9 DICAS Para Você Ter Realização Pessoal [+Infográfico]

Muitos dizem que Realização Pessoal é seguir o ciclo da vida. Mas afinal, qual é o ciclo da vida?

Não é querendo ser prepotente, mas a vida é mais do que: “Estudar, fazer um curso, se preparar para o mercado, casar, ter filhos, trabalhar, trabalharTRABALHAR e enfim aposentar”, e depois disso, boca do brejo!… rs

Não concorda comigo que a vida é feita de “propósitos do ciclo humano” e também propósitos específicos? “Objetivos do ciclo” e específicos? A vida é mais do que os padrões pedem. Se você gosta de algo, corra atrás e consiga aquilo independente do que seja.

Os propósitos do ciclo humano são bastante beneficentes, mas são muitos clichês.

Se você perguntar para 10 Pessoas, sobre, quais são seus propósitos? Elas vão falar que é construir uma família, elas irão falar que é ajudar alguém ou algo do tipo – Não discordo disso. Mas a verdade é que esse é o ciclo da evolução da humanidade.

Agora pergunta sobre um propósito mais “afunilado”; específico. Dessas 10 Pessoas, faixa de 3 irão responder com fluência.

proposito de vida

E nosso foco (seu e meu) nesse artigo é lhe ajudar com sua realização pessoal, ou melhor, suas realizações pessoais…

Por isso, eu me aprofundei em 9 dicas muito importantes (em sequência) para essa chave da vida, sendo a 9ª a mais importante.

Então peço que leia até o final para entender todo o processo!

Dica 01: Saiba o que você quer!

imagem 1Uma vez que você para pra pensar no que realmente te faz feliz, você consegue entender o que poderia entrar numa lista “temporária”, para uma seleção.

Você tem que listar características que vão agregar nessa pesquisa, coisas que você sente saudade de fazer, ou coisas que você queira fazer com mais frequência.

Assim encontrar um espaço dessa atividade ou seja lá o que for é agregar em sua vida. Ai sim você descobrirá o verdadeiro sentido de realização pessoal.

Responda: O que quero fazer? 

Para responder essa pergunta você tem que ser um pouco atrevido no momento.

Quando você for responder essa pergunta, responda com a certeza e não coloque “mas não posso, porquê…”

Você tem que selecionar bem as características, depois remover a objeção que não te deixa aplicar. Nem que sobre apenas uma, mas não adicione a objeção: “não posso, porquê…”

Outra coisa que vai te ajudar bastante será o próximo tópico.

Participe de Trabalhos Voluntários. 

Além de você praticar uma boa ação que já é um propósito “humano”, você abre portas para conhecer coisas novas e acabar tendo mais ideias para descobrir outras atividades e você saber se é o que quer.

Buscar aspectos que você não conhecia, pode te trazer ideias que você talvez não houvesse pensado.

Siga blogs que te inspiram

Cada pessoa tem seu gosto, eu mesmo gosto muito de blogs que falam sobre Empreendedorismo, um dos meus favoritos é o Núcleo Expert.

Esse blog é do Alex Vargas, criador do curso Fórmula Negócio Online e um dos meus mentores nesse mercado de empreendedorismo digital.

Você talvez não goste do assunto, por que você tem seu próprio gosto. Então o que deve fazer é buscar pelo o que gosta.

Você só tem benefícios quando faz isso.

  • Se mantém positivo;
  • Aprende cada vez mais;
  • É influenciado a tomar ações;
  • Agrega mais valor em sua vida;
  • Etc…

Leve cada mensagem consigo mesmo, leia vários artigos para entrar de fato no assunto e seja mais presente!

Dica 02: Equilibre seus sentidos.

imagem 2Você sabe que um carro não funciona se ele estiver sem gasolina, né? Ou sem uma bateria. Se não tiver motor também não. E de forma alguma irá se ele estiver sem as rodas.

