Youtube Marketing: Os 06 Maiores Erros de Todo Iniciante

O Youtube é um dos maiores geradores de tráfego do mundo, perdendo somente para o Google. Mesmo sendo o segundo, essa plataforma se destaca pelo alto poder de engajamento das pessoas. Hoje o número de pessoas que preferem assistir um vídeo do que simplesmente ler um artigo é muito grande.

Isto significa que há um enorme potencial nesse mercado de criação de vídeo e Youtube Marketing  principalmente. O problema é que a maioria das pessoas não sabem como começar e iniciam da forma errada.

Neste artigo, você vai aprender sobre os erros mais comuns que as pessoas fazem quando iniciam no Youtube Marketing, e como evitá-los.

youtube marketing wilker

Erro #01 – Espera de milagres

Um grande erro que as pessoas fazem quando decidem usar o Youtube para fins de marketing é começar com expectativas irreais.

Em outras palavras, elas esperam que o Youtube irá operar um milagre e assim trazer um enorme tráfego para o vídeo delas, sendo que o único trabalho da pessoa seria enviar um vídeo para a plataforma.

Existem casos que realmente o vídeo bomba na rede e o número de visualizações explode sem precisar de nenhum trabalho adicional. Mas isso é pura sorte. E ai, você vai depender da sorte para alcançar o sucesso no Youtube Marketing?

Lógico que não né?

Este tipo de mentalidade encerra qualquer chance de você ter sucesso nessa plataforma!

Certo que o Youtube gera muito tráfego, porém, isso não é o suficiente para esperar um milagre acontecer e depender somente da boa vontade da ferramenta em levar tráfego para seu conteúdo.

>> Veja os 11 Maiores Segredos de Como Obter Tráfego e Vendas no Youtube – CLIQUE AQUI <<

Mantenha suas expectativas razoáveis, afinal, é certo que você não vai conseguir um milhão de views da noite pro dia, mesmo que o vídeo seja interessante e útil vai demorar um pouco para o mesmo ganhar impulso.

Mas Wilker, já que não posso esperar milagres do Youtube, o que fazer então para gerar tráfego para os meus vídeos?

Que bom que perguntou, segue um artigo completo mostrando o que eu faço para gerar tráfego para os meus vídeos:

>>Como colocar seu vídeo na primeira página do Youtube<<

Erro #02 – Criação de Comerciais

A maioria das pessoas vão ao Youtube por duas razões:

  1. Para se divertir;
  2. Para aprender algo.

Não conheço muitas outras razões para as pessoas visitarem o Youtube. (A  menos, claro, elas estão lá subindo seus vídeos, ou respondendo comentários do seu canal).

Agora eu pergunto, você já visitou o Youtube especificamente para assistir um comercial de algum produto? No máximo, você talvez tenha ido assistir algum unbouxing ou ver o funcionamento de algum produto antes de comprar o mesmo. Mas nunca para assistir propaganda.

anúncios no youtube

Muitas pessoas estão cometendo esse erro, ou seja, estão criando vídeos comerciais e esperando novamente um milagre acontecer.

As pessoas não vão para o Youtube para assistir comercial / propaganda, elas vão para se divertir e aprender dentro da plataforma.

Isso não quer dizer que você não possa criar comerciais para o seu negócio. Você pode fazer isso de um jeito diferente. Crie vídeos engajadores, com conteúdo de qualidade e que realmente traga valor para sua audiência, ai sim, dentro desses vídeos você pode colocar um link para o seu site ou o seu vídeo comercial.

Está gostando do artigo? Então deixe seu e-mail abaixo e receba mais dicas exclusivas de como conseguir mais tráfego para seu projeto ( É grátis ).

Erro #03 – Não se limite ao Youtube

É fato que o Youtube tem a maior parte do tráfego de qualquer site de compartilhamento de vídeo. Porém, apesar de estarmos falando sobre Youtube Marketing, ele não é o único site de compartilhamento de vídeos da internet.

Não se concentre apenas no Youtube. Se você já criou o vídeo e subiu o mesmo para essa plataforma, porque não aproveitar todos os lugares existentes na internet?

Aqui está uma lista com outros lugares interessantes que você pode estar utilizando para subir seus vídeos:

Erro #04 – Ignorar outras métricas

A principal métrica que a maioria dos iniciantes usam para definir o sucesso do seu conteúdo é, naturalmente, o total de visualizações do seu vídeo.

Analisar essa métrica não estar errado. O errado estar em analisar unicamente essa métrica. Você também deve levar em consideração outras métricas, tais como:

  1. O número de pessoas que gostam do seu vídeo Vs. aqueles que não gostam do mesmo;
  2. O número de pessoas que adicionam o seu vídeo nos favoritos;
  3. O número de pessoas que compartilham seu vídeo nas redes sociais;
  4. O número de pessoas que comentam o seu vídeo;
  5. O número de vendas que você recebe advindo dos seus vídeos.

