cada e-mail sobre quando e por que o assinante se inscreveu. Algo assim pode deter um possível descadastramento, pois mostra o porquê de aquele assinante ter se inscrito antes.

Eu costumo colocar no começo dos meus e-mails algo parecido com isso:

” Este e-mail está sendo enviado para você, por que você se inscreveu inteligentemente para receber dicas exclusivas de como ter sucesso com seu negócio online em wilkercosta.net “

” Se por algum motivo você não quiser receber dicas, atualizações e aulas gratuitas, você pode cancelar sua inscrição clicando nesse link ou em descadastrar no final do e-mail, sem ressentimentos! “

Por que eu sempre lembro as pessoas da opção de cancelar a inscrição?

01 – Ao colocar esse lembrete, eu não estou escondendo nada. É um lembrete que mostra a transparência e autenticidade da marca.

02 – Se as pessoas lerem essa passagem e se sentirem tentadas a se descadastrar, que façam! Eu só quero em minha lista pessoas que estejam comprometidas em aprender e que realmente desejam receber meu conteúdo.

# 09 – Use e-mails curtos e diretos

Em minhas pesquisas e testes realizados, as pessoas gostam de e-mails curtos e  que vão diretamente ao ponto.

Já recebi e-mails que geralmente se parecem mais com um artigo de 1.000 palavras, isso além de cansar, provavelmente irá fazer você perder diversos assinantes.

O ideal seria você criar um e-mail objetivo com um call-to-action direcionando para um artigo mais longo, isso facilitaria não só a sobrevivência da sua lista mas também a interação global com seus artigos e seu projeto.

Essa questão figura nos motivos que levam a uma conversão baixa por e-mail. Reveja suas práticas e tente se adequar ao gosto do seu público.

# 10 – Incentive as Respostas

Não seja egoísta com sua lista, incentive a interação entre você e seu assinante.

Em seus e-mails utilize expressões que encorajam o seu assinante a enviar uma resposta para você. Isso irá manter sua lista quente e trará mais credibilidade para o seu projeto.

Veja algumas expressões que você pode utilizar nos seus e-mails:

  • Qual o seu problema?
  • O que você gostaria de ver escrito no blog?
  • Qual foi sua primeira impressão ao visitar meu site?
  • Por favor, diga-me, como eu posso ajudá-lo?

As respostas que receber para essas perguntas são de grande valia, muitas delas irão lhe dar uma visão profunda de como o seu negócio pode está impactando positivamente ou negativamente os seus assinantes.

Eu conheço muitas pessoas que temem receber respostas dos seus leads, muitas vezes com medo de criticas. Porém é um fato que não pode ser ignorado, crie relacionamento com seus assinantes, gere autoridade e credibilidade e verá que sua lista se tornará seu principal ativo a médio e longo prazo.

Resumo

No podcast abaixo você encontra um resumo completo deste artigo e mais algumas dicas fantásticas para melhorar o seu e-mail marketing, confira:

Finalizando…

Se você ainda não começou a sua lista de e-mail, tudo bem. Antes tarde do que nunca.

Porém, ao começar sua estratégia de e-mail marketing leve em consideração tudo o que foi visto aqui neste artigo.

Construir uma lista de e-mail eficaz é trabalhoso, porém, os frutos colhidos com este trabalho compensam seu esforço.

Portanto, aplique as dicas vistas neste artigo e futuramente volte aqui para me agradecer. Combinado?

Se você gostou deste artigo e se o mesmo te ajudou de alguma forma, então nada mais justo do que você deixar um comentário aqui abaixo afirmando isso, concorda?

Você não sabe o impacto positivo causado toda vez que deixa um comentário aqui no blog. É uma sensação muito boa. 😀

Além do mais, você pode tirar suas dúvidas aqui também. Beleza?

Ah, ia esquecendo. Ao comentar, você ganha pontos e troféus em nosso ranking de usuários engajados. Atualmente temos 04 níveis de engajamento (user beginner, user, level up, user, champion, user ninja).

Quanto mais você comentar e participar do blog, maior será o seu nível de engajamento conosco. Futuramente iremos recompensar os usuários mais engajados conosco.

Grande abraço e até a próxima!

  • Excelente artigo! Realmente não basta ter uma lista gigantesca – o relacionamento e o valor agregado que você entrega para os seus assinantes são muito importantes. Eu envio para a minha lista 3 dicas de marketing digital super valiosas por semana e a resposta é incrível! Sucesso a todos!