Nossa vida também é assim. Você tem que ligar vários pontos, se equilibrar muito bem para conseguir algum tipo de realização pessoal. 

Busque cuidar melhor de você, se alimentar melhor, fazer exercícios, praticar algum esporte como hobbie e por ai vai…

Seja Você Mesmo!

Vamos dizer que você tem um defeito e você tenta muito esconder isso das pessoas, precisando até mesmo mudar sua personalidade para esconder esse defeito.

P.s: Usei esse exemplo, mas serve para qualquer sentido!

Isso atrapalha bastante você evoluir. Por que enquanto você se preocupa com o que vão achar, suas próprias realizações ficam para trás.

Ao invés de se preocupar com o “defeito”, admita que tenha ele. Quem está contigo, vai lhe aceitar da forma que você é! Sem falar que você vai se preocupa com outras coisas que realmente vão agrega valor em sua vida.

Faz parte do seu desenvolvimento pessoal aceitar ser você mesmo e ser feliz independente do que as pessoas vão achar.

Foque nas Soluções!

O que mais tem no mundo são pessoas com problemas. Sejam eles problemas familiares, financeiros, problema em relacionamento, problemas internos, problemas externos do dia a dia e por ai vai!

E se eu te disser que focar nos problemas não é a melhor opção, você irá concordar comigo? O mais eficaz é buscar a solução!

Como eu disse, tem problemas de todos os tipos, mas também existem pessoas com os mesmos problemas.

Agora entra a sacada, busque pela solução que alguém usou para resolver o seu tipo de problema também.

Fazer isso é fácil, use a internet ao seu favor. Busque por resposta no Yahoo, no Quora, Reddit e outros sites de perguntas e respostas.

Você tem que manter sua menta alinhada para buscar uma realização pessoal, ou várias!

Auto controle em sua vida.

Aqui entra uma sacada de autocuidado, sim autocuidado! Você escolher o caminho que te faz feliz não se torna egoísta não, pelo contrário, te trás benefícios!

Um exemplo raiz: Vamos supor que seus pais querem que você faça um curso de Direito, mas você quer fazer esquerdo(to zoando!) Geografia.

Eles vão dizer que você não vai ganhar dinheiro nessa área. Mas isso não seria problema, pois se você realmente gosta de geografia, você pensará em expandir isso através de um curso presencial ou online (recomendo o online) seu para pessoas que querem ser “melhor nessa matéria” da faculdade.

Além de você ganhar seu salário como professor na escola, você será professor fora dela também através de cursos, sendo empreendedor.

Quando você faz algo que te faz feliz, você consegue ser uma pessoa melhor. Você encontrará uma solução para qualquer problema. Pois você gosta de fazer ou ser aquilo. Entendeu? 😉

Dica 03: Defina Suas Prioridades!

imagem 3Viver nessa era digital não está sendo muito fácil né? Toda hora chega uma notificação de alguém importante, alguma novidade surge ou qualquer coisa já entra em distração.

Realmente está muito difícil. Mas tenho que te dizer que se você quer realizar algo, você precisa definir prioridade. Ou se não, nada de realização pessoal!

Para isso temos algumas formas para você aprender a fazer essas prioridades.

Use a diferença da urgência e importância. 

Primeiramente vamos a diferenciação.

  • Urgência: Tem que ser resolvido na hora ou se não pode agravar a situação. 
  • Importância: É o que pode e tem potencial para te trazer tal resultado. 

Uma sacada que você pode fazer para priorização é desenhar uma lista de coisas importantes e coisas que podem precisar de urgência.

Apesar que pode ser em quadros diferentes, mas você tem que ter a base.

Exemplo: Você está fazendo algo super importante no seu novo trabalho (agora você é seu chefe) que irá te trazer um bom resultado, mas acontece um acidente com seu filho lá na sua casa. Você tem 2 opções em quadros diferentes, importância ou urgência? 

