Facebook Marketing: Os 10 maiores erros de todo iniciante (O quinto é o mais perigoso)

O Facebook é um dos maiores sites de tráfego em todo mundo, e é o número 1 entre as redes sociais mais populares atualmente (Veja esse infográfico para comprovar isso). Com tanta influência, não é de se admirar que os comerciantes estejam utilizando o mesmo para criar novos negócios, gerar mais tráfego e vender propriamente dito, Tudo isso utilizando o poder do Facebook Marketing.

Porém, colocar em prática o Facebook marketing não é tão fácil como pode parecer. Para gerar novos negócios nessa plataforma, há uma série de coisas diferentes que você precisa fazer, para que assim as coisas aconteçam devidamente.

O problema aqui é justamente a quantidade de pessoas que ignoram estas informações ou simplesmente não percebem o quão importante elas são.

Neste artigo, você vai aprender sobre alguns dos maiores erros que as pessoas cometem quando estão iniciando no Facebook Marketing e como evitá-los principalmente.

Antes de começar, quero destacar a importância de não colocarmos “todos os ovos em uma única cesta”. Pode parecer clichê, mais é a pura verdade.

Devemos sempre diversificar nossos projetos e negócios, e o Facebook é uma excelente forma de se fazer isso.

facebook-marketing-curtir

Erro #01 – Apostar todas as fichas no tráfego pago

É verídico que o Facebook possui uma configuração de anúncios relativamente eficaz.

Um anúncio bem pensado pode definitivamente ter um bom desempenho, porém, um grande erro dos utilizadores desse recurso é pensar que essa é a única forma de gerar negócios nessa rede social.

Por outro lado, o Facebook oferece recursos incrivelmente fáceis para se obter tráfego sem pagar nada por isso. Então, se você se concentrar somente, ou exclusivamente, em anúncios pagos, você está ignorando o real poder da ferramenta.

Para contornar essa situação, você pode estar utilizando em conjunto com os anúncios, os grupos, fanpages e até o seu perfil social para engajar as pessoas e construir uma base sólida de tráfego para o seu negócio.

No link abaixo eu trago um artigo bacana que trata justamente da diferença entre páginas e grupos do Facebook.

[Páginas versus Grupos no Facebook – Qual o mais eficiente?]

Erro #02 – Esquecer o aspecto social

Facebook é, acima de tudo, um site social. Várias pessoas esquecem esse aspecto, e por consequência elas perdem uma grande quantidade de tráfego para o seu negócio.

Você não pode somente postar na sua linha do tempo ou fanpage e esperar os resultados surgirem do nada.

Você precisa interagir constantemente com os seus fãs. Ou seja, quando as pessoas comentarem, responda-os, seja amigável e gentil.

Além disso, é preciso lembrar que os seus fãs e seguidores serão o seu principal ativo nessa plataforma. Eles irão interagir de diversas maneiras, seja curtindo suas mensagens, compartilhando as mesmas ou comentando.

Essa socialização é importante para o destacamento do seu conteúdo e eventualmente a originação de tráfego qualificado.

Por isso, sempre socialize com sua audiência!

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba uma super aula onde mostro uma técnica ninja para conseguir milhares de inscritos em seu canal no Youtube!

Erro #03 – O problema da overdose de informação

O excesso de informação é um problema enorme no Facebook. Várias fanpages estavam lotando os feeds de notícias dos usuários, fazendo com que os mesmos tivessem uma overdose de informação.

Vendo esse cenário como algo prejudicial, o próprio Facebook renovou / adicionou novos algoritmos para combater esse problema. Com isso, o alcance dessas páginas caiu consideravelmente ao longo do tempo.

Isso de fato beneficiou a utilização de posts patrocinados para o Facebook, ou seja, a empresa iria faturar muito mais com seu programa de anúncios. Mas esse não foi o único motivo para isso acontecer, como falei anteriormente, a overdose de informação contribuiu bastante para essa mudança.

O fato é que, se você postar muitas vezes, as pessoas não irão ver todas as suas postagens ou pior, elas irão retirar o like de sua página e assim deixar de seguir o seu trabalho.

Postar muitas vezes não é o ideal. Três a cinco mensagens por dia é geralmente mais do que suficiente.

facebook like

Erro #04 – Ignorar as regras

O Facebook possui uma série de regras que devem ser seguidas para um melhor aproveitamento da plataforma e para evitar transtornos como uma conta cancelada ou bloqueada por exemplo.

O fato triste é que a maioria dos comerciantes, ou mesmo usuários comuns, não leem as regras e por isso eles são prejudicados com o rigor da plataforma.

É fato que os termos e condições de utilização são muito longos, e pode ser demorado para ler e entender.

No entanto, se você está querendo fazer um trabalho sério nessa plataforma, é vital a familiarização e o entendimento dessas regras.

