24 Alternativas Para Substituir de Uma Vez por Todas o Google Keyword Planner

Recentemente a comunidade de amantes do marketing digital e principalmente dos fissurados em SEO, sofreram um baque quando o Google resolveu limitar algumas funções de sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave, o Google Keyword Planner.

baixar-pdf-artigo-2

Nesse artigo pretendo mostrar 24 alternativas totalmente funcionais e até melhores que o GKP (Lê-se Google Keyword Planner). Porém, vamos entender inicialmente o que é uma palavra-chave e sua importância no marketing digital.

 o-que-e-uma-palavra-chave

O que é uma palavra-chave?

No contexto de otimização de sites, uma palavra-chave é uma determinada palavra ou frase que descreve o conteúdo de uma página web.

Essas palavras agem como atalhos quando queremos encontrar uma página web, por exemplo, Quando você digita no Google: Como escrever um artigo perfeito, você está nitidamente tentando achar algo relacionado a palavra-chave que você digitou no campo de busca.

Com isso, surge o que chamamos de Keyword Research, que basicamente é a pesquisa de palavras-chave voltadas para o público que você deseja alcançar.

Inclusive tem um artigo aqui no blog onde explico como fazer Keyword Research de forma eficiente e lucrativa. Clique Aqui para ler o mesmo imediatamente!

Para fazer essa pesquisa de palavras-chave, precisaremos de algumas ferramentas de análise dessas palavras. E aqui entra o foco principal do nosso artigo. que é justamente a listagem de várias ferramentas que oferecem esse tipo de serviço.

24 alternativas totalmente eficazes ao Google Keyword Planner

google-keyword-planner

Alternativas ao GKP, alternativas ao Google Keyword Planner ou alternativas grátis ao GKP são alguns dos termos mais pesquisados nas últimas semanas na internet, e esse é o principal motivo da criação desse artigo.

Se você faz parte do grupo de pessoas que estavam utilizando a ferramenta do Google por um bom período de tempo, e ficou totalmente desnorteado com essa mudança, seja bem-vindo ao clube, hehe! Esse artigo vai cair como uma luva para te ajudar nesse problema.

Nesse material eu irei compartilhar ferramentas gratuitas e pagas, justamente no intuito de atender todos os públicos. Portanto, começaremos pelas ferramentas gratuitas.

Alternativas grátis ao Google Keyword Planner

Nessa listagem você encontrará as ferramentas gratuitas e mais tops do mercado para lidar com o problema de pesquisa de palavras-chave.

01 – UberSuggest

Ubersuggest é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisa de palavras-chave, principalmente na busca de longtails.

ubersuggest

Se você está com dificuldades de encontrar ideias de palavras-chave, então sugiro você testar essa ferramenta. No vídeo abaixo eu mostro como utilizar o Ubersuggest:

02 – Keyword.io

Se você é daquelas pessoas que gostam de simplicidade e praticidade ao mesmo tempo, você vai gostar dessa ferramenta.

keyword-io-wilker

Basicamente, o Keyword.io é um serviço bastante conhecido lá fora e que chama atenção na capacidade de encontrar palavras-chave de cauda longa extremamente poderosas.

03 – SEOBOOK

A próxima ferramenta da nossa lista é o SEOBOOK, Essa ferramenta possui um poderoso sistema de busca de palavras rentáveis da rede de pesquisa popular.

seobook

Para acessar SEOBOOK Keyword Tool, você terá que se inscrever de forma gratuita. A ferramenta também irá mostrar gráficos de dados sobre as tendências do Google, juntamente com o volume diário nos resultados de pesquisa.

04 – Ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Bing

Essa pode não ser uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave do mercado, porém, quebra um bom galho na falta de ideias e principalmente de ferramentas disponíveis. Todos os dados são de pesquisa orgânica de até 6 meses.

bing-keyword-planner

Para utilizar a ferramenta de palavras-chave do Bing, você precisa de uma conta verificada no mesmo, todo o processo é totalmente grátis.

05 – WordPot – A palavra-chave do Finder

Você pode usar o WordPot gratuitamente para procurar palavras-chave que irão ajudá-lo no ranking de busca. Se você não sabe muito sobre a análise de palavras-chave e está querendo saber como fazer esse tipo de pesquisa, basta ir até a seção de ajuda e consumir os diversos tutoriais existentes.

wordpot

Existe uma desvantagem notória nessa ferramenta, que é justamente a incapacidade de inserir dois projetos distintos. Por isso, caso queira algo mais completo, recomendo continuar nosso artigo e escolher outra ferramenta.

baixar-pdf-artigo-2

06 – Keyword Discovery

Outra excelente alternativa ao Google Keyword Planner é o Keyword Discovery. Para utilizar essa ferramenta é preciso se cadastrar de forma gratuita.

Keyword Discovery

Vai demorar  cerca de um dia para a verificação de conta, porém, depois de verificado, você pode realizar suas consultas sem problemas.

07 – SerpWoo palavra-chave do finder

SerpWoo também é uma excelente alternativa gratuita existente atualmente. Uma das razões dessa ferramenta ser considerada top no que tange a gratuidade, é devido a sua interface fácil de usar, dados em tempo real, filtros de palavras-chave, criação de listas ilimitadas, exportação de palavras e etc.

serpwoo

Você terá de criar uma conta para começar a acessar essa ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave.

08 – SERPS Keyword Tool

SERPS keyword Tool é uma ferramenta bastante popular também e se assemelha bastante ao Keyword.io. Você pode salvar a lista de todas as palavras-chave resgatadas em um arquivo .CSV.

serps-website-keyword-tool

Ao meu ver existe uma pequena desvantagem nessa ferramenta, que é basicamente a limitação de dados resgatados em uma determinada pesquisa. Para extrapolar esse limite, você precisará aderir a uma conta premium.

09 – InstaKeywords

InstaKeywords é uma excelente alternativa ao GKP, pois possibilita uma pesquisa ampla de palavras-chave, além de fornecer excelentes dicas de palavras de cauda longa.

instakeywords

Você pode usar essa ferramenta de forma totalmente gratuita, você pode também criar campanhas livres e salvar as palavras-chave resgatadas.

10 – Google Trends

Google Trends é uma excelente forma de pesquisar palavras que estejam ligadas com as tendências do momento. Todos os temas que são tendências na internet estão disponíveis no Google Trends.

google-trends

Aqui você percebe que não precisa ir muito longe para encontrar uma boa alternativa ao Google Keyword Planner, pois o próprio Google oferece esse serviço que de fato ajuda bastante na hora de filtrar as palavras-chave realmente interessantes para o seu negócio.

11 – KeywordSPY

Outra boa opção para o mercado. O KeywordSPY possibilita a busca não apenas das variações de palavras, mas também oferece o recurso de buscar palavras semelhantes e aquelas que possuam erros de ortografia.

keywordspy

Bom, essas foram as nossas alternativas gratuitas. Espero que as mesmas possam te ajudar a substituir de uma vez por todas o GKP.

Vamos agora a listagem das ferramentas mais tops e caras do mercado!

Alternativas pagas ao Google Keyword Planner

Se você possui um bom dinheiro sobrando e pensa em investir em ferramentas avançadas de SEO, então você pode olhar com carinho para essa nossa listagem e escolher aquela que de fato atenda as suas expectativas.

baixar-pdf-artigo-2

12 – Long Tail Pro

Você está procurando uma maneira fácil de encontrar as melhores palavras-chave para se trabalhar no Google? Se sim, você deve experimentar imediatamente a ferramenta Long Tail Pro.

long-tail-pro

Long Tail Pro é uma das ferramentas mais populares do mercado e altamente poderosa e eficaz quando o assunto é busca de palavras long tail.

Você pode optar por utilizar a ferramenta por 10 dias por apenas $1, onde você terá acesso a todos os recursos avançados da mesma e assim conhecer o real poder que essa ferramenta oferece.

13 – SEMRush

A próxima ferramenta que você pode utilizar para analisar palavras-chave é o SEMRush. A ferramenta irá fornecer informações detalhadas sobre as palavras-chave pesquisadas. Algumas das informações encontradas dizem respeito ao volume de pesquisa mensal, CPC, o número de resultados  e etc.

sem-rush

A ferramenta também irá fornecer palavras-chave relacionadas com os seus dados de volume de pesquisa. Você pode usar a ferramenta de graça, porém, para usufruir de todas as funcionalidades da mesma, precisará aderir ao plano premium.

