43 Princípios que Farão de Você um Dos Melhores Blogueiros da Atualidade

Segundo a Wikipédia, um princípio é “uma consequência inevitável de algo, tais como as leis observadas na natureza ou a maneira que um sistema é construído.”

Se você prestar atenção a essa definição, você vai encontrar duas palavras cruciais: consequência inevitável.

Ao contrário das técnicas, estratégias e táticas, os princípios sempre lhe dará um resultado específico. E essa é a chave.

Por exemplo, se você jogar uma moeda no ar, você sabe com certeza que a moeda vai cair. Esse é o princípio de gravidade em ação.

Outro exemplo clássico é o princípio matemático. 2+2 sempre lhe dará o resultado 4. Não há outro resultado possível.

E quando você identifica os princípios fundamentais que controlam seu mercado, você é capaz de obter resultados extraordinários com este tipo de precisão.

Agora, por que estou dizendo isso?

Blogar não é uma exceção à regra. Ignorar seus princípios é fugir do sucesso, é ir contra a maré.

Portanto, fica ligado, leia todo este material e coloque em prática todas as dicas que irei passar aqui para que assim você se sobressaia no mercado e abrace o sucesso com força.

pilares-de-um-blog-de-sucesso

#01 – Compreender verdadeiramente seu público

Você provavelmente já ouviu isso uma centena de vezes. Mas é importante.

Se você quer se destacar, você precisa saber o que os seus leitores desejam, anseiam e buscam.

O que eles temem? O que eles desejam? Quais suas dores e problemas?

Quando você sabe as respostas destas perguntas, o seu conteúdo será mais convincente e você vai ganhar força mais rápido.

Quando escrevi o artigo 06 maneiras criativas de levantar ideias de conteúdo para o blog fiz questão de mencionar uma técnica e algumas ferramentas para você encontrar questionamentos comuns do seu mercado. Ao responder essas questões no seu blog, a tendência é que ele cresça absurdamente.

#02 – Ser banal

Antes que comece a pensar besteira (rsrs) deixe-me explicar o que quero dizer por ser “banal”.

Muitos blogueiros iniciantes pensam desta maneira: “Se eu entrar em um nicho competitivo, nunca terei sucesso. Eu preciso encontrar uma ideia original. Algo que ninguém nunca falou.”

Então eles começam a escrever sobre “ensinar o seu cachorro a dançar”, algo que é feito na esperança de ser original e assim dominar a blogosfera.

Mas aqui está a verdade:

Esses tipos de ideias “originais” nunca vão chegar ao patamar que você precisa para construir um blog rentável.

Sim, você pode se tornar o número #1 em um desses nichos com maior facilidade, mas será inútil de qualquer forma.

Em vez disso, comece a pesquisar o que as pessoas estão fazendo para alcançar o sucesso no seu mercado e comece a concorrer diretamente com essas pessoas. Lembre-se: se um nicho é competitivo é porque é rentável.

No artigo como encontrar um nicho rentável eu apresento várias estratégias eficientes para você encontrar o nicho de mercado ideal para você.

#03 – Não publicar conteúdos muitas vezes

Sim, você não leu errado!

Se você quer se tornar um blogueiro bem sucedido, não publique vários conteúdos.

Quando seu planejamento editorial é muito apertado, duas coisas podem acontecer:

  1. A qualidade do conteúdo fica comprometida;
  2. Você ficar sobrecarregado.

Em vez de gastar tempo produzindo mais e mais conteúdo, você deve gastar mais tempo para promovê-lo, trabalhando em sua estratégia, e contribuir para a comunidade.

Não estou afirmando que você deve escrever 10 artigos e parar por ai. Tente manter uma constância de pelo menos um artigo por semana, sempre colocando o máximo de qualidade nesse artigo e gaste um bom tempo divulgando o mesmo nas redes sociais, via e-mail marketing  e etc.