Você vai escolher a urgência não é mesmo? “Se é urgente e muito importante, deve ser feito imediatamente, se é urgente, porém não tão importante, fica em segundo lugar e assim por diante.” Entendeu?

Organize sua próxima tarefa!

Melhorando o meu título… Organize o restante do seu dia!

Uma forma que gosto de usar bastante é a anotação de tarefas no dia, assim sei qual posso priorizar e qual posso colocar em segundo plano.

As tarefas ou atividades grandes eu coloco em primeiro lugar e divido em pequenas escalas atingíveis.

As atividades e tarefas menores eu coloco sempre em um horário que estou menos produtivo. Assim eu consigo fazer tudo mesmo em meus momentos de queda.

Recomendo fazer o mesmo com as suas. Inclusive, recomendo um programa – aplicativo: Evernote! Ele é muito bom para você listar o que tem que ser feito. Depois você marca de verde as tarefas concluídas…

Dica 04: Pratique a Paciência!

imagem 4Uma coisa que eu devo te contar, e que quando você sair daqui desse artigo, você não conseguirá essa realização pessoal apenas por ler esse texto, você tem que aplicar, esperar e assim realizar!

Tudo vai começar na transformação da sua mentalidade. Você vai ter que criar a paciência caso não tenha… E não para ai não, você tem que aplicar!

Uma frase legal que eu vi há pouco tempo antes de escrever esse artigo foi a seguinte:

“Semeie um pensamento e terá uma ação; Semeie uma ação e terá um hábito; Semeie um hábito e terá um caráter; Semeie um caráter e você terá um destino. Tudo começa pelo pensamento.” – Tiago Fonseca!

Não sei se foi ele quem idealizou essa frase, mas foi ele quem eu vi falando.

Tudo começa dos pensamentos, você está adquirindo o conhecimento, isso ficará em sua mente. Você tem que aplicar para ser efetivo!

Você não tem paciência? Reconheça isso!

Isso vai servir a seu favor caso não tenha mesmo. Mas enfim, se você é uma pessoa que se estressa com qualquer coisa, você tem que reconhecer isso.

Pense comigo, quando você está estressado(a), você fica de mau humor, e quando está de mal humor seu dia vai por água. Você já passou por isso, eu sei… Quem nunca? Pois então, o que tem que ser feito é você aumentar o limite da sua paciência.

Não vai ser fácil, mas vou te ajudar com isso!

As coisas vão acontecer, e vão ter algumas que não te agradará. Então apenas resolva e pronto! Logo você esquecerá.

Diferente se você ficasse com raiva, você ficaria o dia todo estressado com aquilo e ainda tem o risco de acordar no outro dia desmotivado. Chato né? Mas se você aplicar isso, você cria o hábito de se acostumar com a situação quando ela acontecer mais vezes e assim você prolonga sua paciência.

Realmente procure aprender, você vai precisar! Suas realizações vão ter momentos difíceis, e você precisará manter a calma nesses momentos!

Conte de 1 até 10 ou até 1000.

Você sabia que sua respiração acelerada é sinal de “corpo em risco”? Talvez você já tenha feito isso de “voltar a respiração ao normal contando”, mas você sabia que serve para isso?

Pois então, essa é outra prática que você pode fazer, quando você faz a atividade, você percebe como está a respiração e busca voltar ela ao normal.

 Reflita no final do dia! 

Uma excelente dica para você perceber o que passou no dia é buscar entender o motivo daquilo ter acontecido.

A sacada é a seguinte: Sente-se em um lugar confortável, não mexa em nada eletrônico tipo celular, computador ou TV e reflita o que você passou, se foi de fato necessário ou se esse impulso foi em vão.

Depois que entender essa sacada, você pode aplicar nos outros dias e evitar cada vez mais a falta de paciência.

