[checklist] 13 passos que você deve seguir depois de postar seu próximo artigo

Dando sequência ao meu último artigo resolvi criar um checklist abordando também todos os passos que devem ser dados depois que você clicar em “publicar artigo”.

Nesse checklist eu mostro algumas dicas que considero ninjas quando o assunto é viralização de artigos.

próximo-artigo

Como sabemos o marketing de conteúdo ainda está em alta em nosso mercado e é uma das melhores estratégias para alavancar o sucesso de um blog.

Criar um grande conteúdo é uma parte extremamente importante de qualquer estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedido. Mas lembrem-se, é apenas uma parte!

Se você é aquela pessoa que apenas cria, publica e depois parte para o próximo artigo, o blog não vai crescer tão rapidamente quanto deveria.

As táticas que vou passar agora são simples, porém eficazes ao ponto de garantir um nível satisfatório de visitas em seu artigo e principalmente em seu blog.

Vamos lá…

01 – Indexar seu artigo no Google

O primeiro passo pós-criação e publicação do artigo é justamente indexa-lo no Google. Certo Wilker, mas como eu faço isso? O próprio Google não faz isso de forma automática?

Sim, o Google faz isso. Porém, o intuito dessa dica é justamente não esperar o Google passar no seu site para rastrear o seu mais novo artigo, o objetivo é utilizar um artificio que indexa seu artigo em tempo recorde.

Para exemplificar e simplificar o entendimento dessa técnica resolvi gravar um breve vídeo onde mostro o passo a passo.

Com essa técnica, você sairá na frente da sua concorrência e já estará apto a colocar em prática os próximos passos que estão por vim.

02 – Divulgar seu artigo em todas as redes sociais

O segundo passo é mais simples e muito eficaz quando o assunto é divulgação de artigos. Através das redes sociais você poderá simplesmente alcançar um número enorme de pessoas e inclusive conquistar fiéis leitores do seu conteúdo.

A dica é: Utilize o maior número de redes sociais possíveis e existentes atualmente. Segue abaixo uma pequena relação das redes que uso no meu dia-a-dia de trabalho.

– FACEBOOK

Utilize o seu perfil social, página da sua empresa ou blog e os grupos do mesmo nicho que o seu. É importante destacar a questão do SPAM, não faça isso e antes de postar em grupos ,por exemplo, é importante que você já tenha participado do mesmo, com discussões, contribuições e etc.

– LIKEDIN

Utilize essa grande rede social em suas estratégias de divulgação. Nessa comunidade você encontrará pessoas focadas e determinadas a consumir um bom conteúdo.

– GOOGLE +

Assim como o Facebook, utilize seu perfil social, páginas do seu blog e as comunidades da rede social.

– TWITTER

Assim como as outras, o Twitter é muito importante para suas campanhas de divulgação. Inclusive mais na frente eu compartilho uma dica que é ninja e que vai fazer seu Twitter e blog bombar, isso quando aplicado da forma correta é claro.

– PINTEREST

Essa rede social é excelente para compartilhar infográficos. Se você assim como eu gosta de criar um conteúdo diferenciado para sua audiência, essa rede social vai ser uma mão na roda para compartilhamentos de gráficos de qualidade.

Um exemplo que posso mostrar para você foi esses dois infográficos que criei aqui no blog e compartilhei no Pinterest.

[Infográfico – Quem está no Facebook, Likedin, pinterest e outras redes sociais?]

[Marketing de Conteúdo – A esperança de um SEO eficiente]

– TUMBLR

Outra plataforma que pode e deve ser utilizada em suas campanhas de divulgação.

– INSTAGRAM

Essa rede social vem se destacando dia após dia e é um excelente lugar para destacar seu conteúdo de qualidade.

03 – Enviar artigo para sua lista de e-mail marketing

Umas das formas mais eficazes de se conseguir leitores fiéis para o seu artigo é justamente via e-mail marketing. É super importante você construir sua lista de e-mail o quanto antes, não só para vender, mas principalmente para compartilhar o conteúdo que você escreve em seus blogs.

Os assinantes que já estão em sua lista simpatizam com você e com o seu conteúdo, então nada mais justo do que mandar em primeira mão aquele artigo ultra, hiper, mega fodástico (Perdão pelas palavras, me empolguei, rs) que você acabou de criar para eles não é mesmo?

email-marketing-viral

Depois que sua lista de e-mail atingir um tamanho decente, este e-mail que você enviar vai conduzir um pedaço decente de tráfego e engajamento para qualquer novo post que você venha a publicar.

04 – Divulgar em fóruns

Outra forma eficiente de divulgar seus artigos logo após a postagem é através dos fóruns. Eu utilizo bastante o Yahoo Respostas e o Fórum Imasters e confesso que recebo bastante tráfego desses canais.

O segredo está na postagem em áreas que dizem respeito ao seu mercado, ou seja, não adianta eu postar algo relacionado ao marketing digital na área de saúde por exemplo.

05 – Mencionar suas fontes no Twitter

A estratégia ninja da qual mencionei mais acima se reflete na menção do suposto guru que você se inspirou para criar tal artigo. Como assim Wilker?

Bom, você pode, por exemplo, no Twitter mencionar ou marcar um nome de peso em seu mercado, fazendo referência e até falando que se inspirou em tal pessoa para criar o artigo. Isso, pode surtir efeito a partir do momento que aquela pessoa famosa pode re-twittar o seu Tweet e fazer com que os usuários que seguem aquela pessoa passem a conhecer você e o seu trabalho.

