Como colocar seu vídeo na primeira página do Youtube – O Guia absolutamente completo

Você provavelmente já sabe que o Youtube é o segundo maior motor de buscas do mundo, E uma enorme fonte de tráfego inexplorado também. (Na verdade, o Youtube recebe mais de 30 milhões de visitantes por dia), dai podemos tirar a importância de colocarmos os nossos vídeos na primeira página do mesmo.

baixar-pdf-artigo-1

Para quem trabalha como afiliado, ter o seu vídeo nas primeiras posições é um poderoso atalho para ganhar dinheiro no Youtube.

Hoje eu vou te mostrar algumas dicas bacanas sobre Youtube SEO, incluindo uma forma bem bacana de como você pode estar classificando os seu vídeos não só no Youtube, mas também no próprio Google.

Exemplo real de funcionamento dessas dicas que irei passar

Antes de entrar em detalhes sobre as dicas que irei passar, quero mostrar um dos meus vídeos que está na primeira posição no ranking do Youtube e que também está aparecendo no ranking do Google.

Este vídeo está ranqueado para a palavra-chave: “Qual linguagem de programação aprender?”:

vídeo na primeira página

Agora que mostrei pra você que realmente funciona, vamos mergulhar no passo a passo de como eu fiz isso.

Etapa #01 – Encontre palavras-chave de vídeos

Como qualquer coisa em SEO, o processo de Youtube SEO começa também pela pesquisa de palavras-chave. O seu objetivo é encontrar palavras-chave que possuem resultados do Youtube na primeira página do Google.

Mas como assim Wilker?

Simples, digita ai no Google o termo: “Qual linguagem de programação aprender?”, rola a página e lá na parte de baixo você vai encontrar o meu vídeo também rankeado na primeira página do Google.

Portanto, essa palavra-chave “Qual linguagem de programação aprender” é considerada uma palavra-chave de vídeo.

Ao contrário de uma SERP normal com resultados de 10 páginas qualquer, o Google reserva uma boa parte da primeira página para vídeos do Youtube.

Em geral, o Google tende a usar resultados com vídeo para esses tipos de palavras-chave:

  • Como fazer (“Como configurar o WordPress”);
  • Avaliações (“Hostgator Avaliação”);
  • Qualquer coisa ligado ao Fitness;
  • Vídeos engraçados.

Por que é que isto é importante?

Bem, digamos que você otimize o seu vídeo para uma palavra-chave que não tem nenhum resultado em vídeo na SERP do Google.

Nesse caso, você só vai obter tráfego das pessoas que pesquisam no Youtube, ou seja, não obterá tráfego também do próprio Google. Com isso, você perderá uma boa quantidade de tráfego para o seu vídeo.

Mas se você otimizar para palavras-chave de vídeos, você também vai alcançar o tráfego advindo da primeira página do Google.

Recentemente postei um artigo no blog mostrando todas as técnicas que utilizo para encontrar boas palavras-chave para meus vídeos, dar uma olhada:

[Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave Para Seus Vídeos no Youtube – O Guia Essencial do Youtube]

Como encontrar palavras-chave de vídeos

A maneira mais fácil de encontrar palavras-chave de vídeo é a busca de palavras-chave em seu nicho de mercado. Então, veja se qualquer uma das palavras-chave que você procurou possui resultados em vídeo na SERP do Google.

Aqui em nosso blog, temos um artigo que vai te ajudar a encontrar palavras-chave eficientes para o seu negócio. Dar uma lida e veja se pode te ajudar na busca dessas palavras em especial:

[Clique Aqui Para Ler o Artigo]

Uma vez que você encontrou um palavra-chave de vídeo, é hora de verificar se há volume de pesquisa suficiente para essa palavra-chave.

Nessa etapa não precisa levar em consideração um valor tão alto de buscas mensais. Apenas certifique-se que sua palavra-chave recebe pelo menos 200 buscas por mês no Google (Você pode encontrar essas informações usando o Google Keyword Planner).

primeira página youtube

Por que 200 buscas mensais?

Se uma palavra-chave possui pelo menos 200 buscas por mês, então você sabe que também recebe uma quantidade razoável de pesquisas dentro do próprio Youtube.

E se você conseguir colocar seu vídeo na primeira página do Google, você conseguirá obter 200 + visitantes em seu vídeo. Isso significa que você vai ter mais tráfego de alta qualidade para o seu vídeo e, finalmente, para o seu site.

