Geração de Leads: 20 Tipos de Isca Digital Para Aumentar Exponencialmente a Sua Lista de E-mails

Isca digital, Leads, lista? Tudo isso pode soar meio estranho pra você que está iniciando nesse mercado, porém, são termos muito comuns em nosso meio e que são de extrema importância para a geração de leads do seu negócio.

O fato é que o e-mail marketing ainda é uma poderosa estratégia no marketing digital e que muitas pessoas não dão a devida importância a essa técnica.

Para que você não perca dinheiro e possa sair daqui um verdadeiro expert em e-mail marketing, eu pretendo nesse artigo abordar não só 20 tipos de isca digital que você pode estar utilizando em seu negócio, como também, pretendo acabar com todas as dúvidas acerca desses termos técnicos que assombram a maioria dos iniciantes.

O que veremos nesse artigo:

  1. O que é um lead;
  2. O que é uma isca digital;
  3. Por que a geração de leads é importante;
  4. Como funciona o processo de geração de leads;
  5. Tipos de isca digital;
  6. 06 canais para geração de leads

geração-de-leads-1

O que é um lead?

Basicamente é uma pessoa que possui interesse no seu produto ou serviço.

Imagine o seguinte fato: “Você está tranquilo em casa e do nada o telefone toca, ao atender você é bombardeado com um marketing intrusivo de um atendente que a todo custo que vender o produto dele pra você”.

Como você se sentiria nessa situação? Acredito que bem incomodado pelo fato de não ter solicitado aquela ligação e nem muito menos estar interessado no produto do vendedor. Correto?

Partindo dessa premissa, já podemos entender o conceito inicial de Lead. Ou seja, é aquela pessoa que te procura querendo saber mais sobre o seu produto, e não o contrário.

Um exemplo de captação de leads é a utilização das famosas iscas digitais, assunto do nosso próximo tópico.

O que é uma isca digital?

Basicamente é a oferta de um determinado produto em troca do e-mail do usuário. Ou seja, você terá que criar um produto de alto valor percebido para ofertar “gratuitamente” em troca do e-mail do lead.

No decorrer do artigo você aprenderá formas de capturar esse contato, porém o mais importante é você entender o processo conceitual de lead. Ou seja, quando realizamos esse procedimento, é o próprio usuário que coloca o e-mail para receber o seu conteúdo e não o contrário.

No vídeo abaixo, eu explico detalhadamente o conceito de isca digital:

Por que a geração de leads é importante nos dias de hoje?

Ao acompanharmos cases do nosso mercado, sempre visualizamos pessoas com depoimentos de que o e-mail marketing fez toda a diferença em seus negócios. Isso se dar pelo fato daquela pessoa/empresa ter investido em geração de leads no seu empreendimento.

Veja, construir um negócio no Facebook não te dar garantias de que aquela plataforma irá se manter no ápice para sempre, bem como o Youtube, Google e etc. Porém, sua lista de e-mail marketing se manterá com você para o resto da vida, ou seja, ELA É SUA! Mesmo que troque de plataforma de e-mail marketing, ela sempre estará com você (basta apenas exportar os contatos).

Portanto, gerar leads para o seu negócio te garante uma audiência constante e convicta do interesse em seu conteúdo.

A partir do momento que essas pessoas demonstram interesse em seu negócio, elas começam a criar um relacionamento de proximidade com sua empresa, tornando muito mais simples o processo de vendas e fechamento de negócios.

Como funciona o processo de geração de leads?

Agora que você entendeu o que é um lead e principalmente o que é uma isca digital, irei explicar o mecanismo utilizado para gerar leads para o seu negócio.

gerar leads

Um dos processos mais utilizados é através da geração de conteúdo de valor, disponibilização de uma página de captura, oferta da isca digital e entrega da mesma mediante o cadastro na plataforma de e-mail marketing.

Como o foco do artigo não é te mostrar toda a mecânica do processo, eu sugiro você ler esse meu estudo de caso e entender um pouco sobre essa questão de configurações e entrega da isca digital:

>> [ESTUDO DE CASO] – Como eu aumentei a minha lista em mais de 356% <<

No processo de captação de leads existem algumas nomenclaturas e ferramentas que podem te confundir no inicio, portanto segue uma breve listagem das mesmas e suas definições:

  • Landing Pages;
  • Formulários;
  • Oferta;
  • Call-to-Action
  • Squeeze Page

Landing Pages

Conhecida como página de destino, é aonde o usuário chegará e terá acesso a informações para que possa realizar uma determinada ação. Esse tipo de página é muito utilizada para criação de Sales Page, ou seja, página de vendas.

