Técnica Arranha céu: Como eu coloquei o meu site nas primeiras páginas do google em apenas 03 passos [Estudo de Caso]

Hoje eu resolvi abrir um pouco a minha caixa preta e trazer para você que me acompanha, uma estratégia bastante eficiente para posicionamento no Google.

Essa estratégia se chama arranha-céu e foi originalmente criada pelo Brian Dean do site Backlinko.

Como tenho o costume de repassar aquilo que aprendo e que deu certo pra mim, hoje veremos como aplicar essa técnica de uma forma eficiente, baseando-se em um estudo de caso aqui mesmo do blog.

técnica arranha-céus-logo

Como aparecer na primeira página do Google

Um pensamento muito errôneo das pessoas que trabalham com marketing digital e principalmente das pessoas iniciantes em SEO é: “Basta escrever um conteúdo de qualidade e pronto, o Google fará o resto por mim“.

Se fosse tão fácil assim eu já estaria milionário.

O que precisa ser feito para aparecer na primeira página do Google é justamente um trabalho de planejamento sistemático, a fim de não perder tempo com algo que não vai funcionar.

Eu até já mostrei aqui no blog 03 sinais de que a produção de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital.

Por isso, é muito importante sabermos que hoje em dia o conteúdo é de fato algo muito importante em nossos projetos, mas sem uma estratégia bem definida, você não conseguirá alcançar os seus objetivos com o marketing de conteúdo.

Com essa técnica do arranha-céu, você conseguirá posicionar qualquer artigo nas primeiras posições do Google, além claro, conseguir também, ótimos backlinks para o seu site.

Técnica Arranha-Céu: A essência do marketing de conteúdo

Quando criei o infográfico “marketing de conteúdo: A esperança de um SEO eficiente“, eu não estava brincando quando afirmei que o conteúdo seria algo poderoso no decorrer dos tempos, principalmente quando o assunto era posicionamento de sites.

Tanto é, que depois que apliquei essa técnica do Brian, o meu tráfego aumentou consideravelmente. E o mais importante, as conversões também duplicaram.

O mais interessante disso tudo é que qualquer pessoa pode colocar essa técnica em prática, ou seja, você não precisar gastar muito dinheiro e nem precisa ser autoridade no seu nicho (essa estratégia te ajuda também na construção da sua autoridade).

Os três passos para utilizar a técnica arranha-céu

Para colocar essa estratégia em prática, você precisa seguir três passos:

  1. Encontrar os melhores conteúdos da internet no seu nicho e aqueles que possuem uma maior quantidade de backlinks;
  2. Fazer algo muito melhor do que o conteúdo encontrado;
  3. Entrar em contato com as pessoas certas para divulgar o seu artigo.

Aqui entra o entendimento do termo “arranha-céu”, segundo a wikipédia: “Arranha-céu (no Brasil) ou arranha-céus (em Portugal) é um edifício alto, continuamente habitável por muitos andares, geralmente projetados para escritórios e uso comercial.

Quando olhamos para o alto, podemos ver o quão grande é esses edifícios. Esse conceito vem a tona nessa técnica justamente porque precisamos olhar para os conteúdos que já estão no topo.

Portanto, o que estamos fazendo é procurando conteúdos que sejam considerados os melhores na internet.

ATENÇÃO: Essa técnica é apenas mais uma do meu acervo de estratégias eficientes para administrar um negócio na internet. Se quiser ficar ligado em várias outras técnicas eficientes, deixa o seu e-mail abaixo:

Passo #01 – Encontrando os melhores conteúdos da internet

Encontrar os melhores conteúdos na internet não é uma tarefa tão difícil, porém, como falei no inicio, devemos procurar esses sites de uma forma estratégica, justamente para não perder o nosso tempo em algo que não vai trazer retorno.

Vou mostrar aqui três formas de encontrar os melhores conteúdos e lá no finalzinho do artigo, quando estiver falando sobre o meu estudo de caso, eu mostrarei qual dessas formas eu utilizei para encontrar o meu referencial.

