Como criar páginas de captura grátis e que realmente convertem

No artigo de hoje passarei algumas dicas essenciais para a criação de uma página de captura (Squeeze Page) que realmente converta e que traga muitos leads para o seu negócio.

A maior dificuldade que tive no inicio e que ainda vejo muitos iniciantes terem, é justamente a questão da ferramenta e seu manuseio, ou seja, muitos não sabem qual ferramenta utilizar, outros não dominam a ferramenta e muitos ainda nem sabem o que é uma página de captura ou SqueezePage.

Bom, muita calma nessa hora. O objetivo desse post é justamente acabar com todas essas dúvidas e te transformar no próximo macgyver das squeezes.

squeeze pages gratuitas

Squeeze Page? WTF?

Bom, como falei no parágrafo anterior, muitos não sabem o que é uma squeeze page e sua real importância em nosso mercado. O primeiro passo é deixar bem claro sua definição e utilização.

wtf - página de captura

Squeeze Page significa “página de aperto” ou página de captura. Muitos ficam confusos quanto a esses termos, mais isso não é nada tão preocupante, basta você memorizar que página de captura e squeeze page são a mesma coisa. No marketing digital você vai ouvir falar bastante sobre esses dois termos.

Uma página de captura ou Squeeze Page (é sempre bom relembrar que são dois termos diferentes mais com o mesmo propósito) é uma página que tem como função única e clara  a captura do e-mail do visitante.

Veja um exemplo de uma das minhas páginas de captura:

Clique aqui para ver o exemplo

Essa página eu criei na unha, ou seja, programei do zero sem utilizar nenhuma ferramenta de criação de squeezes.

Antes que você pense:  “nossa, terei que aprender a programar para criar uma página dessas?”, A resposta é não, pois mais adiante em nosso artigo, mostrarei uma ferramenta grátis que lhe ajudará a criar páginas de captura em até dois minutos ou menos.

A ideia central de uma página de captura bem feita é justamente oferecer algo gratuito em troca do e-mail do futuro cliente.

Esse “algo gratuito” geralmente recebe o nome de recompensa digital, isca digital e outros termos bem evidentes.

A sua recompensa digital tem que está relacionada com aquilo que está promovendo e tem que ser tentadora, para que assim a sua conversão em leads seja insuperável.

Com os e-mails capturados a estratégia passa a ser aplicada via e-mail marketing, ou seja, o visitante passou de mero espectador a lead. Agora ele faz parte do seu negócio e está inteiramente ligado a todas as suas estratégias de conversão.

Vá direto ao ponto

Espero que você tenha compreendido o que é, e a principal função de uma squeeze page. No caso de dúvidas, não se acanhe, deixe seu comentário no final do artigo que estarei lá pra ajuda-lo.

Bom, quando eu digo vá direto ao ponto, estou querendo dizer que não precisa de muito rodeio para criar uma squeeze, como falei, o seu único objetivo é converter visitantes em leads e pronto, nada mais do que isso.

Veja o exemplo de outra squeeze minha:

squeeze-page-grátis-jair

Repare que deixo bem explicito o objetivo dessa squeeze.

Nesse caso a minha recompensa digital é um curso totalmente grátis que beneficiará as pessoas que estão querendo dar o primeiro passo rumo ao sucesso digital.

Nesse novo exemplo estou utilizando a ferramenta gratuita da qual falei no começo do artigo, se quiser dar uma olhada e conhecer a mesma de forma aprofundada da uma clicada no link abaixo:

Clique aqui para conhecer o plugin Squeeze WP.

Clique no link abaixo e veja essa página de captura em funcionamento:

Clique aqui para visualizar página de captura em tempo real

Está gostando do artigo? Quer receber mais dicas de conversão em seu e-mail? Informe seu e-mail abaixo e fique por dentro do que há de melhor no marketing digital.

Principais elementos de uma página de captura

Antes de criar uma Squeeze page que realmente converta, temos que conhecer seus principais elementos.

  • Background (imagem de fundo)
  • Headline (chamada principal)
  • Subtitulo (descrição)
  • Call to action, também conhecido como CTA (geralmente é o botão de cadastro da squeeze)
  • Informações de segurança
  • Recompensa digital ou isca digital

Cada um desses elementos assume um papel importantíssimo  na hora da conversão e efetividade da sua página de captura.

01 – Background

O background da sua squeeze é praticamente o elemento que chama mais a ATENÇÃO do seu visitante. Ele deve ser testado e obviamente  deve ter um visual agradável aos olhos dos seus usuários.

Uma dica bacana é pedir para um grupo de pessoas analisarem sua página antes de colocar ela pra funcionar. Se a maioria das pessoas gostar é por que realmente ela está boa e pronta pra converter.

Clique Aqui e veja uma página de captura com background sensacional, essa página em questão foi criada justamente com a ferramenta grátis da qual venho falando desde o começo do artigo.

02 – Headline

A primeira coisa que vem na cabeça do usuário ao visitar sua página de captura é justamente o porquê dele está ali. E a Headline é a responsável por convencer o visitante a continuar na sua página e evidentemente cadastrar o e-mail para ganhar o direito a recompensa digital.

