12 Dicas Para Conseguir Backlinks de Qualidade (Garantido!)

Você saberia me responder essa pergunta: “Será que o SEO morreu?“. Segundo o meu amigo Vicente Sampaio, ainda não.

E conseguir backlinks de qualidade é fácil? Eu creio que não!

baixar-pdf-artigo-1

Cada dia que passa, essas perguntas tem se tornado mais comum. Porém, como temos visto, principalmente no decorrer de todo o ano, é que o SEO está cada vez mais forte e que conseguir backlinks de qualidade está cada vez mais difícil.

Se você pensa que o SEO realmente morreu, veja isso >>aqui<<!

Uma das coisas mais importantes (Alias, são muitas, afinal, SEO é a implementação de várias estratégias, e não de algo específico) é o link building externo, ou seja, a construção de links para seu blog a partir de outros blogs e sites.

No artigo de hoje, veremos algumas dicas funcionais para se conseguir backlinks de qualidade para os nossos projetos, e assim, conseguir alcançar melhores posições nos mecanismos de busca.

conseguir-backlinks-de-qualidade-2

Quantidade x Qualidade

Nas últimas atualizações do Google muito se falou que links externos não eram mais importantes para ranquear um blog, mas a verdade é que links de má qualidade deixaram de ser importantes, e não links externos como um todo.

Vamos a um exemplo: Cada link que você recebe é como se um amigo estivesse recomendando o seu blog como algo positivo, ou seja, que tenha qualidade.

Se o seu amigo for desonesto, não tiver credibilidade, possivelmente aquele link não surtirá efeito algum no seu posicionamento, porém, se o seu amigo for uma pessoa honesta e possuir boas referências no mercado, é quase certo que aquele link te ajudará no futuro.

Por isso, mais importante que a quantidade de links, com certeza é a qualidade de cada um desses links.

Não é uma regra, mais o ideal é que o blog que esteja linkando para você possua esses requisitos:

  • Não praticar blackhat (Falarei sobre isso no futuro);
  • O blog precisa ter certo tráfego.
  • Possuir certa autoridade no assunto, não precisa ser o top 01, porém, tem que ser bom naquilo que fala.

Conseguir backlinks de qualidade de fato não é algo fácil, porém, quando feito da forma correta, pode, e vai trazer excelentes resultados em médio a longo prazo.

Agora que você sabe a importância de links de qualidade e que os mesmos não são fáceis de conseguir, quero te apresentar 12 formas de você conseguir esses benditos links e assim começar a sua caminhada dentro do amplo mercado de otimização de sites ou para os mais íntimos o SEO.

# 01 – Conteúdo

Quando estamos trabalhando com SEO ouvimos muitas mentiras que às vezes acreditamos justamente pelo nível de expertise que nos falta na área.

Não sei exatamente qual o seu nível em questões de SEO, mas se já pesquisou sobre isso, já deve ter lido que “Conteúdo de qualidade” é importante para o SEO.

Sem um conteúdo de qualidade, não adianta conseguir links, afinal, quem vai linkar de forma natural para um conteúdo pobre? Ninguém né?

Ah Wilker, tem um monte de site no topo com um conteúdo extremamente pobre“. Certo, existe mesmo, mas me diga, por quanto tempo eles conseguirão ficar ali?

Você que pretende trabalhar como afiliado, precisa pensar em longo prazo, e entender que fazer SEO da forma correta é importante.

Como criar um bom conteúdo?

Aqui mesmo no blog eu tenho diversos artigos e uma categoria exclusiva sobre criação de conteúdo, porém, eu gosto de afirmar que um bom conteúdo segue três regrinhas básicas:

  • Repassa informações úteis e que realmente vão ajudar os visitantes de alguma forma;
  • Tem que ser um conteúdo bem organizado para facilitar o consumo desse conteúdo;
  • Tem que ser otimizado para os mecanismos de busca, afinal não podemos nos preocupar somente com os backlinks certo?

Siga esses três passos e você vai criar um conteúdo tão bom que certamente vão aparecer links apontando para ele.

O que escrever?