Utilizando o Majestic SEO

viver de blog majestic seo

Ao utilizar o site viverdeblog.com, pudemos observar que o melhor conteúdo do mesmo (aquele que possui maior audiência) é justamente o artigo sobre a psicologia das cores.

O mesmo possui 323 backlinks externos e 81 domínios de referência, o que é um bom número.

Para se utilizar o majestic SEO, basta apenas informar a URL no lugar indicado na imagem e depois clicar na aba páginas. Assim, a ferramenta retornará com as páginas mais populares da URL informada.

Utilizando o Buzzsumo

buzzsumo marketing de conteudo

Com essa ferramenta poderemos saber quais conteúdos estão sendo mais compartilhados nas mídias sociais. Ou seja, se estão sendo compartilhados nas redes sociais é sinal de que o conteúdo é top.

Nesse exemplo eu utilizei a palavra-chave marketing de conteúdo e pude notar que o top 01 é justamente um artigo da rockcontent.

Ao visitar esse artigo, podemos notar o grau de qualidade que o mesmo oferece e a nítida preocupação do autor para com o leitor.

Utilizando o Google

marketing de conteúdo google

A terceira e última forma de se encontrar conteúdos de qualidade é utilizando o próprio Google. Digite a palavra-chave que deseja utilizar em seu post e veja quais artigos estão no topo para a mesma.

É importante lembrar que é aconselhável utilizar a aba anônima do Google, assim, os resultados serão mais precisos.

Nesse nosso exemplo ao digitar a palavra marketing de conteúdo, encontramos novamente a rockcontent como top 01. O que prova que essa empresa realmente vem dominando o mercado de conteúdo na internet.

Depois que você encontrou o conteúdo top é hora de partir para o passo 02…

ATENÇÃO: Essa técnica é apenas mais uma do meu acervo de estratégias eficientes para administrar um negócio na internet. Se quiser ficar ligado em várias outras técnicas eficientes, deixa o seu e-mail abaixo:

Passo #02 – Fazendo algo muito melhor

A missão agora é criar algo muito melhor do que aquilo que você encontrou no passo 01.

Veja algumas dicas para criar algo épico e difícil de ser esquecido por seus leitores.

Acrescentar mais informações.

Em alguns casos você pode incrementar aquele conteúdo top com informações adicionais, tipo:

Ex de conteúdo encontrado: “50 ideias de negócio para se colocar em prática hoje mesmo”.

Ex de conteúdo criado e melhorado por você: “200 ideias de negócio para se colocar em prática agora mesmo”.

No meu caso eu realmente extrapolei os limites da insanidade e levei cerca de 04 dias para terminar o artigo. Porém, todo o trabalho foi recompensador e valeu a pena.

Você pode estar pensando: “Nossa, isso vai dar um trabalho enorme“, e realmente vai. A diferença aqui é justamente a sua determinação em querer ultrapassar o seu concorrente e oferecer o melhor conteúdo da internet.

Afinal, se o conteúdo dele estiver no topo com aquelas informações, o seu poderá e irá ficar bem posicionado, justamente pelo teor das informações que você colocará.

Uma coisa que pode te ajudar a caminhar mais rápido, principalmente quando for colocar essa técnica em prática, é conhecer o trabalho do Vicente  Sampaio e o do seu treinamento gerador de tráfego. Esse cara manja muito de SEO, pode acreditar!

Conteúdo mais atualizado

Ao escrever o artigo, tente colocar informações atualizadas e que de fato funcionem hoje em dia.

Um erro dos grandes blogueiros é justamente criar um artigo e deixar o mesmo ficar desatualizado com o tempo.

Design e disposição dos elementos no artigo são importantes

Sempre tente utilizar um design atraente, imagens e uma dinâmica de escrita que chame a atenção dos leitores. Tente fazer aquilo que o seu concorrente não fez em seu artigo. Lembre-se: A missão é fazer algo muito melhor!

OBS: Eu recomendo você tentar ultrapassar o seu concorrente em tudo: comprimento do artigo, design, informações úteis e etc.

Isso fará com o que o seu conteúdo se transforme no melhor e mais completo material existente na internet para determinado assunto.

