O que é um site de nicho?

Como já falei em outros artigos, estou implantando em minhas estratégias a criação de sites de nicho ou também conhecidos por minisites.

Mas antes… O que necessariamente é um site de nicho?  

Muitas vezes ouvimos (lemos) sobre certos termos, mais não temos uma definição clara do que realmente é aquilo.

Por isso, achei importante criar esse artigo para acabar de uma vez por todas com essas dúvidas que atormentam a cabeça dos iniciantes.

Neste artigo, irei explicar o que é um site de nicho e irei te mostrar diversas técnicas para você ter sucesso com essa estratégia de vendas.

nicho-de-mercado

Explorando nichos de mercado na internet

Quando você está começando o seu negócio online, você se depara com uma dificuldade enfrentada por quase todos os iniciantes, a escolha do nicho de mercado!

Como eu falo nesse artigo, a escolha do nicho é uma das partes mais importantes do seu projeto, pois pode significar o sucesso ou fracasso do seu negócio antes mesmo de começar.

>>Clique Aqui e Baixe Agora Mesmo Uma Lista Com 311 Nichos de Mercado Inexplorados e Altamente Lucrativos<<

Quando está iniciando você se sente sobrecarregado com tanta informação e termos esdrúxulos. É como aprender uma nova linguagem.

Lembro-me que quando iniciei, eu também possuía essa dificuldade, e um dos meus maiores questionamentos era justamente esse: “O que é um site de nicho?“.

Ao pesquisar na internet, encontramos no site da Wikipédia a seguinte definição para a palavra nicho de mercado:

“São segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes”. 

Certo! Mas como trazer essa definição para o nosso mercado de marketing digital? É justamente o que veremos agora!

O que é um site de nicho?

Um site de nicho é um site que se concentra em um grupo restrito de pessoas de um mercado mais amplo com um interesse especifico.

Por exemplo… Vamos utilizar o mercado de programação como exemplo. Um subconjunto desse mercado seria “programadores PHP”.

Se você quiser, ainda pode especificar um pouco mais, algo como: “Programadores PHP no Rio de Janeiro”.

programadores_

Esse termo muito especifico é muitas vezes utilizado como palavra-chave no mundo do SEO.

O objetivo de um site de nicho é o de apresentar aos seus visitantes um conteúdo útil e de qualidade que aborda o que eles estão procurando, assim, respondendo um pergunta ou dúvida que um visitante possa ter.

Voltando ao nosso exemplo anterior…

Digamos que você escolheu o nicho: “programadores PHP”, nesse caso você teria que escrever um conteúdo que atingisse esse público.

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba em seu e-mail diversos conteúdos como esse!

Por que é importante ter um foco muito especifico?

Se você estiver pensando em ganhar uma renda passiva a partir do seu projeto online, é muito importante você entender o que tudo isso representa verdadeiramente.

O termo / palavra-chave que você escolher para o seu site de nicho precisa realmente estar muito concentrado (especifico).

Mas por quê?

Mais amplo significa mais concorrência

Buscar mercados maiores, mais amplos não vai funcionar para você. A menos que você tenha superpoderes em SEO ou trabalhe no Google e saiba como funciona o algoritmo deles.

Nichos mais amplos são simplesmente muito competitivos.

Vamos voltar ao nosso exemplo para entender melhor.

Um nicho mais amplo como “programação” tem um monte de pesquisas, mas uma enorme concorrência.

Um nicho mais especifico, como “programadores PHP” tem menos pesquisas e uma concorrência menor. Um nicho ainda mais especifico como “programadores PHP no Rio de Janeiro” tem ainda menos pessoas procurando por ele.

Ser especifico é a melhor opção

Espero que tenha entendido que quanto maior a especificidade do seu nicho, melhor será para torna-lo rentável e lucrativo ao longo do tempo.

Exemplos de sites de nicho

Aqui estão alguns exemplos de sites de nicho apenas para ajuda-lo a entender melhor “o que é um site de nicho“.

Exemplos de sites mais amplos:

  • Um blog sobre todos os tipos de esportes;
  • Um blog sobre politica mundial;
  • Um site de notícias online;
  • Uma loja online como a Amazon ou Mercado livre.

Exemplos de sites de nicho:

  • Um blog sobre “nadadores competindo para os jogos Olímpicos Rio 2016”;
  • Um blog sobre política no Ceará;
  • Um site focado em câmeras digitais à prova de água;
  • Um site focado em fornos de cozinha.