Formulários

É muito comum você encontrar esses formulários nas páginas de vendas. O seu objetivo é justamente angariar informações do usuário (futuro lead), para que posteriormente você possa segmentar o seu conteúdo por interesse e etc.

Oferta

A oferta basicamente é sua isca digital, ou seja, o produto que você terá que confeccionar para entregar para a sua audiência.

Call-to-Action

O CTA é a chamada para tomada de ação do usuário. Pode ser um botão, uma imagem ou até mesmo um texto incitando o usuário a praticar alguma ação.

Squeeze Page

Outro termo bastante comum e que faz referência justamente à página de captura. Basicamente, sua única responsabilidade é indicar a oferta e disponibilizar o formulário para captura do contato. Veja um exemplo no link abaixo:

>>CLIQUE AQUI<<

Agora que você entendeu todas as possíveis nomenclaturas e definições acerca do processo de geração de leads, vamos realmente nos focar nos 20 tipos de isca digital.

#01 – Geração de leads com E-book

É uma das formas mais utilizadas atualmente. Sua principal vantagem está em poder disseminar de forma viral o seu conteúdo.

Utilizamos com bastante frequência aqui no blog e os resultados se mostram bem expressivos.

Para confeccionar um material desse tipo não é tão difícil. Você pode contratar alguém para realizar a criação ou pode utilizar alguns artigos do seu blog e criar o mesmo.

Veja um exemplo aqui na sidebar do blog:

exemplo de e-book

#02 – Vídeo Aula

Você pode gravar uma vídeo aula (screencast ou mostrando o seu rosto) e disponibilizar mediante a captura do e-mail. Eu sempre faço isso aqui no blog, com isso, eu atinjo as pessoas que não gostam muito de ler e preferem assistir algo mais visual.

#03 – Entrevistas com autoridades

Você pode convidar determinada autoridade do seu nicho de mercado e realizar uma entrevista com a mesma. Posteriormente, pode trocar essa entrevista pelo e-mail do seu futuro cliente. Nessa etapa, você pode explorar o gatilho mental da curiosidade e aumentar as chances de conversão da sua página.

#04 – Curso online express

Não é mais novidade que as pessoas preferem vídeos a textos na internet. Por esse motivo, essa forma de criar conteúdo se tornou tão popular nos últimos tempos.

Você pode criar um curso online express e entregar o mesmo mediante o cadastro do e-mail do usuário. Procure abordar uma temática que esteja relacionada com o seu nicho e que seja algo que resolva uma possível dor do seu futuro cliente.

Lembre-se: A oferta tem que possuir um alto valor percebido, pois quando a pessoa consumir o seu material, ela tem que nutrir um sentimento de satisfação e convencimento de que aquele conteúdo realmente faz a diferença.

Se você conseguir nutrir o sentimento de confiança no seu lead, provavelmente você terá em mãos um cliente fidelizado.

Veja um exemplo disso aqui no blog com o meu curso gratuito para iniciantes: >> CLIQUE AUQI <<

#05 – Webinar

Criar um webinar gravado ou ao vivo é relativamente barato e muito eficaz no que tange a taxa de conversão da sua página de captura.

gerar leads com webinar

Hoje em dia você pode criar uma live no Facebook, criar um hangout no Google ou contratar alguma plataforma particular para gerenciar o seu webinar.

O fato é que essa é uma das formas mais poderosas para gerar leads para sua lista de e-mail marketing.

#06 – Mapa com pins e fotos

Você pode criar algo parecido com um mapa mental com pins e fotos, ou até mesmo uma apresentação como essa abaixo criada no Prezi:

#07 – Planilha do Excel

Outro tipo de oferta bem interessante dependendo do seu nicho é a disponibilização de uma planilha do Excel.

O blog do Rafael Seabra utiliza com muita frequência esse tipo de isca digital e confesso que sou assinante assíduo do blog dele, rs.

