Como escrever um artigo perfeito: As 05 fases essenciais para um post memorável

Escrever um artigo para o blog não é difícil. Qualquer pessoa pode sentar em seu computador, escrever 1.000 palavras e divulga-las na internet.

O difícil aqui é…

Escrever um bom artigo.

Escrever um artigo que seu público realmente quer ler, compartilhar e falar sobre. Um que vai se converter em algo valioso para você ao longo do tempo.

Esse tipo de artigo realmente é difícil de criar, é preciso avaliar o seu público, as dores do mercado e assim construir algo que de fato agregue valor na vida dessas pessoas.

Tudo isso faz parte do que chamamos de artigo marketing, que basicamente é uma forma de se praticar marketing através de conteúdo, mais precisamente, artigos de um blog / site.

Hoje em dia, existem centenas de pessoas que escrevem centenas de artigos para seus blogs, nesse exato momento, essas pessoas são suas concorrentes. Elas estão de olho no seu conteúdo, na sua audiência e principalmente no seu tráfego.

como-escrever-um-artigo-perfeito-agora

Então, o que você deve fazer para se destacar no meio da multidão e ganhar da sua concorrência?

É simples. Foque na qualidade do seu conteúdo e alavanque sua marca pessoal através do marketing de conteúdo. Você está prestes a aprender como criar artigos épicos que seu público vai se apaixonar instantaneamente ao se deparar com o mesmo.

O que você aprenderá nesse artigo?

Você vai aprender tudo o que é preciso para se criar um artigo épico, difícil de ser esquecido, viral e apaixonante para sua audiência.

Você vai aprender:

  • As 05 fases essenciais para escrita de um bom artigo;
  • Como editar seus artigos de forma profissional;
  • Como nunca ficar sem ideias.

As 05 fases essenciais para um artigo perfeito

Existem cinco fases essenciais que devem ser seguidas para que o seu artigo seja um sucesso:

  1. A fase das ideias;
  2. A fase da pesquisa;
  3. A fase de planejamento;
  4. A fase da escrita;
  5. A fase da Edição.

Cada uma dessas etapas é crucial para o sucesso do seu artigo. Se você não seguir a risca cada etapa, a tendência é que seu conteúdo seja apenas mais um no meio da multidão avassaladora de artigos existentes na internet.

Neste post você vai aprender sobre cada uma dessas fases e o que é preciso para executa-las corretamente.

Fase #01: Ideias

Esta será à base de todo o seu artigo. Porque sem uma ideia você não tem como redigir um artigo. Alguns fatos importantes sobre as ideias:

  • Elas são difíceis de encontrar;
  • Elas delongam um grande esforço de pensamento.

Todas as suas postagens no blog são originais, mas suas ideias não precisam ser.

Por que falo isso?

Simples, seu estilo de escrita, opiniões e organização, fazem do seu post algo único e original. Mas, as ideias que você trabalha no mesmo não precisam necessariamente ser originadas por você.

Por exemplo, existem milhares de artigos lá fora que ensinam como escrever um artigo para blogs. Na verdade, uma rápida pesquisa no Google me retorna 553.000 resultados.

artigos-eficientes

Mesmo com todo esse conteúdo lá fora você está aqui, lendo o meu artigo não é mesmo? Isso só mostra que apesar da ideia não ser algo original, esse conteúdo criado por mim, chamou sua atenção de alguma forma.

Existem algumas técnicas que facilitam a nossa vida quando estamos pensando em novas ideias para os nossos artigos.

E uma delas é…

Criar um diretório de ideias

Você pode utilizar o trello ou evernote e salvar todos os artigos que você gosta e os artigos épicos que você já leu na internet e que estejam intimamente ligados com o tema do seu projeto.

Com essa técnica, você poderá simplesmente se inspirar nesses artigos e criar algo parecido ou até melhor do que os mesmos e oferecer para sua audiência.

Utilizar a técnica do arranha-céu é uma ótima possibilidade para você se destacar dos concorrentes.

Utilizar o Udemy para gerar ideias

Você pode utilizar uma técnica que aprendi a pouco tempo, que é justamente utilizar o site da Udemy para angariar ideias para o seu negócio.

No artigo abaixo eu falo detalhadamente como proceder, veja:

>>Clique Aqui Para Gerar Ideias Para o Seu Negócio<<

A técnica do Arranha-céus

Outra técnica bastante eficiente é a do arranha céus. Essa técnica eu aprendi lá fora, mas precisamente no site backlinko do bryan.

Ela consiste basicamente em você analisar os melhores artigos existentes na internet sobre determinando assunto e avaliar o que pode ser feito de melhor em cima daquele conteúdo.

Por exemplo…

Digamos que sua concorrência criou um artigo com o seguinte título e conteúdo: “30 fontes de tráfego para você utilizar agora mesmo em seus negócios online”.

