Youtube Marketing: Os 11 Maiores Segredos de Como Obter Tráfego e Vendas com Essa Plataforma

Não é novidade que todos os dias o Youtube Marketing cresce absurdamente a ponto de transformar a vida de milhares de pessoas pelo globo.

O que existe de pessoas ganhando dinheiro com o Youtube não é brincadeira, Principalmente aqui no Brasil, onde os famosos Youtubers tomaram conta dessa magnifica plataforma.

O que no inicio era apenas uma forma de popularizar e disseminar a criação de vídeos de entretenimento virou uma verdadeira e maciça ferramenta de negócios.

Neste artigo, você vai descobrir os 11 segredos essenciais para usar o Youtube para fazer marketing e assim levar o seu negócio para o próximo nível.

youtube marketing

Segredo # 1 – Como classificar seu vídeo nos resultados de pesquisa

Existem diversos fatores diferentes para que seu vídeo seja superior ao de outros youtubers. Alguns desses fatores estão listados abaixo:

Palavra-chave

A escolha da palavra-chave é muito importante. Você não deve criar vídeos ao acaso sem definir o propósito do mesmo e nem saber qual a palavra-chave a ser atacada no vídeo.

Você pode escolher uma palavra-chave longtail (mais fácil de ranquear) e utilizar-se das dicas do nosso guia completo para conseguir posicionar o seu vídeo no topo do Google.

Conteúdo de Qualidade

Acredito que a melhor dica para conseguir alcançar as primeiras posições e se manter lá por um bom tempo, é criar um conteúdo de extrema qualidade.

Isso não significa que você precisa gravar um vídeo com a câmera mais cara. O que quero dizer com “conteúdo de qualidade” é um vídeo que agregue valor para sua audiência e que consiga resolver os problemas da mesma.

O Youtube dar maior relevância para os vídeos que são assistidos até o final. Ou seja, se você conseguir manter o seu visitante até o final do vídeo, você conseguirá posicionar o seu conteúdo de forma simples e eficaz.

Algo que aprendi com o Gabriel Rockenbach, é que você pode saber tudo sobre a pesquisa de palavras-chave, SEO, e tudo isso, mas no final do dia, conteúdo de qualidade é o que supera todos os truques de SEO.

Portanto, além de se preocupar com a parte de otimização do seu vídeo, se preocupe também em oferecer um conteúdo de qualidade.

Backlinks

Com base na palavra-chave que você escolher, você deve conseguir backlinks apontando para o seu vídeo.

Acredito que a maneira mais rápida de obter backlinks é compartilhar o seu vídeo nas redes sociais, como o Facebook, Google +, Likedin e etc. Porém, uma dica bacana e eficaz, é embedar o seu vídeo no blog / site, com isso as pessoas tomarão conhecimento da existência do seu vídeo e isso ajudará no ranqueamento do mesmo.

Resumo Rápido

O segredo para posicionar os seus vídeos no Youtube é fazer uma boa busca de palavras-chave, criar um conteúdo de extrema qualidade e obter vários backlinks.

Isso pode até não ser segredo nenhum para você que já trabalha com isso a um bom tempo, porém a maioria dos iniciantes não sabe disso. Mas mesmo assim, eu tenho algo mais mastigado e com algumas técnicas ninjas de SEO para Youtube, basta clicar aqui e ler o nosso guia.

Segredo # 2 – A estratégia Vídeo To List To Offer

A estratégia “Vídeo To List To Offer” é uma das melhores estratégias para se utilizar no Youtube.

marketing de video no youtube

Essa estratégia consiste em você criar um vídeo ou um monte deles, e conseguir através desses vídeos assinantes para a sua lista de e-mail marketing.

Uma vez que seu espectador assina sua lista de e-mail, então você poderá promover suas ofertas diretamente para ele.

Você pode estar colocando um link na descrição do vídeo para a sua página de captura ou pode utilizar as anotações do vídeo para colocar esse mesmo link.

Eu sei que existem por ai diversas pessoas lucrando com visualizações dos seus vídeos, porém, devemos concordar que para ganhar com Adsense, você precisa de milhares de visualizações.

Por isso, eu acho mais simples e fácil, criar um canal no Youtube, criar vídeos consistentes, construir uma lista a partir desse canal e dessa lista conseguir vender os seus produtos.