Dica 05: A motivação em Todos os Aspectos da vida!

imagem 5Se você acompanha meus artigos, você já sabe o tanto que falo sobre motivação… Sim, é muito importante, sem ela você não faz nada, fica enrolando seu tempo, procrastinando, e o primeiro “pepino” para resolver, você já desiste.

Você tem que focar no compromisso com sua realização pessoal!

Para se manter motivado você tem que:

  • Ser mais positivo;
  • Agir e pensar que tudo dará certo;
  • Imaginar você no seu ápice final com sua realização pessoal;
  • Afastar-se de pessoas negativas;
  • Usar metas;
  • Fazer como se fosse o maior desafio do mundo;
  • Criar o hábito de se manter motivado.

Lembre-se que você já errou pela falta de motivação.

Uma vez na vida você já deve ter errado por falta de motivação. Não é julgando, longe disso! Esse é apenas um aspecto para te explicar a logica que eu costumo usar.

Não é só com isso, com qualquer coisa eu uso essa lógica.

“Se eu já errei aqui uma vez exatamente por causa da desmotivação, então vou fazer mesmo sem ela que ao longo do tempo ela volta”.

E realmente volta! Quando você está desmotivado, mas começa aplicar tal atividade, você começa a se motivar. É estranho, a desmotivação é só no começo ou quando está muito adiantado…

Toda vez que a desmotivação bater em sua porta, lembre-se dessa lógica: “Vai acontecer o mesmo erro que aconteceu no passado”. Então faça o que tem que fazer, ela motivação vai aparecer no meio do caminho!

Comemorar até mesmo as pequenas conquistas!

Quando você comemora, e não se critica, você ganha pontos com seu cérebro. Isso indica para ele que você está feliz e quando se está feliz você busca mais sobre aquilo, e sua realização pessoal entra aqui.

Parar de reclamar deve virar um hábito.

Se eu não me engano, falei sobre “reclamação” em um dos tópicos aqui…

Não adianta você ler essas dicas e falar que mudará de hoje para amanhã. Você não vai mudar!

Parar de reclamar deve se tornar um hábito, igual alguns outros pontos!

Dica 06: Invista em Você Mesmo!

imagem 6As coisas vão acontecer quando você caminha na estrada correta para a realização.

Quer um exemplo? 

Uma pessoa que quer ser milionária, ela deve começar a observar milionários, o que eles fazem, o que eles pensam, qual são os limites das suas crenças, aonde ele iniciou. quais são seus tipos de ativos, descobrir aonde ela investe e etc…

Isso é apenas um exemplo, mas serve para a sua realização pessoal. Talvez você esteja se perguntando: “Mas o que tem haver Wilker?”

Simples, você tem que está preparado para nova meta, objetivo, propósito, realização pessoal e a melhor forma de você fazer isso, é investindo em você!

Tem mais alguns tópicos para você se aprofundar nesse papo de investimento pessoal, veja:

Expandir o conhecimento.

Não se contente no conhecimento que você tem (sim, agradeça! É diferente!), mas busque entender o que está acontecendo, o que tem de novidade no assunto em que você gosta.

Para isso, busque:

  • Ler livros, blogs e sites especializados;
  • Assistir a vídeos e documentários;
  • Participar de palestras e workshops;
  • Fazer cursos (se for preciso).

Para alcançar sua realização pessoal ou suas… Você precisa aprender novas habilidades, se manter presente no assunto.

Não fique para trás!

Se esforce mais!

Não importa qual tarefa você está fazendo, quando você se dedica a isso, você vira destaque!

Se você aplica esse passo; tópico com o anterior, você terá grande chances de fazer a realização pessoal do momento, porquê você ta aprendendo e aplicando… Isso seria bom pra você alcançar qualquer coisa, não seria?

Dica 07: Tenha atitude!

imagem 7A diferença entre os que conseguem e os que apenas sonham, é mínima! Os que conseguem erram várias vezes e aprendem com seus erros, até acertar. Os que apenas sonham se enchem de crenças limitantes que o cérebro propõe e acabam desistindo.