Dar uma olhada: >> CLIQUE AQUI <<

#08 – Áudio book

Muito similar ao podcast, o áudio book consiste em um arquivo de áudio com a gravação de um determinado livro. Ou seja, você grava um resumo acerca de determinado livro que você leu e disponibiliza sua versão para sua audiência.

Não tenho visto no mercado a utilização desse tipo de isca digital, mais um motivo para você inovar e disponibilizar um conteúdo diferenciado para seus futuros clientes.

#09 – Resenha

Você pode criar uma resenha de um filme, livro ou algo do tipo e oferecer também em troca do e-mail do visitante.

Assim como o áudio book, é outro recurso que não tenho visto com tanta frequência aqui no Brasil pelo menos.

#10 – Áudio Entrevista

Você pode também gravar apenas o áudio de uma entrevista realizada com alguma autoridade do seu mercado de atuação ou pode extrair o áudio do vídeo entrevista realizada. O fato é que você tem em mãos recursos que podem ser utilizados de forma inovadora para angariar mais leads para o seu negócio.

#11 – Review

Muito similar à resenha, o review basicamente é uma analise realizada sobre determinado assunto, produto ou algo do tipo.

Confesso que pelos meus testes não é uma forma eficaz de capturar contatos, porém, é uma opção que você pode estar testando em seu negócio.

#12 – Mapa Mental

Um mapa mental nada mais é do que um arquivo gráfico que mostra determinados pontos que serão abordados por você em uma palestra, vídeo ou algo do tipo.

Esse tipo de mídia é muito utilizado em cursos de marketing digital, onde os produtores criam mapas mentais para resumir os principais tópicos do conteúdo abordado.

#13 – Infográfico

Basicamente, são representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de isca um diferencial para seu negócio.

Veja um exemplo de infográfico aqui do blog: >> CLIQUE AQUI <<

Você pode observar que no link acima eu não peço o seu e-mail para poder te enviar o infográfico, estou disponibilizando 100% gratuito. Porém, você pode ofertar esse tipo de conteúdo em troca do e-mail do usuário.

#14 – E-curso

O E-curso é um minicurso disponibilizado via e-mail marketing, ou seja, você vai criar uma sequência de e-mails para poder enviar logo após o usuário realizar o cadastro.

Esse tipo de isca digital é utilizado com muita frequência lá fora, aqui no Brasil houve um tempo que muitas pessoas utilizaram essa forma de captar contatos, porém, meio que caiu em desuso.

O fato é que esse tipo de isca digital ainda funciona muito bem no processo de geração de leads.

O mais interessante aqui é que além de conseguir capturar o contato do usuário, você consegue manter o mesmo ativo em sua lista de e-mails, pois a cada novo e-mail enviado, ele ficará ansioso para o próximo e assim por diante.

#15 – Combo (e-book + áudio + vídeo)

Para aumentar o poder de conversão do seu negócio e da sua estratégia de geração de leads, você pode oferecer na oferta, um combo de tudo aquilo que já vimos até aqui.

Você pode criar um e-book sobre determinado assunto, e posteriormente gravar um áudio desse e-book e até mesmo um vídeo mostrando os principais pontos.

#16 – Templates

Templates são esqueletos prontos que podem ser utilizados em qualquer contexto, como por exemplo, apresentações, planilhas e até envio de e-mails.

conversao-por-e-mail3

Eu já tive a oportunidade de presenciar, pessoas ofertando como isca digital, uma sequência de e-mails para seus assinantes. Então tudo aquilo que leve a facilitação do trabalho do seu leitor, pode ser utilizado como template e consequentemente como isca digital.

#17 – Ferramentas

Uma ferramenta como o próprio nome já infere, é algo que vai ser de utilidade para o seu futuro cliente.

Confesso que esse tipo de isca é uma das mais complexas de se implementar, pois envolve todo um processo de criação e principalmente pesquisa de mercado para saber exatamente o que desenvolver.

Posso citar como exemplo, o E-goi, que oferece aos seus clientes uma conta gratuita em troca do seu cadastro (se você tem conta lá, saberá que os mesmos sempre enviam e-mails no intuito de fidelizar seus utilizadores).

#18 – Podcasts

Os famosos podcasts se tornam uma excelente alternativa para se gerar leads ao longo do tempo.