Resumo Rápido

Devemos saber que o Youtube não é nosso, por isso, a qualquer momento, ele pode derrubar o nosso canal e assim acabar com o nosso negócio. Porém, se você tiver construído uma lista de e-mail ao longo do tempo, você terá em mãos um excelente ativo para dar continuidade ao seu negócio.

Portanto, utilize o Youtube para gerar lista. Tenho certeza que lá na frente você me agradecerá por te dado essa dica.

Segredo # 3 – Trabalhe seu Mindset antes de gravar seus vídeos

Algo que é muito comum entre os iniciantes no Youtube Marketing, é justamente o medo de aparecer na frente das câmeras.

Esse medo é totalmente normal. Porém, algo que aprendi no primeiro módulo do curso Youtube Para Negócios do Gabriel, é justamente a questão de mudar o nosso Mindset acerca da criação de vídeos.

Você pode ter uma ótima ideia para criar um vídeo, mas pode esbarrar nessa objeção de aparecer para o público. Isso querendo ou não, vai limitar o teu negócio.

A solução para isso é trabalhar a sua mentalidade ANTES de fazer os vídeos. Você tem que acreditar em si mesmo e não ter medo de sofrer possíveis críticas.

Lembro que no meu início eu também tinha esse receio, porém, mudei a minha mentalidade e entendi que para meu negócio crescer e passar de nível eu precisava gravar vídeos.

Além disso, posso afirmar que a consistência será a chave do sucesso, ou seja, o primeiro vídeo não sairá tão bom, o segundo já irá melhorar um pouco e os demais sempre serão melhores dos que os primeiros.

>> ATENÇÃO: Você precisa conhecer o trabalho do Gabriel clique aqui <<

Resumo Rápido

Trabalhar o nosso mindset é sempre muito importante. Para quebrar essa objeção de gravar vídeos e aparecer na frente das câmeras eu trago uma palestra motivacional do meu mentor Conrado Adolpho. É um pouco longa, mais vale muito a pena:

Segredo # 4 – O que falar em seus vídeos

Essa é uma pergunta muito comum: “O que falar em meus vídeos?“. Bom, tudo vai depender do seu nicho de atuação, ou seja, se o seu canal é sobre relacionamentos, você não vai falar sobre games e vice e versa.

Você precisa definir e conhecer os problemas da sua audiência, ou seja, quais os seus desafios? Quais as suas principais preocupações? O que eles estão procurando resolver na internet e etc.

Em seguida, com base na solução, crie um material que de fato ajude a sua audiência a resolver aquele problema.

Ex: 

Ao criar esse blog e utilizar o template épico, eu percebi que muitas pessoas adeptas do mesmo template, estavam com dificuldades para configurar o mesmo. Então, eu resolvi criar um vídeo de quase 30 minutos mostrando como configurar o mesmo passo a passo.

Muitas pessoas amaram esse vídeo e ainda hoje recebo gratificações por ter criado o mesmo.

Seja qual for a solução, encontre uma maneira de criar um conteúdo para mostrar como você pode resolver isso.

Dito isto, existem outras formas de criar conteúdo em vídeo para sua audiência, veja algumas:

  • Vídeos de como fazer;
  • Vídeos de entretenimento;
  • Vídeos de vendas

Vídeos de como fazer

Vídeos How To são bem legais de se gravar, ou seja, você irá mostrar como fazer alguma coisa relacionado ao seu negócio. Pode ser algum tutorial sobre alguma ferramenta, mostrando como criar um logotipo ou algo do tipo.

Vídeos de entretenimento

Algumas pessoas têm um desejo de fazer outras pessoas rirem. Se você tem essa personalidade, então considere a criação de vídeos de entretenimento para a sua audiência.

Vídeos de vendas

Esse tipo de vídeo possui um único objetivo: VENDER! Se você quiser ganhar dinheiro com o seu negócio, então você não pode desprezar a criação desse tipo de vídeo.

Quando você já possui um canal repleto de vídeos de conteúdo de valor, seus assinantes não vão se importar de ver um vídeo de vendas oferecendo-lhes algum produto ou serviço.

Resumo Rápido

De um modo geral, recomendo que você fale sobre dicas que podem resolver um problema do seu nicho.

Quanto mais vídeos você compartilhar com dicas valiosas e relacionadas com o seu nicho de atuação, mais pessoas confiarão no seu trabalho, e em seguida, comprarão de você no longo prazo.

