14 Truques Para Encontrar Seu PROPÓSITO DE VIDA – [GUIA DEFINITIVO]

Para lhe ajudar nessa missão em descobrir seu propósito de vida, eu tenho algumas perguntas para você, e a resposta você faz para você mesmo!

01. Nos últimos seis meses, quando você se sentiu mais vivo e eletrificado? O que você estava fazendo? Quem você estava sendo?

02. Deixando de lado qualquer obrigação, pensando em um dia comum, quais atividades mais te inspiram?

03. Nos últimos sete dias, que momentos lhe deram sentimentos de grande amor, satisfação profunda ou propósito?

04. Se eu nunca tivesse que trabalhar de novo e todos me adorassem como sou, o que passaria meus dias fazendo para me sentir mais realizado e mais vivo?

05. Quais são os maiores problemas que você encontrou em sua vida? Ao superá-los, que talentos, dons e ideias você desenvolveu?

Responda essas 5 perguntas para você mesmo. Fazendo esse exercício, você fica mais próxima(o) em encontrar seu propósito de vida.

propósito de vida

Seu propósito não tem nada a ver com o que você deve fazer (ou não). Não é sobre estar certo ou errado. Não tem nada a ver com o que seus pais pensam. Não tem nada a ver com ser rico, respeitado ou famoso. Não é nem mesmo sobre o que você quer ou deseja.

Em vez disso, o seu propósito de vida deve ser claramente do seu corpo e sua mente, uma vez que está livre de padrões.

Fiz um “checklist” com 15 truques para você descobrir qual é seu propósito de vida. 

Pegue seu café e tenha uma ótima leitura!

Truque 01: “A vida” é destinada a ser feliz!

imagem 2

“A vida” é destinada a ser feliz! Meu propósito de vida pode diferenciar do seu e o seu propósito será diferente com o de outras pessoas.

Propósito da vida constitui uma questão filosófica ao propósito e significado da vida ou existência em geral.

Houve um grande número de respostas a estas questões de diferentes origens. “Vida” não é para um propósito, mas há propósitos para “Vida”.

Até que você descubra o propósito de sua “vida”, você pode está vivendo uma vida com autoestima baixa.

O truque que você tem que aplicar, se levantar e fazer grandes coisas que você DEVERIA fazer. Aplicando esse truque tente novamente olhar para ti internamente e tente descobrir qual é o seu propósito. Faça quantas vezes for possível!

Mesmo se você não conseguir com essa dica/truque, não tem problema, você tem mais 14 truques para aplicar listados abaixo.

Quando você descobre seu propósito, você encontra uma pessoa maior do que sonhou ser.

Truque 02: Identifique e saia da corrida dos ratos!

imagem 3

Com a ajuda de nosso famoso amigo Wikipédia vou lhe explicar o que é corrida dos ratos.

Corrida dos ratos é um termo usado para um exercício sem fim, autodestrutivo ou inútil. Evoca a imagem dos esforços inúteis de um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto.

Em uma analogia com a cidade moderna, muitos ratos em um mesmo labirinto dispendem um esforço intenso correndo aleatoriamente, para ao fim não atingirem nenhum objetivo coletivo ou individual.

O termo foi popularizado com o livro Pai Rico, Pai Pobre.

Inclusive Pai Rico e Pai Pobre é um ótimo livro do Robert Kiyosaki para você aprender construir ativos e ter liberdade financeira. Eu Rodrigo Recomendo!

O truque está por trás da corrida dos ratos. Se você não tem tempo; se você é uma pessoa que está em alta frequência igual às outras pessoas com: faculdade, trabalho e intensa pressão do dia a dia… Dificilmente você conseguirá encontrar seu propósito de vida.

Ter uma pausa para refletir também nos leva para o próximo truque do nosso checklist.

Truque 03: E se faltasse apenas 365 Dias para morte?

imagem 4

Se você soubesse que irá morrer daqui um ano, a partir de hoje, o que você faria e como gostaria de ser lembrado? Qual seria seu propósito?

Não me chame de doido, só reflita! rsrs

A maioria das pessoas não gosta de pensar na morte. Isso nos assusta. Mas pensar em nossa própria morte, surpreendentemente tem muitas vantagens práticas.