Essa estratégia quando trabalhada pode aumentar consideravelmente o seu tráfego e a popularidade do seu artigo recém-criado.

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba em seu e-mail diversos conteúdos como esse!

06 – Fazer Vídeo Review sobre o artigo e colocar no Youtube

Outra estratégia bem eficiente e que venho implementando em meus artigos é a criação de um vídeo review do artigo. Ou seja, você cria primeiramente o artigo e depois dele pronto, você cria um vídeo review falando e detalhando o que você quis passar naquele artigo.

É uma estratégia super válida que ajuda não só na interatividade que o artigo vai ganhar, mais também na questão do seu canal no Youtube.

OBS: É válido lembrar que devemos sempre colocar na descrição do vídeo no Youtube o link do artigo que ele faz menção.

Você pode conferir um exemplo dessa estratégia no artigo abaixo:

[Clique Aqui para ver o exemplo]

07 – Colocar Vídeo Review no Facebook

Além do Youtube, você pode está subindo também o seu vídeo para o Facebook. Essa rede social está investindo pesado em vídeos afim justamente de concorrer diretamente com o youtube. A tendência é que os vídeos no Facebook ganhem cada vez mais relevância, por isso a importância de se destacar nessa mídia social.

08 – Comentar em outros blogs influentes

Essa estratégia não é novidade para ninguém que atua no marketing digital. Alguns blogueiros indicam essa estratégia, outros repudiam. Mas o que importa realmente é que ainda funciona e vem ajudando muita gente a se destacar nesse meio.

09 – Crie um slide-resumo do artigo e coloque no slide share

Outra potente forma de aumentar a disseminação do seu artigo recém-criado é justamente criar um slide-resumo baseado no que você quis passar durante a escrita do artigo e hospedar esse slide no site Slideshare.

Isso vai ajudar não só na divulgação do seu conteúdo, mas também na questão de backlinks positivos para o seu blog.

10 – Crie um podcast do artigo e coloque no SoundCloud

Assim como nas estratégias do vídeo e do slide, você pode está criando também um Podcast baseado no artigo que você criou e posteriormente hospeda-lo no SoundCloud.

Aqui no blog você encontra diversos podcasts de grande valor. Basta clicar aqui e acessar todos eles.

11 – Transforme seu artigo em um arquivo .PDF e compartilhe no final do mesmo em troca do e-mail do visitante.

Ao estudar alguns sites gringos pude ver que os mesmos utilizam uma estratégia bem bacana para captura de leads.

Essa estratégia se baseia na criação de um arquivo .PDF com o conteúdo do artigo que você acabou de criar, e esse mesmo arquivo fica disponível para que os leitores possam baixar mediante o cadastro do e-mail em uma área especifica do artigo.

Veja um print do site Backlinko:

print-backlinko

Essa estratégia é show de bola, até por que, além de conseguir mais tráfego para o seu artigo em si, ainda pode conseguir leads em potencial para sua lista de e-mail marketing.

12 – Responda todos os comentários do artigo

Outra dica e recomendação é responder todos os comentários do seu artigo. Isso é importante para o desenrolar de novos conteúdos e para que haja uma interação positiva entre você e o seu leitor.

Por mais que delongue tempo e esforço, é importante você dar a devida atenção a esses comentários, até por que eles serão importantes para a viralização do seu conteúdo.

13 – Utilize anúncios pagos

E para finalizar, você pode está utilizando anúncios pagos para promover seu conteúdo. Pode utilizar o Facebook ADS, Google Adwords, banners em blogs do mesmo nicho e etc.

O importante aqui é levar o seu conteúdo para o máximo de pessoas possível.

Gostou do artigo? Então se inscreva em nosso blog e receba em seu e-mail diversos conteúdos como esse!

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Concluindo…

Espero que tenha gostado desse pequeno checklist. Acredito que algumas dicas aqui passadas já estão sendo praticadas por você em seus artigos e outras são meio que novidades.

Como falei mais acima, o importante é levar seu conteúdo para o máximo de pessoas possível, claro, que deve levar em consideração sempre um bom conteúdo e que esse possa chamar a atenção do seu leitor e formalizar a ideia de fidelização de leitores e seguidores em seu projeto.

Caso utilize alguma estratégia que não falei nesse artigo, deixe seu comentário que farei questão de atualizar o mesmo dando as devidas referências a sua ideia e ao seu projeto.

No mais vou ficando por aqui, qualquer dúvida, critica ou sugestão estou a disposição. Forte abraço e sucesso!

    • Obrigado André. Muitas pessoas ainda não aplicam essas técnicas, assim posso afirmar que estão deixando tráfego na mesa. Apesar de algumas darem um pouco de trabalho o resultado é satisfatório.

  • De fato essas táticas são algo que não pode faltar para obter bons resultados para qualquer nova postagem. Dependendo do artigo também gosto de enviar um Email pessoal para algum amigo que se identifique com o assunto ou atue na área (caso ele não seja inscrito na lista). E se ele tiver uma influência nas mídias sociais então, melhor ainda.

  • I am really enjoying the theme/design of your website.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?

    A few of my blog audience have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any tips to help fix this issue?