Aprender divulgar seu trabalho, seja ele qual for, na internet é uma obrigação que deve ter no seu dia a dia, pois sem divulgar, dificilmente as vendas ocorrerão.

Existe uma coisa, que é principal para todo tipo de negócio, mas que a maioria das pessoas não pensa, e o conteúdo de marketing fala pouco sobre isso.

A coisa mais importante de qualquer negócio é o TRÁFEGO de pessoas chegando na sua oferta.

Você pode ter um blog maravilhoso, com template caro e da moda, uma página de vendas “matadora” com elementos de copywriting, um perfil profissional e bonito no Instagram.

Nada disso adianta, ou traz resultado, se as pessoas não souberem que essa infraestrutura existe.

Por isso o que realmente conta em qualquer tipo de negócio, seja digital, ou físico, é a divulgação, em outras palavras, a propaganda.

Não é à toa que existe a máxima: “A propaganda é a ALMA do negócio”.

Em tempos de tecnologia, aplicativos para celular, pixels que rastreiam os passos das pessoas quando estão online, a internet é onde TODO tipo de público está.

Assim, conhecer formas de divulgar seu trabalho na internet é a melhor (talvez a única) maneira de colocar seu negócio à mostra, e atrair muito mais público para sua oferta.

como divulgar seu trabalho 2

Como divulgar seu trabalho – 3 conceitos básicos para qualquer negócio

Antes de mostrar alguns locais onde você precisa divulgar seu negócio, é importante conhecer 3 conceitos de marketing que são a base de qualquer tipo de empreendimento.

1 – Conhecer o público

O primeiro passo, tanto para quem vende sapatos quanto para quem quer criar um curso online, ou um e-book, é conhecer o público a que se destina o produto em questão.

Fazer o chamado estudo do avatar é fundamental para conhecer a personalidade das pessoas que podem ter interesse tanto no par de sapatos, quanto no curso online, ou no e-book.

Encontrar o público certo para seu negócio, é meio caminho andado para fazer vendas.

É também uma forma segura de economizar dinheiro com propaganda, pois saberá exatamente para quem fazer um anúncio, ou um artigo no blog, sem deixar tudo jogado para qualquer um.

Você pode achar o público certo do seu negócio de duas formas básicas:

Já tendo o produto e pesquisando para quais pessoas ele interessa mais.

Ou, pesquisando públicos, vendo quais são suas dificuldades, e criando produtos para resolver esses problemas.

2 – Ter uma oferta irresistível

O segredo das famosas vendas diárias está na relevância que a sua oferta tem para o público.

Ou seja, quanto mais o seu produto resolver um problema FORTE do público, mais pessoas chegarão até ele para comprar.

Percebe como o primeiro passo é importante?

Você só vai ter uma oferta irresistível se conhecer BEM o público a quem ela se destina, só assim para conhecer suas dores e saber se o produto que está vendendo é mesmo bom para essas pessoas.

Um detalhe importante aqui: Se o produto for mesmo MUITO BOM, o fator financeiro fica a segundo plano, porque as pessoas pagarão para ter um problema sério resolvido.

Para criar uma oferta irresistível é importante conhecer os gatilhos mentais e o conceito de copywriting. Por isso recomendo a leitura do artigo abaixo:

>> O que é copywriting? <<

3 – Usar o marketing de conteúdo

O terceiro conceito de marketing, que toda pessoa que tem negócio precisa usar, é o marketing de conteúdo.

Diferente da propaganda que era feita há 10, 20 anos, hoje em dia apenas apelar para que o público compre seu produto não é mais efetivo.

Atualmente as pessoas querem ter mais informações, querem saber mais sobre o assunto relativo a seu problema e a única forma de ajudar com isso é criando conteúdo de qualidade na internet.

Veja, de todas as estratégias que existem para divulgar seu trabalho online, produzir conteúdo é, de longe, a mais eficaz e, principalmente, a que fica mais tempo no ar, podendo ser acessada durante anos a fio.

