Nicho de Mercado: Definição, Importância e Como Escolher o Seu

Entender o conceito de o que é nicho de mercado é fundamental para quem deseja começar um negócio digital, ou físico.

Quando vamos iniciar um novo negócio temos várias tarefas básicas para realizar.

Essas tarefas se não forem feitas em uma ordem específica, podem fazer com que o negócio não vá para frente, pela simples falta de conceitos básicos.

Uma dessas coisas é o conceito de o que é nicho de mercado, uma coisa simples, mas que ainda deixa as pessoas confusas.

Mesmo sendo um conceito simples e de suma importância para o negócio, muitos profissionais e empreendedores não sabem o que é e nem muito menos como escolher.

Isso foi um dos motivos para eu ter criado um guia com os melhores nichos de mercado da atualidade, e me motivou também a escrever este artigo completo para você.

o que é nicho de mercado

O que é nicho de mercado?

A melhor definição de nicho de mercado é que ele é um pedaço de um mercado maior.

Como é isso?

Vamos pegar como exemplo o mercado de doces.

Existem doces de vários tipos, chocolates, balas, paçocas, bombons, e cada um desses doces constitui um nicho dentro do mercado de doces.

Um exemplo bem mais prático para quem trabalha com marketing digital seria, o mercado de afiliados como mercado maior, e o nicho de afiliados que usam somente tráfego pago.

Via de regra, podemos dizer que nicho de mercado é um assunto menor que atende um pedaço específico do público de um mercado maior.

Ainda segundo a Wikipédia, nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são poucos exploradas ou inexistentes.

A princípio pode parecer um conceito confuso, mas ele é a essência do negócio de qualquer tipo.

Isso porque sem um assunto específico não conseguimos determinar o público do negócio, e sem um público não temos como vender e ter lucro no empreendimento.

A maioria dos novos empreendedores digitais travam nessa etapa, por isso a importância de ler este material, bem como também conhecer o meu guia completo com os melhores nichos da atualidade, tenho certeza que vai te poupar muito tempo e ajudá-lo absurdamente.

> Clique Aqui Para Baixar o Guia Completo <<

Muitas pessoas acabam confundindo o conceito de segmento de mercado com nicho de mercado. 

A diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.

Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes.

Já o nicho de mercado se refere sempre a um grupo pequeno e inexplorado de um mercado maior. Ficou claro?

No vídeo abaixo explico em detalhes o que é um nicho de mercado:

Por que definir um nicho de mercado é importante?

Ao definir um nicho de mercado você está saindo da generalização e partindo para algo mais especifico.

Você está desejando se tornar especialista naquilo e consequentemente lucrar em algo que ainda é inexplorado.

Vamos ao exemplo para entender melhor.

Digamos que você deseja trabalhar com programação de computadores.

Você entra nesse segmento de mercado e começa a abordar todas as linguagens existentes.

Logo, você é taxado de generalista e tenta abordar todos os programadores que trabalham com essas linguagens de programação (que não são poucas).

Como marca generalista de um segmento, a sua comunicação atingirá um grande número de pessoas que diariamente também são impactadas com dezenas de mensagens de outras empresas do mesmo segmento.

Agora, suponhamos que você descobriu que o nicho de mercado “programação web” está em crescimento e que você pode focar nele para ter um aumento nas vendas e consequentemente se tornar um especialista?

É fato que focar em algumas linguagens de programação web é bem menos trabalhoso e pode te trazer resultados ainda melhores do que focar em um mercado mais amplo, no caso todas as linguagens existentes.

Você ainda pode ir além, pode focar em um sub-nicho ou delimitar um micro-nicho. Esses conceitos eu abordo mais abaixo.

O que é nicho de mercado – conceitos de sub-nicho e micro-nicho

Se podemos dividir um mercado maior em nichos específicos, esses nichos também podem ser subdivididos dando vida ao que chamamos de sub-nicho e micro nicho de mercado.

o que é um sub-nicho

Pegando novamente o exemplo dos doces, nesse mercado temos pessoas que gostam apenas de chocolate, e dentro do nicho de chocolate, temos público que consome apenas chocolate branco.