Certo, que tipo de conteúdo posso estar desenvolvendo para a minha audiência? Bom, você pode realizar / criar:

  • Entrevistas: As pessoas adoram entrevistas… Sua audiência com certeza gostará bastante, fora que isso ocasionará em backlinks do entrevistado para com o seu blog.
  • Listas: Artigos em forma de lista fazem bastante sucesso, as pessoas adoram esse tipo de artigo. Tipo, 05 formas de perder a barriga em uma semana, 108 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para estourar no empreendedorismo digital (86 delas são grátis).
  • Tutoriais: Artigos que ensinam a fazer algo também são muitos interessantes.
  • Reviews: Quando você quer saber algo sobre determinada ferramenta ou curso, você recorre a esse tipo de artigo, ou seja, procura detalhes do mesmo e procura averiguar se vale a pena ou não o investimento.
  • Controvérsia: Artigos controversos fazem o maior sucesso na internet. Escolha um assunto que você domina e que vá de forma contrária a opinião das pessoas do seu nicho, defenda o seu ponto de vista e mensure a quantidade de links que o seu material receberá de acordo com o passar do tempo.

Fora tudo isso, você pode utilizar a UDEMY para gerar ideias de novos conteúdos para o seu blog.

Com o conteúdo criado e esse sendo de qualidade, fica muito mais fácil colocarmos os próximos passos em ação.

# 02 – Técnica do Arranha-Céu

técnica arranha-céus-logo

Essa técnica consiste em você redigir um conteúdo mil vezes melhor do que o da sua audiência.

Porém, não basta apenas escrever um conteúdo melhor, é preciso descobrir de forma sistêmica os melhores conteúdos da internet e tentar fazer algo melhor que esses. Geralmente eu sigo esses pequenos passos:

  1. Encontrar os melhores conteúdos da internet no seu nicho e aqueles que possuem uma maior quantidade de backlinks;
  2. Fazer algo muito melhor do que o conteúdo encontrado;
  3. Entrar em contato com as pessoas certas para divulgar o seu artigo.

Com essa técnica as suas chances de figurar no topo e conseguir muitos backlinks aumentam exponencialmente.

Inclusive, tenho um artigo que trata especificamente do passo a passo para colocar essa técnica em pratica. Dar uma olhada no link abaixo:

>>Clique Aqui Para Conhecer a Técnica Arranha-Céu<< 

# 03 – Guest Posts

Ainda utilizada por muita gente, essa técnica se mostra eficiente no quesito conquista de links e construção de autoridade no mercado.

baixar-pdf-artigo-1

Para os que desconhecem essa técnica, ela basicamente consiste em: publicar artigos escritos por você em outros blogs, assim, inserindo links para o seu projeto dentro desse conteúdo. Você basicamente publica um post em um blog como se fosse realmente um convidado.

Você dá o conteúdo e em troca recebe muitas vezes os itens listados abaixo:

  • Autoridade: Quando você escreve bons conteúdos em outros blogs, quem ler vai querer saber mais sobre você. Isso reforça sua autoridade no mercado aumentando o número de pessoas que acompanham o seu trabalho;
  • Backlinks de qualidade: O melhor dessa estratégia eu diria que é a conquista dos backlinks;
  • Tráfego: Ao publicar seu artigo em um blog de terceiro, possivelmente você atrairá visitantes daquele blog para o seu projeto, isso acarreta em um tráfego crescente para o seu negócio;

Como achar sites e blogs relevantes para publicar meus artigos?

Existem basicamente duas formas bem fáceis de encontrar sites relevantes para a pratica do Guest Post:

  1. Google: Pesquise no Google por sites do seu nicho e tente contatar o administrador para uma possível parceria por meio de Guest Post. Se o seu nicho é de emagrecer, procure por termos: como emagrecer em um mês, como emagrecer de forma saudável;
  2. Networking: Conheça o máximo de pessoas que puder e faça amizades que agreguem valor para sua vida como empreendedor. Ao praticar networking, ficará muito mais fácil encontrar sites relevantes para se escrever e publicar os seus artigos.