>> Marketing no Youtube – Os 06 Maiores Erros de Todo Iniciante <<

Segredo # 5 – Como vencer a concorrência no Youtube Marketing

Uma técnica para vencer os seus concorrentes no Youtube Marketing, é justamente analisar o que os mesmos estão fazendo e tentar sempre fazer melhor do que eles.

concorrência no youtube marketing

Se o seu concorrente está focado somente em vender os produtos dele, então além de vender, também ofereça conteúdo de valor para sua audiência. As pessoas acima de tudo querem consumir um conteúdo de qualidade e não ser bombardeado com propagandas de produtos.

Lembre-se: Você não vai conseguir ganhar dinheiro com Youtube se estiver preocupado só em vender.

Se o seu concorrente gravou um vídeo de 10 minutos acerca de determinado tema, vai lá e grava um de 20 minutos sobre o mesmo tema, com uma abordagem mais dinâmica e interativa.

O segredo para superar os seus concorrentes é oferecer VALOR! Por isso a minha recomendação é oferecer dicas de valor de forma consistente. Ou seja, grave pelo menos um vídeo por semana ou um vídeo por dia, isso trará um tremendo impacto para o seu negócio em longo prazo.

Resumo Rápido

À medida que mais e mais empresas usam o Youtube, o caminho para você se destacar no mercado é oferecer dicas valiosas para o seu público em uma base consistente.

Ao oferecer essas dicas, você está se separando de todos os outros negócios que estão olhando apenas para as vendas.

Segredo # 6 – Qual câmera usar?

A melhor câmera para usar é a câmera que você já tem. Muitas pessoas gastam muito tempo, energia e dinheiro procurando a perfeição. E muitas vezes, mesmo depois de adquirir a câmera mais top do mercado, acabam procrastinando e não fazendo nada para alavancar o seu negócio.

Meu conselho é o oposto do que a maioria prega por ai, eu recomendo que você comece com o que tem em mãos.

Isso significa que se você tem um smartphone em mãos, você provavelmente já tem uma câmera para gravar os seus vídeos.

Agora, veja bem, eu não estou dizendo que você não deve obter uma câmera top do mercado, mas sim, começar com o que você já tem e de acordo com os resultados que for alcançando, você pode e deve sim comprar uma câmera ultra top de linha.

Resumo Rápido

Comece com o que você já tem em mãos. Eu comecei com uma logitech C270, e mesmo com essa simplicidade, consegui ótimos resultados no Youtube.

Segredo # 7 – Faça vídeos mostrando seu rosto

Uma das coisas mais desgastantes que eu encontro por ai, são vídeos onde a pessoa nunca mostra o seu próprio rosto.

É certo, que vez ou outra não há a necessidade realmente de aparecer no vídeo, porém, em um vídeo de vendas, por exemplo, existe a necessidade de aparecer no mesmo, pois isso irá aumentar a sua credibilidade e a confiança para com o futuro comprador.

Você sabe o que isso pode causar no seu público? Seu público pode eventualmente ficar irritado com você e pensar que aquele produto que você está divulgando é um possível golpe.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, então use isso a seu favor. Ofereça esse toque pessoal e crie vídeos FACE to FACE.

Resumo Rápido

Fazer vídeos face to face dá-lhe esse toque pessoal que outras grandes empresas não podem fazer.

Mostrar o seu rosto irá, em última instância, ajudar o seu público-alvo a comprar de você.

Segredo # 8 – Misture seus vídeos

Digamos que toda semana você vai ao mesmo restaurante e consome da mesma comida, do mesmo prato (Nasi Lemak). Vai chegar um momento que isso vai enjoar e você não vai mais querer consumir aquela mesma comida ou até quem sabe visitar o mesmo restaurante.

mestre cuca

Da mesma forma que acontece no restaurante, acontecerá no seu canal caso você ofereça sempre o mesmo tipo de conteúdo.

Então, a minha dica é misturar os seus vídeos. Não faça sempre o mesmo tipo de vídeo. Faça um vídeo das suas férias, enquanto está na praia, no parque ou até mesmo quando estiver assistindo aquela sua serie favorita da Netflix, rs.

Falando sério agora, sempre ofereça certa variedade no seu canal. Crie screencasts, grave uma live ao-vivo, faça entrevistas com pessoas famosas do seu nicho, tudo isso vai chamar a atenção do seu público, e assim o mesmo não te abandonará ao longo do tempo.

