[Checklist] 16 Passos que você deve seguir antes de postar seu próximo artigo

Todos nós que atuamos no marketing digital sabemos da importância que é criar um bom conteúdo, um conteúdo que seja útil para nossa audiência e que principalmente aumente nossa credibilidade perante os nossos leitores.

Pensando nisso, resolvi desenvolver um pequeno checklist onde abordo 16 passos simples que você deve seguir quando for publicar um artigo em seu blog ou projeto.

checklist marketing de conteúdo

Use esse artigo como um guia pré-operatório para te ajudar a estabelecer uma rotina de pré-publicação de artigos. Tenho absoluta certeza que isso vai te ajudar bastante.

01 – Palavras-Chave

O primeiro passo antes de postar e até mesmo começar a criar seu artigo é a definição das palavras-chave. Defina as palavras-chave que você vai atacar no seu artigo e comece a redigi-lo baseando-se nessas palavras.

Outra coisa importante e que utilizo em minhas pré-postagens é analisar o nível de SEO dos meus artigos. Utilizo para isso o plugin WordPress SEO By Yoast. Nessa lista aqui eu falo sobre ele e sua importância em nossos projetos.

02 – Gramática e Ortografia

O segundo passo é verificar e analisar a ortografia do texto. Verificar a questão dos erros ortográficos vai te ajudar no crescimento da sua credibilidade, afinal, quem gostaria de ler um texto confuso e cheio de erros de português?

Um material que pode te ajudar a se tornar um exímio escritor é o TextMachine do Victor Palandi. Esse Rapaz manja muito do assunto criação de artigos!

[clique aqui para conhecer o textmachine]

03 – Headline

Esse é um dos passos mais importantes desse checklist. A primeira coisa que você deve se atentar antes de publicar seu artigo é justamente a questão da chamada do mesmo.

Será que o título é chamativo? Será que essa headline vai atrair a atenção do leitor? Será que esse título condiz com o assunto abordado durante o texto?

Essas são perguntas que você deve se fazer antes de clicar no botão publicar. Use adjetivos fortes e palavras que exprimam o senso de urgência.

Vejam alguns exemplos de títulos que utilizo no meu blog e que tem chamado bastante a atenção dos meus leitores:

[Guia] As 48 melhores ferramentas gratuitas para empreendedores digitais;

Como escrever artigos matadores em 1h ou menos;

TextMachine – Seja uma máquina de escrever artigos.

Esses são somente alguns exemplos de títulos atrativos que utilizo em meu blog e que tem me trazido ótimos resultados.

Você pode também está adquirindo o nosso e-book completo com mais de 100 modelos de títulos altamente persuasivos e impossíveis de não serem clicados. Você pode baixar o mesmo no link abaixo:

>>Clique Aqui Para Baixar o E-book<<

04 – Gancho

Será que seu primeiro parágrafo está atraindo a atenção do leitor a ponto de o mesmo querer continuar a leitura?

Será que esse Gancho está realmente sendo eficiente a ponto de o leitor não desistir de ler o seu conteúdo?

Você deve prender a atenção do leitor logo no primeiro parágrafo. Assim, as chances de o mesmo continuar lendo o seu texto são enormes.

05 – Cabeçalhos (H2,H3…)

O uso dos cabeçalhos é essencial em qualquer artigo. Veja se você escalonou esse recurso e passe para o próximo passo.

OBS: Os cabeçalhos são importantes não só para uma melhor organização do texto, mas também devido ao fato de o Google utilizar esse recurso como um fator de posicionamento nas serps.

06 – Link Permanente

Você mudou as configurações dos links permanentes no WordPress? Lembre-se: é muito mais simples e fácil memorizar uma URL do tipo: https://www.wilkercosta.net/20-melhores-sites-marketing-digital/ do que uma URL desse tipo https://www.wilkercosta.net?p=123.

07 – Ligações internas e externas

Você fez ligações internas e externas no seu artigo? É importante você sempre criar um linkbuilding interno no seu site/blog.

OBS: Tente de vez em quando usar as palavras-chave como texto âncora desses links.

08 – Categorias

Você especificou a categoria do seu artigo? É sempre bom criar as categorias com antecedência e no ato da escrita do artigo determinar qual categoria será utilizada.

09 – Tags

Determine quais as tags você irá utilizar em seu artigo.

10 – Imagem Destacada

Você já definiu qual será a imagem destacada do seu artigo? Essa imagem é importante, pois será a mesma que ficará exposta na página principal do blog.

Nesse nosso artigo utilizamos a imagem abaixo:

o que fazer depois de postar seus artigos

11 – Atributo ALT das imagens

Sempre que for utilizar imagens em seu artigo procure sempre informar o atributo ALT das mesmas. Esse atributo é importante não só para semântica do post, mas também, para questões de SEO.

DICA: Tente colocar a palavra-chave que está sendo trabalhada no artigo no ALT de algumas imagens que você for utilizar.

12 – Titulo

Essa etapa é importante para o SEO do seu artigo. Ao utilizar o plugin WordPress SEO By Yoast você poderá modificar o título do seu artigo para os mecanismos de busca. Ou seja, Você poderá ter um título para os leitores do blog e um título diferente nos buscadores.

titulo-seo

Eu recomendo fazer justamente isso, ou seja, utilizar o plugin mencionado anteriormente para aumentar as chances de seu artigo fica bem posicionado nos mecanismos de busca.

13 – Meta Descrição

Você já escreveu uma descrição que realmente motive o leitor a clicar no link e ir para o seu site? A função da meta descrição é justamente essa, prover certa curiosidade do leitor em querer clicar no link que está sendo mostrado nos mecanismos de busca e ir direto para o seu artigo.

14 – Autor

Você já escolheu o autor correto para o seu artigo? Isso só se aplica em casos que o projeto possua mais de uma pessoa registrada como autor.

15 – Pré-visualização do artigo

Antes de clicar em publicar artigo é importante você pré-visualizar o mesmo. Muitas vezes ao fazer isso você acaba por encontrar alguns errinhos básicos.

16 – Publicação do artigo

Pronto, o último e tão esperado passo é justamente o clicar do botão Publicar. Depois que você realizou todos os passos, o seu artigo estará finalmente pronto para ser lido e degustado pela sua audiência.

Gostou do artigo? Então deixe seu e-mail abaixo e receba diversos conteúdos como esse em seu e-mail!

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Concluindo…

Espero que tenha gostado do CheckList e caso tenha algo a acrescentar nessa lista, deixe seu comentário abaixo que farei questão de referencia-lo em um post futuro.

No mais vou ficando por aqui, forte abraço e sucesso em seus projetos!