ATENÇÃO: Essa técnica é apenas mais uma do meu acervo de estratégias eficientes para administrar um negócio na internet. Se quiser ficar ligado em várias outras técnicas eficientes, deixa o seu e-mail abaixo:

Passo #03 – Entrando em contato com as pessoas certas

Esse passo é um dos mais importantes no que tange a divulgação do seu artigo épico.

Esse passo consiste em enviar alguns e-mails para os proprietários dos sites que linkaram para o conteúdo do seu concorrente, ou seja, o conteúdo que você encontrou no passo 01.

Ao fazer isso, você tem a certeza de que essas pessoas:

  • Estão trabalhando no mesmo nicho que o seu;
  • Estão interessados no assunto tratado;
  • E que já linkaram para o seu concorrente.

Agora tudo é questão de fazer uma abordagem suave, a fim de conscientizar o mesmo que o seu conteúdo é mil vezes melhor.

Como encontrar essas pessoas?

Siga os passos abaixo:

01 – Use o site https://www.seoprofiler.com para encontrar todos os links que apontam para o conteúdo do seu concorrente.

No topo do site, informe a URL do conteúdo encontrado. Logo após o carregamento dos links, escolha a opção pages na aba link profiler do lado esquerdo da tela.

print open link profiller

Feito isso, clique no link que corresponde a página do conteúdo encontrado por você no passo 01. No nosso caso, eu irei clicar no link: /psicologia das cores que foi o nosso exemplo no passo 01.

Logo após o clique, a ferramenta nos traz todos os sites que linkaram para aquele conteúdo. Veja os exemplos marcados em vermelho na imagem abaixo:

links viver de blog

02 – A nossa missão agora é visitar esses sites é enviar um e-mail de contato seguindo este modelo:

Olá [Nome]

Eu estava procurando por alguns artigos sobre [tema] e me deparei com esta página: [URL que está linkando para o seu concorrente, no nosso exemplo acima é: configr.com/blog/conheca-os-5-elementos-da-experiencia-usuario/]

Notei que você linkou para esse mesmo artigo [título do artigo do seu concorrente]

Só queria te avisar que criei algo muito similar, porém, mais atualizado e com um acervo maior de informações. 

O artigo se chama [título do artigo], portanto, eu acho que valeria a pena você fazer uma pequena menção em sua página, segue o artigo: [URL do seu artigo]

De qualquer forma, agradeço pela atenção e mantenha o excelente trabalho.

Abraço e sucesso!

[seu nome]

Garanto que você vai se surpreender com o retorno dos usuários. Apesar de estarmos lidando com contatos frios e logo de cara, pedirmos um link, o retorno muitas vezes é positivo.

Mas Wilker, o cara tem mais de 300 backlinks. Isso significa que eu tenho que mandar 300 e-mails?

Na verdade não. Você precisa filtrar os links mais importantes, ou seja, aqueles que possuem um peso maior, no caso, maior autoridade.

Utilizando ainda a ferramenta open link profiler, basta apenas clicarmos na setinha indicada na imagem abaixo para colocarmos no inicio os sites com maior autoridade:

links open link profiler

Feito isso, podemos escolher aqueles que possuem uma porcentagem maior de influência, veja:

como aparecer na primeira página do google

Depois que realizar todos esses passos, basta apenas colocar o seu artigo em alguma ferramenta de análise de posicionamento nas serps e verificar no decorrer dos dias a subida ou descida do mesmo no Google.

ATENÇÃO: Essa técnica é apenas mais uma do meu acervo de estratégias eficientes para administrar um negócio na internet. Se quiser ficar ligado em várias outras técnicas eficientes, deixa o seu e-mail abaixo:

Assista ao vídeo abaixo para aprender a mensurar a posição dos seus artigos no Google:

[Estudo de caso] Como coloquei um dos meus artigos nas primeiras posições do Google com a técnica Arranha-céu

Nesse estudo de caso eu vou mostrar exatamente o que eu fiz para colocar no top 01 do Google o artigo: 46 fontes de tráfego para você utilizar agora mesmo em seu negócio onlinepara a palavra-chave: fontes de tráfego.

Esse artigo hoje é o segundo mais acessado do meu blog e já me trouxe diversas conversões em leads e vendas também.