E você sabe qual é a diferença de um para o outro? Isso mesmo, quem consegue é por que toma uma atitude! Quem apenas fica no sonho, inventa desculpa.

Para você conseguir sua realização pessoal olhe isso:

Tenha comprometimento!

Se você tem comprometimento você precisa ter atitude, se você tem atitude é por que tem comprometimento.

Eu comecei a falar sobre compromisso nas dicas sobre motivação.

Quando você tem compromisso, muitas coisas se tornam irrelevantes como:

  • Quanto tempo você vai focar naquilo;
  • Você não dependerá da energia da motivação para conseguir chegar a sua realização;
  • Você entende quando as coisas são importantes e quando são urgentes;
  • Você não liga para o que as pessoas falam;
  • Você apenas corre atrás pra fazer.

Se você não colocar sua realização pessoal em comprometimento, toda essa lista ai dependerá de sua boa vontade para realiza-la!

Negatividade Offline!

Pare de alimentar negatividade em sua vida. Informações, pessoas, músicas e qualquer meio que deixe você uma pessoa  alimentada em coisas negativas.

Sou bem sincero em meus post e como sempre aprendendo, também devo recomendar, eu aprendi uma Técnica com o Psicólogo Miguel Lucas.

Técnica do Zoom:

  • Você aplica ela quando está cheio de pensamentos negativos. Você deve criar um “balão” em sua mente e se alimentar por frases, fotos, vídeos e diversos conteúdos positivos, assim sua negatividade vai embora.

Tenha cuidado com a negatividade, ela pode atrapalhar você em sua realização pessoal criando crenças limitantes em sua mente. Fazendo você até mesmo desistir do seu objetivo…

Dica 08: Seja Persistente!

imagem 8Não é algo ruim, mas eu estou te avisando logo agora… Você vai sentir dor de insucessos, pode acontecer de não dar certo de primeira. Essa margem é de 90% que pode dar errado, mas o truque está a partir dai…

Se você desiste fácil de qualquer coisa, não só da sua realização pessoal, preciso te dizer que você está atrasando objetivos.

Aquela frase: “Eu sou brasileiro, não desisto nunca”, é verdadeira, mas também tem a outra bela frase que nos define bem: “Brasileiro sempre deixa pra última hora”.

Faça o seguinte: seja persistente, mas tenha metas, sabe por quê? Quando você persiste em algo que tem prazo, você consegue seu objetivo logo, mas o melhor mesmo é você ter que usar a criatividade para sair do sufoco ou para ganhar o sucesso.

Use essa sub-dicas aqui para te ajudar:

Seja Persistente, mas saiba quando desistir!

Olha, você não vai bater um prego na madeira com a mão sem um martelo, não é mesmo?

Você tem que definir não só uma coisa, e sim várias, para ver se é isso mesmo que você quer. Você se lembra da primeira dica?

Eu listei todas de forma que você consiga entender que realização pessoal não é apenas uma coisinha que tem que ser feita, e sim quando vários alinhamentos estão encaixados…

Por isso listei as dicas em forma de sequência.

Quando você chegasse nessa dica de persistência, você já deveria saber quais eram seus planos para realização pessoal.

Se você não sabe ainda, isso é normal, volte as dicas quantas vezes quiser, busque entender seus pensamentos, o que te faz feliz a ponto de ser uma realização pessoal que você queria muito em sua vida.

Para te ajudar, eu tenho um artigo meio relacionado a essa dúvida. Ele fala sobre Propósito de Vida, talvez tenha alguma coisa que te ajude a descobrir o que você pode realizar…

Pare de Começar e Comece a Terminar!

Você entendeu o sentido desse título, né?