É importante destacar, que quanto maior o número de iterações no seu vídeos, tipo, comentários, likes, compartilhamentos, tempo de visualização  e etc, mais chances o seu vídeo vai ter de se posicionar melhor no Youtube. Nesse artigo eu falo um pouco sobre isso, clica aqui e confere!

Quando você cria um canal, automaticamente você ganha acesso a um painel onde poderá visualizar todas essas métricas de forma bem rápida.

Erro #05 – Inconsistência

Inconsistência é um grande problema para quase todos os comerciantes do Youtube. Eles podem fazer upload de dois ou três vídeos, ver resultados pobres e desistir. Ou eles podem enviar alguns vídeos e demorar um certo tempo para postar novamente.

Uma das principais chaves para o sucesso no Youtube é fazer upload de novos vídeos regularmente. Não é apenas um jogo de números (ou seja, quanto mais vídeos, mais chances de ser visto por alguém), mas sim, a importância de manter um regularidade para os assinantes do seu canal.

assinantes do canal

Por que isso é importante?

Simplesmente por que aquilo que não é visto não é lembrado. Tente manter uma regularidade, defina uma agenda e veja o seu canal bombar na internet.

Está gostando do artigo? Então deixe seu e-mail abaixo e receba mais dicas exclusivas de como conseguir mais tráfego para seu projeto ( É grátis ).

Erro #06 – Má qualidade do vídeo

Quando falo da qualidade dos seus vídeos não me refiro somente a resolução, a qualidade da luz, qualidade do som e etc.

Trata-se de muito mais do que isso. É sobre a apresentação como um todo. Você deve se esforçar para criar os melhores vídeos em todos os sentidos.

Lógico que para começar, você não precisa de todos aqueles equipamentos ultra, power, mega, blaster. Você precisa apenas de força de vontade e capacidade para produzir um ótimo conteúdo.

Aqui estão algumas dicas para fazer o melhor vídeo possível:

  1. Duração razoável do vídeo: Um grande erro dos iniciantes é fazer um vídeo demasiado curto, ou muito longo ao ponto de deixar o visitante entediado. Tente criar algo nem muito pequeno e nem muito grande.
  2. Utilize um bom áudio: Como já falei, não precisa daquele equipamento pica das galaxias, porém, é importante passar sua mensagem com um áudio pelo menos razoável.
  3. Use uma boa iluminação: Vejo muitos vídeos atualmente que possuem uma boa qualidade no que tange o conteúdo, porém, são arruinados pela baixa luminosidade ou alta luminosidade. Atente para esse ponto em seus vídeos.
  4. Tenha um script antes de começar: Você não precisa seguir a risca todo o script, mas é sempre bom ter um ponto de partida para iniciar os seus vídeos.
  5. Sempre pedir para as pessoas comentarem, curtirem e compartilharem o seu vídeo: Sempre ao final do vídeo, peça para as pessoas deixarem os seus likes, comentarem os vídeo e etc. Isso vai ajudar no impulsionamento dos seus vídeos.
  6. Qualidade acima de tudo: Essa dica eu considero a  mais importante de todas. Mesmo que você não tenha uma estrutura profissional para gravar os seus vídeos, a qualidade do mesmo é muito importante. Sempre traga conteúdos de qualidade para a sua audiência, que com certeza ela lhe agradecerá por isso.

O Gabriel Rockenbach liberou o acesso aos seus 12 treinamentos focados no Youtube, e nestes treinamentos você terá a oportunidade de virar um verdadeiro mestre nessa plataforma, veja:

>> Clique Aqui <<

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Conclusão

Trabalhar com Youtube Marketing não é tão difícil como pode parecer, o importante é se atentar aos possíveis erros que podem acontecer em sua trajetória.

Enquanto você estiver consciente dos erros descritos aqui, e se tiver sempre o cuidado de produzir o tipo de conteúdo que o seu público espera, você com certeza obterá sucesso em sua caminhada como Youtuber.

Caso queira aprender tudo o que é necessário para ter sucesso nesta plataforma, recomendo o trabalho deste cara:

>> Clique Aqui Para Conhecer o Trabalho do Gabriel Rockenbach <<

Se gostou do artigo, deixa um comentário mais abaixo e compartilha o mesmo nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

  • Eu sou aluno do máquina de vendas online e não tinha encontrado ainda um artigo tão completo como este seu. Realmentee o curso do tiago bastos funciona e é uma das melhores opções para quem deseja começar a ganhar dinheiro na internet. Meus parabéns.