10 mentiras que você nunca deve acreditar sobre SEO

Hoje em dia é cada vez mais comum nos depararmos com alguns conceitos ligados a geração de tráfego, principalmente quando estamos iniciando no mercado de marketing digital.

Lembro-me bem, que quando criei meu primeiro blog fiquei quase que maluco de tanto estudar, a fim de obter estratégias que realmente me trouxesse visitantes.

Foi ai que conheci o SEO (Search Engine Optimization).

Mas como quase tudo na vida, algumas pessoas ensinavam da forma errada como aplicar essa estratégia tão utilizada.

O maior problema é que muitas pessoas não querem estudar essas técnicas ou até mesmo não tem esse tempo, ou seja, elas preferem ir pelo caminho mais rápido, que quase sempre é pagar alguém/empresa para gerir suas campanhas de tráfego.

Nesse caso, nos deparamos com outro problema. Muitas dessas pessoas ou empresas usam táticas antiquadas para tentar alavancar os resultados dos seus clientes, elas simplesmente prometem a lua sem ser capaz de entregar.

Pensando nisso e utilizando os fatores de ranqueamento predispostos pelo próprio Google, resolvi criar esse artigo listando as 10 maiores mentiras relacionadas as campanhas de SEO.

mentiras sobre seo

Continue a leitura e conheça as 10 maiores mentiras sobre SEO.

01 – Garanto a primeira posição no Google para o seu site

Essa é uma das mentiras mais conhecidas na internet. A empresa ou a pessoa chega para o cliente e fala: “Eu garanto em tantos dias a primeira posição do Google para seu site“.

Eu quero que você entenda que não é impossível chegar ao top #1 do Google, porém ninguém pode garantir a sua classificação nos motores de busca.

Exceto, talvez, o próprio Google. Mas você não é o Google, e nem aquele cara que você contratou.

O que espero pregar aqui para você é a cautela em escolher as pessoas que irão gerir suas campanhas de geração de tráfego.

Muito cuidado com as empresas que prometem lhe colocar na primeira posição, muitas vezes elas vão apenas sugar o seu tão suado dinheiro.

02 – Cada nicho é a mesma coisa no SEO. Eu não preciso de experiência no seu mercado.

Esta é a resposta para à típica pergunta: “Você tem experiência em ajudar empresas no meu nicho ?

O ideal aqui é que o profissional que você contratar tenha experiência sim no seu nicho de atuação. A verdade é que a estratégia de SEO vai mudar de acordo com o mercado de atuação. A mesma estratégia que eu uso no marketing digital, não será a mesma no nicho de emagrecimento e vice-versa.

Então, sempre procure pessoas ou empresas que tenham um portfólio comprovando os seus trabalhos positivos em determinados nichos de mercado.

03 – Conteúdo duplicado é ótimo

A pessoa ou empresa que você contratar para ajudar no SEO pode ou não também ser um especialista em marketing de conteúdo. Com certeza, será ótimo se a mesma possuir habilidades em ambas as áreas, até por que o conteúdo é essencial para sua estratégia de SEO.

Não importa o quão incrível ou bem escrito pode ter sido um artigo, re-publicar o mesmo em outro lugar não é uma boa ideia. Isto devido aos efeitos do Algoritmo PANDA do Google.

Portanto, não aceite em suas estratégias de SEO, artigos que por ventura foram extraídos de outros blogs. Até por que, nesse caso, quem sofrerá a penalização será você. Justamente pela cópia.

04 – Quanto mais links, melhor

Alguns anos atrás essa estratégia funcionava muito bem, ou seja, quem possuísse mais backlinks, independentemente se fosse de qualidade ou não, sairia na frente da concorrência.

O Google não apoiava aquilo, porém, até então não havia feito nada para impedir. Naquela época foi travada uma verdadeira batalha por posições na search engine.