Quando escrevi o artigo como aumentar o tráfego orgânico do seu blog e passar de 1K para 10K visitas por mês, mostrei diversas dicas poderosas para você aumentar drasticamente a quantidade de visitas no seu projeto.

#04 – Abrace a filosofia “ABC”

ABC significa “Sempre estar contribuindo.”

Nós vivemos em um mundo “interdependente”, o que significa que não podemos realizar grandes coisas por conta própria. Nós precisamos de ajuda. Os relacionamentos são pilar de todo empreendimento de sucesso.

E quando se trata de blog não é diferente.

Se você quer se destacar, estabelecer um novo padrão em seu mercado, e ganhar a vida a partir da internet, você precisa estar sempre contribuindo com a comunidade.

Como? Ao colaborar com influenciadores, amigos, leitores e até mesmo seus concorrentes. O tempo todo.

Mencioná-los em seu conteúdo, ajudá-los a atingir seus objetivos, entrevistá-los, examiná-los, aprender o que os mantém acordados à noite.

Isso vai reforçar a sua rede, e você vai crescer muito mais rápido.

No artigo abaixo você verá um exemplo deste tipo de estratégia:

>> O que 16 Blogueiros e Empresários de Sucesso Podem Ensinar Sobre Marketing Digital <<

#05 – Passe algum tempo no desenvolvimento pessoal

Acredito ou não, o seu blog é um reflexo de você!

Maus hábitos podem destruir até mesmo a maioria das empresas “brilhantes”.

É por isso que é vital você gastar um pouco de tempo no seu desenvolvimento pessoal.

Se livrar de maus hábitos, ser pró-ativo, melhorar o seu conjunto de habilidades, aprender a influenciar pessoas. Não há nada mais rico do que você investir em si mesmo.

#06 – Construa sua lista de e-mail o mais rápido possível.

Eu sei que esse assunto é de longe o mais comentado e discutido em nosso mercado, porém, vale a pena mencionar mais uma vez que é importante demais você construir sua lista de e-mail marketing.

Muitos blogueiros argumentam que e-mail marketing não funciona mais.

“Concentre-se em mídia social”

“Obtenha mais seguidores no Twitter”

“Construa sua página no Facebook”

Essas são apenas algumas afirmações desses blogueiros.

Apesar de ser importante também todo este trabalho com as mídias sociais, o fato é que o e-mail marketing não morreu e que continua a ser o melhor canal de marketing da atualidade.

Portanto, construa sua lista o mais rápido possível para não deixar um bom dinheiro na mesa.

#07 – Não faça promessas vazias

Quebrar uma promessa para o seu público é algo que pode acabar com sua credibilidade no mercado.

Se o seu blog promete que os leitores vão ganhar mil reais mensais com as estratégias ensinadas, por exemplo, certifique-se de cumprir a mesma. Não só com informação, mas com resultados.

Não faça seus leitores desperdiçarem seu tempo precioso seguindo conselhos que você sabe que não vai dar em nada.

Isso vai acabar com sua credibilidade.

#08 – Seja o servo, não o mestre

Veja, as pessoas odeiam arrogância.

E isso é algo que muitos blogueiros lutam contra. Eles se sentem superiores devido ao fato de que eles possuem credenciais, experiência, educação e etc.

Mas a verdade é que, se você quiser ter sucesso como um blogueiro, você precisa perceber que você é o servo e não o mestre.

Blogar não é sobre você, é sobre seus leitores.

Abrace este princípio que você vai se salvar de uma tonelada de dores de cabeça.

Seja humilde. Sirva os seus leitores. Ajude-os a resolver problemas e eles vão te amar por isso.

#09 – Seja estratégico

Se você for como a maioria dos blogueiros, você provavelmente publica conteúdo porque “você acha que precisa fazê-lo.”

Sim, você pode ter um calendário editorial e tudo, mas você não sabe como o conteúdo de amanhã se conectará com o conteúdo da próxima semana e etc.