E agora que você conhece um pouco mais sobre esses 3 conceitos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio está na hora de conhecer algumas formas práticas e efetivas para divulgar sua oferta. 

Como divulgar seu trabalho – 7 locais que não podem ficar para trás

divulgar seu negocio

Veja abaixo, 7 sugestões de locais onde você deve fazer divulgação do seu trabalho, seja freelancer, e-commerce, afiliado, infoprodutor, o que for.

1 – Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo, o Facebook ainda é o melhor lugar para divulgar qualquer tipo de negócio.

Apesar das constantes mudanças que eles fazem nas políticas, tendo uma fanpage de negócio, você pode compartilhar conteúdos que sejam relevantes para seu público e atrair pessoas para sua oferta.

É importante prestar bastante atenção e seguir as políticas, principalmente no que diz respeito a links externos que tiram os usuários de dentro do Facebook, uma coisa que a plataforma não gosta muito.

Uma forma de atrair público é fazer lives, postar vídeos e usar o stories, as pessoas gostam bastante desses formatos de publicação e acabam engajando mais do que com postagens fixas comuns.

Lembre-se, para promover um negócio a melhor forma é a fanpage, e nunca diretamente no seu perfil.

Mesmo que você seja seu negócio, crie uma fanpage de “celebridade”, para poder utilizar os recursos de impulsionamento e outras ferramentas que não ficam disponíveis para os perfis pessoais.

>> Facebook Marketing: Os 10 Maiores Erros de Todo Iniciante<<

2 – Instagram

Agora em 2022 o Instagram já ultrapassou um bilhão de usuários no mundo todo e continua crescendo com bastante rapidez.

Com um feed muito mais dinâmico, para se destacar dentro dessa rede social suas postagens precisam ter imagens nítidas, e headlines persuasivas com elementos de copywriting, para que as pessoas sintam vontade de ler o conteúdo.

Possui muitos recursos como os vídeos curtos do Reels, o Stories que fica online 24 horas, o IGTV que permite vídeos de até 60 minutos, e também o carrossel, que são postagens onde as pessoas vão passando as imagens para ler todo conteúdo.

Para ter um bom engajamento o segredo é criar uma bio atrativa, resumindo os principais pontos do seu negócio, e colocar um link externo que pode ser sua página de vendas, o blog, o Youtube, ou o que você precisar evidenciar.

>> 5 Dicas Poderosas Para Todos que Desejam Anunciar no Instagram <<

3 – Pinterest

Com quase 450 milhões de usuários mensais no mundo todo, o Pinterest ganhou muita força no marketing nos últimos 2 anos e, com certeza, é um ótimo lugar para divulgar seu trabalho.

Trata-se de uma plataforma para compartilhamento de imagens, fotos, vídeos, e onde é possível publicar conteúdo de praticamente qualquer nicho de mercado.

Para ter acesso às métricas da plataforma é preciso ter uma conta comercial, e para quem tem blog pessoal é possível liga-lo ao Pinterest (reivindicar), assim o algoritmo consegue mostrar quais os resultados das suas postagens.

Tem um formato de imagem diferente, na vertical, e abriu o Pinterest Ads para os usuários brasileiros há pouco mais de um ano.

4 – Linkedin

Profissionais liberais, desenvolvimento pessoal, carreiras, idiomas, expansão da consciência, são bons assuntos para postar no Linkedin.

Trata-se de uma plataforma que foi desenvolvida para recrutadores e pessoas que estão procurando uma recolocação no mercado.

Com um feed bem parecido com o do Facebook, você pode divulgar seu trabalho, fazer conexões com seu público, ou outros usuários do seu nicho, e ainda entrar em grupos que tenham relação com o assunto do seu negócio.

Depois de pronto, o perfil no Linkedin fica parecido com um Curriculum Vitae, e deixando público, as pessoas podem ver suas qualificações e assim entrar em contato caso desejem contratar seus serviços, ou tenham interesse no seu produto.

5 – Blog pessoal

Uma forma segura de divulgar seu trabalho é criar um blog pessoal, que tanto pode ser em uma plataforma gratuita, como também comprar um domínio e utilizar o WordPress como gerenciador.

No blog você não precisará se atentar a políticas e regras de postagem, tendo mais liberdade para criar seu conteúdo.

Outro ponto positivo de um blog é que você pode criar conteúdos específicos para promover produtos utilizando as páginas, e usar essas urls para divulgar nas outras redes sociais que falei acima.

Lembre-se o blog é um local para criar o conteúdo, e precisará ser divulgado para que o público leia os artigos, e compartilhe com outras pessoas.

>> Checklist Para Blogueiros: 50 Pontos da Criação do Blog até a Monetização <<

6 – Youtube

Com mais de 2,5 bilhões de usuários no mundo, a plataforma de vídeos tem que fazer parte da sua estratégia de marketing.

Hoje em dia é possível criar conteúdo para o Youtube sem aparecer, assim se você não gosta da câmera pode usar recursos de animação e narração e passar conteúdo para o público de forma efetiva.

Inclusive, em alguns nichos específicos, esse tipo de conteúdo cria bastante engajamento, e leva pessoas para a oferta que for indicada.

Além do mais, é possível cadastrar seu canal no programa de afiliados do Adsense, e ganhar alguns centavos de dólares para cada mil visualizações.

Leia atentamente as regras da plataforma para monetizar seu canal dessa forma, e seguindo tudo certinho, é uma renda passiva muito bem vinda.

7 – TikTok

O TikTok tem hoje um bilhão de usuários no mundo todo, o que faz dele um bom local para postar vídeos curtos de conteúdo para o público.

Você pode até utilizar os vídeos do Youtube, fazer alguns cortes estratégicos e assim usar o mesmo conteúdo em plataformas diferentes, poupando trabalho e alcançando mais pessoas.

Onde concentrar meus esforços?

Depois de ver todos esses locais para divulgar seu trabalho você deve estar se perguntando: PRECISO estar em todos eles?

A melhor resposta seria o IDEAL é SIM, porém todo mundo sabe como é trabalhoso publicar e acompanhar várias plataformas diferentes.

Então o que você precisa fazer é um teste de, pelo menos, 60 dias postando conteúdos nesses locais e analisar onde seu público se concentra mais.

Ou ainda, escolher as plataformas que você tem mais facilidade para postar e usá-las como ferramentas de divulgação do seu negócio.

No caso do Instagram e do Facebook é possível agendar postagens através do “estúdio de criação”, e também marcar para que tudo que você postar no Instagram apareça no face.

Também dá para fazer agendamento no Youtube e no Pinterest, assim já são 4 locais onde você pode fazer uma força tarefa de produção de conteúdo, e deixar agendado para ir aparecendo quando você definir.

Via de regra você precisa lembrar que: Quanto mais locais de divulgação você usar, mais pessoas conseguirá atrair para sua oferta.

Conclusão

Divulgar seu serviço ou produto é importantíssimo. Durante a pandemia do COVID-19 muitas pessoas foram meio que “obrigadas” a entrar no digital, e hoje felizmente não conseguem sair do mesmo, por que viram que é muito lucrativo fazer parte deste mundo conectado.

Então, escolha algumas plataformas e comece os trabalhos de divulgação para potencializar cada vez mais o seu empreendimento.

Espero que este artigo mostrando locais para divulgar seu trabalho na internet e quadruplicar suas vendas ajude a entender melhor o mecanismo da propaganda online e traga resultados efetivos para seu negócio!

Mas, agora quero saber de você…

Quais dessas plataformas você já utiliza em seu negócio? Quais estão dando resultados para você? Deixe o seu comentário com sua contribuição.

No mais, grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

>
Chamar o Wilker
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui Wilker Costa

Posso ajudar?

Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

Basta clicar no botão verde logo abaixo: