3 Sinais de que a Produção de Conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital

Atualmente o que mais se houve falar no mercado digital é a importância de se ter um conteúdo de qualidade e da importância de um planejamento prévio quando o assunto é produção de conteúdo.

Mas o que muitas pessoas esquecem é que nem todos nasceram com o dom de escrever artigos, e-books e afins. Isso é algo natural e que será desenvolvido com o tempo e a prática.

O meu objetivo aqui hoje não é lhe transformar num exímio escritor e nem lhe atormentar com as premissas de que o conteúdo é rei atualmente.

Quero apenas lhe apresentar 3 sinais de que a produção de conteúdo para o seu negócio é atualmente em minha opinião, a melhor estratégia de marketing digital.  (Ao final do artigo, quero sua opinião sobre isso.)

Começando pelo inicio…

Pensem comigo: Ao realizar uma pesquisa no Google sobre “Como escrever artigos matadores em uma 1h ou menos“, por exemplo, você almeja encontrar um site que explique de forma simples e eficaz como escrever artigos rápidos e que seja bons, correto?

Todos nós sempre buscamos o que há de melhor, seja em qualquer área, queremos sempre o melhor. Manter um blog atualizado e com artigos de qualidade ou lançar um e-book que naturalmente resolva uma dor do leitor, vai com certeza aumentar a credibilidade e autoridade do seu negócio.

Quer dizer então que produzir conteúdo se limita somente a escrever artigos e e-books? Claro que não. Tudo vai depender do escopo do seu projeto e da forma que quer se comunicar com seu futuro cliente.

Ainda nesse artigo apresentarei algumas formas de produção de conteúdo que podem ser abordadas por você em suas estratégias.

Mas antes quero que você entenda…

Por que a produção de conteúdo deve ser sua prioridade

conteúdo de qualidade

Pelo simples fato de que é pelo marketing de conteúdo que fidelizamos leitores, conquistamos credibilidade, autoridade e geramos negócios na internet.

Ao criar um blog, você já sabe de imediato que terá que criar conteúdo para o mesmo. E por que não sair na frente da concorrência e escrever um conteúdo épico e difícil de ser esquecido?

Ao produzir um conteúdo de qualidade você atrairá mais compartilhamentos nas redes sociais, conquistará a atenção do Google nas posições de busca e fará você se tornar uma referência naquele assunto.

# Sinal 01 – Conteúdo serve como munição para usuários das mídias sociais

Hoje em dia todos nós sabemos que as redes sociais são em grande escala uma fonte de tráfego inesgotável. Facebook, Google +, Twitter, Instagram, Pinterest, etc. Todas elas possuem um potencial de tráfego absurdo.

Para explorar esse tráfego ao máximo, precisamos produzir um conteúdo de qualidade. Até por que o que as pessoas mais estão fazendo nessas redes é compartilhando links, vídeos e imagens de outras pessoas.

Assim, a maior vantagem que sua empresa pode tirar das mídias sociais são as pessoas valorizando e compartilhando o seu conteúdo.

Lembre-se: As pessoas só compartilham aquilo que são interessantes para elas. Então crie um conteúdo épico, de qualidade e que seja interessante para o seu público alvo.

Está gostando do artigo? Então deixe seu e-mail e receba mais conteúdo como esse! (É grátis!)

# Sinal 02 – Conteúdo relevante gera links, a base de qualquer trabalho de SEO.

Um dos fatores principais para ranqueamento no Google é justamente a qualidade do conteúdo oferecido ao usuário final. Isso por si só, já motiva o criador a produzir um conteúdo de ótimo a excelente para sua audiência.

Mas além de ser bem visto aos olhos do Google, esse mesmo conteúdo pode ainda ganhar links de recomendação. Ou seja, o conteúdo que você escreveu foi tão bom, mas tão bom que os usuários começaram a recomendar ele para outros usuários.

Um exemplo que posso citar é esse infográfico que criei aqui no blog sobre marketing de conteúdo. Esse conteúdo me gerou ótimas posições no Google e diversos backlinks de recomendação.

Lembre-se: Mesmo que você tenha feito uma boa pesquisa de palavras chave, que os títulos, headings e links internos sejam otimizados para a palavra, de nada valerá se a sua página não tiver relevância e nem um conteúdo de qualidade.

Repito, produzir conteúdo de qualidade é garantia funcional de receber vários links.

# Sinal 03 – Produção de conteúdo próprio faz sua empresa se tornar uma referência

Quem já está no ramo sabe, que produzir conteúdo de qualidade aproxima os clientes e faz sua empresa se tornar referência naquele determinado assunto.

Estamos sempre sujeitos a criticas como também a elogios. Cabe a nós transformar isso numa motivação ainda maior para produzir sempre mais.

A cada artigo postado, vídeo criado e aula elaborada, você está ganhando a confiança dos seus leitores, seguidores e alunos. Então produza sempre conteúdo de extremo valor, seja em vídeos, textos, enfim. O importante aqui é construir sua autoridade baseando-se em um conteúdo de qualidade.

Comece agora a produzir conteúdo para sua audiência

Como eu já falei, produzir conteúdos não se limita a artigos para um blog por exemplo. Irei listar mais abaixo algumas formas de conteúdo que você pode explorar em suas estratégias.

  • Ebooks: Os e-books atualmente servem como uma forte estratégia de captação de contatos. Você pode criar um e-book que servirá como Isca digital, por exemplo, e em cima disso conseguir vários contatos para sua lista de e-mails. Ao mesmo tempo em que você conquista novos leads, você estará gerando autoridade no assunto abordado.
  • Postagens em redes sociais: É importante demais você criar conteúdo engajante, ou seja, um conteúdo que gere curtidas e compartilhamentos por exemplo. Não adianta só copiar e colar um artigo no seu mural do Facebook por exemplo. Você tem que instigar a curiosidade do leitor e tentar ao máximo ganhar sua atenção.
  • Infográficos: Essa forma de conteúdo é sem sombra de dúvidas uma das mais queridas do público em geral. Dar muito trabalho, porém é compensador se pensarmos em geração de tráfego e autoridade.
  • Vídeos: Produzir vídeos hoje em dia está no ranking das estratégias mais eficientes de geração de conteúdo. Crie um canal no Youtube e comece a gravar vídeos atrativos para sua audiência. Você verá que essa forma de conteúdo é sem dúvidas uma das melhores.

Quer aprender a produzir conteúdo em tempo recorde e ainda por cima difíceis de serem esquecidos? Conheça o TextMachine do meu amigo Victor Palandi!

Clique aqui para conhecer!

Finalizando…

Mantenha as ideias fluindo. Um dos pontos mais importantes da produção de conteúdo é não deixar que ela pare nunca.

Então elabore um planejamento prévio para que nunca lhe falte uma ideia de conteúdo. Esboce uma agenda de postagens, assuntos, temas e vídeos, para que assim nunca falte um conteúdo de qualidade para sua audiência.

Lembre-se: A produção de conteúdo é uma construção  de ativo de longo prazo e quanto mais cedo sua empresa começar, mais cedo vai conseguir resultados.

Gostou do artigo? Então deixe seu e-mail e receba mais conteúdo como esse! (É grátis!)