Por que o Marketing Digital é Importante Para Pequenas Empresas?

Quando empresas de pequeno porte começam, seu foco é muitas vezes em como obter o primeiro grupo de clientes pela porta.

Eles podem confiar em formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos e mala direta ou até mesmo grandes cartazes ao lado da estrada.

Eles podem confiar que, uma vez que sabem que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem seu caminho até eles.

Embora essa estratégia possa trazer um pouco de negócio, há uma maneira melhor e mais fácil. Pequenas empresas devem considerar o imenso mercado de prospects online. Nenhum negócio pequeno, por mais novo que seja, deve ignorar esse vasto mercado.

Benefícios do Marketing Online

importância do marketing digital

O grupo de clientes em potencial que são encontrados on-line é um grupo muito maior de pessoas do que você pode atrair localmente. Usando o marketing digital, você pode alcançar um público enorme de uma maneira que seja econômica e mensurável.

Outros benefícios do marketing on-line incluem:

  • A capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando
  • A capacidade de alcançar um mercado global
  • Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing.
  • Conheça o seu público e permita que ele o conheça pessoalmente, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca
  • Você pode acompanhar as respostas aos seus esforços de marketing imediatamente

Você está adiando o marketing digital?

Por que você escolheria adiar colocar tempo e esforço no marketing digital?

Diferentes proprietários de pequenas empresas podem apresentar várias razões para evitar essa forma de marketing, mas, no final, a procrastinação ainda é procrastinação.

Pequenas empresas às vezes acreditam que não têm tempo nem dinheiro para serem competitivas on-line.

Eles acham que só podem enfrentar tantos desafios de uma só vez e ainda estão aprendendo os meandros dos negócios em geral.

Muitos deles podem preferir levar as coisas devagar e manter uma ou duas formas básicas de publicidade, supondo que seus negócios evoluíram com o passar do tempo.

Eles podem até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Como eles são  pequenos , podem achar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há uma garantia de que sua empresa atrairá clientes apenas por existir e, mesmo que isso aconteça, você pode não atrair tantos clientes quanto precisar para tornar seu negócio lucrativo.

Seus clientes estão online

clientes online

Se você tem evitado o marketing digital, é porque acha que simplesmente não está pronto?

Você acha que só precisa de um tempo para se estabelecer e então descobrir o ângulo do marketing digital?

O problema com essa abordagem é que seus clientes em potencial já estão on-line. Agora mesmo. Hoje. Há uma boa chance de que eles já estejam procurando por um negócio como o seu, mas se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente escolherão outra pessoa.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje. Quando alguém tem interesse em seu negócio, seja em seu nicho em geral ou se está curioso sobre sua marca, a primeira coisa que farão é pesquisar on-line e ver o que eles podem descobrir sobre você.

Eles esperam encontrar você lá com um site e uma  presença na mídia social . Eles podem estar procurando por avaliações para aprender o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócios.

Se um cliente em potencial não puder encontrá-lo on-line, ele poderá concluir que sua empresa não parece ser legítima. Há uma boa chance de que muitas dessas perspectivas possam decidir não levar o seu negócio a sério e eles vão rapidamente para outro lugar.

Depois de terem tomado essa decisão, provavelmente não voltarão.

Seus concorrentes estão online

concorrência online

Para o seu negócio ser bem sucedido, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso.

Pense em seus concorrentes não apenas como alguém que você está planejando vencer, mas como pessoas que têm algo para ensinar.

Quando você olha o que seus concorrentes estão fazendo, você terá uma ideia do que está funcionando e do que não está funcionando.

Muito provavelmente, qualquer que seja o seu tipo de negócio, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles estão blogando ou estão usando muitos gráficos e vídeos?

Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos? Quão bem eles se envolvem com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não pode se você não participar de competir no mundo digital.

Se os seus clientes potenciais começarem a procurar um negócio semelhante ao seu e conseguirem encontrar o site dos seus concorrentes, mas não o seu, o seu negócio nem sequer estará em funcionamento.