Uma dessas vantagens é que nos força a nos concentrarmos naquilo que é realmente importante em nossas vidas e o que é apenas perturbador.

A ideia desse truque não é falar sobre o assunto, por que até mesmo, não sabemos até onde que Deus nos reservou essa caminhada. Mas o intuito é fazer você refletir, qual foi seu principal propósito de vida na terra.

A grande maioria não está preparada para essa pergunta. Faz o teste! Uns vão pensar de mais e não vão responder sua pergunta. Outros vão dar uma resposta “meia boca”, às vezes nem é aquilo mesmo seu propósito.

Truque 04 Como você vai salvar o mundo?

imagem 5

Caso você não tenha acompanhado as notícias, o mundo está com muitos problemas, e alguns desses problemas estão a nossa altura.

Uma ótima forma de você encontrar seu propósito talvez seja resolver alguns desses problemas. Inclusive, esse truque pode te dar a resposta para a pergunta do truque 04.

Encontre um problema de seu interesse e comece a resolvê-lo.

Obviamente, você não vai resolver sozinho os problemas do mundo. Mas você pode contribuir e fazer a diferença. E essa sensação de fazer a diferença é, em última análise, o que é mais importante para a sua própria felicidade e realização.

Uma boa dica… Você pode fazer serviços voluntários em sua região, quem sabe você goste tanto que um dia pense até mesmo em abrir um grupo de voluntários e assim você encontrou seu propósito de vida.

  • Ajudar moradores de rua;
  • Cultivar a felicidade de outras pessoas;
  • Ajudar idosos em asilo e acolhe-los.

Tudo isso serve como uma solução de problemas. Sem falar que fazer o bem te faz bem!

Truque 05 Viva em integridade com seus valores.

imagem 6

Quando você tem seus valores e você vive em integridade com eles, dificilmente você se pergunta qual é seu propósito de vida.

E se eu te perguntar quais são seus valores, você conseguiria me responder 5 deles? O que é importante para você? O que você dá a mínima?

Caso você ache que não tenha, isso é normal, e eu estou aqui para te ajudar e jamais te julgarei! O que você deve fazer é tomar uma ação.

Para ajudar a encontrar seus valores. Questione, experimente coisas, saia da caixa! Faça diferente do que te disseram a vida toda. Depois disso reflita o que é importante para você. Garanto que você vai entender quais são eles.

Viva em integridade com seus valores e descubra facilmente qual é seu propósito de vida!

Truque 06 Combine seus pontos fortes com suas paixões.

imagem 7

Você acompanha alguma pessoa que tem seus propósitos em mente?

As pessoas que estão vivendo em um tipo de propósito estão continuamente usando seus pontos fortes ao seu fazer, o trabalho que lhes interessa diariamente.

A ciência está pedindo para você concentrar em suas forças ao invés de concentrar em suas fraquezas. Em seguida, use seus pontos fortes para fazer coisas que o deixem empolgado e perceba esse sentimento de confiança e satisfação dentro de você.

“Eu não acredito que você deva dedicar muito esforço para corrigir suas fraquezas. Em vez disso, acredito que o maior sucesso em viver e a satisfação emocional mais profunda vêm da construção e do uso de suas forças próprias. ”- Martin Seligman

Truque 07 Evite uma armadilha de validação.

imagem 8

Talvez uma das piores coisas que acontecem, são os pais perguntarem aos seus filhos o que eles querem ser quando crescerem.

Mas acredito que eles não sabem o tanto que isso interfere no desenvolvimento da criança, pois ela cria uma imagem da profissão que o pai ou a mãe sugeriu em falar:  “Você tem que estudar para ser um médico, ou um engenheiro, ou até mesmo um advogado”.

Eles não fazem por mal, mas acontece que você cresce com aquelas imagens de realizações te pressionando e algumas vezes você não consegue nem pensar em outro tipo de situação (tipo seu propósito de vida), para não desapontar seus pais.

A fim de encontrar e viver o seu propósito, você precisará se tornar indiferente às opiniões de outras pessoas sobre você.