14 – SpyFu ferramenta de pesquisa de palavra-chave

Se você quer descobrir as palavras-chave mais rentáveis para PPC e SEO, essa será a melhor opção para você. Essa ferramenta é bastante parecida com o SEMRush em termos de funcionalidades.

spyfu

Você pode pesquisar gratuitamente até 5 palavras-chave. Para extrapolar esses limites, precisará se inscrever no plano pago da ferramenta.

15 – MOZ Pro Keyword Explorador

A próxima ferramenta de análise de concorrência e pesquisa de palavras-chave é o MOZ Pro. Essa ferramenta traz um conjunto de funcionalidades voltadas exclusivamente para o SEO no formato de um pacote.

moz-pro

Um recurso bastante interessante do MOZ Pro é o acompanhamento semanal de palavras-chave, possibilitando o usuário saber o posicionamento de tais palavras ao longo da semana.

16 – Ahrefs palavras-chave explorador

Se você deseja algo mais minucioso e detalhado, você precisa usar o Ahrefs. Essa ferramenta mostra um painel sobre tráfego orgânico e fornece ideias de palavras-chave, juntamente com o volume de pesquisa para todos os tipos de correspondência.

ahrefs

Você pode também filtrar os dados encontrados pela dificuldade entre as palavras-chave, o volume mensal de pesquisa, o custo por clique, número de resultados de pesquisa e o número de palavras-chave.

17 – Keywordtool.io

Ao utilizar essa ferramenta você terá em mãos um grande número de sugestões de palavras-chave. Basicamente o Keywordtool.io recupera ideias de palavras-chave a partir de várias fontes, como youtube, Google, Amazon, Bing e etc, e mostra-lhe as sugestões mais precisas de palavras-chave.

keywordtool

Em termos simples, posso dizer que até o momento essa é a melhor alternativa ao Google Keyword Planner, isso levando em consideração o que o GKP fazia anteriormente. Agora se você busca um serviço mais top e ao mesmo tempo melhor que o próprio GKP, você pode optar pelo Long Tail Pro ou até mesmo pelo SEMRush.

18 – TermExplorer

TermExplorer é um conjunto completo de funcionalidade que visam te ajudar na busca das palavras-chave mais rentáveis para o seu negócio.

termexplorer

Ao utilizar a versão gratuita, você poderá buscar até 5 palavras no máximo, Depois disso, você precisará aderir a conta premium.

19 – KWFinder

KWFinder é uma ferramenta bastante conhecida no mercado, justamente por encontrar palavras-chave de cauda longa com baixa concorrência em SEO.

kwfinder

Ao utilizar essa ferramenta, você pode procurar por palavras-chave de cinco países diferentes, caso você esteja pensando em ampliar os horizontes, a mesma cai como uma luva.

20 – Wordtracker

Wordtracker é uma ferramenta de palavras-chave bastante antiga que ajuda na questão de gerenciamento de campanhas de SEO.

wordtracker

Usando versão gratuita, você será capaz de encontrar os 100 melhores resultados disponíveis para determinada palavra-chave.

21 – WordStream Keyword Tool

Essa ferramenta te permite gerir o pagamento por clique de suas campanhas, realiza a pesquisa de palavras-chave e muito mais. Possui uma versão gratuita de testes e a versão premium muito mais completa.

wordstream

Com o plano gratuito, você vai ter apenas as palavras-chave relacionadas, no entanto, se você aderir ao plano pago, você terá acesso ao volume de buscas mensal.

22 – MajesticSEO

Outra grande alternativa ao Google Keyword Planner é o MajesticSEO. Com essa ferramenta você terá acesso a diversas métricas que não são fáceis de encontrar em outras ferramentas existentes atualmente.

majesticseo

23 – Keyword Eye

Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave, ou seja, apresenta uma “nuvem” de sugestões, onde o tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade.

keyword-eye

Com o plano gratuito, os usuários possuem 20 buscas por dia e 100 palavras-chave por relatório. Diferentemente da ferramenta WordStream, aqui você será capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente.

24 – Keyword Revealer´s

Chegamos a última ferramenta da nossa listagem. O keyword Revealer´s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como as métricas correspondentes como: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado.

keyword-revealers

Infelizmente as contas gratuitas permitem apenas 3 buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria.

Burlando  o Google Keyword Planner

Se mesmo depois de ler todo esse artigo e conhecer todas essas ferramentas ultra tops do mercado, você não quer largar o GKP e precisa urgentemente de um método que burle as diretrizes do Google, basta assistir o vídeo abaixo e aprender um macete para voltar ao padrão antes da mudança.

