As Influências do Marketing Digital no Cenário Atual

Como tudo na vida, a tendência das coisas é o movimento e a mudança. O marketing passou por diversos processos até chegar ao ponto atual, fazendo com que muitos profissionais busquem atualizações para não perder posições no mercado.

Sabe-se que a publicidade e a comunicação sempre estiveram presentes em diversos setores, mas será que todos os meios sofreram com o avanço da tecnologia?

Vamos conhecer como o marketing digital influencia os diferentes tipos de empreendedores.

influências no marketing digital

Um olhar histórico sobre marketing e comunicação

Se entrarmos em um cenário de uns 25 anos atrás, a venda e comercialização de produtos físicos era quase, em sua totalidade, feita da maneira tradicional, ou seja, você encontrava uma loja física, analisava os produtos e escolhia o que iria sanar a sua “dor”.

O tempo foi passando e a televisão foi ganhando força na venda de alguns produtos.

Bastava fazer uma ligação, passar os dados e pronto, seu produto já seria encaminhado para a sua residência, além do marketing gigante que este meio de comunicação gerava e gera até hoje.

Com a popularização da internet, as coisas começaram a mudar, pois o público que era restrito à televisão, começou a migrar para a rede.

Pensando neste cenário, empresas visionárias, começaram o investimento em vendas digitais, o que gerou muita desconfiança no início, porém, este caminho era inevitável.

Nos dias atuais, é quase impossível não encontrar alguém que já tenha feito ou que faz compras online.

Muitas empresas tradicionais, não tiveram escolha e entraram de cabeça neste mundo, pois ninguém imaginava há 20 anos, que poderia comprar um tênis através do seu celular. Os tempos mudaram.

Quais são as alternativas que as empresas encontraram para vender online?

Como já foi dito, as empresas que não se adaptaram ao mercado, perceberam a queda nas vendas ou viram que a não inclusão ao mundo digital geraria uma perda significante de dinheiro.

Por mais que o caminho do marketing digital seja encantador, muitas empresas encontram dificuldades de encontrar meios de se sobressair dentro deste mundo virtual.

>> Marketing Digital: O que é e Como Usá-lo no Seu Negócio Online? <<

Conheça algumas plataformas, ferramentas e dicas que podem te ajudar neste processo:

Criação de um blog

O blog ficou bastante conhecido no passado como uma espécie de “diário online”, onde as pessoas contavam suas experiências do dia a dia e também postava algumas fotos.

como divulgar seu blog

Algumas pessoas perceberam que este espaço poderia ser ótimo para divulgação de marcas, produtos e até de empresas que queria notoriedade.

Hoje, existem diversas maneiras e plataformas que facilitam a criação de um blog, e o que antes era um campo restrito à “pessoas comuns”, hoje se tornou um caminho ótimo para empresas que buscam por divulgação.

Youtube

A propaganda televisiva ganhou um concorrente.

Há pouco tempo atrás, para você conseguir que seu produto fosse divulgado no horário nobre de um canal com grande audiência, você teria que ter muito dinheiro e também paciência para enfrentar a concorrência.

O sucesso do youtube fez com que “todo mundo” tivesse a chance de divulgar a sua ideia, e por mais que a concorrência hoje seja grande, existem diversos meios de se destacar nesta plataforma.

Imagina que você deseja vender ou divulgar um curso de hebraico bíblico, entretanto, ninguém te conhece e, por este motivo,  não iriam confiar que você seria um bom professor.

O youtube seria o canal ideal para que você começasse a divulgar pequenas aulas e atrair um público engajado, fazendo com que você crie um grande número de espectadores que teriam uma chance gigantesca de comprar o seu curso.

>> Conheça o Meu canal no Youtube <<

Facebook e Instagram

O Facebook e o Instagram deixaram de ser plataformas apenas para encontrar, fazer amigos e postar momentos.

Os criadores, com seus olhares futurista, não esperaram muito tempo para criar mecanismos de divulgação, para que empresas possam filtrar o público que deseja alcançar.

Quem usa as redes sociais, sabe que de uma forma ou de outra, está sendo monitorado, fazendo com que ela saiba quais são seus gostos e costumes.

Uma empresa que deseja divulgar um produto pode encontrar várias opções, sendo uma delas a criação de uma página no próprio Facebook e pagar pela divulgação. Sabendo que a rede tem bastante informações dos seus usuários, fica fácil encontrar o público certo.

Um exemplo:

Uma empresa que vende esmalte, deseja que mulheres de 18 a 55 anos vejam e comprem os seus produtos. O Facebook e Instagram irão filtrar, dentro das plataformas, mulheres que se enquadram neste perfil e que ainda tenham grandes chances de comprar.

Veja como ficou mais fácil a divulgação.

Google

Quando surge qualquer dúvida, para quem você vai perguntar? Isso mesmo, o Google.

O que antes levava tempo até você conseguir informações sobre determinado assunto, empresa ou produto, hoje basta você escolher uma “palavra-chave” e terá milhares de resultados prontos para te atender.

Como vou fazer com que meu produto seja visto pelo Google? Existem várias maneiras, porém vamos falar de uma bem interessante, o SEO ( Search Engine Optimization).

Vamos supor que você seja um professor de matemática e tenha criado um método de aprendizado incrível e que você tenha optado por criar um blog, além de um canal no Youtube, para que as pessoas possam conhecer a sua marca e também ganhar confiança.

Diariamente você faz postagem em seu blog, sobre métodos de ensino e dicas da matéria, porém, percebe que ninguém está acessando o seu site e que quando digita algo relacionado no Google não consegue encontrar sua página. A saída para o seu problema pode ser a realização de um bom SEO.

SEO

Através de técnicas, você irá conseguir que o seu site fique no topo das pesquisas do Google, o que irá fazer com que o tráfego aumente e consequentemente você consiga divulgar o seu método, produto ou curso para uma quantidade maior de pessoas.

>> O que é SEO? Como Funciona? O Guia Completo Para Alcançar o Topo do Google <<

WhatsApp

Com cerca de 68% da preferência entre os aplicativos de mensagens instantâneas, o WhatsApp pode ser uma maneira bastante interessante de conseguir vendas.

Depois que o aplicativo criou a função business, o número de empresas que aderiram ao APP para divulgação cresceu bastante.

São inúmeras as possibilidades que ele pode te oferecer, então não descarte a possibilidade de estudar a inclusão em sua estratégia de marketing.

O que as empresas devem esperar do futuro do Marketing digital?

Prever o futuro do mundo digital pode ser algo complicado, pois a cada dia, surgem novas tecnologias e plataformas para facilitar as estratégias utilizadas.

A melhor maneira de se preparar para o que o futuro reserva, é se manter sempre atualizado e informado das novidades da rede. Não perca a chance de acompanhar blogs, assistir entrevistas e pesquisar de um modo geral sobre este mercado que cresce a cada dia.

Este artigo é um guestpost de autoria do Eduardo Saad.