Veja como você pode encontrar esse tipo de site:

Dirija-se ao Google e comece a realizar as seguintes consultas:

  • “Guest Post”;
  • “Escreva para nós”;
  • “Aceitando guest post”;
  • “Enviar guest post”;
  • “Contribuir para o nosso site”;
  • “Enviar artigo”;
  • “Autor convidado”;

Você também pode usar o operador coringa (*) para expandir seus resultados. As strings de pesquisa mostradas anteriormente devem ser colocadas entre aspas duplas, justamente para mostrar a pesquisa exata de acordo com a palavra buscada.

guest post marketing digital

O operador * ajudará a retornar resultados de pesquisa ligeiramente diferentes, sem sacrificar a relevância.

Aproveitando a oportunidade, você pode se candidatar para escrever um guestpost para o nosso blog. Tudo que tem que fazer é seguir as regras dessa página: >>Clique Aqui<<

# 04 – Construção de infográficos

infograficos-e-backlinks-de-qualidade

Construir e disponibilizar infográficos tem se tornando uma das técnicas mais eficientes para conseguir backlinks de qualidade.

Apesar de ser bastante trabalhoso ou “caro” de se fazer, os infográficos assumem um papel muito importante para quem deseja se destacar no marketing de conteúdo e geração de tráfego.

Mas Wilker, como vou conquistar links para o meu blog com esses infográficos?

Bom, ao criar o seu primeiro infográfico você deve colocar no final do mesmo algo parecido com isso:

marketing-de-conteudo-a-esperanca-de-um-seo-eficienteAo fazer isso, você estará disponibilizando um código de incorporação para que seus visitantes possam copiar e colar em seus respectivos blogs o seu infográfico, Gerando assim, backlinks para o seu site. Você pode fazer isso com o plugin Embed Code Generator.

No link abaixo você encontra um exemplo de infográfico aqui do blog:

Clique Aqui Para Conferir o Exemplo 

Se você não possui um orçamento para construção desse tipo de material, você pode criar seu próprio infográfico usando uma ferramenta gratuita, como, por exemplo, o Piktochart ou Infogr.am.

Independentemente do nicho, seu infográfico deve atender aos seguintes critérios:

  • Design digestível: Destaque o conteúdo em uma estrutura hierárquica que flui e é facilmente escaneável para o leitor.
  • Mantenha-o simples: Seja um minimalista. Use imagens, setas direcionais e espaço em branco para criar conexão e fluxo. Restrinja sua paleta de cores e foque em um estilo para imagens e gráficos.
  • Dados: Torná-lo acionável ou estatístico.
  • Tamanho: Limite o comprimento do seu infográfico para mais ou menos 1500 pixels. Isso evitará um tempo de download muito alto.
  • Fontes: Sempre cite todas as fontes que você faz referência em seu infográfico.

Depois de criado, você pode começar a explorar as opções de construção de links com esse tipo de material:

1. Enviar para sites de apresentação de infográficos

Você pode utilizar os sites abaixo para submeter o seu infográfico:

Fora os links mostrados acima, você pode procurar no Google por outros lugares que aceitam a submissão desse tipo de conteúdo.

2. Promova o seu infográfico

Promova o infográfico 2-3 vezes (com pelo menos 02 horas de intervalo) a cada dia no Twitter por uma semana. Poste no Facebook a cada duas semanas no primeiro mês após a publicação.

# 05 – Guias definitivos

Você já deve ter visto por ai muitos conteúdos com títulos do tipo “Guia definitivo para seduzir a mulher dos seus sonhos”, “Como divulgar produtos do Hotmart – O guia absurdamente completo“, entre outros.

Pois é, esse tipo de conteúdo geralmente recebe muitos links apontando para eles. Eu vejo que existem dois motivos bem simples para isso acontecer:

  • O conteúdo é top e realmente pode ser considerado um guia definitivo sobre aquele assunto;
  • As pessoas simplesmente olham para aquilo e pensam “Legal, ele não deixou buraco nenhum para que eu possa criar um conteúdo sobre isso” e isso acaba levando as pessoas a simplesmente te referenciarem quando precisarem falar sobre aquele assunto.

Enfim, você deve ter visto que até o momento são dicas aplicáveis, porém, nada fáceis de serem colocadas em prática.