Está gostando do artigo? Então deixe seu email abaixo e receba mais dicas exclusivas de SEO e de como conseguir mais tráfego para seu projeto ( É grátis ).

Etapa #02 – Faça o vídeo com a maior qualidade possível.

Como qualquer coisa no mundo dos negócios, quanto mais qualidade o seu vídeo possuir, mais propenso ao sucesso o mesmo estará.

Você pode gravar um vídeo mostrando sua pessoa ou não, pode apenas gravar sua voz e capturar a tela com algum tutorial interessante. O importante aqui é o conteúdo de qualidade que você deve oferecer para a sua audiência.

baixar-pdf-artigo-1

Estou enfatizando a qualidade porque o envolvimento dos usuários é o mais importante no ranking do Youtube. Se o seu vídeo não tem qualidade, não irá classificar… não importa a otimização realizada.

Ao contrário do Google que pode usar backlinks e outros sinais para avaliar a qualidade do conteúdo, o Youtube não possui esse luxo. Eles julgam a qualidade do seu vídeo baseado em como as pessoas interagem com ele.

youtube seo

As métricas que o Youtube leva em consideração

Aqui está o que o Youtube usa para determinar a qualidade do seu vídeo:

  • Retenção do vídeo: A porcentagem de pessoas que tendem a assistir o seu vídeo (quanto mais melhor);
  • Comentários: Se as pessoas comentam o seu vídeo, é um bom sinal de envolvimento;
  • Subscrever depois de assistir: Se alguém se inscreve para o seu canal depois de assistir o seu vídeo em questão, é um ótimo sinal de que o seu vídeo é incrível;
  • Ações: Quanto mais pessoas compartilharem o seu vídeo nas mídias sociais, melhor será para o seu posicionamento;
  • Favoritos: Aqui consta o número de pessoas que favoritou o seu vídeo;
  • Likes: O número de likes é outro importante fator de rankeamento.

Se você fizer um vídeo de alto nível, que têm tudo para ser um sucesso e consequentemente conseguir alcançar essas métricas listadas acima, é sinal de sucesso imediato.

Etapa #03 – Enviar o seu vídeo com SEO Embutido.

Nessa etapa irei listar algumas dicas básicas de SEO que surtem bastante efeito quando o assunto é rankear seu vídeo no Youtube. A primeira delas é:

Nome do vídeo

Quando terminar de criar o seu vídeo, certifique-se de nomear o mesmo com a palavra-chave que você está trabalhando.

Por exemplo, se você  quisesse rankear para a palavra-chave “dicas de como emagrecer”, você deveria nomear o seu vídeo dessa forma: dicas_de_como_emagracer.mp4.

Titulo do vídeo

O título do seu vídeo deve ter pelo menos 04 palavras. Dessa forma, você pode incluir a palavra-chave completa. Outra coisa importante, é colocar a sua palavra-chave logo no inicio do título.

Descrição

Outro item bastante importante é justamente a descrição do seu vídeo. Como o Google e o Youtube não pode “ouvir ” os vídeos, eles contam com a sua descrição de texto para determinar o conteúdo do seu vídeo.

Aqui estão as diretrizes básicas para a descrição:

  • Ponha o link no topo da descrição (este maximiza o CTR do seu site);
  • Inclua sua palavra-chave nas primeiras 25 palavras;
  • Faça a descrição com no minimo 250 palavras;
  • Inclua sua palavra-chave 3 ou 4  vezes.

Com esta descrição otimizada, o Google e o Youtube conseguirá identificar o conteúdo do seu vídeo sem necessariamente marca-lo como SPAM.

Tags

As tags do seu vídeo não são tão importantes para a otimização do mesmo, porém, assumem um papel importante nesse objetivo.

Ao inserir tags no vídeo, você estará informando ao Google e Youtube do que o seu vídeo se trata. Uma dica extra é copiar as tags dos vídeos concorrentes, assim, o seu vídeo aparecerá de forma relacionada na barra direita do Youtube.

Assim que realizar todas essas operações, clique em salvar alterações e parta para a próxima etapa.

Está gostando do artigo? Então deixe seu email abaixo e receba mais dicas exclusivas de SEO e de como conseguir mais tráfego para seu projeto ( É grátis ).