Por isso, sempre leia todas as diretrizes e regras a fim de evitar possíveis transtornos no futuro! 

Erro #05 – Ser Preguiçoso

Esse é considerado por mim o erro mais perigoso, não só para esse tipo de empreendimento, mas também para qualquer outro tipo de negócio.

Certifique-se de preencher todas as informações do seu perfil, fanpage ou grupo.

Adicione a URL da sua empresa, informações “sobre” na área respectiva, crie e adicione uma foto de capa e de perfil e etc. Essas são tarefas básicas que devem ser realizadas para um melhor aproveitamento da plataforma e de seus recursos.

Outra coisa importante é não ser preguiçoso na socialização. Ou seja, se as pessoas estão interagindo com suas postagens, responda as mesmas, mostre pra elas que você se importa com a opinião delas.

Erro #06 – Obsessão por Likes

Obviamente que a quantidade de likes merece certa atenção, porém, não deve ser a única métrica levada em consideração.

Likes são apenas mais um aspecto no grande número de fatores relevantes para o sucesso do seu empreendimento no Facebook.  Por isso, se você se concentrar apenas em obter mais likes para sua página, você estará ignorando o real poder da plataforma.

A página pode ter um milhão de likes, mas se os usuários não estão devidamente engajados, esses likes são inúteis.

Em vez de ficar obsessivo por likes, foque em outros aspectos importantes, tais como:

  • Os usuários estão compartilhando o seu conteúdo?
  • Você está conseguindo mais tráfego para seu site?
  • Você está conseguindo aumentar as vendas?
  • Os usuários estão comentando suas postagens?

Likes sempre será uma métrica importante, mas nunca a mais importante!

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba uma super aula onde mostro uma técnica ninja para conseguir milhares de inscritos em seu canal no Youtube!

Erro #07 – Utilizar muito texto

Uma coisa que você deve sempre lembrar sobre o Facebook, é que a plataforma está cada vez mais destacando conteúdos visuais. Ou seja, as pessoas não focam ou não prestam atenção em textos demasiados longos. As pessoas gostam de algo curto e direto ao ponto.

Lembre-se: Mantenha a simplicidade e o sucesso te alcançará!

Use fotos para atrair a atenção e mantenha o texto o mais curto possível. As pessoas não irão perder o seu tempo lendo um texto de duas laudas ou mais em seu feed de notícias.

facebook-marketing-imagens

Erro #08 – Não focar no Branding

Vejo várias pessoas atualmente postarem conteúdos até interessantes no Facebook, porém, esses conteúdos não focam no branding daquelas pessoas. Ou seja, o único objetivo é chamar a atenção e isso é um erro.

Você precisa manter pelo menos 90% do conteúdo focado na criação e popularização da sua marca. Um exemplo bem bacana disso pode ser visto na página do Geração de valor dentro do próprio Facebook.

Erro #09 – Ignorar os Insights

Um erro bem comum dos usuários é justamente ignorar as estatísticas que o próprio Facebook oferece. Esses dados podem te ajudar bastante no crescimento do seu negócio e principalmente da sua base de fãs e seguidores dentro da plataforma.

Lembre-se: Não ignore os insights da sua página e veja o que está dando certo e errado dentro do seu negócio no Facebook!

Erro #10 – Ser Chato

Se tudo que você está fazendo é enviar mensagens de marketing genéricos todos os dias (Isso é ser chato), as chances são de que você irá falhar miseravelmente no Facebook.

As pessoas querem ver as mensagens que são interessantes ou emocionantes para elas. Elas querem compartilhar esse tipo de conteúdo com os outros.

Exemplos de formatos de conteúdo que você pode estar explorando:

  • Notícias (específica para o seu mercado);
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Memes;
  • Mensagens motivacionais;
  • Tutoriais;
  • Mensagens educacionais.

Você definitivamente não precisa compartilhar um monte de coisas que as pessoas não vão prestar atenção. Isso é apenas perda de tempo.

Em vez disso, se concentre em conteúdo de qualidade, sempre focando na construção e solidificação da sua marca.

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Conclusão…

Facebook marketing não precisa ser tão difícil de implementar em seu negócio, basta apenas seguir a risca tudo o que falei nesse artigo e tentar evitar esses erros.

A maioria das pessoas sabe o que DEVEM fazer para comercializar os seus projetos no Facebook, mas muitas poucas sabem o que NÃO devem fazer, por isso, espero que esse artigo tenha sido útil para você, e que o mesmo possa te ajudar a evitar esses erros futuramente.

Se gostou do artigo, deixa um comentário mais abaixo e compartilha o mesmo nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima!

Gostou do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba uma super aula onde mostro uma técnica ninja para conseguir milhares de inscritos em seu canal no Youtube!