Seus clientes em potencial não podem escolher você se não souberem sobre você. Nesse cenário, seus concorrentes acabaram de chegar na sua frente, independentemente de terem um site efetivo ou uma mensagem clara.

Seja acessível aos seus clientes

É claro que no mundo digital de hoje, o primeiro lugar em que o consumidor médio procura o que deseja é on-line.

Seja qual for o produto ou serviço que eles estejam procurando, eles provavelmente começarão sua pesquisa com o Google. Se você não tiver presença online, você não será encontrado e não poderá competir.

Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar e são encontrados primeiro, você ainda pode não ser encontrado.

Além de criar um website, o aprendizado de otimização de mecanismos de pesquisa é uma estratégia que pode ajudá-lo a avançar na concorrência apenas por ser o primeiro nome encontrado por um possível cliente em uma pesquisa no  Google com palavras-chave que podem direcioná-lo para sua empresa.

Perguntas simples que seus clientes em potencial podem querer respostas rápidas devem ser facilmente descobertas on-line, como onde você está, quais são suas horas e o que você especializa.

Ao olhar para o seu site e sites de seus concorrentes lado a lado, seus clientes potenciais devem ser capaz de comparar horas, preços, ofertas especiais e muito mais.

É por isso que é imperativo para você saber o que seus concorrentes estão fazendo. Seus clientes em potencial já estão verificando você e seus concorrentes.

Eles já estão comparando você uns contra os outros. O que eles estão descobrindo?

Deixe os clientes virem até você

Pense no marketing digital como uma maneira de se tornar acessível às pessoas que você está tentando alcançar para oferecer seus produtos e serviços.

O escopo do seu negócio pode ir além das suas paredes. Você é capaz de atrair um público muito maior do que você poderia, apenas para atender as perspectivas locais.

Ao criar uma presença na Web, sua empresa está aberta aos negócios mesmo quando está fechada. Você pode criar uma atmosfera na qual seus clientes podem vir até você a qualquer hora do dia ou da noite.

Para sua conveniência, os clientes e clientes em potencial podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em seu inventário.

Os clientes em potencial que não têm como chegar fisicamente a você ainda podem fazer negócios com você, sejam eles limitados por deficiência, transporte ou simplesmente morando longe demais.

Conheça o seu público-alvo

O marketing digital permite que você se envolva com seus clientes em potencial. Você pode gradualmente conhecê-los e o que eles esperam encontrar.

Na mídia social ou em um blog, você pode iniciar uma conversa. Faça uma pesquisa ou tente conhecê-los. Preste atenção aos comentários deles ou às respostas deles às pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você pode começar a conhecer o que elas estão procurando. Onde está a dor deles? O que os mantém acordados à noite? Quais soluções você pode oferecer a elas? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital permite ferramentas e métodos para descobrir quem são realmente seus clientes.

Desta forma, você começa a construir um relacionamento com seus clientes. Você se torna muito mais que um negócio. Você se torna um parceiro confiável. É muito mais provável que as pessoas comprem de empresas das quais já compraram.

Poucas formas de publicidade são tão rentáveis ​​quanto o marketing digital.

Pequenas empresas freqüentemente tentam fazer o máximo possível com um orçamento pequeno.

Muitas formas de marketing digital permitem que você comunique sua marca e alcance um público-alvo amplo, mesmo quando o orçamento é muito limitado.

Em comparação com a publicidade na TV, rádio ou mala direta, o marketing digital custa consideravelmente menos e atinge um público muito mais amplo ao mesmo tempo.

Usar o marketing digital para promover sua pequena empresa ajudará você a ter uma chance muito maior de sucesso nos negócios.

Caso não saiba como preparar suas estratégias para ir ao campo de batalha digital conte com a agência de marketing digital Planejador Web para estruturar seu marketing digital. Com soluções de criação de site, gestão de redes sociais, criação de identidade visual e gestão de anúncios no Google.

OBS: Este artigo é um guestpost de autoria da agência Planejador Web.