Neste artigo, conheça mais sobre o marketing de eventos, os tipos de conteúdo que podem ser usados, as métricas a se analisar e muitas outras estratégias para aumentar o seu engajamento, por meio da criação de conteúdo relevante.

criação de conteúdo para eventos

Isso porque no evento online, a comunicação também deve ser majoritariamente digital. Para te ajudar nessa tarefa, falaremos sobre:

  • Marketing digital para eventos online
  • 8 tipos de conteúdo para eventos online
  • Analisando os resultados de engajamento
  • Como aumentar o engajamento do seu evento online
  • Sobre a Evnts

Marketing digital para eventos online

A definição básica de marketing pode ser entendida como um conjunto de estratégias que servem para identificar necessidades e gerar valor para as pessoas com base nelas.

O marketing digital tem a mesma premissa, porém, faz a promoção e divulgação de produtos, marcas e ações, como eventos, por meio da internet, seja via site, email, blog, mídias sociais e plataformas de streaming.

Com ele é possível que se ganhe autoridade e reconhecimento de marca. Por outro lado, você consegue segmentar o público de formas muito mais assertivas. Com as estratégias certas, as mensagens são melhor difundidas e têm grandes chances de alcançar seu público ideal.

As estratégias devem começar desde o pré-evento e permear todas as etapas. Se o seu objetivo é gerar relacionamento com o público – sejam funcionários ou leads -, fazê-lo se sentir mais próximo da sua marca ou do que o evento pretende transmitir.

Lembre-se de como a identidade visual e o conhecimento da audiência são importantes e irão influenciar como as pessoas podem receber o seu evento. Seja qual for o formato da produção, não deixe de fazer um cronograma e um plano de ação.

Plano de marketing

Para isso é necessário fazer um plano de marketing em que se reúna suas ações, estratégias e tarefas que irão servir para alcançar o objetivo geral do seu evento.

E o primeiro passo para começar um plano de marketing é ter o seu objetivo bem definido, assim como sua audiência e persona. Só assim, é possível começar a se planejar.

Ele deve conter todos os passos que serão dados, todas as tarefas e todos os conteúdos que serão trabalhados para a divulgação do seu evento. Lembre-se que ao definir os objetivos, é também preciso ter em mente a definição de seus indicadores.

Inclua o cronograma e orçamento no seu plano para que as ações fiquem de acordo com as datas corretas e caso faça campanhas registre o valor usado em sua planilha de orçamento.

É importante revisar o seu plano com o decorrer do evento para que ele não fique em desacordo com os objetivos ou caso não esteja gerando os resultados esperados.

Para que um evento seja bem divulgado é necessário que conte com uma boa equipe de marketing para garantir que alcance as pessoas certas nos canais corretos.

Descubra no item a seguir quais tipos de conteúdos você pode fazer para aumentar o alcance e retenção do seu evento.

8 tipos de conteúdo para eventos online

eventos online

Um dos muitos benefícios do marketing digital é a possibilidade de trabalhar com diversos tipos de conteúdos, e cada um deles pode ter um impacto diferente na persona do seu evento. Conheça cada um agora:

Post nas redes sociais

Os posts podem ser uma estratégia de pré ou pós evento, tanto com chamadas para se inscrever ou divulgação, quanto para agradecer os palestrantes e participantes.

Além disso, eles podem gerar engajamento, já que as pessoas podem re-postar fazendo com que se alcance ainda mais pessoas.

Pílulas

As pílulas que podem ser utilizadas nas redes sociais se referem a pequenos vídeos, de mais ou menos um minuto e meio, que trazem conteúdos diversos com relação ao seu evento.

Pode ser uma ação para o seu pós evento, com pedaços que o seu público possa se interessar. Ou até mesmo com os highlights do seu evento. O direcionamento pode ser para a integra do mesmo ou para qualquer outro site.

Ao final do evento, reveja as gravações para extrair os insights, as principais falas ou questionamentos relevantes que possam se transformar em pílulas de melhores momentos.

Invista em vídeos mais longos para canais como Youtube, caso essa rede social faça parte da sua estratégia.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais conhecidas e usadas. Mas como implementar no seu evento?

Simples. Um exemplo são os e-mails de confirmação de inscrição, em que você pode direcionar a pessoa para um blog, site dos patrocinadores ou redes sociais.

É uma forma de contato que, no futuro, pode transformar o participante do evento em um lead para a sua empresa ou marca. Dependendo do seu objetivo, essa ferramenta já pode ser meio caminho andado para atingi-lo.

