Você sabe quem são os leitores do seu blog?

Conhecer o seu público-alvo é importante para o sucesso do seu negócio, e isso se torna verdade quando estamos blogando e tentando escrever algo de utilidade para a nossa audiência.

Se você é um blogueiro iniciante, é provável que você tenha dúvidas em relação a essa audiência, ou seja, as pessoas que de fato estão lendo o seu material.

Você pode até pensar assim: “Ah, mais qualquer pessoa pode ler o meu blog, eu não quero deixar ninguém de fora“.

Infelizmente, ao atender a todos, você está tornando mais difícil o processo de escrever conteúdos para as pessoas certas, e assim conseguir crescer de forma efetiva o seu negócio.

Entenda que um negócio está centrado na questão de promover conteúdo nos lugares certos, e criar produtos e serviços que as pessoas querem comprar.

Se você não sabe quem são os seus leitores e principalmente as pessoas que te seguem, o blog não terá utilidade alguma no processo de vendas.

minha-audiencia

Logicamente quando você tem uma ideia clara do conteúdo que está escrevendo e principalmente do tipo de público que você quer alcançar no seu blog, você será capaz de obter mais tráfego e clientes, e assim você não vai perder tempo escrevendo artigos que não agregam em nada no seu projeto.

Caso contrário, você precisa definir inicialmente o público que você quer atingir.

Veja algumas maneiras de definir o seu leitor ideal.

01 # – Olhe no Espelho

Para encontrar o leitor ideal, você não precisa se esforçar muito, basta apenas olhar para trás e ver um reflexo do que você era há dois anos. Ou seja, as dificuldades que você tinha, as dores que você procurava solucionar e etc.

Seu blog pode ser baseado em pessoas parecidas com você, ou seja, alguém que passou as mesmas dificuldades que você passou no inicio.

Esse público alvo é provavelmente composto de muitas pessoas parecidas com você, ou seja, se você é um homem solteiro e de 26 anos, as chances são, de que o seu público também venha a ser.

Por quê? Porque nos conectamos com pessoas semelhantes a nós. Isso não implica dizer, que todos os nossos seguidores serão solteiros e de 26 anos de idade, longe disso, o que quero dizer é que esse biótipo será muito mais fácil de se conectar conosco, pois suas ideias, desafios e vontades se assemelham a nossa.

02 # – Confira quem já está lendo o seu blog

leitores-fieis-do-meu-blog

Outra maneira de obter dados do seu público-alvo é olhar para as pessoas que já estão consumindo o seu conteúdo.

Olhe para os comentários do blog, preste atenção nas pessoas que compartilham seus artigos nas redes sociais. Quem são eles? Seus perfis são semelhantes? Você percebe algo comum entre eles? São mais mulheres? Jovens ou não? Possuem um projeto no ar? São iniciantes ou não?

Escreva uma lista de semelhanças entre essas pessoas, e em seguida, mantenha essas qualidade em mente sempre que for escrever um novo conteúdo.

03 # – Pergunte aos seus leitores quais as suas dores

Seus leitores podem ser diferentes  quando se trata de sexo, idade, localização, e todos os dados demográficos típicos, mas eles provavelmente lutam contra as mesmas coisas e possuem objetivos semelhantes.

Por exemplo, meus leitores são homens e mulheres, de todas as idades, que vivem principalmente no Brasil. Mas todos eles têm uma coisa em comum – eles querem criar um negócio digital de sucesso e garantir a independência financeira.

Uma dica bacana é logo no primeiro e-mail enviado para sua lista de e-mail marketing, por exemplo, pedir uma relação dos problemas que eles estão enfrentando nesse mercado.

Garanto que ao fazer isso, você terá em mãos uma poderosa arma para garantir a transformação pessoal e profissional das pessoas que te seguem.

04 # – Faça uma lista de palavras e frases que seus leitores usam nas respostas dos seus e-mails.

Quando você começar a olhar para as respostas que chegarão ao seu e-mail, você notará que muitas delas possuem palavras e frases em comum, tipo: “Eu tenho problemas com tráfego”, “Eu tenho problemas com criação de artigos” e etc.

Mantenha um arquivo com as palavras mais comuns, sentimentos e frases encontradas em suas respostas.

Em seguida, utilize as mesmas em seus artigos, páginas de vendas, assuntos de e-mails, e qualquer outro conteúdo que você venha a criar.

Uma das maneiras mais importantes de construção de confiança com seus leitores é se comunicar com eles de forma eficaz. E a melhor maneira de fazer isso é escrever as coisas de uma forma que descreve perfeitamente o que estão sentindo.

05 # – Crie um persona para o seu projeto

criando-uma-persona

Uma forma interessante principalmente para quem está iniciando é construir uma persona.

Crie uma persona e anote quem ele(a) é e o que ele(a) está tentando alcançar no mercado.

Esse avatar será o tipo de leitor que você está buscando para o seu projeto, dê a ele um nome e uma história.

Ex: Quem é ele? Quantos anos ele tem? É homem ou mulher? Qual a sua preocupação ao acordar pela manhã?

Você pode até especificar de forma minuciosa, tipo, o que ele gosta de beber? Quais os tipos de roupas que ele veste e etc.

Anote tudo o que puder sobre esse leitor(avatar/persona) e mantenha-o por perto sempre que você for criar uma nova peça de conteúdo.

Para te ajudar na tarefa de criação de persona, compartilho no link abaixo o gerador online de personas, criado pela Rock Content e Resultados Digitais.

>>http://geradordepersonas.com.br/<<

Crie a sua persona e assim você estará apto e pronto para começar a crescer o seu público e fazer uma renda regular a partir do seu blog.

Conclusão…

Entender a dor do seu público-alvo é algo muito importante em qualquer nicho de mercado. Portanto, antes mesmo de começar ou criar o seu blog, saiba mensurar e encontrar o público perfeito para seus artigos, caso contrário, você estará perdendo tempo e energia em vão.

Dito isso, gostaria de agradecer sua atenção e perguntar: Você tem noção clara de quem são os seus leitores?

Deixe sua resposta nos comentários. Abraço e até a próxima!

  • Parabéns Wilker, conteúdo realmente top! A criação de conteúdo e estratégia de marketing ficam muito complicadas quando não temos noção de quem é o nosso público alvo, obrigado por compartilhar o gerador de persona, realmente é incrível!
    Sucesso!