A Headline é a chamada principal, ela faz o trabalho de persuadir o usuário a informar o e-mail para cadastro.

Essa chamada principal vai mostrar o beneficio que o visitante vai ter ao informar seu e-mail.

É importante que você faça testes a/b, por exemplo, para ver quais chamadas convertem mais, quais são mais eficientes e assim sucessivamente.

OBS: Testes a/b, são versões diferentes que você pode criar para uma mesma squeeze page, assim você pode criar duas versões com chamadas diferentes e medir qual possui uma taxa de conversão melhor e vice-versa.

PS: Em poucos minutos você cria um teste a/b na ferramenta Squeeze WP, assim você pode medir com eficiência as conversões das suas páginas de captura.

Clique no link abaixo para conhecer algumas técnicas de criação de headlines persuasivas:

>> Clique Aqui Para Ler o Artigo <<

03 – Subtítulo

O Subtítulo é o complemento da Headline, se a headline não passar de forma concreta o conceito da sua squeeze page, o subtítulo se encarrega de convencer o usuário a cadastrar o e-mail.

No meu caso meu Subtítulo é: “Faça agora mesmo o nosso curso online gratuito e dê o primeiro passo rumo ao sucesso digital“. Aqui é importante a questão de testes, sempre realize testes a fim de chegar num resultado ideal.

04 – Call To Action

O Call To Action ou CTA é a chamada para ação. No nosso caso seria o texto do botão: “Quero participar agora“, essa chamada faz muita diferença na squeeze page.

É importante você testar variações de cores do botão e principalmente o texto da chamada. Geralmente as cores: vermelho, azul, verde, laranja e amarelo convertem bem.

Já no texto do botão você deve testar chamadas que criem urgência, especificidade e escassez. Siga esses passos e teste bastante, assim com certeza você terá ótimos CTAs em suas campanhas.

05 – Informações de segurança

Essa informação tem como propósito informar aos usuários que os mesmos estão em um ambiente seguro e que podem informar o e-mail sem medo de receber SPAM depois em suas caixas de entrada.

No nosso exemplo eu utilizei um pequeno texto logo abaixo da captura do e-mail: “Fique tranquilo, odiamos SPAM“, você pode está pensando que esta pequena mensagem não tem relevância, muito pelo contrário, ela ajuda bastante na conversão.

>> E-mail SPAM: Como Evitar que Meu E-mail Seja Considerado SPAM? (12 Dicas Exclusivas) <<

06 – Isca digital ou recompensa digital

A isca digital será o motivo principal da conversão dos seus usuários, ou seja, será aquilo que você oferece em troca dos e-mails deles.

Você precisa ter algo para fornecer em troca do e-mail. Abaixo listo alguns exemplos de isca que você pode confeccionar e utilizar em suas estratégias.

  • Ebook (livro digital)
  • Webinário (Aula ao vivo)
  • Templates
  • Cursos por e-mail
  • Curso em vídeo
  • Ferramentas (Veja um exemplo aqui => Clique aqui )

Com cada uma dessas iscas, você pode aumentar e muito a conversão da sua página de captura. Logicamente cada uma delas tem seus prós e contras, porém você deve testar e verificar quais delas se adaptam ao seu negócio e ao seu nicho de mercado.

>> 20 Tipos de Isca Digital Para Aumentar Exponencialmente a Sua Lista de E-mails <<

Como criar páginas de captura grátis com o plugin Squeeze WP

Desde o começo do artigo venho falando sobre a utilização de uma ferramenta que irá te proporcionar uma facilidade e agilidade na criação das suas páginas de captura.

Já até revelei alguns parágrafos acima o nome dessa ferramenta, O Squeeze WP é um plugin sensacional que tem como vantagem principal sua facilidade de utilização, mas realmente o melhor de tudo isso é que ele é inteiramente grátis.

Você pode baixa-lo clicando no link abaixo:

Clique aqui para baixar o Squeeze WP

Ele é totalmente responsivo, interativo e de fácil manuseio, foi criado pelo Jair Rebello, que por sinal é um excelente profissional.

Mais uma vez deixo o link para download abaixo, e caso queira um review completo sobre esse plugin, desde a instalação, até a configuração do mesmo, basta clicar aqui => review completo do plugin Squeeze WP.

Clique aqui para baixar o Squeeze WP

Conclusão

Bom, chegamos finalmente ao final do artigo (espero de coração que você não esteja cansado), espero que a partir de agora coloque em prática tudo o que foi ensinado e eventualmente obtenha sucesso em suas conversões.

Baixe o plugin Squeeze WP e seja feliz, qualquer coisa estou disponível, basta apenas deixar seu comentário abaixo e aguardar que estarei respondendo o mais breve possível.

Forte abraço e até a próxima!

  • Eu tenho esse plugin instalado, mas tenho uma dúvida. Como eu faço para que a squeeze page apareça suspensa enquanto o leitor está navegando no meu blog? Eu segui as recomendações de um curso que fiz e a página ficou estática.