Mas como tudo que é bom dura pouco. O Google optou por acabar com a mamada com uma das suas atualizações e isso deu fim aos backlinks sujos.

Hoje em dia, essa estratégia de captação de backlinks ainda existe, a única diferença é que o Google agora prioriza backlinks de qualidade.

Então, se alguém chegar para você e falar que a quantidade de links é um fator positivo no ranqueamento do seu site, pode ter certeza que é uma tremenda mentira. Portanto, não acredite nessas pessoas, e priorize em suas campanhas somente links de qualidade.

No artigo abaixo eu mostro 12 dicas para conseguir backlinks de qualidade, confira:

>> Clique Aqui Para Ler o Artigo <<

05 – Quanto mais palavras chave, melhor

Essa afirmação traduzirá perfeitamente bem um trabalho sujo de SEO por parte de quem a praticar.

A densidade de palavras-chave é algo importante em SEO, porém, nos dias de hoje, o foco está na utilização de palavras-chaves de cauda longa.

Essas palavras long-tails, permitem ao usuário uma maior flexibilidade em escrever sobre determinado assunto, além também da naturalidade em que ocorrerá a sua inserção no decorrer do texto.

Ao contratar uma empresa para geração de tráfego do seu negócio, veja qual a estratégia de Keyword Research a mesma utilizará. Isso é um fator crucial para o sucesso de uma campanha de SEO.

Aproveitando a oportunidade, deixo abaixo um link de um artigo que criei a pouco tempo, mostrando um guia completo de como realizar um keyword Research eficiente. Garanto que você vai gostar:

Como encontrar palavras-chave eficientes, o guia absolutamente completo 

06 – Envie seu site para diversos motores de busca

Ao fazer isso, você estará perdendo o seu tempo e principalmente o dinheiro investido na pessoa que está gerindo suas campanhas.

Você deve focar nos principais motores de busca. Não aceite esse argumento de quanto mais cadastros tiver em motores distintos, mais fácil será de ser encontrado. Pelo contrário, o Google ver essa possibilidade com maus olhos e isso pode lhe causar uma boa punição no principal motor de busca do mercado.

Portanto, fique longe de qualquer pessoa ou empresa que tenha esse pensamento.

07 – Minhas técnicas são muito complicadas de explicar

Você pode não ser um expert em SEO, mas você é perfeitamente capaz de farejar pessoas que se dizem especialistas, mas que no fundo não passam de mero iniciantes.

Então, quando você pedir explicações sobre determinadas estratégias e a pessoa ou empresa falar que as técnicas são difíceis de explicar, Não caia nessa e parta para outra empresa.

Sempre questione, pergunte e tente entender o que vai ser feito em seus projetos. Dessa forma, você saberá exatamente o que o profissional irá fazer para aumentar sua visibilidade.

08 – Você não precisa se preocupar com as atualizações do Google

Essa é uma mentira fácil de detectar. Até por que, as atualizações do algoritmo do Google são bastante conhecidas e causam um alvoroço enorme na internet.

A verdade é que todos nós precisamos pelo menos estar cientes dessas atualizações e a forma que elas agem em nossos sites.

Em geral, se você ou sua equipe está utilizando estratégias benéficas de SEO, que envolvem principalmente a produção de conteúdo relevante e que seja útil aos visitantes, você não deverá se preocupar muito. Porém, é sempre bom manter os ouvidos e olhos aguçados para possíveis mudanças.

Está gostando do artigo? Então deixe seu email abaixo e receba mais dicas exclusivas de SEO e de como conseguir mais tráfego para o seu projeto (É grátis)!

09 – Tudo o que você precisa está no SEO

Um verdadeiro marqueteiro saberá de imediato que não se devem colocar todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, um plano de marketing bem elaborado visa buscar o sucesso em diversas fontes diferentes.

Levando em consideração a geração de tráfego, um especialista em SEO renomado saberá que pode se encontrar tráfego em redes sociais, guest-post em blogs de autoridade e até mesmo no marketin off-line.

Portanto não aceite somente o SEO dos motores de busca como a solução, crie uma estratégia eficiente de marketing e aplique em seus negócios.

10 – Faço o SEO do seu site uma vez e pronto, tudo fica beleza

Bom, preciso nem falar que isso é realmente uma mentira que acontece muito por ai né?

Muitas pessoas que estão iniciando contratam pessoas ou empresas para fazerem o SEO dos seus projetos, mas não tem consciência de que o SEO é algo que deve ser feito várias e várias vezes, ou seja, você faz uma vez, depois melhora, readapta e assim sucessivamente.

O SEO precisa de atenção constante, e isso exige profissionais comprometidos com os resultados a serem alcançados.

Não adianta chegar no top 5# e se contentar com aquilo ou parar de fazer SEO, até por que, os seus concorrentes não param e isso é um ponto a favor deles na corrida das posições.

Finalizando…

Se você realmente estiver disposto a investir tempo e dinheiro  na contratação de alguém para ajuda-lo na geração de tráfego, você precisa está certo na sua escolha.

Comece fazendo sua lição de casa e pesquise por algumas empresas que por ventura possuam boas referências, trabalhos já realizados, cases de sucesso, etc.

Você precisará de alguém que está disposto  a trabalhar em prol do seu sucesso e do sucesso do seu negócio, por isso a importância de uma boa pesquisa antes.

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenha gostado deste artigo. Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail.

E Ah, você conhece alguma outra mentira sobre SEO? deixe seu comentário e contribua com o artigo! Abraço e Sucesso!

  • Quase tudo é real.

    Apenas a questão de backlinks está errada. Backlinks ainda é a parte mais importante de SEO, estude sobre PBN e Tier.

    Thanks.

    PS: O Anonimato é apenas para não saber quem sou 🙂

    • Conheço as duas técnicas, tanto o PBN como o TIER (mais não me aprofundei ainda, rsrs). Porém, no artigo eu cito links de qualidade como fator positivo para o rankeamento o que na prática é verdade.

  • Fantástico Wilker. Cara parabéns pelo maravilhoso artigo. A mentira número 4 é a mais difundida no mercado hoje em dia, falo de: Quanto mais links, melhor.
    Como você mesmo citou acima: Alguns anos atrás essa estratégia funcionava muito bem, ou seja, quem possuísse mais backlinks, independentemente se fosse de qualidade ou não, sairia na frente da concorrência.
    Hoje em dia, essa estratégia de captação de backlinks ainda existe, a única diferença é que o Google agora prioriza backlinks de qualidade.
    Por isso fica a dica: Backlinks de qualidade é o que as pessoas deveriam procurar e não sair por ai linkando as páginas de qualquer maneira.
    Mais uma vez, parabéns pelo artigo.
    Forte Abraço Camarada.
    Muito sucesso

  • Parabéns além do seu artigo ser muito bacana e de extrema utilidade para pessoas , como eu ainda tem que aprender sobre SEO, o seu site é muito bem estruturado e muito lindo , eu queria perguntar uma coisa para você, pois é uma coisa que eu não consigo fazer no meu blog é colocar os nomes das categorias com os seus posts, igual o seu , como eu faço? Há muito obrigada pela dica
    Parabéns pelo seu artigo ele é ótimo
    flávia,

  • Olá prezado!
    Excelente post. Acredito que o SEO ainda é uma área muito obscura por muitos profissionais de Marketing digital, mas que é 100% importante para um bom rankeamento.

    Muito obrigado e parabéns.

    Já tem um usuário fiel.

    • Olá Jonathan, tudo bem companheiro?

      Sem dúvidas SEO é muito importante e continuará sendo por longo anos ainda. É importante nos mantermos atualizados com as novas regras e novidades dessa área.

      Eu que agradeço pela contribuição.

      Grande abraço e fique a vontade para voltar quando quiser.