Como Começar Sua Carreira de Redator Freelancer em Apenas 06 Passos Simples

Trabalhar como redator freelancer tem sido uma ótima válvula de escape para profissionais liberais que possuem o dom de escrever bons textos e que manjam bem a língua portuguesa.

Se você tem talento para escrever bons textos e deseja trabalhar por conta própria, então você pode aproveitar este mercado e conseguir faturar um bom dinheiro.

A boa notícia é que, como o conteúdo de qualidade é parte crucial das estratégias de marketing da atualidade, a demanda por escritores aumentou exponencialmente.

Portanto, a minha missão aqui hoje é te apresentar alguns passos que facilitarão sua entrada neste mercado.

Siga estas dicas e me agradeça depois, beleza?

Passo #01 – Desenvolva uma presença online

Para ter sucesso em encontrar clientes, você terá que desenvolver uma sólida presença online. Comece criando perfis em sites populares que conectam freelancers a clientes e certifique-se de preencher completamente o seu perfil de usuário.

Alguns sites que você pode estar utilizando:

Escreva uma biografia intrigante, detalhe seu histórico de trabalho anterior e forneça amostras do seu trabalho.

A partir dai, você pode criar perfis de mídia social para sua empresa, especialmente em sites profissionais, como o LinkedIn.

Se possível crie um blog e utilize-o como forma de apresentar um portfólio para sua clientela. Crie uma página no blog para que as pessoas possam entrar em contato com você para contratar seus serviços, veja um exemplo real aqui!

Passo #02 – Se concentre nos seus conhecimentos

Quando você começa sua carreira como redator freelancer, é natural que o número de trabalhos e projetos que irão surgir seja em uma quantidade esmagadora.

E aqui não importa o assunto e nem o nicho. Com certeza você encontrará nos sites citados no passo 01, pessoas procurando redatores para nichos de beleza, emagrecimento, esportes, marketing e etc.

Então, surge a seguinte questão: quais nichos devo focar?

Você deve focar no seu nicho de atuação e naquilo que você é expert.

Não adianta você ser expert em matemática e querer falar sobre português. Não tente abraçar o mundo, pois provavelmente sua carreira de redator se encerrará rapidamente.

Candidate-se em projetos que estejam ligados com o seu nicho de atuação. Futuramente, você pode começar a pegar projetos que são um pouco menos familiares e que exigem um pouco mais de pesquisa. Por enquanto, concentre-se em seus conhecimentos.

Passo #03 – Capriche na sua proposta

Depois de encontrar um projeto para o qual você deseja se candidatar, é hora de enviar sua proposta.

É importante você gastar um pouco de tempo nesta parte. Você pode começar com uma introdução, seguida de uma descrição da sua experiência, seguida por uma explicação do porque você deve ser escolhido.

Veja um exemplo:

“Oi [fulano], tudo certo? Você já encontrou o profissional que precisa? Se não, vamos trocar uma ideia. Tenho os requisitos necessários e posso te ajudar nesse projeto! Estou online agora e o dia todo. Posso te entregar esse artigo o mais breve firmado num acordo, respeitando sempre os prazos. Encaminho anexo de artigos que produzi recentemente. Forte abraço “

Um erro que tenho visto muitos freelances cometerem é de enviar o mesmo texto para vários projetos diferentes. Tente variar um pouco e personalizar sua mensagem de acordo com o projeto pretendido.

Uma boa ideia é testar diferentes estilos, abordagens e formatos para suas apresentações para ver quais apresentam melhor desempenho.

Passo #04 – Aprimore o marketing de conteúdo

Escrita freelancer e marketing de conteúdo não são exatamente a mesma coisa, mas eles são semelhantes o suficiente para que você tenha a devida atenção na hora de redigir seus artigos.

O marketing de conteúdo é a prática de usar o conteúdo escrito como ferramenta de marketing.

Para se tornar um grande profissional de marketing de conteúdo, você precisa aprender a criar conteúdo estratégico.

Sua escrita não precisa soar bem, ser informativa e estar livres de erros, mas deve envolver os leitores e inspirá-los a realizar qualquer ação que o cliente que o contratou quer que eles realizem (ou seja, comprar um produto, inscrever-se em um serviço ou algo do tipo).

Além disso, seu conteúdo também precisa incorporar boas práticas de SEO, de modo que seja útil para ajudar os clientes a aproximar o site deles do topo dos resultados da pesquisa.

Lembre-se de que os clientes quase sempre pagam pelo conteúdo na esperança de que o conteúdo acabe retornando mais dinheiro do que o custo do mesmo. Para ter sucesso neste mercado, você precisa aprender a criar conteúdo que seja capaz de realizar este proposito.

Veja no artigo abaixo como criar um artigo vendedor de forma simples e descomplicada:

>> Clique Aqui Para Aprender a Criar um Artigo De Conversão <<

Passo #05 – Se concentre na qualidade e construa sua reputação.

Trabalhar como redator freelancer pode parecer uma carreira que é construída sobre inspiração, mas o fato é que quando você está começando, a transpiração é muitas vezes o fator determinante para o sucesso.

Encontrar clientes de qualidade sempre exige muita agitação.

No inicio da sua carreira, é provável que você queira aceitar qualquer trabalho, mesmo que o pagamento seja menor do que o desejado. Esses tipos de trabalho são, com frequência, uma forma de frutificar sua reputação.

Uma vez que tenha gerado uma devida reputação, você conseguirá encontrar trabalhos com maior facilidade e poderá cobrar mais caro.

Lembre-se sempre de entregar o melhor de si em cada trabalho que vier a realizar. Isso além de ajudar sua reputação, fará de você uma grande autoridade no assunto. Criar um conteúdo épico não é fácil, mas ao fazer isso, você conseguirá elevar exponencialmente a sua reputação e credibilidade.

Passo #06 – Leia bastante

O segredo para você se dar bem neste mercado é ler bastante. Já foi provado que a leitura ajuda na questão da concordância verbal, diminuição dos erros ortográficos e facilitação na geração de ideias.

Portanto, faça da leitura um hábito em sua vida.

Conclusão

Trabalhar como redator freelancer é uma carreira gratificante e repleta de oportunidades.

O melhor de tudo isso é que você não precisa de muito conhecimento ou equipamentos caros para começar.

Qualquer pessoa com talento para escrever e um computador pode começar a escolher trabalhos para poder iniciar nessa carreira.

Seguindo os passos e dicas deste artigo, você estará no direcionamento correto de como ser tornar um redator freelancer de sucesso.

E se você quer aprender a criar textos incríveis para internet, recomendo você conhecer o trabalho do Victor Palandi e o seu livro Text Machine.

Clique Aqui Para Conhecer o Text Machine

Mesmo sendo iniciante nessa área, com os ensinamentos do Victor você conseguirá se sobressair e aproveitar este mercado.

No mais, deixe-me saber se este artigo te ajudou de alguma forma ou se você tem alguma dúvida. Deixe seu comentário abaixo e me ajude a te ajudar.

Grande abraço e até a próxima!