Brainstorming: O que é e Como Ele Pode Ser Aplicado no Seu Negócio Digital.

Para que um projeto tenha sucesso, é indispensável que a tomada de decisões assertivas seja um fator sempre presente na estratégia criada.

Muitas empresas investem em treinamentos e técnicas para que o pensamento seja estimulado e os objetivos sejam alcançados através do melhor caminho.

O Brainstorming, traduzido por “tempestade de ideias”, vem sendo adotado como um caminho bastante viável, porém, para que ele tenha êxito é necessário seguir algumas práticas.

Vamos entender um pouco mais sobre o seu funcionamento e também como ele pode ser utilizado dentro de uma fórmula ou negócio online.

Brainstorming o que é

O que é Brainstorming?

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

O Brainstorming, é uma técnica utilizada em diversas empresas que consiste em reunir uma “chuva” de ideias visando a solução de um problema ou estimular a criatividade.

Para que a atividade faça sentido, é necessário a participação de várias pessoas, para que ideias diferentes possam aparecer, mostrando diferentes formas de pensar a respeito do assunto escolhido.

É importante lembrar que as ideias lançadas não podem ser julgadas como inúteis, pois o gatilho inicial de uma solução viável pode surgir através de uma ideia, aparentemente, sem sentido.

Como surgiu?

Como já sabemos, essa técnica é bastante utilizada no mundo empresarial, mas poucos sabem a sua origem. O norte-americano Alex Faickney Osborn, foi o criador em 1939, porém só foi divulgada anos depois, em 1953.

Alex começou a perceber que alguns funcionários estavam com bloqueios criativos, gerando dificuldade na criação das campanhas publicitárias para os seus clientes.

Ele resolveu reunir toda a equipe que participava da criação, e também de outras áreas, e então começou a fazer pequenas reuniões para coletar informações e ideias aleatórias, dando início a resolução do problema que estavam enfrentando.

Entendendo melhor a sua finalidade

Você pode estar se perguntando como a união de várias pessoas, jogando ideias, pode fazer com que um problema seja solucionado ou a “ideia principal” surja, não é mesmo? A teoria do pensamento criativo afirma que a melhor maneira de ter uma ideia genial é ter muitas ideias.

Para que o Brainstorming faça sentido, é necessário seguir alguns princípios, sendo eles:

  1. Reunir o maior número de ideias;
  2. Evitar julgamentos;
  3. Identificar ideias diferentes e encontrar utilidade para elas;
  4. Unir ideias compatíveis;
  5. Encontre e discuta maneiras de colocar em prática;
  6. Faça com que os participantes consigam identificar os benefícios que a atividade está trazendo para a empresa.

Além dos benefícios da solução de problemas ou desbloqueio criativo, a dinâmica promove a estimulação do trabalho em equipe e auxilia também na produtividade dos participantes, pois a valorização das ideias lançadas faz com que eles se sintam importantes e que realmente estão inseridos na empresa.

Tipos de aplicações

aplicacoes brainstorming

Já podemos entender que para o perfeito funcionamento do brainstorming, deve-se reunir um grupo de pessoas e todas as ideias lançadas devem ser ouvidas e nunca julgadas, até o fim da dinâmica.

Por mais que o modelo básico seja esse, existem alguns tipos que podem ser aplicados, tais como:

Post-it

Como forma de organização, a primeira dinâmica de brainstorming pode ser feita utilizando os famosos post-it.

A ideia principal é que seja feita a distribuição deles, juntamente com canetas, para que todos os participantes possam anotar as ideias que forem surgindo.

Lembrando que é interessante estipular um tempo para que todas as ideias sejam escritas.

Ideias opostas

Pode parecer bastante estranho, mas a técnica do brainstorming oposto pode trazer bastante resultado.

Ela consiste em reunir o maior número de ideias que possam ampliar o problema a ser resolvido.

Por mais que pareça diferente e sem sentido, pensar no “caminho oposto” pode fazer com que o grupo tenha bastante insights e consiga de fato encontrar a solução do problema.

Teleporte

Uma das técnicas mais geniais dentre as existentes é o teleporte.

Ele irá contar com o poder imaginativo dos participantes, por isso a necessidade de um preparo inicial, para que todos tenham consciência de que a mente irá “viajar” durante a atividade.

A dinâmica consiste em levar o problema, que estão buscando solução, para um cenário diferente, seja uma cidade, estado ou até um país.

A mudança de ambiente fará com que novas ideias possam surgir e quem sabe, a grande ação que irá resolver o problema.

Brainstorming e negócios digitais

geração de ideias para marketing digital

Já entendemos o conceito, métodos de aplicação, chegou a hora de entender como ele pode ser útil também em projetos dentro do mundo digital.

Agências de marketing e publicidade costumam priorizar, durante a execução de suas atividades, dois tópicos: Planejamento estratégico e criação de campanhas.

O brainstorming pode ser bastante útil nesses dois momentos, gerando insight geniais e fazendo com que o projeto alcance resultados incríveis. Vamos entender um pouco mais.

Planejamento estratégico

Podemos considerar que a parte interna no negócio, é onde a agência consegue revisar e criar estratégias de marketing, analisar o mercado, organizar equipes e criar cronogramas, e é nesse controle interno que surgem os primeiros problemas e também alguns bloqueios, que impedem o projeto de dar continuidade.

O brainstorming poderá ser essencial para que esses “pequenos” impedimentos possam ser resolvidos. Uma técnica bastante utilizada é o “Efeito Medici”, mais um estilo de dinâmica ainda não citada.

Efeito Médici

O Efeito Medici, basicamente, irá propor que a equipe traga para a roda outras situações, pessoal ou profissional, que possa fazer intersecção com o problema que será resolvido.

Um exemplo claro é quando um funcionário consegue trazer um problema pessoal de superação, sendo que a maneira que ele solucionou tenha sido de uma forma bastante nova, aguçando a criatividade da equipe.

Criação de campanhas

A parte de criação de campanhas dentro de uma agência, é quando a empresa entra em contato com o cliente, ou seja, a parte externa da estratégia.

E nada mais difícil do que acertar o que realmente o seu público vai gostar. Uma outra técnica, talvez pouco falada, é o desafio dos atributos.

Desafio dos atributos

Talvez uma das maiores dificuldades da vida seja se colocar no lugar do outro.

O desafio dos atributos é exatamente isso, o líder irá propor para o grupo se colocar em outra posição, seja outra função ou até no lugar do cliente.

Muitas ideias novas irão surgir, uma nova visão sobre o público-alvo também, fazendo com que as chances de uma campanha de sucesso sejam aumentadas.

Considerações finais

Ficou bem claro que o brainstorming é uma ótima ferramenta para resolução de problemas e também para novas ideias. Se a sua empresa digital esteja passando por uma fase de “bloqueios”, utilizar a dinâmica pode ser uma forma de avançar rumo ao sucesso.

Esse artigo foi escrito por Eduardo Soares, especialista em SEO, redação de conteúdo e autor do Trabalhar com Internet.