Ignorância Seletiva: O Que é e Como Ela Pode Ajudar Você a Crescer Pessoal e Profissionalmente

A palavra ignorância é uma palavra muito forte, mas significa que alguém não tem ciência, não tem conhecimento ou competência sobre determinado assunto.

Em determinados assuntos, todo mundo pode ser um completo ignorante.

Para isso, é preciso também prestar atenção no que é informação e o que é conhecimento, principalmente em relação as suas diferenças. De maneira simples, um jornal traz informações, já um livro pode te trazer conhecimentos.

Neste artigo veremos o conceito de ignorância seletiva e sua importância no crescimento como pessoa e principalmente como profissional.

capa ignorancia

A influência de fatores externos na sua vida

Descobrir o que aconteceu em um desastre natural do outro lado do mundo, ou a cotação do dólar, crise política, divórcio de algum famoso, não vai mudar nada na sua vida hoje em dia.

Se você for parar para pensar, a maioria dos portais de notícias, jornais, mostram coisas que não vão mudar a sua vida e não vão agregar conhecimento nenhum.

Eles podem te impactar em alguma coisa, mas não vão influenciar em alguma mudança na sua vida. Quando se entende isso, é mais fácil de parar de assistir aos telejornais, ler jornais ou notícias nas redes sociais.

É claro que dá para consumir aquilo que você acredita que te traga algum conteúdo relevante.

Não ter essas informações também não vai mudar a sua vida, mas o que importa, é o tempo que se gastava com isso, se tornando agora um tempo livre em que você pode usar para adquirir mais conhecimento.

Um dos hábitos das pessoas que sabem investir no seu crescimento pessoal e profissional é não assistir televisão.

Parece pouco, mas é preciso valorizar o seu tempo. Tempo desperdiçado nunca vai voltar e muitas pessoas não sabem valorizar o seu tempo e acabam desperdiçando com bobagens.

A ignorância seletiva quando colocada em prática pode te trazer mais tempo livre para atividades que vão te trazer valor. Quem sabe comprar um bom livro no lugar de procurar informações não relevantes na internet será mais produtivo e um melhor investimento para a sua vida.

Ao comprar um livro ou começar um curso, você consegue economizar tempo e acelerar o seu aprendizado.

Tempo não é dinheiro e isso deve ser entendido porque o tempo nunca vai ser recuperado. O dinheiro, uma vez que você gastou, ele não se vai para sempre, é possível recuperar esse dinheiro. Por isso, é tão importante saber valorizar o seu tempo.

Ter liberdade financeira é ter tempo livre para conseguir se dedicar as coisas importantes na vida, definindo os seus objetivos e não parar de buscar os seus objetivos até alcançar.

Cultivando a ignorância seletiva

cultivando a ignorancia seletiva

Tornar a ignorância seletiva em um hábito é muito fácil, pois é simples deixar de consumir todas as informações que estão fora dos seus objetivos.

Normalmente não temos necessidade em ver notícias, percorrer todo o feed de redes sociais, ler todas as conversas no WhatsApp, entre outros. Evitar essas coisas melhora a nossa concentração.

Depois de tirar todas essas distrações, é possível melhorar a produtividade, organização, foco e concentração, aumentando-as.

Pode parecer absurdo chegar um momento na sua vida em que você não sabe grandes notícias sobre o seu país, mas isso não vai afetar a sua vida tanto assim. Talvez em uma roda de conversas, você seja o último a saber, mas que diferença isso faz?

Saber sobre o vídeo mais engraçado da semana, meme, fofoca de algum famoso, coisas irrelevantes é algo tão importante assim? Conforme a gente deixa essas informações de lado, temos menos necessidade de ficar checando o celular o tempo todo. Isso ajuda muito na rotina do dia a dia.

Com isso, a sua concentração nos estudos vai aumentar, as respostas para as suas situações são encontradas mais rápidas, evitando aquela sensação de cabeça esgotada no final do dia.

Quanto mais tempo disponível, mais disposição para realizar as tarefas importantes para você no fim do dia.

A ignorância seletiva é um assunto que está relacionado ao desenvolvimento, mais diretamente a produtividade, a performance.

Produtividade não está necessariamente relacionada a quantidade de horas em que se trabalha, mas sim a qualidade dessas horas, como você está investindo essas horas.

A ignorância seletiva é você não gastar o seu tempo em informações ou tentando obter informações que não sejam importantes para você.

Quando você entra em uma rede social para mandar uma mensagem para alguém. Quanto tempo para fazer isso você precisa? 30 segundos.

Nesse tempo, ao abrir a rede social, você vê algo que te chama a atenção, depois um vídeo chama a sua atenção e quando vê, horas se passaram e você não aprendeu nada.

O tempo perdido ali, consumindo informações que não te agregam em nada e não trazem conhecimento é algo que estamos cada vez mais acostumados a fazer.

Estamos o tempo todo sendo bombardeados por isso, seja na televisão, jornal, WhatsApp, Facebook, entre outros.  Temos uma dieta pobre de informações, em que não nos traz nada de conhecimento.

Caso você queira realmente aumentar a sua produtividade, crescer pessoal e profissionalmente, é preciso entender como você tem gastado o seu tempo.

É preciso prestar atenção nessas informações que você consome, pense se você precisa passar tanto tempo em uma rede social, lendo algum jornal ou assistindo tal canal de televisão.

Focando no que realmente interessa

focando no que realmente interessa

As coisas acontecem de uma forma muito rápida, a informação está disponível com muita facilidade, diferente do que acontecia antigamente.

O volume de conhecimento que a humanidade produz hoje, no século 21, é o mesmo que ela demorava 50 anos no século passado, ou seja, a quantidade de informações e conhecimento que nós produzimos hoje é muito grande.

O sucesso não é mais determinado pela quantidade de informações que temos acesso, pois o dia todo somos expostos a centenas de informações. Hoje o sucesso se define pela qualidade da informação que acessamos.

Pensando nisso, é que surge o conceito de ignorância seletiva. Para entender o que é, é preciso primeiramente entender que não dá para acessar todas as informações disponíveis, ou seja, você vai ser um ignorante para muita informação que for produzida todos os dias.

Tudo isso para focar naquilo que realmente interessa, na informação que seja realmente relevante para você.

Produtividade não quer dizer só a profissional que traz bom emprego, traz dinheiro para gastar, a vida não se resume a isso.

O crescimento é pessoal também, a produtividade que é relevante para a sua família, para a sua saúde física, saúde mental.

É essa produtividade que faz com que você se sinta realizado como um ser humano, completo.

Quantas informações você está sendo exposto todos os dias? E qual a qualidade dessas informações? Hoje ao abrir o seu feed do Facebook, do Instagram ou Whatsapp, quantas informações ali não te trazem nada de bom? Não trazem nada relevante para a sua vida? Muitas, certo?

Tanta gente você tem nas suas redes sociais e você não conhece, postagens que não te interessam, assuntos que não fazem sentido, entre outros.

Muitas coisas nos é fornecida em redes sociais, mas muito conteúdo não nos traz nada de relevante e não nos acrescenta em nada na vida, não te faz melhorar nas coisas importantes.

Não é só sobre a informação inútil que nos chega todos os dias, mas também sobre a quantidade de informações úteis que perdemos todos os dias ao consumir a coisa errada. É também sobre sim, acessar uma rede social e perder de ler um conteúdo que fosse relevante.

É no meio de tantos grupos no WhatsApp perder uma mensagem do grupo da Família que era realmente importante para o seu dia.

Existe muita informação inútil sendo produzida, mas a partir do momento que a gente consegue filtrar as informações que chegam até nós e selecionando aquilo que realmente importa.

É assim que o sentimento de realização surge no fim do dia, é assim que se perde tempo com distrações. Tem gente que está por dentro de tudo o que acontece no mundo, mas não consegue parar para olhar os outros.

Portanto, a regra é bem simples, para aumentar os resultados é necessário reduzir os esforços. Boa parte das informações que consumimos é negativa e gastamos nosso tempo com isso, sendo irrelevante para os seus objetivos de vida.

Informações úteis existem e devem ser consumidas, buscar ler informações que te tragam resultados é bem importante. Claro que uma ficção antes de dormir também é muito válida.

Como praticar a ignorância seletiva?

Comece deixando de consumir informações midiáticas por uma semana.

Tente fazer isso por 5 dias e veja quais resultados isso pode te trazer. Ou seja, não leia jornais, nem revistas, não acesse portais de notícias, nem veja televisão, só se for por uma hora durante a noite para se distrair.