Então ficaria assim:

Mercado: Doces

Nicho de mercado: chocolate

Sub-nicho: chocolate branco

Trazendo para o marketing digital no mercado de ganhar dinheiro online, um sub nicho seria o de pessoas que ganham dinheiro apenas com anúncios pagos. Aí temos:

Mercado: Ganhar dinheiro online

Nicho de mercado: afiliados

Sub-nicho: anúncios pagos

Micro-nicho: anúncios pagos no Facebook

No exemplo acima vemos um micro-nicho, que é formado pelos afiliados que ganham dinheiro online com anúncios, mas somente dentro do Facebook.

Como a forma de anunciar no face e em outros locais é diferente, cada um desses locais acaba subdividindo o mercado em um pedaço menor.

E para finalizar, vamos ao nosso exemplo com o mercado de programação de computadores:

Mercado: Programação de computadores

Nicho de mercado: Programação web

Sub-nicho: Linguagem PHP

Micro-nicho: Linguagem de PHP no Ceará

A principal característica de nichos, sub-nichos e micro-nichos é que a DOR do público é cada vez mais específica conforme o mercado se divide.

Via de regra é mais fácil vender dentro de um micro-nicho, pois o público tem uma dor que nem sempre é fácil de encontrar solução.

Assim, quando aparece um produto para um micro-nicho a chance de vendê-lo é maior do que um produto que atenda um mercado mais abrangente.

Quanto menor for o mercado, mais fácil de vender, se o produto ofertado realmente resolver o problema do público.

Preciso ter um nicho de mercado específico para vender como afiliado?

Essa é uma pergunta que sempre vejo por aí, e existem respostas diferentes para cada tipo de afiliado.

Se você for trabalhar como afiliado autoridade, aquele que aparece e se posiciona como especialista no assunto, SIM você precisa definir um nicho de mercado específico.

Agora, os afilados que trabalham anonimamente podem promover qualquer tipo de produto, em qualquer nicho, mas mesmo assim precisam fazer o estudo de público de cada produto que estiverem promovendo.

Com isso, o conceito de o que é nicho de mercado sempre fará parte do negócio, seja digital, ou físico, e é a partir do nicho que conseguimos montar o avatar/persona/público que é o centro do negócio em si.

Para os afiliados que trabalham em nichos diferentes, cada novo nicho demandará o estudo das dores do mercado e também das características do público.

Como escolher um nicho de mercado lucrativo

ganhar-dinheiro-na-internet-atualidade

A primeira coisa que trava a vida de quem está começando no marketing digital é justamente a escolha do nicho de mercado.

Isso porque existem muitos nichos bons para trabalhar, mas alguns oferecem resultados mais rápido que outros, porque a dor do público é maior.

Sempre que pensar em rentabilidade, ou lucratividade, será remetido para a dor do público, é ela quem vai determinar se um mercado é lucrativo, ou não.

Porque quando a dor é muito grande, as pessoas tendem a pagar para resolver, e quando não é muito grande, elas acabam passando mais tempo até quererem comprar alguma coisa para resolver o problema.

De qualquer forma, em algum momento haverá vendas, mas pode demorar até mesmo meses para um nicho de mercado se tornar efetivamente lucrativo.

Assim, é importante seguir alguns passos dentro de o que é nicho de mercado para escolher um que seja rentável. Veja:

1 – Brainstorm

Brainstorm em português significa tempestade cerebral, que nada mais é que aquele momento onde temos várias ideias e colocamos todas juntas em um papel.

Para encontrar um nicho de mercado lucrativo, você precisará primeiro fazer uma lista de todas as coisas que gosta, que gostaria de aprender e assuntos que você já domina.

Seu nicho de mercado ideal estará dentro do conjunto dessas listas.

Uma dica que todos especialistas dão é não escolher o nicho apenas pela lucratividade, pois no momento de produzir conteúdo, será mais difícil escrever sobre um assunto que você não gosta.

Seja qual for sua estratégia de vendas, precisará produzir conteúdo em algum momento, e será mais fácil falar de algo que você já conhece, ou que gosta bastante.