Muitos blogueiros utilizam-se desse recurso para trazer uma maior interatividade para seus respectivos projetos e também novos leads para suas bases de e-mails.

Tudo o que você precisa para criar esse tipo de isca, é de um microfone e uma pauta de conteúdo relacionada ao seu nicho de atuação.

#19 – Cupom de desconto

Suponhamos que você tenha ganhado vários cupons de desconto para as plataformas tops do mercado de e-mail marketing. Eis que surge uma boa alternativa para se conseguir gerar leads para o seu negócio.

Você pode oferecer esses cupons em troca do e-mail dos visitantes. Bem simples!

#20 – Newsletter

Para finalizar temos a newsletter, que nada mais é do que enviar e-mails com dicas e novidades do site ou blog.

A oferta aqui é justamente as “novidades e conteúdos do site ou blog“, nada mais do que isso.

Você pode até pensar: “Nossa, isso não funciona“!

De fato, apesar de ser algo simples e bem comum, a newsletter não possui uma conversão tão alta como os outros tipos mostrados até aqui, mas ainda sim, funciona.

06 canais para gerar leads e aumentar sua lista exponencialmente

#01 – Blog

Em minha opinião o melhor canal para geração de leads. Através do seu conteúdo, você consegue passar confiança e gerar a autoridade necessária para capturar os contatos dos seus leads.

Você deve fornecer boxes de captura estratégicos para poder aumentar as chances de conversão. Utilize o meu blog como exemplo e veja a forma com a qual trabalho com esses boxes.

IMPORTANTE: Várias pessoas me procuraram querendo saber qual o plug-in que utilizo para criar essas caixas de captura. Segue o link de um artigo explicando o mesmo: >> CLIQUE AQUI <<

#02 – Website

Acredito que você saiba que o principal objetivo de um site é converter visitantes em compradores, certo?

Portanto, o meio mais rápido e eficaz para realizar essa conversão é conseguir capturar o contato do visitante e realizar um trabalho estratégico de e-mail marketing com o mesmo.

Para isso, volto a repetir, você deve oferecer um conteúdo de extremo valor para sua audiência, para assim, conquistar sua confiança e possibilitar a conversão da mesma.

#03 – Mídias sociais

Utilizar o poder das redes sociais é algo de extrema importância nos dias de hoje. Utilize o Facebook, Google, Twitter, Instagram, Likedin e etc, para popularizar sua estratégia de geração de leads.

#04 – Youtube

Eu sei que gravar vídeos é algo trabalhoso e ainda muito intimidante para alguns. Porém, você não pode fechar os olhos para essa plataforma e o poder que a mesma exerce atualmente no mundo do marketing.

Comece a gravar seus primeiros vídeos e utilize-se do poder de tráfego que essa plataforma possui para aumentar consideravelmente o poder de conversão do seu negócio.

#05 – Anúncios

Também conhecidos como PPC (Pay-Per-Click), os anúncios ainda se tornam o meio mais rápido para alavancar o seu negócio.

Caso tenha capital de giro para investir no seu negócio, utilize o Face ADS e o Google Adwords para trazer novos leads para sua base de assinantes.

#06 – SEO e marketing de conteúdo

Não custa nada repetir né? Crie um conteúdo de extrema qualidade. 

Fazendo isso, você terá mais chances de conquistar credibilidade, autoridade e posicionamento. Com esses fatores, será muito mais fácil converter o usuário em lead.

Recapitulando…

Vimos o quão importante é a captação de leads para o seu negócio e os 20 tipos de iscas digitais mais utilizadas atualmente no processo de geração de leads.

Veja no vídeo abaixo um resumo completo desse artigo:

Conclusão

Para concluir gostaria de lembrar que as iscas ajudam muito, porém, para maximizar os resultados, você precisa lembrar que:

  • É preciso criar boas páginas de captura (utilize os nossos serviços para isso);
  • Não basta apenas capturar o contato, é preciso manter um relacionamento duradouro e agregador com o lead.
  • E por fim, é necessário manter a consistência do trabalho e fugir da prática de SPAM.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais. Caso ainda não esteja em nossa lista, inscreva-se logo abaixo:

Deixe-me saber, quais estratégias tens utilizado para aumentar a geração de leads do seu negócio?

Grande abraço e mantenha-se firme!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 3,17 de 5)
Loading...