[Estudo de Caso] – Como Eu Aumentei em Mais de 356% a Minha Lista de E-mails

Faz alguns meses que venho testando diversas técnicas que aprendo lá fora. E uma delas tem funcionando super bem para o aumento da minha lista de e-mails.

No artigo de hoje, pretendo mostrar exatamente o que eu fiz para conseguir aumentar a minha lista em mais de 300%.

Acredito que você saiba e já até tenha ouvido falar que o dinheiro está na lista, e isso se torna verdade quando você começa a colher os frutos dessa estratégia.

O mais interessante dessa estratégia, é que a mesma funciona para qualquer nicho de mercado.

Antes de aplicar essa técnica, eu capturava em média, cerca de 300 e-mails por mês. Agora, ao mensurar minhas métricas, pude ver que teve um aumento para 790 e-mails capturados por mês. Minha meta é chegar aos 1.000 e-mails mensais, de forma totalmente orgânica.

capturar e-mails para lista

Interessante, né? Veja o que fiz para conseguir esses resultados.

O primeiro passo é descobrir os 10 artigos mais visitados do seu blog. Para isso abra o Google Search Console, e vá até o menu tráfego de pesquisa >> Search Analytics.

menu google search console

Aqui você poderá visualizar as páginas do seu blog que possuem mais visualizações. Porém, você precisará clicar no item “páginas” do lado direito para ter acesso a essas informações:

google search console

Ao fazer essa filtragem, você terá acesso a uma lista inicial de 50 urls do seu site, ordenados de forma que o primeiro colocado é o artigo / página que recebe mais visitas no seu blog.

A ideia aqui é pegar os 10 primeiros artigos mais visitados e aplicar a estratégia que irei ensinar.

Exemplo:

Este artigo sobre os melhores programas de afiliados da atualidade está classificado em segundo para o termo “melhores programas de afiliados”.

artigo wilker

Esse artigo me gera em média quase 200 visitas por dia, e tem sido o artigo mais visitado do blog nos últimos meses.

Dobrando sua taxa de conversão com uma atualização irresistível de conteúdo.

Depois de mensurar quais artigos estão recebendo mais visitas, você pode e deve criar uma atualização do mesmo. Ou seja, acrescentar mais informações.

Só que o pulo do gato dessa estratégia, é justamente oferecer essas atualizações em troca do e-mail do leitor.

Você pode, por exemplo, gravar um vídeo, criar um checklist ou até mesmo uma versão em PDF do artigo (já falei sobre isso nesse artigo).

Ou qualquer outra coisa que sirva para oferecer em troca do e-mail do visitante. Dito isso, vamos ao estudo de caso.

[Estudo de Caso] – O que eu fiz para aumentar a minha lista em mais 300%.

Nesse estudo de caso eu pretendo mostrar tudo o que fiz para triplicar a quantidade de e-mails capturados de forma orgânica no meu blog.

Depois de selecionar os 10 artigos mais visitados do blog, é hora de  criar uma atualização de conteúdo para oferecer em troca do e-mail do leitor.

Aqui no blog, eu optei de inicio pela a oferta de uma versão em PDF dos 10 artigos, de forma que cada artigo tivesse sua versão em PDF para oferecer ao leitor a possibilidade de leitura posterior, ou até para salvar aquela informação.

Mas Wilker, eu terei que criar quase que um e-book para os 10 artigos?

Sim, porém, para facilitar o seu trabalho, você pode baixar e instalar a extensão para o Chrome Print Friendly & PDF Chrome:

Print-friendly-and-PDF

Com essa extensão, seu trabalho será reduzido pela metade. Basta você entrar no artigo que deseja gerar a versão em PDF e clicar no ícone verde:

print wilker

Feito isso, basta apenas clicar no ícone em PDF para gerar o arquivo:

print wilker 2

Depois disso, você poderá baixar tranquilamente o PDF do artigo com todos os links inclusos e anexar em seu serviço de e-mail marketing (na página de agradecimento).

Dica Bônus…

Wilker, eu não quero apenas gerar um PDF do meu melhor artigo. Eu quero ofertar algo que de fato chame a atenção do leitor e seja aquilo que ele está buscando.

Sem problemas… Vai dá mais trabalho? Sim. Porém, em longo prazo, pode ser uma ótima estratégia.