A maioria delas são trabalhosas e exigirão um pouco de foco e comprometimento para serem colocadas em prática. Mas acredito que você já esteja ciente disso não é verdade?

Dando continuidade…

# 06 – Recompensa digital

Uma das coisas mais comuns em nosso nicho é a famosa criação da isca digital ou recompensa digital para os mais íntimos.

A ideia aqui é bem simples: Criar uma recompensa digital tão boa, com tanta qualidade, que as pessoas vão se sentir obrigadas a compartilhar sua recompensa com outras pessoas.

Lógico que isso vai envolver bastante trabalho de sua parte, mas como falei mais acima, quem disse que iria ser fácil conquistar backlinks de qualidade?

# 07 – Listar especialistas da área

Essa é uma estratégia que coloquei em prática e realmente funcionou. Porém, adianto que para dar certo, você precisa deixar algumas coisas bem definidas:

  • Seu blog tem que ser bom (design, conteúdo, você como especialista naquela área, etc), se não, pode linkar quem você quiser que nunca será correspondido.
  • Os blogueiros que serão linkados tem que participar ativamente da comunidade e ter uma audiência que vai ter interesse no seu conteúdo.

A ideia é você criar um artigo do tipo “Os melhores artigos de marketing digital de 2016” e linkar para o blog dessas pessoas.

Geralmente os blogs são criados em WordPress, e sempre que um blog recebe um link, o próprio WordPress avisa ao blogueiro sobre isso através do que chamamos de pingback.

Eles vão visualizar, e se seguir o primeiro requisito que comentei, eles certamente vão espalhar a notícia de que foram citados por você.

E, além de tudo isso, esse tipo de postagem pode ainda gerar links para o seu blog, já que as pessoas gostam de ser citadas.

O exemplo aqui do blog pode ser visto no link abaixo:

>Clique Aqui Para Ver o Exemplo<<

# 08 – Artigos colaborativos

Esse tipo de estratégia é muito similar a anterior.

Consiste basicamente em você reunir a opinião de diversos especialistas do seu nicho e coloca-las em um único lugar, no intuito justamente de enriquecer o seu projeto e criar assim um artigo colaborativo envolvendo as autoridades do mercado.

Basicamente você vai criar algumas perguntas e envia-las para algumas autoridades do seu nicho, Quando essas pessoas responderem as suas perguntas, você junta tudo e redige um artigo colaborativo com a opinião de todos aqueles que você sondou.

Veja um exemplo aqui: O que 16 blogueiros e empresários de sucesso podem ensinar sobre marketing digital.

# 09 – Comentários em blogs

conseguir-backlinks-de-qualidade-3

Acredito que você deve estar pensando: “Os comentários em blogs deixaram de funcionar há muito tempo”, de fato, esse pensamento pode estar sendo pregado por milhares de pessoas, até porque a maioria delas sabe que os comentários em blogs geram links nofollow, ou seja, links que não passam relevância alguma.

baixar-pdf-artigo-1

Entenda a diferença entre os links nofollow e dofollow:

Porém, o que poucas pessoas sabem é que ainda existem sites que disponibilizam a área de comentários com links dofollow. Eu particularmente conheço alguns sites e faço uso dos mesmos em meus projetos.

ATENÇÃO: Se quiser ficar ligado nesses blogs dofollow se inscreve abaixo:

Lembre-se, por mais que os comentários de blogs estejam ligados ao que conhecemos por links nofollow, ainda sim, existem as exceções que podem ser exploradas.

Outra coisa importante é não deixar links se existe muito SPAM e o link sempre deve estar em um conteúdo de qualidade.

# 10 – Roubar os links dos seus concorrentes

Acredito que eu não tenha falado ainda, mas a maioria dessas dicas e técnicas eu aprendi com o Vicente Sampaio, um cara altamente simples e acessível que está ajudando muita gente aqui no Brasil a gerarem seus primeiros milhares de reais na internet através do SEO.

Inclusive ele possui um portal de membros onde compartilha o que há de mais funcional na internet em termos de posicionamento e dominação das serps, o Marketing Boss Academy!

Essa última dica que irei passar eu aprendi com ele e confesso que fui municiado com uma munição de primeira, quando o assunto é conquistar backlinks de qualidade.

