O que é e Como Funciona o Google ADS (Google Adwords)?

Aprender como funciona o Google ADS (antigamente chamado de Google Adwords) é importante para qualquer pessoa que use links patrocinados em seu negócio digital, ou físico.

Todo mundo que trabalha com marketing digital sabe que existe uma série de regras para aparecer nos resultados das pesquisas do Google.

Essa série de regras fazem parte do que chamamos de SEO – Otimização para mecanismos de buscas, e todo dono de página na internet precisa se preocupar com isso.

Quem trabalha com SEO também sabe que pode demorar bastante para ranquear uma página, e é por isso que o patrocínio de links se torna a melhor opção para aparecer para o público.

Além de mais rápido, o tráfego pago costuma ser muito vantajoso em lançamentos de produtos, aquisição de leads e muito mais.

É por esses e outros motivos que resolvi disponibilizar esse material. Com este artigo, você vai aprender de vez o que é e como utilizar o Google ADS.

O que é Google Ads (Google Adwords)

google ads

Google Adwords, ou Google Ads como está sendo chamado atualmente é o serviço do Google para quem deseja pagar para aparecer em primeiro lugar nas pesquisas.

Como o próprio nome diz: Adwords, que pode ser traduzido basicamente como “palavras anuncio”, usa as palavras chave dos diversos nichos de mercado como forma de ser encontrado na internet.

O Google utiliza vários locais para colocar esses anúncios, e não apenas no resultado das pesquisas.

Os sites parceiros podem receber banners e até vídeos, e o Youtube (de propriedade do Google) também é um local onde os anúncios são veiculados.

Para quem faz a pesquisa os anúncios aparecem com uma etiqueta escrita “anúncio”, na cor verde para diferenciar dos resultados orgânicos das pesquisas.

Veja:

exemplo

Antigamente a cor era amarela e deixava a aparência patrocinada mais evidente, com a mudança de cor, estima-se que o número de cliques nesses links aumente consideravelmente, pois parecem mais “nativos”.

Cada vez que um usuário do Google clica em um anúncio, o dono do anúncio paga um valor que é calculado pela concorrência da palavra chave, e também outros fatores.

Outro ponto interessante é que os anúncios são exibidos em áreas especiais e em vários sites que fazem parceria com o Google.

É possível utilizar o Google ADS para anunciar no Youtube também, o que aumenta consideravelmente o sue poder de alcance, já que essa plataforma ocupa o segundo lugar como maior buscador da atualidade.

Porque usar o Google Ads em sua estratégia de marketing

Como você viu acima, quando se anuncia no Google, existem dezenas de locais, onde o anúncio poderá ser vinculado.

Além disso, o valor do anúncio pode ficar bem barato dependendo da palavra chave que for usada para anunciar.

Outro ponto é que como o Google é detentor dos dois maiores mecanismos de busca que existem (Google e Youtube), o público que chegará no anúncio é completamente aquecido.

Um dos motivos de aprender como funciona o Google ADS é que mesmo quem trabalha como afiliado pode criar um anúncio e promover uma oferta.

Pense, você promove um curso de marketing digital, por exemplo, e alguém entra no Google e pesquisa justamente isso.

A chance dessa pessoa clicar no seu anúncio porque ele aparecerá logo no topo de tudo, é muito grande.

Se você tiver uma estratégia de marketing eficiente pode capturar esse lead e leva-lo para seu funil de vendas.

Com apenas alguns centavos pagos por clique, dá para criar e alimentar listas de e-mail marketing e depois trabalhar essas pessoas para serem compradoras da sua oferta.

A facilidade de chegar diretamente ao público que você deseja é muito grande. A chance de venda é muito maior.

Segmentação de público

Outro ponto importante dentro da estratégia de como funciona o Google Ads é o fato de poder segmentar o público de várias formas.

Isso pode ser feito por palavra chave e por tópico (assunto). Dá para escolher onde os anúncios serão exibidos (blogs, rede de pesquisas, sites comerciais).

Com essa possibilidade, seus anúncios podem aparecer enquanto uma pessoa está navegando na internet, sem necessariamente fazer uma pesquisa pela sua oferta.

Sabe aqueles anúncios que não tem nada haver com o vídeo que você está assistindo e aparecem no começo/meio dos vídeos?

Então, o anúncio que você contratar, também poderá aparecer desse jeito.

Quantas vezes você já deixou o anúncio rolar porque é algo do seu interesse?

Isso pode acontecer com seu anúncio também.

Investimento controlado

Para quem não tem muito dinheiro para investir nos anúncios, a forma de pagamento no Google Ads é bem interessante.

Dá para determinar o gasto que será feito por anúncio, por campanha e por período.

Também é possível fazer o pagamento após um determinado número de impressões (vezes que o anúncio é exibido), ou quando alguém realiza alguma conversão no seu site.