Lembre-se disso: Blogar não é um sprint, uma maratona, então você precisa desenvolver um plano sistemático para dominar o seu nicho no longo prazo.

Esqueça a abordagem “obter resultados agora” e foque na criação de algo muito maior.

Em vez de criar peças isoladas de conteúdo, construa uma máquina em que cada pedaço de conteúdo tem uma razão clara e objetiva.

No artigo “como eu crio um conteúdo denso, incrível e que as pessoas amam“, mostro várias dicas de como criar um conteúdo estratégico e de qualidade.

#10 – Segmente seu público

Esta é uma dica vital.

Pense nisso:

Cada um dos seus leitores é diferente. Eles têm diferentes personalidades, gostos e interesses. Você não pode simplesmente tratá-los da mesma forma.

Um copywriter sábio uma vez disse: “O aspecto mais importante da copy que funciona é o quão bem a sua mensagem corresponde-se com a forma como os seus leitores ver as coisas.”

Para fazer isso, você precisa segmentar seu público e criar mensagens personalizadas para cada segmento. Desta forma, o seu conteúdo será sempre mais relevante.

Pode parecer complicado no inicio, eu sei. Porém, uma técnica que tenho utilizado no meu blog é segmentar os contatos por categoria.

Cada categoria possui boxes de captura específicos para a captura de contatos por interesse em determinado assunto.

Por exemplo, nos artigos da categoria “mais tráfego” existem diversas formas de captura que direcionam para uma lista de pessoas interessadas em aprender como gerar mais tráfego para seus negócios.

Assim, eu mantenho uma comunicação assertiva e direcionada para esse público.

Portanto, mantenha a segmentação dos seus leitores, contatos e seguidores e veja seus resultados aumentarem exponencialmente.

#11 – Ame seus leitores existentes

Algo muito importante que aprendi ao longo dos anos é que devemos valorizar o que temos agora antes de tentar obter mais. Isso é um princípio básico.

Veja, não estou afirmando que você não pode se concentrar em obter mais leitores, mas simplesmente falando que você não pode negligenciar o seu público atual.

#12 – Dê tempo ao tempo

Este é um dos princípios que você provavelmente não quer ouvir.

Você quer que eu diga que manter um blog é fácil. Que você pode obter resultados rápidos e que tudo funcionará no piloto automático.

Se eu afirmasse tais coisas, seria um completo mentiroso.

Em vez disso, vou dizer o que você não quer ouvir:

O sucesso não é um evento, é um hábito. E se você deseja obter resultados a partir de blogs, você precisa ser paciente. Dá tempo ao tempo.

#13 – Medir

Uma vez ouvi um grande especialista no mercado afirmar algo do tipo: “O que não é medido, infelizmente não cresce“.

Eu concordo totalmente. O crescimento vem quando as pessoas identificam o que estar funcionando e aumentam a produção para escalar o negócio.

Mas, se você nem sabe o que está funcionando, como você pode aumentar a produção de algo para poder melhorar ainda mais o seu negócio?

Lembre-se disso, se você quiser se tornar um blogueiro excelente, você precisa utilizar e se especializar no Google Analytics.

#14 – Não seja um imitador

Você não precisa ser necessariamente original para obter resultados, porém, ser um completo imitador não vai ajudá-lo a obter êxito no mercado.

Você precisa encontrar sua própria voz, a sua própria visão.

Um dos maiores erros que os blogueiros cometem é pensar que se uma estratégia está dando certo para uma parcela do mercado, não significa que dará certo para você também. Isso é uma verdadeira ilusão.

Eu vejo diariamente pessoas seguindo a manada e seguindo modas que muitas vezes acabam prejudicando o crescimento das mesmas.

Você precisa entender que cada caso é diferente. Não significa que o fulano X está faturando milhares de reais no Instagram e que você vai faturar a mesma coisa.