Veja o que você precisa fazer:

01 – Identifique as palavras-chave que estão sendo pesquisadas com mais frequência por pessoas que visitam aquele artigo.

Vá até o Google Search Console e clique em tráfego de pesquisa >> Search Analytics, depois clique em páginas (esse é o mesmo processo que mostrei no inicio do artigo).

menu google search console

Clique na primeira URL encontrada, no caso o seu artigo mais visitado e dessa vez clique de volta em “consultas”:

print melhores programas de afiliados

Você terá uma listagem das palavras-chave que estão sendo buscadas e direcionadas para o seu artigo.

02 – O segundo passo, é criar uma oferta / isca relacionada à palavra-chave escolhida.

Por exemplo, no meu caso eu poderia montar um infográfico com os melhores programas de afiliados de CPA de 2017.

Seria uma isca bem segmentada e que seria entregue para todas as pessoas que chegassem ao meu blog, através da palavra-chave “programas de afiliado“.

03 – O terceiro passo é justamente oferecer a isca em troca do e-mail. Nessa etapa, você vai utilizar um call-to-action, que pode ser em formato de texto ou imagem, e acionar um pop-up quando clicado para apresentar a oferta e consequentemente conseguir capturar o e-mail do visitante.

Essa é a segunda forma de implementar essa técnica, porém, no meu estudo de caso, eu abordei a estratégia de geração de um PDF e disponibilização nos artigos mais visitados.

Veremos agora, como oferecer o PDF em troca do e-mail…

Criação do pop-up de conversão em 05 minutos

Identificado o conteúdo mais visitado e gerado uma versão em PDF do mesmo. É hora de oferecer esse material em troca do e-mail dos visitantes. A melhor maneira de fazer isso e a que mais gera conversão, é a utilização de pop-ups.

Nessa etapa é importante você utilizar uma ferramenta que facilite o seu trabalho. No meu estudo de caso, utilizei a ferramenta Thrive Leads, e assim pude construir meus pop-ups em menos de 05 minutos.

Veja um exemplo de como ficou o CTA em um dos meus artigos. Ao clicar na imagem abaixo, será aberto um pop-up, onde você receberá uma cópia do artigo sobre os melhores programas de afiliados:

Quando o visitante clicar na imagem, surgirá na tela um pop-up oferecendo a possibilidade de ele baixar aquele artigo em formato PDF. Você encontrará essa imagem de CTA nos artigos mais visitados do meu blog.

Não me aprofundarei nesse artigo no processo de criação do pop-up, porém, ao clicar no link abaixo, você encontrará um tutorial completo de como utilizar o plugin Thrive Leads, incluindo a opção de criação dos pop-ups.

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PLUGIN THRIVE LEADS <<

Resultados…

A configuração do pop-up e a entrega da versão em PDF do artigo me custaram apenas 5 minutos para fazer, e estão me trazendo 790 novos assinantes para minha lista de e-mails:

conversão thrive leads

A melhor parte dessa estratégia é que você pode facilmente escalá-la em todo o seu blog, e assim, rapidamente dobrar ou até mesmo triplicar o crescimento da sua lista de e-mails.

Para começar, faça uma auditoria das suas 10 postagens mais visitadas. Não se preocupe se estiver iniciando agora, você já está na frente de milhares de pessoas.

Posteriormente, crie um conteúdo segmentado ou gere um PDF do seu artigo, acople o mesmo ao seu serviço de e-mail marketing e por fim, crie o pop-up para entregar o mesmo a sua audiência.

Conclusão…

Espero que tenha gostado desse estudo de caso e que o mesmo sirva de exemplo prático, para aplicação no seu negócio.

Lembre-se, o dinheiro está na lista e esta pode se tornar o seu principal ativo ao longo do tempo. Portanto, trate seus leads com carinho e sempre busque novas oportunidades para aumentar a quantidade destes.

Caso tenha interesse no plugin de criação de pop-ups, clica no link abaixo, que compartilho um artigo completo mostrando todos os detalhes do mesmo:

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PLUGIN THRIVE LEADS <<

No mais, deixe-me saber se esse artigo te ajudou e quais resultados você teve com essa técnica.

Forte abraço e até a próxima!

  • Muito bom o seu conteúdo, quero aplicar essa técnica para aumentar a minha lista também. Sempre quis que ela crescesse mas confesso que não sabia como… Parabéns!