A técnica consiste em você criar algo melhor do que o concorrente, algo como: “46 fontes de tráfego para você utilizar agora mesmo em seus negócios online“.

Pegou a sacada?

Essa técnica é muito eficiente e ajuda bastante a tornar o seu conteúdo viral na internet. Prometo que nos próximos dias estarei criando um artigo completo detalhando todos os passos dessa técnica.

[Atualização]

Acabei de terminar o artigo sobre a técnica arranha-céus. Acredito que esse material possa te ajudar a entender essa técnica e assim garantir mais resultados para o seu negócio.

>Clique Aqui Para Ler o Artigo<<

E agora? Qual o próximo passo?

Bom, com essas técnicas você com certeza vai ter ótimas ideias do que escrever em seus próximos artigos. Iremos agora realizar um importante processo, a pesquisa!

Fase #02: Pesquisa

Uma vez que você já tenha em mãos uma ideia de artigo, é hora de realizarmos algumas pesquisas, a fim de angariar o máximo de informações possíveis para tornar o nosso post o melhor que já existiu na internet.

Google Acadêmico

Se você está blogando em um nicho que precisa de uma pesquisa cientifica – saúde, fitness, psicologia, marketing e vendas (entre outros), então você com certeza vai precisar de fontes mais credíveis.

Google Acadêmico pode te ajudar bastante nisso:

google acadêmico

Você pode procurar por tópicos específicos e consequentemente ter acesso a pelo menos um resumo de milhões de estudos universitários, revisões independentes e revistas em um piscar de olhos.

E mesmo se você não sabe exatamente o que está procurando, você pode se deparar com um artigo interessante e até quem sabe gerar novas ideias para artigos futuros.

Pesquisa de site especifico

Existem sites que você literalmente vai amar em seu nicho de atuação, e eles consequentemente terão informações valiosíssimas e artigos que poderão te inspirar na criação dos seus próprios materiais.

Mas como encontra-los rapidamente?

Simples. Ao realizar uma pesquisa no Google Assim:

site: www.wilkercosta.net

O Google ter retornará somente resultados daquele site.

Onde colocar todos os dados coletados nessa pesquisa?

Você já deve ter um bom arsenal em mãos para começar a redigir o seu artigo épico, porém, aconselho você a guardar esses dados coletados na etapa 01 e 02 em um serviço como o Evernote por exemplo. Assim, quando começar a escrever, será mais fácil para você lembrar de toda a pesquisa realizada nesses processos.

Feito isso, é hora passarmos para a próxima fase…

Fase #03: Planejamento

Essa fase é fundamental para o sucesso do seu artigo.

Não há nada pior do que um post sem fluxo, sem consistência de informações, ou seja, sem nenhum planejamento prévio do que será escrito e exposto para os leitores. Além do que, escrever um artigo sem planejamento, levará muito mais tempo para termina-lo.

Com um planejamento prévio, você vai:

  • Economizar tempo;
  • Melhorar a legibilidade do seu artigo;
  • Menor trabalho de edição.

Onde Realizar o Planejamento?

Isso é totalmente pessoal. Eu sempre opto pelo computador, porém, você pode optar pelo papel físico e esboçar como o seu artigo vai está disposto para sua audiência.

Encontrar um objetivo

Ao realizar um planejamento, você deve levar em consideração, qual ou quais os objetivos centrais desse artigo?

  • Esse artigo é para iniciantes ou usuários intermediários?
  • Qual o foco principal do seu artigo?
  • Quais os problemas que ele irá resolver?
  • Qual é a principal motivação por trás do artigo?

Essas verificações te ajudarão a manter o foco no que você está escrevendo e principalmente para quem você está escrevendo.

Isso é tudo o que precisa nesse momento. Vamos então para a próxima fase…

Fase #04 – Escrita

Bom, sem sombra de dúvidas essa fase é a mais importante para o seu blog. Meu objetivo não é ensina-lo a escrever, em vez disso, vou lhe mostrar alguns pontos importantes que devem ser implementados em seus artigos.

Como por exemplo, comprimento, chamadas de ação, títulos, inclusão de imagens e etc.

Estilo

Seu estilo de escrita é o que vai diferenciar seu blog dos outros existentes na internet. Por mais que as pessoas busquem por um conteúdo de valor, elas buscam também um estilo que gere identificação com as mesmas.

Uma dica eficiente é sempre tentar redigir um texto como se você estivesse falando, ou seja, como se estivesse conversando com o seu leitor.

Uma forma eficiente de identificar esse grau de conversa nos seus artigos é seguir esses passos:

  1. Escreva um parágrafo;
  2. Pare por alguns minutos;
  3. Volte ao mesmo;
  4. Leia o mesmo em voz alta.

Se ele se encaixar no ritmo da sua voz e soar como uma conversa entre você e outra pessoa, você está no caminho certo.

Quanto mais você escrever, mais fácil se torna. É importante sempre ler o seu conteúdo em voz alta e verificar a legibilidade do mesmo e prol do entendimento da sua audiência.

Com o tempo você vai pegando a prática e a redação de artigos se tornará muito mais fácil e rápido. O importante é manter a consistência sempre!

Comprimento

O comprimento dos seus artigos é algo muito relativo e que deve ser mensurado ao longo do tempo. Existirão pessoas que gostam de posts mais curtos e outras que gostarão de posts mais longos e completos.

Você deve sempre mesclar essas duas formas de escrever artigos e avaliar qual delas é mais eficiente para sua audiência.

Uma forma de mensurar é verificar via Google Analitycs quais dos artigos estão gerando mais visitantes ou você pode utilizar também as redes sociais e verificar quais desses artigos gerou mais interações sociais ao longo do tempo.

Título e Subtítulos

Independentemente do comprimento que você decidiu para seu artigo, sempre haverá pessoas que não têm tempo para sentar e ler tudo.

É onde entra a importância de utilizarmos Títulos e Subtítulos em nossos artigos. As pessoas que não possuem tempo suficiente para degustar seu artigo procurarão imediatamente pelos pontos mais importantes do mesmo, afim de, encontrar a informação que buscam naquele momento.

Essas informações importantes estarão em evidência através dos títulos e subtítulos que você utilizou no artigo.

Outra dica importante é sempre escrever parágrafos curtos e rápidos.

Criar um título chamativo e altamente persuasivo é muito importante para aumentar a taxa de cliques e conversões do seu artigo.

No material abaixo eu compartilho um e-book com mais de 100 modelos de títulos altamente persuasivos e impossíveis de não serem clicados.

>>Clique Aqui Para Conhecer o E-book<<

Chamada Para ação

As chamadas de ação são importantes para o seu artigo pelo simples fato de fazer com que a sua audiência compartilhe seu artigo, deixe um comentário, envie um e-mail e etc.

Sempre utilize chamadas de ação dentro dos seus artigos, afim de, interagir com seus leitores e fazer com que os mesmos possam compartilhar o seu conteúdo.

Fase #05: Edição

Após o término da escrita do artigo é chegada a hora da edição. Nessa fase você pode editar você mesmo o seu artigo ou contratar alguém para revisar o mesmo.

Nessa etapa é importante avaliar possíveis erros de ortografia, erros de semântica e principalmente a coerência entre as ideias explanadas durante o texto.

Algumas dicas eficientes

O melhor conselho que já recebi sobre edição foi que você nunca deve terminar seu post e, em seguida, começar a editar imediatamente.

Você precisa de um tempo de descanso para o seu cérebro funcionar melhor e identificar com mais facilidade os erros cometidos durante a escrita do artigo perfeito.

Adicione imagens em seu artigo

As imagens são incrivelmente poderosas para seu artigo. Elas incrementam sua mensagem e direciona seus leitores para uma leitura mais agradável.

Portanto, quando estiver editando seu artigo, procure incluir algumas imagens interessantes e relevantes com o assunto tratado no artigo.

SEO do artigo

Ao editar e revisar seu artigo, sempre procure incrementar um pouco de SEO no mesmo. Fazendo isso, você estará não só otimizando seu conteúdo, mas também, aumentando as chances do mesmo ficar bem posicionado nos buscadores.

Recomendo para isso o Plugin Yoast SEO para WordPress.

Bom, se você seguir todos esses 05 passos, tenha certeza que seu artigo vai ser um sucesso e consequentemente irá agradar milhares de pessoas.

Concluindo…

Para concluir, quero deixar alguns pontos que merecem destaque:

  • Não se concentre em originalidade, foque nos resultados;
  • Roube algumas ideias (Esse vai ser nosso segredinho);
  • Faça um planejamento prévio do seu artigo;
  • Faça seu estilo, escreva como se estivesse conversando com sua audiência;
  • Editar, editar e editar novamente.

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenha gostado do artigo. Caso queira se aprofundar na arte de redigir artigos épicos e conversivos, recomendo ler esse artigo!

Forte abraço e Sucesso!

  • Muito bom este artigo ! Um dos melhores blog que gosto de visitar ler os artigos no final de semana, eu e meu amigo estamos adorando visitar este site maravilhoso, neste site sempre tem artigos legais. Muito Bom !

    Parabéns !

    • Oi Samara, tudo bem?

      Fico muito feliz ao ler o seu feedback, isso só prova que estou no caminho certo e que meus esforços para prover o melhor conteúdo estão valendo a pena.

      Muito obrigado e continue sempre conosco, pois ainda tem muita coisa boa sendo preparada para vocês.

      Abraço e sucesso!