Em vez de copiar o que seus concorrentes estão fazendo, estude e tente encontrar uma lacuna que eles ainda não identificaram. Isso permitirá uma certa originalidade no seu negócio e te favorecerá no mercado.

#15 – Seja transparente

Para ser um bom blogueiro você não precisa ser extravagante.

Você não precisa ser um especialista, ter credenciais ou grau universitário.

As pessoas não se preocupam com essas coisas. Contanto que você possa ajudá-las a resolver um problema específico. Basta dizer a verdade, ser transparente. Não tente ser algo que você não é.

#16 – Aplique as estratégias que estão funcionando no mercado

Em contrapartida do que falei no tópico 14 você não precisar reinventar a roda. Porém, lembrando sempre que você não deve ser um completo imitador. 

Você pode pegar uma estratégia que está funcionando muito bem no mercado e melhora-la ao ponto de colocar o seu requinte na mesma. ​

Um exemplo bem conhecido é o uso dos infográficos. O viver de blog meio que foi o precursor aqui no Brasil desse tipo de conteúdo. Depois vários blogueiros começaram a implementar e também a ter sucesso com essa estratégia. 

principios-de-geração-de-tráfego

#17 – Capriche no título do artigo

Veja:

80% das pessoas vão julgar o seu conteúdo com base no seu título. Eles nem sequer se importam se você passou duas semanas ou mais para produzir o artigo. (eu sei, isso soa cruel. :D)

Isso significa que o sucesso do seu conteúdo dependerá da sua capacidade de escrever títulos persuasivos. Se o título for uma porcaria, você estará deixando dinheiro na mesa.

Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, comece a trabalhar arduamente nos títulos dos seus futuros artigos.

Ao clicar no botão abaixo você será redirecionado para um artigo completo mostrando detalhadamente estratégias eficazes para aumentar a taxa de cliques dos seus títulos, veja:

Clique Aqui Para Ler o Artigo

#18 – Criar conteúdo baseado em dados

Ao ler o seu blog, as pessoas estão sempre à procura de razões para não confiar em você.

Elas estão acostumadas a blogueiros que fazem o divertimento delas, fornecendo informações inúteis.

E convenhamos, se o seu público não parar para ler o seu conteúdo, eles não vão compartilhá-lo e você vai ter menos exposição.

Uma das melhores maneiras de remover essa “barreira invisível” é através da inclusão de fatos e dados concretos sobre estratégias que você aplicou.

É aquele velho ditado: “Mata a cobra e mostra o pau”.

Ao fazer isso, sua credibilidade irá aumentar bem como sua autoridade também e com isso, as pessoas irão compartilhar o seu conteúdo e disseminá-lo pela internet.

Um bom exemplo disso você encontra no artigo: “[Estudo de caso] Como eu aumentei em mais de 356% a minha lista de e-mails“.

#19 – Aplicar “pré-promoção”

Nos dias de hoje, quase todo mundo sabe que a promoção de conteúdo é um elemento vital de qualquer estratégia de blogs de sucesso.

Porém, é notório que poucas pessoas sabem aproveitar a fase de “pré-promoção”.

Pré-promoção Wilker? O que é isso?

Bom, este conceito afirma que você deve começar a promover seu conteúdo, mesmo que você não tenha terminado o mesmo ainda.

Dessa forma, você sempre terá uma audiência pronta para consumir e compartilhar cada pedaço de conteúdo que você publicar.

A desvantagem é que esse conteúdo pode ser muito demorado, mas vale a pena se você tiver o tempo necessário.

Essa técnica eu aprendi com o Brian dean do site backlinko. O mesmo antes de publicar seu próximo conteúdo, envia um e-mail para sua base no intuito de ativar o gatilho da antecipação.

Isso acaba gerando uma ansiedade em querer consumir o próximo conteúdo do Brian e todos ficam ligados na espera por esse conteúdo.

#20 – Destacar os influenciadores do mercado

Como eu disse anteriormente, nós vivemos em um mundo interdependente. Como seres humanos, precisamos ajudar uns aos outros para realizar grandes coisas.