Essa técnica gira em torno de você descobrir os backlinks dos seus concorrentes e praticamente rouba-los, ou seja, conseguir esses mesmos backlinks para o seu projeto em particular.

Eu gravei um vídeo que mostra o passo a passo dessa técnica, espero que o mesmo possa te ajudar:

# 11 – Pesquisa reversa de imagens

Reverse Image Search é um tipo diferente de pesquisa que leva uma imagem ao invés de uma palavra-chave, e consequentemente recupera imagens semelhantes.

É também uma excelente forma de conseguir backlinks de qualidade.

A importância dos direitos autorais 

Se você possui um site ou blog com conteúdo indexado no Google, provavelmente suas imagens estarão indexadas no Google imagens também, e com isso, a probabilidade de roubarem suas imagens é muito alta. Essa é uma má notícia.

A boa notícia é que você pode aproveitar-se disso para criar rapidamente diversos backlinks para o seu projeto.

Vejamos como fazer:

Primeiro, vá para a pesquisa de imagens do Google e digite a url do seu site precedido do operador “site:”

backlinks de qualidade

Você verá uma lista das imagens do seu site indexados no Google. Clique em uma imagem qualquer e veja algo parecido com isso:

imagens relacionadas wilker costa-min

 

Clique em “pesquisar por imagem” para obter uma lista de todos os sites que usaram sua imagem:

imagens relacionadas 02-min

Se você encontrar um site que esteja utilizando sua imagem sem um link de referência, entre em contato e avise sobre a questão dos direitos autorais.

No seu e-mail, informe o webmaster de que a imagem veio originalmente do seu site e solicite que o mesmo coloque um link de referência para seu site.

Os webmasters geralmente querem evitar qualquer chance de disputa legal, então a taxa de resposta para esses e-mails é muito alta.

Insights do concorrente

A pesquisa reversa de imagens também é uma ótima maneira de rastrear onde seus concorrentes estão colocando suas imagens. Talvez você possa colocar suas imagens nos mesmos lugares.

A estratégia é idêntica à descrita acima. No entanto, desta vez, estaremos usando a URL do seu concorrente em vez da sua.

Vamos a um exemplo com o site viver de blog:

conseguir backlinks de qualidade wilker costa-min

Esta é uma estratégia eficaz para descobrir novas fontes de receita e tráfego. Por exemplo, se você notar que um dos seus principais concorrentes está usando sites desconhecidos por você, para angariar novos clientes, você pode querer analisar esses canais como parte de sua própria estratégia de marketing.

Dica bônus: existe uma extensão gratuita para o Chrome que minimiza esse trabalho de pesquisa de imagens. Ela se chama Search By Image e funciona da seguinte forma: Ao clicar com o botão direito em determinada imagem encontrada na listagem do Google, na janela que se abre aparecerá uma nova opção, veja:

exemplo de imagem da extensão do chrome

# 12 – Utilize os alertas do Google para construção de backlinks

O Google Alerts é uma das ferramentas de construção de links mais poderosas atualmente, porém, muitas vezes ignorada pela maioria.

Se alguém menciona o nome da sua empresa ou o seu site, você provavelmente quer que eles coloquem um link para você, correto?

Com o Google alerts, você poderá acompanhar a menção da sua marca dentro da internet. Algumas opções que você pode estar acompanhado são:

  • www.wilkercosta.net (url do site);
  • wilkercosta.net (versões diferentes da mesma url);
  • wilkercosta;
  • wilker costa;

Como configurar isso? 

Primeiro, vá ao Google Alerts e insira o termo que deseja acompanhar e ser alertado futuramente:

alertas para wilker costa

Tente seguir o padrão da imagem acima e você conseguirá obter os alertas acerca da menção da sua marca na internet.

Como reivindicar o meu link?

Cada vez que sua marca ou site for mencionado na web, verifique a origem e se o site está vinculado a você.

Se eles não fornecem um link de acesso ao seu site, entre em contato com o webmaster e solicite o mesmo.

Veja um modelo de e-mail que você pode estar utilizando para entrar em contato com o proprietário do site que te mencionou:

“Olá,

Eu estava verificando seu site hoje e percebi que você mencionou minha marca / publicação em [inserir nome da postagem].