Resumo Rápido

Nem sempre faça o mesmo tipo de vídeo, misture seus vídeos para ter um maior impacto em sua audiência.

Seu público vai querer variedade e se você fizer diferentes tipos de vídeos, você vai obter mais pessoas que vão querer continuar a segui-lo por muito mais tempo.

Segredo # 9 – Sempre faça uma chamada para ação

Sempre tenha uma chamada à ação em cada vídeo que você enviar para o Youtube. Uma chamada à ação é uma declaração onde você diz ao espectador o que ele deve fazer.

A maioria dos Youtubers utiliza a técnica de pedir para o usuário se inscrever no seu canal, compartilhar o vídeo e deixar o like.

Garanto pra vocês que isso funciona muito bem. Além de pedir tudo isso, você pode aproveitar o gancho e pedir para o visitante se inscrever em sua lista de assinantes, assim você garante o crescimento da sua lista de e-mail marketing.

Resumo Rápido

Sempre tenha uma chamada para ação no final do vídeo. Aproveite e peça para seus espectadores se inscreverem na sua lista de assinantes.

Segredo # 10 – Seja exclusivo em seus vídeos

O Youtube tem uma opção interessante para você que deseja oferecer exclusividade para um determinado grupo de usuários. É justamente a opção de deixar um vídeo não-listado na plataforma.

Fazendo isso, apenas os usuários que possuírem o link do vídeo conseguirão visualizar o mesmo.

Veja algo que testei há certo tempo atrás:

Percebi que quando eu compartilhava vídeos do meu canal, poucas pessoas demonstravam um real interesse em consumir aquele conteúdo. Era como se as pessoas pensassem: “Ah, conteúdo de graça, então não tem muito valor pra mim.”

Então o que foi que eu fiz:

Criei vídeos não listados no meu canal do Youtube e comecei a oferecer os mesmos em troca do e-mail do usuário.

Na minha headline eu ofertava vídeos exclusivos que outros usuários não poderiam ter acesso, caso não colocassem os e-mails.

Isso criava certa exclusividade para com a minha audiência, e me ajudava a alimentar a minha lista de contatos com um conteúdo que de certo modo se tornava exclusivo para aquele grupo de pessoas.

Portanto, você pode fazer o mesmo e utilizar-se desse recurso do Youtube para criar exclusividade em sua comunidade e no seu canal.

Resumo Rápido

Ao fornecer vídeos não listados para sua lista de e-mail, irá transmitir o sentimento de que você está recompensando aqueles usuários por terem colocado o e-mail em sua página de captura.

>> Dá para trabalhar e viver de Youtube?  Claro que sim! Veja Como! <<

Segredo # 11 – Use várias plataformas de vídeo

Apesar de estarmos falando sobre Youtube Marketing e suas nuances, é importante destacar que existem diversas plataformas para diversificar o seu trabalho e assim, conquistar mais tráfego para o seu negócio.

Acredito que você saiba que o Youtube não é a única plataforma de vídeo que classifica bem no Google.

Nessa perspectiva se encontra o Dailymotion. Uma plataforma que existe há um bom tempo e que é famosa pela eventual flexibilidade em aceitar certos vídeos que em outras plataformas seria block de imediato.

Outros exemplos de plataformas que você pode estar hospedando o seu vídeo, são o Vímeo e o próprio Facebook.

Resumo Rápido

Eu recomendo a utilização de múltiplas plataformas de vídeo como o Youtube, Dailymotion, Vímeo e Facebook.

Os motores de busca geralmente não gostam de mostrar resultados apenas do Youtube, eles gostam de mostrar também resultados oriundos de outras plataformas, por isso a importância da diversificação.

Resumo em vídeo desse artigo:

Conclusão…

O que mostrei aqui pode até ser de conhecimento dos mais experientes no Youtube Marketing, porém, se você é iniciante, com certeza achará esse artigo de grande valia.

Algo que vi no curso do Gabriel e que me chamou a atenção foi a Idiotização do Youtube Brasileiro, um termo forte para explicar como o mercado de Youtubers está se comportando na atualidade em nosso país. Vale a pena dar uma conferida!

>> Dá para trabalhar e viver de Youtube?  Claro que sim! Veja Como! <<

Se esse artigo te ajudou de algum modo, se foi relevante para o seu negócio, deixa o seu comentário abaixo. Não levará nem 2 minutos.

Grande abraço e até a próxima!