E quando se trata de blogs, a mesma filosofia precisa ser aplicada. Você não pode crescer sem a ajuda de outros blogueiros.

Porém, é importante frisar o seguinte:

Se você você pedir aos influenciadores do mercado para compartilhar o seu conteúdo, a maioria deles não vai fazer isso.

Não é porque eles estão mal e desejam ver você fracassar. É só questão de prioridades que eles possuem em suas rotinas diárias. Por isso, nem sempre seu pedido vai ser visualizado ou atendido.

A chave aqui é tentar ser esperto e utilizar algumas técnicas para chamar a atenção do blogueiro influenciador.

Uma técnica que gosto muito é de citar o nome e link do site do blogueiro em questão. Com isso, o WordPress vai notificar o blogueiro que um novo pingback foi gerado, e o mesmo irá averiguar esse pingback e acabará encontrando o seu site e o link de referência que você criou.

Com essa pequena ação, o blogueiro influenciador irá compartilhar o seu artigo com a base de dados dele e assim o seu tráfego, credibilidade e autoridade aumentará consideravelmente.

#21 – Visitante do blog deve ser uma prioridade

Algo que aprendi ao longo dos anos é que devemos gastar mais tempo escrevendo para outros locais do que para o seu próprio blog, especialmente quando você está apenas começando.

Por quê? Porque quando você é novo, ninguém te conhece, e muito menos confia em você. É por isso que você precisa utilizar a credibilidade de outros blogs para poder se posicionar no mercado.

E a estratégia mais eficaz para conseguir novos visitantes e crescer sua audiência é a estratégia de guestpost que é mostrada detalhadamente no artigo abaixo:

> Como Fazer um Guestpost de sucesso em apenas 04 etapas simples <<

#22 – Audiência primeiro, depois SEO

Não me interprete mal, SEO é uma das maneiras mais eficazes para direcionar o tráfego para o seu blog.

Mas como blogueiro, SEO não deve ser a sua prioridade (pelo meno não no inicio).

Muitos blogueiros gastam muito tempo otimizando o seu conteúdo para SEO do que gastam aprendendo como seu público pensa.

Quanto mais você entender o seu público, mais fácil você será capaz de planejar conteúdo e mais fácil será você se conectar com eles.

Quando você está apenas começando, você deve se concentrar em entender o seu público e ajudá-los a resolver problemas. Nesse meio tempo, aprender sobre SEO, e uma vez que você realmente entender como ele funciona, em seguida, iniciar sua aplicação.

Lembre-se, público em primeiro lugar. SEO segundo.

#23 – Implementar a auditoria competitiva

A melhor maneira de acelerar o seu caminho para o sucesso é observar o que os especialistas em seu nicho estão fazendo e, em seguida, modelá-lo.

Quero esclarecer a diferença entre cópia e modelagem.

Eu posso definir a modelagem como o ato de quebrar a estratégia da sua concorrência em pequenos segmentos, e em seguida, com base nessa informação chegar a uma teoria de como esses elementos podem melhorar a sua estratégia atual.

A cópia é apenas supondo o que seus concorrentes estão fazendo e, em seguida, copiar essa estratégia em seu negócio.

Portanto, o segredo aqui é modelar e se possível melhorar aquilo que está dando certo para seus concorrentes.

#24 – Aumente seu tráfego utilizando as mídias pagas

Muitos blogueiros evitam gastar dinheiro a todo custo, mas colocando um pequeno orçamento para cada post que você publicar, você vai maximizar seus resultados e com isso crescer mais rápido.

Para isso, sugiro você investir um pouco no tráfego pago, principalmente oriundo das redes sociais.

No artigo abaixo apresento as melhores fontes de tráfego pago da atualidade, vale a pena conferir:

Clique Aqui Para Ler o Artigo

#25 – Escreva todos os dias. Leia todos os dias. Sem exceções.

Acredito que este seja o melhor conselho que posso te dar.

Um dos maiores escritores da história da humanidade certa vez disse:

“Se você quer ser um escritor, você deve fazer duas coisas acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Stephen King”.

Não existem atalhos. 

Aqui está uma regra de ouro:

Escrever pelo menos 500 palavras todos os dias nos próximos 30 dias, e tentar ler um livro a cada semana. 

Isto irá melhorar drasticamente as suas habilidades como escritor.

principios-da-escrita

#26 – Editar tanto quanto for necessário

Não se contente com a primeira versão do seu conteúdo. Sempre que possível edite as informações, atualize com novos dados e refine seu material para que o mesmo supere todas as expectativas.

Se você quer ver o seu conteúdo brilhar, tome essa atitude.

Até mesmo os escritores mais talentosos passam horas editando seus conteúdos.

#27 – Use palavras com poder de invocar emoções

Como seres humanos, somos levados pelas emoções. E a escrita poderosa faz uso das palavras certas para evocar os sentimentos certos sobre o leitor.

Sempre que possível utilize o copywriting junto com os famosos gatilhos mentais para poder alavancar o poder da sua comunicação e intensificar a relação com seu leitor.

No artigo abaixo você encontra uma lista completa com os gatilhos mentais mais utilizados na atualidade:

> 34 Gatilhos Mentais Para Aumentar Suas Vendas e te Tornar um Rei da Arte da Persuasão. <<

#28 – Escreva sobre algo que você gosta

Vamos encarar a realidade: escrever sobre algo que não gostamos ou que não temos afinidade é uma tarefa maçante.

Procure escrever sobre um assunto que você gosta ou que seja completamente apaixonado. Assim, a escrita fluirá melhor e seu público lhe agradecerá depois.

Mas Wilker, o meu nicho de mercado não abrange as minhas paixões. E agora?

Bom, nesse caso você pode ter começado de forma errada.

Sugiro que revise o seu nicho e tente extrair alguma coisa na qual você tem facilidade para falar sem ser algo tão maçante, ou até mesmo em casos extremos, desista desse nicho e parta para a sua paixão.

No artigo abaixo eu mostro algumas técnicas eficientes para você encontrar o nicho certo para o seu negócio:

>  Como Encontrar um Nicho Rentável  <<

#29 – Mantenha-o simples

Ninguém nunca vai reclamar que o seu conteúdo é muito fácil de entender.

Muitos blogueiros tentam impressionar os seus leitores usando truques, jargões e palavras inteligentes. Mas, na realidade, o efeito é o oposto.

Simplicidade é melhor do que complexidade.

Sempre mantenha o seu conteúdo simples, claro e conciso.

#30 – Use subtítulos da maneira correta

Você provavelmente sabe que os títulos são os elementos mais importantes do seu conteúdo, mas um monte de pessoas não prestam atenção aos subtítulos.

Quando bem feito, subtítulos funcionam como mini manchetes dentro do seu conteúdo, atraindo as pessoas para o seu blog e aumentando o valor percebido do mesmo.

Sempre que possível capriche também nos subtítulos do seu conteúdo.

#31 – Frases curtas sempre!

Sempre utilize frases curtas ao invés de parágrafos longos.

Lembre-se, é muito mais fácil de ler frases curtas do que as grandes.

#32 – Escrever para Scanners

Como blogueiros, temos que escrever para scanners.

A grande maioria dos seus visitantes irão passar os olhos rapidamente no seu conteúdo para tentar identificar os pontos mais importantes do mesmo.

Você precisa estrutura o seu conteúdo de uma forma que facilite essa passada rápida do leitor.

Você pode utilizar subtítulos, bullet points e frases curtas para melhorar legibilidade do seu conteúdo.

#33 – Descrever suas mensagens

O aspecto mais difícil da escrita não é conseguir ter uma boa ideia. É expressar essa ideia de forma clara e compreensível.