2 – Pesquisa de palavras chave

Depois de colocar várias ideias no papel é hora de entrar em um planejador de palavras chave e ver se esses assuntos têm procura no Google.

Pode ser incrível criar um blog ensinando fazer molho de macarrão que você ama, mas se não tiver buscas para isso seu negócio estaria fadado ao fracasso.

Pegue cada item das suas listas e procure no Google, depois leve para o planejador de palavras chave e veja como o público busca pelo assunto.

Se o volume de pesquisas for de médio para alto é porque o assunto está bem aquecido e com certeza poderá ser um bom tema para um negócio online.

>> Clique Aqui Para Aprender a Pesquisar Palavras-chave Eficientes <<

3 – Procure um produto para promover

Não adianta ter um assunto ótimo com pesquisas no Google, se não houver um produto que você possa promover para ganhar comissões.

Depois de ter o assunto, e as palavras chave definidas, dê uma busca nas plataformas de produtos digitais e físicos: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Perfect Pay, Braip.

Para escolher o produto, veja qual é a colocação dentro da plataforma, cada uma delas tem uma forma de ranquear, seja pelo maior número de vendas, ou pela qualidade da apresentação.

Pesquise pelo produto no Google e veja se não existem reclamações no Reclame Aqui, pois se houver muita reclamação é bom não promover.

Quando o público vai até o Reclame Aqui para falar mal de um produto é porque a experiência foi mesmo ruim, e se isso for verdade, a chance de ter muitas devoluções é bem grande.

>> Como Escolher o Produto Certo Para Divulgar e Faturar 10X Mais <<

4 – Veja se existem anúncios pagos

A última etapa da chamada “validação de mercado” é a busca por anúncios pagos.

Se as pessoas pagam para anunciar é porque o produto realmente tem potencial de venda, e então existe dinheiro circulando dentro do nicho de mercado em questão.

Perceba se os anúncios não são apenas do fabricante.

Aqui também é um bom momento para ver como os outros afiliados estão promovendo e ter uma noção para fazer suas próprias campanhas.

Veja no vídeo abaixo como validar um nicho de mercado:

5 – Escolha a estratégia de marketing

A maneira mais prática de ganhar dinheiro dentro do conceito de o que é nicho de mercado é definindo uma estratégia de marketing e seguindo ela até ter resultado.

Assim, se você escolheu trabalhar com mini site, faça todo passo a passo, crie um conteúdo persuasivo, mas que também passe informações de valor, e siga com a estratégia até o fim.

Muitos afiliados falam que determinados nichos não são lucrativos, ou são concorridos, e isso tudo tem haver com a estratégia de marketing que foi escolhida.

Ficar pulando de uma estratégia para outra antes da primeira dar resultado, só fará bagunçar a promoção e quando isso acontece, a chance de vender é mínima.

Coloque todos seus esforços no seu negócio, dedique-se e aplique tudo de forma correta, somente assim o resultado positivo virá!

No vídeo abaixo eu compartilho dicas exclusivas de como encontrar nichos lucrativos:

Como achar nichos inexplorados

Várias pessoas acabam me procurando e perguntando: “Wilker, como faço para descobrir nichos inexplorados e lucrativos?”

Esse questionamento me motivou a criar uma planilha completa com mais de 400 nichos inexplorados e altamente lucrativos, é um material que vai te poupar muito tempo:

> Clique Aqui Para Baixar Sua Cópia <<

Porém, vou te dar algumas dicas caso você queira se aventurar nessa jornada em busca do melhor nicho.

O primeiro passo é conhecer algumas ferramentas que vão te auxiliar no processo.

Google

O autocompletar do Google pode te dar muitas ideias legais de nichos que você sequer imaginou.

Basta informar uma palavra-chave + complemento. Veja o exemplo abaixo:

google suggest

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma excelente ferramenta para descobrir mercados que estão em alta na atualidade.