O CTR do mesmo equivale a exatos 14,85%:

ctr fontes de tráfego

Toda a estratégia utilizada foi baseada na técnica arranha-céu. A única ressalva é que não coloquei o passo 03 em ação, e nem por isso a técnica deixou de dar certo, pois até a data de criação desse artigo, ainda continuo na primeira posição para a palavra-chave: fontes de tráfego.

fontes de tráfego wilker costa

Repare na quantidade de resultados encontrados na busca, aproximadamente 460.000 resultados encontrados.

Seguindo o passo a passo…

A primeira coisa que eu fiz foi justamente procurar o melhor conteúdo para essa palavra-chave: fontes de tráfego. Para isso, utilizei a terceira forma mostrada no passo 01, ou seja, o próprio Google.

Realizei uma pequena busca no Google e analisei os três primeiros resultados:

fontes de tráfego wilker

Só lembrando que na época esses eram os três primeiros resultados.

Ao visitar cada um deles, pude notar que os mesmos poderiam ser ultrapassados facilmente. Bastava eu focar em um conteúdo épico, diferenciado e principalmente que atendesse o meu público-alvo.

O primeiro artigo foca em apenas 04 fontes, o segundo possuí 78 ideias, porém, se você for verificar o conteúdo, ele traz apenas um mapa mental com essas fontes e nada mais, e o terceiro apesar de possuir uma certa qualidade, não trata de fato sobre as fontes de tráfego existentes.

Aproveitando das falhas de cada um deles e com o poder dessa estratégia em mãos, coloquei a mão na massa e comecei a redigir o artigo.

Seguindo a técnica, acrescentei mais informações, coloquei mais imagens, gravei um vídeo review e coloquei o embed no artigo. Tudo isso em prol da melhor qualidade possível da informação.

Outra coisa importante a se fazer é o SEO On-page. Para isso eu utilizei os conhecimentos adquiridos no curso gerador de tráfego do Vicente Sampaio.

E o passo 03?

Bom, como havia dito, não coloquei o passo 3 em ação (estava deixando pra depois, rs). Apesar de saber que funciona, eu resolvi testar a técnica somente com os dois passos citados.

A única coisa que fiz logo após terminar o artigo, foi justamente indexar o mesmo no Google e monitorar-lo com o Serpfox.

Depois de algumas semanas o mesmo já estava no top 01 e assim não senti necessidade de colocar o passo 03 em ação.

E o mais interessante é que o mesmo sem promoção e nem muito menos divulgação, continua recebendo alguns backlinks ao longo do tempo, o que favorece a sua permanência lá no topo, hehe.

Concluindo…

Bom, espero que você tenha compreendido o potencial dessa estratégia para o seu negócio.

Apesar de parecer simples, a mesma dar um bom trabalho para ser colocada em prática de fato. Porém, todo esse trabalho é recompensador.

Como você viu, no meu estudo de caso eu não coloquei todos os passos em prática e mesmo assim a estratégia funcionou super bem. E confesso pra você, que tenho diversos outros artigos na primeira página do Google, justamente devido à aplicabilidade dessa estratégia.

Pronto para começar?

Coloque a técnica em prática e depois volte aqui para contar sua experiência e quem sabe mostrar os seus resultados.

Para te ajudar ainda mais, recomendo a realização do curso gerador de tráfego do Vicente Sampaio. Com esse treinamento em mãos, o seu nível de conhecimento em SEO irá aumentar absurdamente.

>>CLIQUE AQUI PARA CONHECER O TREINAMENTO<<

No mais, agradeço por acompanhar a leitura até aqui e aproveito para pedir seu feedback nos comentários abaixo. Sua opinião é muito importante pra mim, deixe me saber o que você achou do artigo.

  • Boa noite!
    Tenho um site que possui mais de 1500000 artigos referente a produtos.Quando o google indexar todas as url serei ranqueado ou os links externos apontando para meu site serão necessários?

    • Bom, quantidade muitas vezes não é sinônimo de qualidade. É necessário avaliar alguns critérios para verificar se os artigos serão bem ranqueados ou não. O Link Building ajuda muito, mas é preciso ver o on-page também.