Etapa #04 –  Gerar Visitas

Mais acima falamos da importância de termos pessoas engajadas com o seu vídeo, ou seja, pessoas que assistem, compartilhem e principalmente gostem do seu vídeo.

baixar-pdf-artigo-1

Para que o seu vídeo seja bem ranqueado, ele precisa ter muitas visualizações, ou seja, quanto mais visualizações mais favorável será o seu ranqueamento no Youtube e no Google.

Logo abaixo eu deixo algumas estratégias que você pode usar para obter mais visitas direcionadas ao seu vídeo:

Mencione o seu vídeo em fóruns

Yahoo Respostas é uma boa pedida para você divulgar o seu vídeo. Procure por assuntos que estejam ligados ao tema principal do seu conteúdo, e ao final da resposta mencione o vídeo que você criou.

Link para o vídeo em sua assinatura de e-mail

Envie o seu vídeo para sua lista de e-mail marketing ou deixe no finalzinho de cada e-mail uma menção ao seu conteúdo, assim, dependendo da sua base de assinantes, mais pessoas poderão visualizar o seu conteúdo e consequentemente aumentar os views do seu vídeo.

Inserir seus vídeos em mensagens no blog

Sempre que você escrever um post no blog (em seu site ou como um post convidado), pensa consigo mesmo: “Onde eu posso incorporar um vídeo do Youtube nesse artigo?”

Assim, a cada nova visitação naquele artigo, a probabilidade de um novo view em seu vídeo é muito grande.

>> Veja Como Ganhar Dinheiro no Youtube Mesmo com Poucas Visitas <<

Concluindo…

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado no seu objetivo. Tentei passar tudo aquilo que funciona pra mim no momento e que tem me trazido ótimos resultados ao longo do tempo.

Algumas dicas encontradas aqui, você nunca vai encontrar na internet de forma tão fácil e simples, por isso se possível marque meu site (mais especificamente esse artigo) em seus favoritos, para não perder e nem esquecer essas dicas.

Recentemente criei um guia completo de SEO para Youtube que pode te ajudar a entender melhor, como funciona todo esse processo de criação de vídeos e geração de tráfego, dar uma olhada:

>>CLIQUE AQUI<<

Caso queira mais conteúdo como esse diretamente em seu e-mail ou se quiser se notificado de novos conteúdos, basta se inscrever no campo abaixo e aguardar as novidades.

No mais muito obrigado pela atenção e qualquer dúvida é só deixar o seu comentário na parte mais abaixo desse artigo.

Forte abraço e sucesso!

Pegue o Seu Bônus…

Não teve tempo para ler todas as informações contidas nesse artigo? Ou talvez queira salvar esse conteúdo em seus favoritos?

De qualquer forma, criei uma versão em PDF desse artigo que você pode baixar e salvar em seu computador.

[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO EM PDF DESSE ARTIGO ]

  • Era exatamente isso que eu estava procurando, adoro gravar vídeos mas não sabia como funcionava,mas agora com sua ajuda sei como se trabalha com vídeos, obrigado e meus parabéns meu jovem!

  • Wilker muito bom artigo, gosto de trabalhar com buscas mensais de pelo menos 500 pesquisas para algum palavra-chave específica, mas é claro depende do nicho e do que irá falar, realmente não é uma regra, o fato do público ser pequeno. Por ser pequeno é que pode ser tonar um público mais fiel e que propagará pela internet o conteúdo que irá divulgar.
    A não ser que alguém tenha pedido para fazer um vídeo no qual a palavra-chave seja de buscas mensais pequenas, aí não deixo de fazer o vídeo para quem pediu por esta causa.
    Grande Abraço…

  • Boa tarde.
    Obrigado Wilker pelas ótimas dicas que passou, eu comprei um curso específico que não mostra metade das tuas dicas. Vou colocar em prática essa semana e volto pra dizer como ta.
    Minha pergunta pra renomear o video tem q ser como_emagrecer_ja.mp4. ?
    No casso o traço não é esse – ?
    E o mp4 também coloca?
    Obrigado

    • Boa tarde Vagner,

      Obrigado você pelo feedback. Bom, pode ser das duas formas que surtará o mesmo efeito amigo. O importante é a palavra chave aparecer no titulo. O mp4 não precisa colocar.

      Abraço!