Com uma simples busca você consegue ter uma noção rápida de como estar o mercado para determinado termo.

print buzzsumo

Ubersuggest

Essa ferramenta comprada recentemente pelo Neil Patel funciona estilo “Semrush”, com o diferencial que é totalmente gratuita.

Por lá, você conseguirá ver a tendência de determinadas palavras-chave, bem como identificar outros termos que sequer passou pela sua cabeça.

Semrush

Uma das maiores ferramentas de análise de concorrência do mercado. Com ela você será capaz de encontrar ótimos nichos, validar os mesmos e ver sua concorrência.

A desvantagem é que a mesma custa caro.

Facebook

Redes sociais como o Facebook podem ser excelentes fontes de ideias, principalmente se você participa de grupos dentro do seu nicho de atuação.

Fique ligado no que as pessoas discutem, debatem e anote tudo!

Todas essas ferramentas vão te ajudar absurdamente na busca pelo melhor nicho. No vídeo abaixo eu falo melhor sobre algumas delas:

Como se tornar autoridade no seu nicho de atuação

Encontrou seu nicho de mercado? Ótimo!

Agora é hora de trabalhar incansavelmente para se tornar o melhor no seu mercado.

Por que isso Wilker?

Quando você gera autoridade automaticamente também gera confiança.

E quando as pessoas confiam em você, o processo de compra se torna bem mais simples, afinal, as pessoas gostam de comprar de quem elas confiam.

O gatilho mental da autoridade é muito poderoso e quando você entender isso o seu bolso irá agradecer absurdamente.

Certo Wilker, entendi. Mas como eu gero autoridade no meu nicho de mercado?

Vamos lá…

autoridade

Produza conteúdo de qualidade

Invista em marketing de conteúdo e produza um conteúdo que resolva a dor/problema do seu leitor.

Isso automaticamente vai gerar autoridade para você.

As pessoas terem seus problemas resolvidos a partir do seu conteúdo, vão associar a sua imagem a alguém que domina o assunto e é considerado especialista naquilo.

Invista em uma marca profissional

Invista no branding da sua empresa.

Tenha uma logomarca legal, comunicação assertiva e um atendimento diferenciado. Tudo isso vai contribuir para o aumento da sua marca como referência do mercado.

Seja receptivo

Algo que tenho notado é que uma boa recepção aos seus leitores, potenciais clientes e até mesmo aos curiosos aumenta sua credibilidade e autoridade.

Portanto, tente ser receptivo e comunicativo com seus potenciais clientes que é tiro certo.

Apresente seus resultados

Apresentar resultados do que você ensina é a melhor maneira de provar que você domina o assunto e que é autoridade no nicho.

Conclusão sobre o que é nicho de mercado

Desejo que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre nicho de mercado e, como definir um do jeito certo, é extremamente importante para o sucesso do seu negócio.

Trabalhar em um mercado ativo é o segredo para fazer vendas, mas trabalhar com um nicho onde a dor é realmente forte, pode fazer os lucros chegarem mais cedo.

Nunca se esqueça que o mercado é definido pela dor do público, então onde houver um problema específico, haverá um nicho lucrativo para explorar.

Preste atenção que alguns nichos são mais concorridos que outros, e parecerá que não existem mais nichos bons para trabalhar.

Isso não é verdade, basta dar uma olhada nas plataformas de produtos para ver quantos assuntos existem e quantos ainda estão completamente inexplorados.

Fora a possibilidade de você baixar minha planilha e ter em mãos mais de 400 opções para poder trabalhar tranquilamente.

>> Clique Aqui Para Baixar Sua Cópia <<

Encontre o seu lugar ao sol seguindo os passos que dei acima, encontrando um nicho que goste de trabalhar, os resultados virão como consequência de um trabalho bem realizado.

Para fechar este artigo gostaria de pedir sua opinião sobre o conteúdo. Gostou? O mesmo agregou em algo para você?

Pesquisas comprovam que pessoas que deixam um comentário para o blogueiro ao final do artigo são mais felizes e propensas a ter sucesso no mercado. Que tal? Você não quer ficar fora dessa né?

Deixa ai um comentário.

Grande abraço e nos vemos em breve!