Isso vale tanto para as boas quanto para as más opiniões de outras pessoas – elas podem ser usadas como formas de validação se não forem verificadas.

Quando se trata de seus próprios pais, por mais que você siga um caminho diferente, no fundo eles vão te apoiar! O motivo da pergunta é sempre uma tradição que eles também passaram. Isso não são todos, mas a maioria é assim.

Falar sobre seguir seu próprio caminho nos leva para o próximo truque.

Truque 08 Siga sua orientação interior, o que o seu coração diz?

imagem 9

E se eu lhe disser que você tem seu próprio sistema de orientação dentro de você que pode ajudá-lo a ir de onde você está na vida para onde você quer ir?

Sabe os GPS de carro? Você tem um daqueles internamente, que pode levar você do ponto A ao ponto B.

Tudo o que você precisa fazer é decidir para onde quer ir, esclarecendo sua visão, depois prender seu destino através da definição de metas , afirmações e visualização, depois começar a tomar as ações que o levarão na direção certa.

Para você visualizar e realizar uma definição, eu tenho um tutorial:

  • Passo 01: Faça uma imaginação do que você quer;
  • Passo 02: Busque fotos iguais aquela situação que você imaginou;
  • Passo 03: Coloque-a em fácil acesso, local aonde você consegue visualizar várias vezes do seu dia;
  • Passo 04: Estabeleça metas do que você deve fazer para chegar nesse ponto que você tanto imaginou.

Conhecido como a lei da atração, tudo que você pensa muito, você acaba recebendo. A desvantagem é que quando você pensa muito em alguma coisa ruim, acaba atraindo esse malefício também!

Talvez agora você esteja pensando naquela situação que você pensou muito e achou que foi coincidência, mas na verdade foi a lei da atração.

Esse truque foi para ajudar você quando conseguir encontrar seu propósito de vida.

Se você não encontrar mesmo com todos os truques-dicas que citei acima, você para e pensa no 9º truque logo abaixo.

Truque 09: maior alegria do Passado que você já teve. 

imagem 10

Até hoje, qual foi a melhor coisa que você teve como experiência que te deixou muito alegre?

Outro truque que você pode usar para ajudá-lo a identificar seu propósito é realizar uma revisão de alegria.

Simplesmente separe cerca de 30 minutos e faça uma lista de todas as vezes que sentiu as maiores alegrias em sua vida.

Uma vez que você sabe que a alegria faz parte do seu sistema de orientação interna dizendo-lhe quando você está no curso como exemplo, você pode determinar muito sobre o seu propósito de vida de completar esta revisão de alegria.

Leia este artigo que fala sobre Felicidade: 27 Passos Para Sua Felicidade Continuar Amanhã [Abri o Jogo]

Truque 10: Alinhe seus objetivos com sua própria vida e suas paixões.

imagem 11

Depois de revisar bastante, pensar muito e usar alguns truques desse artigo, talvez você ainda não saiba qual é seu propósito.

P.s Mas encontrar seu propósito de vida leva tempo, e tem muitas estratégias que você deve fazer pra isso! 

Para quem já tem um propósito:

Quando você encontrar, deve alinhar com 2 coisas! Paixão e Objetivo!

Se tratando de objetivos e paixões pessoais, você tem mais flexibilidade de quando se trata de objetivos profissionais.

No entanto, não ignore os sinais de que seu emprego ou sua carreira não são adequados para você.

Se você teme as manhãs de segunda-feira e vive para os fins de semana, pode ser um sinal de que é hora de seguir seu coração e seguir o trabalho que você deseja fazer. Agora você sabe que tem um GPS interno em você!


E para você que não encontrou seus propósitos (eu não me esqueci de você) e ainda vai alinhar seus objetivos com as suas paixões, a próxima dica pode te ajudar caso você se sinta bloqueado para se expressar.

Truque 11: Se Expresse, Para não ser tarde demais.

imagem 12

No mundo existe apenas uma pessoa que é igual a você, e é você mesmo! Aceite-se por quem você é, e seja autêntico!

Em vez de temer e lutar com medo da rejeição e da crítica, aceite isso de uma maneira que lhe permita ser quem você realmente é!

