Whatsapp Business: Como Utilizar Essa Ferramenta no Marketing Digital

Com mais de 1,2 Bilhão de usuários no mundo e 120 milhões no Brasil, o Whatsapp se tornou com o passar dos anos, fundamental na comunicação do dia a dia.

Neste artigo, você irá aprender como se aproximar do seu cliente final e gerar mais vendas para o seu negócio usando essa ferramenta.

whatsapp-business-1

Novas Funções

Dentro do aplicativo, podemos analisar métricas que auxiliam na hora de entender como seu cliente se comporta quando sua copy é enviada.

Esta não é uma métrica tão precisa e detalhada como as oferecidas no E-mail Marketing ou no Google Analytics, mas pode te ajudar a considerar se seu texto está sendo visto ou se precisa de aperfeiçoamento.

imagem whatsapp business 1
Para acessar o menu de métricas, basta clicar em opções> configurações> configurações da empresa > métricas

Também é possível anexar links, como os de redes sociais, landing pages e endereços de Email, fazendo com que o acesso aos mesmos seja rápido e claro.

Outra função que é de extrema importância na hora de se relacionar com o seu cliente é a de respostas automáticas, que são exibidas quando o usuário recebe uma mensagem.

A função de mensagens automáticas também pode agilizar a automação de marketing, permitindo que crie-se uma palavra atalho para responder perguntas frequentes ou inserir links externos.

imagem whatsapp business 2
Ao digitar, um menu aparecerá sobre a palavra selecionada, ao clicar na opção do atalho, a mensagem sera colada na integra.

Por que usar?

Crie engajamento com o seu público

Um dos principais motivos para aderir essa ferramenta é se aproximar dos seus clientes.

Se você já usa Email marketing, sabe o quão baixa a taxa de abertura costuma ser; isso se deve pelo fato de muitas pessoas não abrirem e-mails os quais elas sabem que não são de relevância imediata ou suspeitarem de Spam, graças a má prática de muitas empresas.

Hoje em dia, é muito raro não conferir mensagens que chegam em um meio de comunicação tão importante que está a maioria do tempo na palma da sua mão.

Categorize suas Leads e distribua conteúdos separadamente

Se você já usa o Whatsapp para sua estratégia de marketing digital, a versão profissional pode também oferecer mais controle sobre o estágio onde as pessoa se encontram no funil de vendas, utilizando as etiquetas, é simples categorizar suas leads de maneira que o conteúdo seja encaminhado corretamente.

imagem whatsapp business 3
É possível dividir as conversas em categorias personalizadas apenas com um clique.

Garanta credibilidade ao seu negócio

Outra razão para migrar para esta versão é a geração de autoridade.

Ao clicar na descrição do seu contato, o cliente irá ver que sua conta é uma conta profissional e autenticada pela empresa, isso faz com que o cliente se sinta mais seguro na hora de acessar um link ou fornecer informações

Aumente suas vendas sem gastar mais

O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita para se utilizar em seu comércio.

Ele não é limitado por nenhuma função paga e constitui um app individual leve que pode ser instalado em qualquer celular disponível hoje no mercado.

Basta baixar o app na Google Play e inserir as informações da sua empresa.

Aviso: Uma vez cadastrado o nome da sua empresa no app, ele não poderá ser alterado, então atente-se a erros gramaticais.

Dicas para implementar na sua estratégia de Marketing Digital

Use um número fixo para separar o pessoal do profissional

A primeira dica é voltada para acessibilidade. Como o app exige um número de telefone diferente do cadastrado no Whatsapp tradicional, é possível cadastrar um número de telefone fixo na versão Business, caso não queira usar mais de um chip no aparelho.

imagem whatsapp business 4
Quando o aplicativo solicitar a confirmação do número inserido, escolha a opção “Chamada de voz”, escreva o código e o cadastro será finalizado.

Crie mensagens automáticas que atraiam

Quando solicitamos informações a uma empresa, seja por telefone ou por mensagem, ninguém gosta de ser atendido por um robô.

Crie uma identidade para responder por suas mensagens e faça com que elas passem a sensação de um atendimento exclusivo para o cliente, desta maneira ele se sentirá mais confortável a adquirir seu produto.

imagem whatsapp business 5
Este é um exemplo de atendimento que passa a impressão de que o cliente está sendo atendido por uma pessoa real, desta forma, ele pode expressar suas dúvidas e dores mais abertamente.

Tenha as soluções na ponta da língua

Na hora de cadastrar as mensagens automáticas, tenha sempre as perguntas mais frequentes automatizadas e prontas para serem disparadas.

Ao entender as dores do cliente e ter soluções rápidas e variadas, sua empresa passa experiência e preocupação com o consumidor.

imagem whatsapp business 6
Ao resolver problemas como esse, é possível aumentar ainda mais sua taxa de conversão.

Disponha do máximo de informações possíveis

Pode parecer óbvio quando colocado dessa forma, mas muitas empresas não dispõem de informações importantes em seu perfil no Whatsapp, isso pode prolongar o diálogo e causar a perda do interesse do cliente em seu produto. Esteja sempre com seu perfil atualizado e com dados corretos.

Resgate Leads e não perca vendas

As mensagens de saudação podem ser configuradas para responder o contato pela primeira vez ou depois  de algum tempo.

Ao perceber que o cliente demonstrou novamente interesse pelo produto, mostre que ele é lembrado e tente oferecer mais argumentos que façam com que ele opte por escolher seu produto.

Seja criativo!

O Whatsapp Business é uma ferramenta muito poderosa e está em constante aperfeiçoamento, diferenciar-se de seus concorrentes e inovar é necessário.

Crie promoções exclusivas, grupos fechados que dão acesso a descontos limitados, utilize cupons e links para continuar a vender.

Crie uma identidade para sua empresa; Sua persona usa giffs? Stickers? Gosta de vídeos rápidos ou de  conteúdos mais longos e detalhados? Tudo isso, juntamente com a sua estratégia de marketing em outros veículos de comunicação podem gerar resultados incríveis e fidelizar seu cliente.

Não deixe de fazer testes e experimentos e ver como os diferentes caminhos e veja como os resultados são positivos.

Sobre o Autor:

Thiago Waldman, Músico, Publicitário, entusiasta por História  e literatura. Pau para toda a obra since 1998