Dessa forma, o investimento pode ser acompanhado de perto e ajustado sempre que for necessário.

Análise dos Resultados

Outro ponto muito importante é a possibilidade abrangente de analisar o retorno do seu investimento (ROI).

Dentro da maneira de como funciona o Google Ads, você pode avaliar o desempenho de suas campanhas, sabendo exatamente como o público interage com seu anúncio.

Além disso é possível marcar as pessoas que clicam na sua oferta e segui-las pela internet através do remarketing.

Como funciona o Google Ads – Onde aparecem seus anúncios?

formatos google ads

Como falei lá em cima, o Google possui uma rede de display muito variada e que abrange milhões de pessoas.

Como uma das formas de monetizar sites é através do Google Adsense, existem muitos “parceiros” que alugam espaço para esses anúncios serem veiculados.

Além disso, os grandes portais também usam essa forma de monetização, permitindo que os anúncios apareçam para público extremamente interessado em sua oferta.

Os anúncios que aparecem no resultado das buscas estão com mais espaço para a oferta, em detrimento do modelo antigo com apenas duas linhas.

Sem dúvida, poder veicular um anúncio dentro do Youtube também é uma forma de atrair o público que se interessará pela sua oferta.

Quando você cria uma campanha de anúncios, pode determinar onde ela será veiculada, se apenas para mobile, ou para outros dispositivos.

Com essa possibilidade, se você sabe que sua audiência usa mais o celular, então pode ser interessante criar uma campanha específica para esse dispositivo.

É importante lembrar que, quando algum site se cadastra para “parceiro” do Google no Adsense ele responde um formulário onde consta qual nicho de mercado está inserido.

Assim, se você definir sua campanha por “tópico” (assunto) o Google mostrará apenas em locais onde seu público esteja, nos sites que são do mesmo nicho que o assunto que definiu.

Como funciona o Google Ads – Vários formatos de anúncios

Para quem anuncia é possível escolher vários tamanhos e formatos dos anúncios.

Veja:

  • Rede de pesquisas;
  • Parceiros de pesquisas;
  • Display;
  • Youtube;
  • Gmail;
  • Aplicativos Mobile;
  • Google Shopping;
  • Product List Advertising;
  • Remarketing

Na rede de blogs parceiros, existem tamanhos específicos de banners que aparecerão onde o dono do blog definir.

Normalmente essas pessoas já sabem quais são os lugares onde existe mais possibilidade de cliques no site, assim os anúncios acabam aparecendo em pontos estratégicos para o público.

Atualmente também é possível veicular seu anúncio em vídeo que tanto pode aparecer no Youtube, ou dentro dos sites parceiros.

Essas inúmeras possibilidades permitem criar uma campanha inteligente, e completamente voltada para conversão, aproveitando ao máximo o investimento que for feito.

Para quem tem e-commerce pode anunciar no Google Shopping, que é uma vitrine de produtos alimentada pelo feed.

Para anunciar ali é preciso enviar um arquivo (como xml) com as informações e imagens dos produtos.

Depois disso basta criar a campanha no Google Ads que vai usar as informações que foram enviadas para criar os anúncios.

Aqui, não serão usadas palavras chave, mas o Google relacionará as descrições dos produtos com as buscas que são feitas na plataforma.

Assim, ele mostrará esses anúncios em toda rede de display para o público que realmente se interessa pelos produtos em questão.

Um dos segredos para se dar bem com o Google Ads é escolher o tipo de anúncio que mais combina com o perfil da sua audiência.

Como funciona o Google Ads – Definição do público

Como falei rapidamente lá em cima, dá para segmentar o público de maneiras muito específicas.

Mas, talvez ainda mais importante que a segmentação seja a possibilidade de usar públicos que já existem para criar novos.

Para quem anuncia no Facebook esse recurso chama-se “lookalike” e permite definir um novo público que seja parecido com um determinado grupo de pessoas.

No Google Ads esse recurso chama-se “público alvo semelhante” e a partir do perfil das pessoas que visitam sua oferta, o anúncio será mostrado para novas pessoas com perfil semelhante.

Se você trabalha com e-mail marketing saiba que também dá para criar anúncios para as pessoas que já são seus clientes.

Usando o recurso de anúncios para listas de e-mail é possível reativar clientes que estão frios/mornos e também campanhas de conteúdo.

Aqui também é possível criar público semelhante e mostrar anúncios no Gmail, no Youtube e também na rede de pesquisa.

Como criar campanhas de sucesso no Google Ads

Como todo investimento em anúncios precisa ser muito bem planejado para não se gastar dinheiro à toa, é importante observar alguns pontos antes de começar anunciar no Google:

Pesquisa de palavras chave

Nunca deixe de fazer pesquisa de palavras chave para anunciar, criar conteúdo ou qualquer outra coisa em seu negócio.

Otimizar sua produção de anúncios, artigos, vídeos, baseando-se em como o público procura pelo assunto é primordial para ter sucesso.

Numa campanha de Adwords tudo depende da palavra chave que originará o anúncio para ser veiculada para as pessoas certas.

Chamadas para ação

Sempre crie chamadas para ação mostrando para o público o que ele precisa fazer depois de ver sua oferta.

Frases como “clique aqui”, “compre agora”, “cadastre-se” ajudam o público a agir depois de ver um anúncio seu.

Destaque o diferencial do seu produto/serviço

Mostre no anúncio porque as pessoas deveriam entrar em contato com seu produto/serviço e não o do seu concorrente.

Mostrar o diferencial da sua oferta é importante para atrair mais visitantes/compradores.

Afinal, como funciona o Google Ads realmente? 

como funciona o google ads

Então é só injetar dinheiro na ferramenta que ganharei milhares de reais no retorno sobre o investimento?

Sinto lhe informar, mas não é tão simples assim.

O Google ADS funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. O diferencial é que nem sempre o maior lance ganha.

O Google possui um algoritmo chamado Ad Rank que mede os anúncios baseado em alguns critérios de qualidade, por isso, nem sempre o anúncio mais caro vai ganhar a disputa.

O que é o Ad Rank?

O Ad Rank é composto por índice de qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo).

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.

Essa nota, junto com o lance, é que vai definir a sua posição na disputa pela melhor colocação no ranking.

O critérios do índice são:

  • CTR;
  • Relevância;
  • E página de destino.

Como criar uma conta no Google Ads

A teoria é muito importante para saber como funciona, regras e truques para ter sucesso, porém, a prática é essencial para você ir a campo e ter um ROI mega positivo de suas campanhas.

Para criar uma conta gratuita e começar a criar suas primeiras campanhas basta apenas clicar no link: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/

Logo após clique em “Comece Agora“.

criar conta ads

Na próxima tela, digite o e-mail do Google que você deseja vincular a sua conta.

Os próximos passos são bem intuitivos, basta preencher o que se pede para ter sua conta pronta para uso.

Após a criação da conta você estará apto a criar suas primeiras campanhas e assim partir para a action.

Vou te passar algumas dicas valiosas para fazer bonito na hora de anunciar seu produto, site, loja e afins.

Escolha as melhores palavras-chave 

Quero que entenda que o planejamento dos anúncios não pode ser feito de qualquer forma.

É importante você focar em palavras-chave de qualidade para que o seu dinheiro não seja totalmente torrado sem retorno.

A dica aqui é você fazer uma pesquisa criteriosa no Google Keyword Planner. Tente se colocar no lugar da sua audiência e veja possíveis questionamentos que os mesmos teriam para encontrar a sua solução.

Exemplo: se você quer comprar um curso para aprender a trabalhar como afiliado, que pesquisa faria para encontrar a melhor solução no Google?

Esse tipo de prática vai te ajudar a identificar as potenciais palavras-chave para o seu anúncio.

Pense em um título memorável

Você tem 80 caracteres para colocar sua criatividade à prova. Lógico que é muito pouco para um discurso de vendas poderoso.

Mesmo com esse limite você pode utilizar alguns argumentos poderosos para chamar a atenção do leitor, atiçar curiosidade e fazer com que o mesmo pratique a ação de clicar no link.

Foque na página de destino

Imagine que várias pessoas estão clicando no seu anúncio e infelizmente não está ocorrendo a tão sonhada conversão que você buscou.

O problema pode estar muito provavelmente na página de destino.

É obrigatório que você capriche na sua página e apresente exatamente aquilo que prometeu em sua chamada.

Analise seus relatórios

Uma boa análise nos relatórios vai te ajudar a entender o potencial da sua campanha, bem como, saber se a mesma está convertendo bem ou não.

Os relatórios serão sua base a partir de agora. Não deixe-os de lado.

Conclusão

Desejo que com esse artigo você tenha entendido um pouco mais sobre como funciona o Google Ads e possa usá-lo de forma mais inteligente e segura em seu negócio.

Para você que deseja investir no negócio e precisa de resultados rápidos, o Google ADS é uma ótima pedida.

Mas tenha cuidado para não torrar dinheiro. Coloque as dicas que apresentei em prática e me agradeça depois.

O inicio pode ser complicado, mas na prática é possível ter resultados magníficos.

Para finalizar esse conteúdo gostaria de saber de você:

Você já utiliza ou utilizou o Google Ads em seu negócio? Como foi a experiência? Teve resultados?

Deixa um comentário abaixo com sua experiência. Isso vai ajudar várias outras pessoas que estão iniciando e que desejam ter resultados com os links patrocinados do Google.

Grande abraço e até a próxima!