Agradeço a menção e queria perguntar se você não se importaria de inserir um backlink para meu site [inserir url do site].

Continue com o ótimo trabalho 😉

Felicidades,

Wilker Costa.

Esta estratégia costuma funcionar muito bem. Coloque a mesma em prática e depois volta aqui para contar os resultados, ok?

Conseguir Backlinks de Qualidade – Conclusão

Sim, links externos funcionam, mas como eu já falei, foque mais na qualidade do que na quantidade. Se conseguir muitos links de qualidade, perfeito! Agora não caia na armadilha de conseguir muitos links de qualidade duvidosa, você vai acabar cavando o próprio túmulo do seu blog.

Ah! E só para concluir, quero te convidar a conhecer o projeto do meu amigo Vicente Sampaio, o Marketing Boss Academy.

Como eu havia falado, muita coisa eu aprendi com esse cara e o acesso ao seu portal está custando caríssimo, apenas um real, isso mesmo, apenas R$ 1,00. Caro né? Rsrs.

Esse projeto é basicamente a restrição de várias dicas e técnicas exclusivas de marketing e SEO em um único lugar. Aqueles que pagarem o preço serão recompensados no futuro.

Bom, espero que tenha gostado do artigo, qualquer dúvida deixe o seu comentário.

Forte abraço e como diria o meu amigo Vicente, Mantenha-se Forte!

Pegue Seu Bônus…

Não teve tempo para ler todas as informações contidas nesse artigo? Ou talvez queira salvar esse conteúdo em seus favoritos?

De qualquer forma, criei uma versão em PDF desse artigo que você pode baixar e salvar em seu computador.

>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO EM PDF DESSE ARTIGO <<

  • Nossa, que Top artigo, informações de primeira qualidade, tem muita gente cobrando por ai pra dar dicas que não chegam nem perto do seu artigo.
    Parabéns pelo artigo e obrigado por compartilhar seus conhecimentos com nós que estamos começando a jornada.

  • Ola wilker tudo bem?

    Muito bom o conteúdo desse blog e concordo quanto aos links dofollow, estão cada vez mais difícil de se achar. Gostaria de saber se tem alguma matérias mostrando sites para que possamos acessar e ter acesso ao dofollow, isso seria de grande ajuda!!!

    Parabéns e sucesso

    • Opa, tudo sim Gabriel e com você?

      No momento não tenho aqui no blog, mas pretendo fazer algo futuramente sobre isso. É muito difícil encontrarmos esse tipo de material na internet, pois quem conhece as fontes, não gosta de divulgar.

      Obrigado pelo comentário e sucesso meu amigo.

  • Olá,boa tarde!
    Por favor você sabe dizer se criar backlinks utilizando sites de compartilhamento de PDF’s ainda conta como backlink de qualidade?
    Faço essa pergunta porque fiz alguns no slideshare, e no issuu e já faz mais de 3 meses e esses ainda não aparecem nem no search console, nem no majestic, semrush, openlinkprofiler
    Parabéns pelo conteúdo do seu blog, ótima qualidade!

    • Boa tarde Isolda,

      Olha, eu acredito que isso não funciona mais nos dias de hoje. É válido para aumentar a disseminação do seu conteúdo, porém, para efeitos de ranqueamento não vai melhorar muita coisa.

      Obrigado e espero ter ajudado.

  • Parabéns pelo artigo Wilker. Nossa quanta inspiração. Quase um mini curso mesmo.
    E esse é o assunto mais valioso do momento porque quem não quer ranquear aí nas primeiras páginas?
    Gratidão!

  • Hoje, ao ler este artigo seu aprendi uma coisa que eu não sabia, a questão do link Nofollow e Dofollow. Eu não sabia disso e agora vou ficar atento para sempre trabalhar com o Dofollow. Obrigado pela aula, abraço.

  • Olá Wilker, tudo bom?! Excelente artigo sobre Backlinks, gostei muito! Estou me aprofundando mais no assunto de SEO e esse post me ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas! Já favoritei seu blog! Parabéns por postar conteúdos de ótima qualidade!