OBS: Siga os passos abaixo e assista o vídeo que está em inglês, que você conseguirá burlar essa mudança do Google.  Essa dica foi retirada de um grupo no Facebook, ao qual faço parte, por isso deixo claro que não foi de minha autoria. 

1- Entre em: https://www.google.com/intl/pt-BR/adwords/myclientcenter/ e utilize uma OUTRA conta Gmail (diferente daquela que você já usava p/ o Keyword Planner) para fazer o cadastro.

2- Durante o cadastro, ATENÇÃO, em um dos itens você deve selecionar a opção “Gerenciar contas de terceiros” ou seja lá como estiver escrito. É a 2º opção disponível: conta de outros (e não as suas).

3- Preencha os campos e, assim que terminar, clique no botão vermelho “Adicionar contas”. Coloque qualquer nome e você precisará inserir o ID de cliente. Este ID é do seu Gmail que utilizava p/ pesquisar no Keyword Planner antes. Ele aparece no canto direito superior da tela ao acessar a ferramenta. Basta copiar e colar. Vá prosseguindo.

4- Acesse o Keyword Planner do seu Gmail antigo e vá em Configurações da Conta (botão superior direito). No menu à esquerda, clique na 1º opção: “Acesso à conta”. Haverá uma solicitação para autorizar o outro Gmail a administrar a sua conta antiga do Gmail. (O que estamos fazendo é autorizar a outra conta a administrar esta conta antiga).

5- Aceite a solicitação e “ligue” o botão Proprietário Administrativo. Assim, você estará concedendo o acesso para a outra conta.
6- Acesse o Keyword Planner da outra conta Gmail (a nova que tem o acesso da antiga) e pronto!!

Pronto, você verá o volume de buscas normalmente! Caso queira algo mais visual, assista o vídeo abaixo para entender o procedimento:

Solução alternativa para o GKP

Conclusão…

Espero que esse material tenha te ajudado a encontrar a solução para seus problemas. Fiz questão de compartilhar as ferramentas mais tops do mercado, para que assim, as suas campanhas de SEO ultrapassem as metas desejadas.

Agora me deixe saber qual a sua opinião acerca dessa mudança do Google? Que alternativa você está utilizando em seus projetos? Compartilhe conosco a sua opinião e ajude a nossa comunidade com a sua experiência.

Pegue o Seu Bônus…

Não teve tempo para ler todas as informações contidas nesse artigo? Ou talvez queira salvar esse conteúdo em seus favoritos?

De qualquer forma, criei uma versão em PDF desse artigo que você pode baixar e salvar em seu computador.

>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR UMA VERSÃO EM PDF DESSE ARTIGO <<

    • Eu já conhecia algumas Magali, mas depois desse problema do Google eu sai literalmente na caça de novas ferramentas, ai resolvi escrever esse artigo para compartilhar o que eu descobri.

      Obrigado pelo feedback! 🙂

  • Caramba Wilker!!
    Quantas ferramentas!! Muito bom esse artigo.
    Eu sempre procuro por palavras-chave sobre como aprender a desenhar para criar matérias para um site que gerencio, essas dicas vão me ajudar muito
    Obrigado!

  • Olá Wilker excelente artigo.Cara você me ajudou de mais estava aqui perdido pensando no que fazer usando umas ferramentas limitas que não da praticamente para fazer quase nada.

    Ai encontrei esse artigo e com certeza alguma vai me ajudar , valeu obrigado.

    Wilker a primeira imagem do artigo como você acha essas imagem , é algum programa que você usa ?

    Abraço !

  • Agora entendi!
    Eu estava acostumado a usar o Keyword Planner. Até um dia que entrei e a média de pesquisa era de 1 mil a 10 mil…rsrs. Assim não adianta nada.
    Legal seu artigo. Depois vou analisar essas outras opções.
    Valeu!

  • A KWfinder é ótima. Utilizo a versão gratuita por enquanto que meu projeto ainda é pequeno mas pretendo adquiri-la. A maioria dessa lista eu não conhecia. Obrigado por compartilhar!

  • Olá Wilker, gostei muito do artigo, estou me aprimorando neste assunto, preciso voltar aqui para estudar ele de fato. Não sabia que existia tanta alternativa para busca de palavra chave.