Você pode até ter a maior ideia de todos os tempos na sua cabeça, mas se você não souber expressá-la corretamente, nada importa.

A solução?

Uma palavra: contornos.

Descobri que descrevendo o seu conteúdo antes de escrever ajuda a esclarecer suas ideias e se expressar com mais clareza.

E, embora você vá passar algum tempo na elaboração de uma boa estrutura de tópicos, isso vai economizar mais tempo no final do dia.

#34 – Polvilhe perguntas dentro do seu conteúdo

Isso é super eficaz.

Os cérebros humanos estão ligados a responder as perguntas inconscientemente. Quando você adiciona perguntas dentro do seu conteúdo, você força as pessoas a lê-las e respondê-las automaticamente.

Como mágica.

É uma das maneiras mais eficazes para prender a atenção do leitor.

#35 – Brainstorming e organização de ideias com mapas mentais

Uma das maneiras mais eficazes para chegar a uma ideia de conteúdo bem-sucedido é usando mapas mentais.

A ideia aqui é utilizar os mapas mentais para organizar suas ideias e limpar sua mente, que em última analise aumenta a produtividade e ajuda a escrever de forma mais concisa.

#36 – Criar um arquivo de furto

Você já ouviu falar sobre os arquivos de furto?

Em poucas palavras, um arquivo de furto é uma coleção de material que você pode usar como inspiração para o seu próprio trabalho.

Por exemplo, redatores salvam anúncios de alto desempenho, headlines e descrições de produtos.

Designers salvam imagens, estilos, fontes e trabalhos de outros designers.

Como um blogueiro, você deve criar um arquivo de furto também, mas em vez de salvar anúncios ou imagens, você deve coletar plantas de conteúdo, títulos, introduções e conclusões.

Para finalizar este capítulo quero compartilhar com você um artigo sensacional que já ajudou milhares de pessoas que acompanham o meu blog, veja:

> Como Criar um Artigo Épico Mesmo Sendo um Completo Iniciante em Marketing de Conteúdo <<

#37 – Entregue o seu melhor

Em vez de empacotar seu melhor conteúdo em um e-book ou em algum tipo de produto pago, entregue-o de graça.

Sim, você não ouviu errado. Grátis!

Pense nisso:

Se você acabou de compartilhar informações “medianas” com as pessoas. Por que eles iriam falar sobre o seu blog? O que faria você diferente? O que faria você se destacar? Nada. Você seria apenas outro blogueiro.

Por outro lado, se você se concentrar em fornecer o melhor dos melhores, as pessoas vão falar de você.

Você precisa fazer seus leitores sentirem que estão roubando de você.

Seu conteúdo deve ser tão bom que eles não podem fazer nada além de compartilhar e salvar o mesmo nos favoritos. 😀

principios-da-construção-da-lista

#38 – Invista em um bom web design

Aqui está a verdade: o conteúdo não é rei, projetá-lo é.

E eu não estou apenas dizendo isso. Alguns estudos mostram que o design do site afeta os produtos ou serviços que as pessoas escolhem para comprar.

Portanto, fica evidente que um conteúdo top em um site esteticamente feio não terá tanta utilidade.

Tente melhorar o visual do seu blog e consequentemente colha os frutos do seu investimento.

#39 – Coloque CTAs em pontos estratégicos do seu blog

Está provado que as pessoas não estão prestando atenção à sua sidebar.

Para converter mais visitantes em leads, você precisa ser mais criativo e colocar suas chamadas à ação em lugares estratégicos do seu site.

No guia abaixo eu mostro como aumentei a minha lista de e-mail em mais de 300% com apenas alguns ajustes no blog, veja:

Clique Aqui Para Ler o Artigo

#40 – Faça a sua oferta mais relevante

Em blogs, relevância é tudo.

Quanto mais relevante for sua isca digital, mais pessoas estarão interessadas na mesma e consequentemente mais pessoas se tornarão seus leads.