Viu? Com esses exemplos fica fácil entender a diferença e importância de um site de nicho mais focado e decisivo.

No artigo abaixo eu mostro como criar um site de nicho em 06 etapas simples e com apenas R$ 87,00 reais.

>>Clique Aqui Para Ler o Artigo<<

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba em seu e-mail diversos conteúdos como esse!

Como encontrar um nicho rentável e lucrativo?

Nesse artigo você terá a oportunidade de aprender diversas técnicas ninjas para descobrir o nicho perfeito para começar o seu negócio.

No mesmo eu compartilho uma lista completa com 311 nichos altamente lucrativos e inexplorados para você começar a sua jornada no marketing digital.

[Clique Aqui Para Ler o Artigo]

Tipos e tamanhos dos sites de nicho

Sites de nicho também vêm em diferentes tipos e tamanhos. Listo agora abaixo os tipos para que você possa aprender as diferenças entre eles:

sites de nicho especificos

Site micro nicho: Um site de nicho muito pequeno com 1-5 páginas de tamanho, geralmente visando um assunto extremamente preciso, como, por exemplo, um review de um produto do Hotmart.

Site de nicho: Um site de tamanho médio com cerca de 20 a 100/200 páginas. Ele tem como alvo um assunto ou tema especifico, tem entre 100 e 5.000 / 10.000 visitantes por mês em média (dependendo do nicho escolhido, da demanda e do número de páginas bem rankeadas).

Site de autoridade local: Muito maior do que um site de nicho, este é um grande site com mais de 200 páginas de conteúdo de grande qualidade. Uma autoridade local é geralmente muito bem classificado no Google e recebe milhares de visitantes mensais.

Por que você / não deve construir um site de nicho

Existem várias razões pelas quais você deve considerar construir ou não um site de nicho.

Razões pelas quais você deve considerar a construção de um site de nicho

  1. Não é caro e é fácil para começar: O negócio de site de nichos é provavelmente o modelo de negócio online mais barato que existe. Para começar, tudo o que você realmente precisa pagar é o domínio e hospedagem do seu site (Clique Aqui para assistir uma aula completa sobre instalação e utilização do WordPress de forma gratuita).
  2. Ele fornece resultados mais rápidos: No que diz respeito a geração de tráfego e renda, os blogs de nicho geralmente proporcionam resultados mais rápidos. Acredite você nunca vai conseguir fazer dinheiro online num piscar de olhos, mas você vai obter resultados mais rápidos ao aderir essa estratégia em seu negócio.
  3. É uma grande oportunidade de renda passiva: Não é tão fácil como costumava ser anos atrás, mas você ainda pode criar um site de nicho e ganhar dinheiro com o mesmo no piloto automático.

>> Veja como criar um site de nicho em 06 etapas simples com apenas R$ 87,00 reais <<

Razões pelas quais você não deve considerar a construção de um site de nicho

  1. Não é uma forma fácil e rápida de ganhar dinheiro online: Procurando a formula mágica para ganhar dinheiro de forma fácil, rápida e sem trabalho na internet? Então essa estratégia não é para você. Construir um site de nicho exige tempo, planejamento e esforço para dar certo.
  2. Ele pode ter um potencial de rendimento limitado: Um site de nicho concentra-se em um subconjunto de um mercado maior, ou seja, um grupo relativamente pequeno de pessoas. Com isso, dependendo do nicho, os seus rendimentos podem ser pequenos ou limitados.

Concluindo…

Espero que o nosso artigo tenha respondido a pergunta: “O que é um site de nicho?”. Eu mostrei a importância de ter um site de nicho nos dias de hoje e o quão lucrativa pode ser essa estratégia.

Um site de nicho muito bem sucedido pode se transformar em um ativo muito valioso ao longo do tempo.

Acima de tudo, saiba que para ter sucesso com essa técnica, você deve estar preparado para muito trabalho e noites em claro preparando o conteúdo, otimizando suas páginas e etc.

As sementes que você planta hoje, vai florescer em belas flores e frutos a serem colhidos pela estrada, se você cuidar de sua plantação corretamente.  

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo, deixe seus comentários, opiniões e / ou perguntas abaixo, Ok?

Além disso, ao partilhar esse material com seus amigos, vai estar premiando o meu esforço em te-lo criado para você.

Abraço e sucesso!

Wilker Costa

OBS: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR UMA LISTA COM 311 NICHOS LUCRATIVOS E INEXPLORADOS EM NOSSO MERCADO.