Sim, foi de propósito. Você tem que saber aonde deve desistir e aonde deve começar algo e acabar, e não ficar parando no meio do caminho, começando do zero novamente…

Pra ser persistente, você tem que entender que vai sim ter altos e baixos, vai ter dias difíceis, mas sua realização pessoal deve ter comprometimento, auto controle de sentimentos, motivação oscilando e muitos outros obstáculos.

Para ter certeza que isso vale sua persistência, você deve olhar se é isso mesmo o que você quer, e também se você não vai desistir no futuro. E assim começar com suas forças!

Vai em frente, você é brasileiro, não desista!

Dica 09: A Pirâmide de Maslow.

imagem 9Essa pirâmide é uma forma de organizar a vida do ser humano, das necessidades aos desejos. Ou seja, na base estão as necessidades mais urgentes e na ponta estão as pessoais. Como a própria realização pessoal!

Não é algo difícil, você precisa entender aonde começa, e aonde termina, você lembra que eu falei a todo momento sobre a sequência das dicas?

Pois é… Não considero como uma pirâmide, mas começamos pela dor até chegar aqui. Tudo começa na base de dor para o prazer…

Veja isso:

Como surgiu? 

A Pirâmide de Maslow foi criada no ano de 1908 a 1970, pelo psicólogo Abraham Maslow. Mais conhecida como “Hierarquia de necessidades de Maslow”.

Qual Importância dessa Pirâmide?

De acordo com a ideia de Maslow, os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena.

O esquema descrito na Pirâmide de Maslow trata justamente da hierarquização dessas necessidades ao longo da vida do ser humano.

Etapas de cada Necessidade.

Fisiologia, Segurança, Amor/Relacionamento, Estima e Realização Pessoal.

Coisas que você deve saber para aplicar:

  1. Uma etapa deve ser saciada (pelo menos em parte) para que o indivíduo passe para o próximo nível da hierarquia.
  2. As necessidades da realização pessoal nunca são saciadas, sempre que uma necessidade se sacia, surgem novas ânsias e objetivos.
  3. As necessidades fisiológicas nascem com os seres humanos e são as mais fáceis de serem saciadas, ao contrário das outras etapas.
  4. Quando se conquista determinados elementos de um grupo de necessidades, o indivíduo sempre se motiva em conseguir atingir mais objetivos.
  5. As necessidades insatisfeitas, ou seja, que não conseguirem ser cumpridas, implicam reações negativas no comportamento do indivíduo, como frustrações, medos, angústias, inseguranças e etc.

Bom, é isso. Eu procurei ser bem profundo nesse assunto, porquê você deveria saber como funciona e sem precisar montar quebra cabeça em pesquisas. Agora queria que aplicasse também né?

Conclusão Realização Pessoal

Eu espero que você tenha chegado até aqui, pois foi um prazer escrever esse texto para você.

Uma coisa que eu recomendo muito a você agora é aplicar! Igual eu já falei algumas vezes, você terá mais resultado quando aplica. Isso é fato!

Outra coisa que eu queria que ficasse bem clara, você deve aplicar todas as dicas em sequência, e não se esqueça qual é o fundamento da Pirâmide de Maslow…

Você busca pela realização pessoal quando tem todos as outras bases alinhadas, ou já sub-desenvolvidas.

Lembre-se também que você nunca terá a ponta de realização 100% completa, após conseguir algo pessoal, busque mais, busque outra realização pessoal.

Primeiro por que você não deve parar, se não fica tudo sem sentido e segunda porquê a vida é infinita. Tem muita coisa que você consegue explorar como forma de realizações.

Realmente aplique as dicas, desde saber o que quer até entender sobre a Pirâmide de Maslow.

Vou ficando por aqui, mas não pense que acabou não, ainda tem um infográfico que você pode baixar para conferir o que fazer toda vez que esquecer.

Um grande abraço não se esqueça de comentar o que achou. Até mais!

Infográfico Realização Pessoal:

infográfico sobre realização pessoal