Mas eu não estou falando sobre  como escrever um e-book “relevante” e oferecê-lo em todas as páginas do seu site. Mesmo que seja uma boa estratégia, você precisa dar um passo adiante.

Vamos supor que você esteja lendo um artigo chamado “Como perder 10 kg em 7 dias.”

Durante a leitura, você nota uma faixa que diz: “Download Gratuito:. Um guia para cozinhar alimentos saudáveis” Ele prende sua atenção um pouco, mas você continua lendo. Quando você chega ao fundo da página, você vê uma outra oferta que diz algo como “Checklis Gratuito: Como perder 10kg em 7 dias.”

Pense, qual dessas iscas digitais iria atrair mais assinantes? Eu acho que a segunda.

Embora ambas as ofertas são relevantes, o último supera o primeiro, pois oferece algo relacionado ao que você estava lendo naquele momento.

Assim, podemos concluir nosso raciocínio da seguinte forma:

Em vez de apenas criar uma isca digital geral para todo o site, tente dar um passo mais longe e ofereça algo relevante para cada parte de conteúdo que você publica (ou seja, um checklist ou versão PDF). Isto irá aumentar o número de pessoas que subscrevem a sua lista.

No artigo abaixo eu apresento 20 tipos de iscas digitais que você pode utilizar para conquistar milhares de leads para sua lista de e-mail marketing:

> Geração de Leads: 20 Tipos de Isca Digital Para Aumentar Exponencialmente a Sua Lista de E-mails <<

#41 – Remover distrações desnecessárias do seu blog

Se o resultado desejado é converter os seus leitores em assinantes, não distraí-los com coisas desnecessárias é o primeiro passo.

E quando digo “desnecessário”, estou me referindo a qualquer coisa que distrai as pessoas do seu objetivo principal (ou seja, widgets de mídia social, emblemas, anúncios e etc).

Pode soar exagerado, mas como seres humanos, nossa atenção é muito limitada.

Então torne a vida dos seus leitores mais fácil. Mantenha seu blog focado na conversão e colha os resultados do seu esforço.

#42 – Otimizar sua página inicial para crescer sua lista de e-mail

Sua página inicial é provavelmente uma das páginas mais visitadas do seu site (se não o mais visitado), por isso, se você ainda não otimizou a mesma para conversão, você está deixando muitos assinantes na mesa.

E não é só eu que está afirmando isso. Diversos empreendedores famosos diariamente afirmam a mesma coisa.

Agora a pergunta é: Como você pode otimizar sua página inicial para conversão?

Aqui no blog temos uma página totalmente customizada e voltada para conversão. A mesma foi criada utilizando o plugin Thrive Architect.

Não se preocupe. Gravei um vídeo completo mostrando como fazer uma página inicial exatamente da forma que está ai. Veja:

#43 – Adicione prova social

Muitos blogueiros assumem que só porque o seu boletim de e-mail é gratuito, várias pessoas vão assiná-lo, mas isso é um grande erro.

Por quê? Porque envolve um risco: Se o seu conteúdo for uma porcaria, eles vão perder seu precioso tempo.

E, acredito ou não, esses pensamentos podem impedir as pessoas de assinar sua lista.

A melhor solução para este problema é a prova social. Quando você mostrar algo que prova que você vale a pena, todas as dúvidas desaparecem.

Quando você usá-los direito, esses elementos podem desempenhar um papel crucial em sua estratégia.

Uma dica é você criar uma página especifica no seu blog para reunir todas as provas sociais que você for coletando com o tempo.

Um exemplo pode ser visto no meu blog através deste link: >> Clique Aqui <<

Conclusão

Infelizmente chegamos ao fim de mais um guia completo da nossa comunidade.

Escolha um dos princípios mostrados neste guia e comece a trabalhar nele hoje mesmo.

É disso que você precisa para começar. Escolha um princípio e parta para action.

Espero que tenha gostado deste material.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Grande abraço e até a próxima!