Não leia livros ou leia algum de ficção para poder se distrair. Não navegue na internet enquanto trabalha, só se for realmente fundamental para o seu trabalho.

Aproveite o tempo que não fazer essas atividades te trarão fazendo algo que te agregue valor, converse com a sua família, aprenda a cozinhar algo.

Pense se aquela informação vai ser importante e se você vai usar ela logo, caso a resposta seja negativa, então não consuma. A informação inútil não vai ser aplicada em algo importante para a sua vida.

Depois de perceber que as notícias no jornal não têm nada a ver com você, vai ser muito mais fácil deixar de lado essa parte da sua rotina. Quando alguma coisa realmente importante acontecer, as pessoas vão te dizer isso.

Você pode até mesmo tirar um tempo do seu dia para perguntar a algum colega de trabalho se algo realmente importante no mundo aconteceu aquele dia.

Os sites de noticia normalmente são bem gerais e são direcionados para um público geral também. Isso significa que as notícias são extremamente apelativas, por isso, a maioria não traz nada de bom.

As notícias gerais são fáceis de ler, basta passar em uma revistaria e ler as manchetes dos jornais.

Consumir informações de um site que seja do seu interesse é uma ideia muito melhor, pois aí sim, a informação pode ser usada para algo e pode ser posta em prática.

Existe muita notícia negativa no mundo e elas são bastante noticiadas, pois chama a atenção da maioria das pessoas. A informação negativa não vai trazer nada de bom para a sua vida, vai te bloquear completamente.

Existem milhares de problemas acontecendo por todos os lados, então não faz sentido você ter que se preocupar com algum, enquanto poderia estar acessando uma informação positiva.

Pode ser que as tarefas do seu dia a dia precisem de algumas informações, por isso, deve-se apenas consumir o básico. Antes de começar a trabalhar, defina o que é necessário fazer para terminar uma tarefa.

Veja se você tem que consumir alguma informação nesse meio tempo e faça isso de maneira direta. Tire um dia da semana para que você aprenda algo.

É bem importante consumir algum tipo de informação para o crescimento em sua vida pessoal, assim como na sua vida profissional. Apenas um dia da semana já é suficiente para isso.

Tenha um espaço no trabalho que não te permita distrações, seja um trabalhador produtivo. A gente se distrai muito fácil, por isso tente criar uma barreira para que as informações não cheguem em você.

Fique longe da televisão, tente não acessar sites de notícia e não fique pegando o celular para conferir algo de 5 em 5 minutos. Desative as notificações, delete os aplicativos, crie barreiras para acessar o conteúdo.

Tudo é questão de hábito e com o tempo, fica cada vez mais fácil evitar esse tipo de atitude.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas ele é o mais importante para todos os benefícios que a mudança traz depois. A ignorância seletiva não é só um esforço de um dia, é uma luta para que se torne algo natural.

É uma habilidade muito importante para quem quer construir uma vida pessoal e profissional com mais foco, mais desempenho e com a melhora na produtividade. Foque no que realmente importa e agrega valor para a sua vida.

Espero que tenha gostado. Compartilha esse conteúdo com seus amigos e deixa o seu comentário aqui abaixo para que eu possa saber que você entendeu completamente o conceito de ignorância seletiva.

Sou o Rogério Batista, bancário e empreendedor digital nas horas vagas (por enquanto)!

Procurando adquirir e por em prática o conhecimento em marketing e empreendedorismo digital para crescer pessoal e profissionalmente além de ajudar as pessoas a crescerem e prosperarem no empreendedorismo digital  via aquisição e colocação em prática do conhecimento adquirido! Afinal conhecimento é o nosso maior ativo!

Meu site: www.evoluaseuconhecimento.com

Abraços.

[ Esse artigo é um guest-post escrito pelo Rogério Batista ]

  • Fala meu amigo!
    Não palavras para a gratidão que tenho por você nos dar essa oportunidade!
    Sucesso sempre e que Deus lhe abençoe por toda a vida!
    Acredito que o conceito da ignorância seletiva poder impactar positivamente a todos aqueles que a colocarem em prática!

    • Fala Rogério,

      Eu que agradeço por disponibilizar um pouco do seu tempo para compartilhar esse conhecimento conosco. Conteúdo de extremo valor.

      Grande abraço e sucesso na sua jornada.