Inclusive, se esse é o seu problema para encontrar seu propósito… Tome cuidado com sua autoestima, isso pode se tornar algo grave a ponto de se tornar algum tipo de doença mental.

O objetivo aqui não fazer você se sentir mal, o objetivo é você encontrar seu propósito de vida!

Se você não é você mesmo, sua vida não pode realmente ter um significado. Encontrar o significado da sua vida é uma jornada que nunca termina. Igual eu falei acima, requer tempo para você encontrar seu propósito.

Afinal de contas, você pode encontrar algo para ser significativo hoje em dia, mas isso não é sinônimo que você o achará  esse mesmo significativo amanhã! Você tem que encontrar longo prazo, mostrando que o propósito é todos os dias!

Truque 12: Identifique as atividades que fornecem um senso de propósito.

imagem 13

Sempre existe aquela atividade que se torna significante ao fazê-la. A chave é saber qual é a atividade que funciona para você!

Não há realidade objetiva quando se trata de definir o que achamos pessoalmente – estamos todos conectados em uma atividade, mas a sua é diferente da minha, e a minha é diferente da de outra pessoa.

O que você pode fazer para encontrar é escrever em um caderno por mais de um mês (ou mais) registrando as atividades ou sentimentos que promovem uma sensação de bem-estar dentro de si nesse tempo percorrido.

Truque 13: Mantenha um diário ou quadro de visão.

imagem 14

Em algumas vezes as pessoas têm dificuldade em imaginar o que uma vida de propósito envolveria. Isto é, que tipo de jornada proporcionaria o maior sentido de realização? … É completamente normal não ter certeza.

Mas se você não tem uma ideia geral do seu destino, como você sabe por onde começar?

É aqui que o diário entra em jogo. O registro no diário é uma ótima maneira de mergulhar fundo no funcionamento de sua mente e destilar o que alimenta seu senso de propósito.

Tente se comprometer com uma rotina rigorosa de registro no diário. Todas as manhãs ou noites, anote três coisas pelas quais você é grato e depois escreva uma página onde você quer que sua vida vá. Explore o caminho que lhe proporcionaria o maior senso de propósito. Entre nos detalhes.

Inclusive, você tendo um quadro de visão ou um diário, você consegue sonhar grande, que é o próximo truque…

Truque 14: Sonhe Grande!

imagem 15

Se tem uma coisa que você precisa fazer para ter muito mais visão… É sonhar grande. Sonhar alto faz com que você esqueça que tem crenças limitantes. Uma vez que você elimina a crença limitante, você pode até mesmo encontrar seu objetivo como propósito.

Pensa comigo… Talvez seu propósito de vida seja exatamente algo que é uma crença limitante sua! Se for isso, você tem que começar AGORA a sonhar alto; sonhar grande.

Se você quer viver uma vida com propósito, siga seus sonhos com convicção, não importam quão grande eles possam ser.

Não importa se você não consegue atingir esses objetivos no curto prazo. A busca desses sonhos pode colocá-lo em um caminho para uma vida com propósito.

Ex: Sonhando em viajar pela Itália? Pode levar algum tempo para economizar para férias únicas na vida. Mas, a curto prazo, você pode fazer uma aula de culinária italiana ou iniciar aulas de idioma italiano nos finais de semana para se aproximar de sua paixão e ter um maior senso de propósito.

#Entendeu? 🙂

Conclusão

Uma coisa é certa: Para conseguir fazer a diferença em seu propósito de vida, você precisa saber como aplicar as estratégias corretas. Se não nada vai adiantar!

Com esses 15 truques em forma de passo a passo, você consegue fazer uma boa pesquisa e conseguir encontrar seu tão sonhado propósito.

É preciso que você pare, anote todas as informações que você achou relevante, e faça um resumo observando o que você não está fazendo ou o que ainda não fazia para alcançar seu objetivo.

Para finalizar, eu quero interagir com você!

Deixe seu comentário aqui abaixo falando o que achou do artigo. Se essas estratégias e truques fazem sentidos para você.

Foi um prazer escrever esse artigo para você! Um grande abraço.