Newsletter

O envio de emails periódicos, no formato de newsletter, é uma forma de nutrição dos leads obtidos durante o seu evento. Ela pode trazer conteúdos que ajudem a qualificar essas pessoas de interesse, e torná-los aptos para receber um contato do time Comercial, se esse for seu objetivo.

Caso a meta seja outra, e não a geração de leads, as newsletters também podem ser utilizadas como forma de manter um relacionamento mais próximo com o participante e fazer com que ele sempre se lembre da sua marca.

Artigos em blogs

O seu blog também é uma ótima forma de criar conteúdo para o seu evento. Você pode produzir artigos que tragam um pequeno “resumo” ou apresentação do seu projeto, desde o pré até o pós-evento.

Faça um conteúdo rápido e que possa ser lido de forma dinâmica pelos seus participantes. E que traga todos os pontos relevantes do seu evento, é claro.

Podcasts

O podcast é mais uma forma de comunicação e criação de conteúdo. Por que caso o participante não tenha tempo para prestar muita atenção durante o evento, ele pode ouvir o que foi conversado e ter uma experiência um pouco diferente.

Infográficos

Os infográficos são um tipo de conteúdo “extra”, que pode ser disponibilizado após o evento. Você pode entregá-lo como um brinde ou um prêmio para quem convidar mais pessoas, por exemplo.

A representação gráfica está cada vez mais em alta, e é uma solução criativa de resumir grandes conteúdos (de uma palestra, por exemplo), de maneira inovadora e ilustrada, o que aumenta a absorção da informação.

Todas essas estratégias ajudam a atrair mais participantes ao seu evento e ainda agrega valor à experiência dele.

Entrevista com convidado

Vai ter um convidado legal, um palestrante interessante ou um influenciador? Tente conseguir uma entrevista com ele para postar nas redes sociais do evento e atrair ainda mais participantes, durante a divulgação.

Pelo Instagram, peça para as pessoas fazerem perguntas para que a pessoa possa responder durante a entrevista. Por se tratar de um conteúdo mais direcionado para as redes sociais, faça algo divertido e leve.

Como aumentar o engajamento do seu evento online

Para aumentar o engajamento do seu evento online você pode usar de várias atividades diferentes como enquetes, quizzes, horários de intervalo e outras estratégias de gamificação.

Podem ser jogos online, sorteios, concursos, testes de conhecimento, missões e dinâmicas interativas em grupo. Tudo isso pode ser apresentado no começo do seu evento e fazer com que as pessoas se sintam mais interessadas.

Isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário. Não é por que acontece dentro de uma plataforma de eventos que não se pode inovar com ideias diferentes, procure usar as funções disponíveis.

Aproveite a oportunidade para criar salas diferentes de break room para promover o networking e a interação entre participantes e palestrantes.

Coisas assim podem fazer a diferença e promover uma experiência positiva, assim como uma boa reputação. Veja 42 dicas criativas para eventos online neste e-book exclusivo.

Analisando os resultados de engajamento

Está com dúvidas se os conteúdos criados para o seu evento realmente estão dando resultado?

Então, é importante se atentar às métricas que podem ser acompanhadas e que darão sinais de como o público está recebendo seu conteúdo.

No universo dos eventos corporativos, o principal canal de comunicação é o LinkedIn. Essa rede é muito usada por profissionais e para que se tenha um bom desempenho é importante saber como direcionar o seu conteúdo para o seu público segmentado.

As principais métricas que devemos considerar são a taxa de cliques, impressões e engajamento. As impressões consistem na quantidade de vezes que a sua publicação foi vista.

O engajamento do seu público tem relação direta com todas as interações feitas no seu post, como comentários, curtidas e compartilhamentos. Já o clique é a quantidade de vezes que as pessoas clicaram em seu post, logo ou nome da empresa.

Cada tipo de conteúdo citado acima tem sua forma específica de medir o sucesso. Para e-mails, considere a taxa de abertura e a taxa de cliques como principais indicadores.

Você ainda pode fazer pesquisa de satisfação rápida, durante o evento, sobre a qualidade do conteúdo oferecido, deixando um espaço aberto para sugestões e oportunidades de melhoria.

Sobre a Evnts

A Evnts é uma startup de tecnologia para gestão de eventos corporativos online de ponta a ponta. Transforme os resultados de seus eventos em www.evnts.com.br.

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

>
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Chamar o Wilker
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui Wilker Costa

Posso ajudar?

Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

Basta clicar no botão verde logo abaixo: