Como Aumentar o Tráfego Orgânico do Seu Blog e Passar de 1k Para 10k Visitas por Mês!

Aumentar o tráfego orgânico do blog é uma das tarefas mais importantes que você precisa focar para ter sucesso com o mesmo.

Apesar de eu já ter mostrado aqui 46 fontes de tráfego que você pode utilizar para poder crescer o seu blog, é extremamente importante você focar no tráfego orgânico.

E quando falo tráfego orgânico, me refiro as pessoas que são advindas dos mecanismos de pesquisa como o Google (principalmente) e o Bing.

No artigo de hoje pretendo mostrar algumas dicas eficientes que me fizeram sair de mil visitas por mês para incríveis 10 mil visitas (crescendo exponencialmente, já estamos recebendo mais de 60 mil mensalmente. \o/\o/) mensalmente, todas elas oriundas do tráfego orgânico.

aumentar tráfego do blog 02-min

#01 Passo – Pesquisa de Palavras-chave

Para aumentar o tráfego orgânico do seu blog, o primeiro passo é pesquisar por palavras-chave eficientes. Não tem como fugir disso!

Por quê?

Porque mesmo que você tenha um conteúdo excelente, seu objetivo final é classificar o seu blog, correto?

E para classificar no Google, temos que encontrar uma palavra que possa ser classificada. Não é uma tarefa difícil. Tudo que precisa é seguir algumas dicas, utilizar algumas ferramentas apropriadas e pronto. Você terá em mãos ótimas palavras-chave.

No artigo abaixo eu mostro dicas matadoras para você encontrar palavras-chave eficientes, veja:

> Como Encontrar Palavras-chave Eficientes – O Guia Absolutamente Completo <<

Dica 01: Use uma plataforma de pesquisa de palavras-chave

Atualmente aqui no meu negócio utilizo duas plataformas para fazer a pesquisa de palavras-chave, Long Tail Pro (pago) e Ubbersugest (gratuito até a data de criação deste artigo).

Com o Long Tail Pro consigo descobrir milhares de palavras-chave lucrativas e segmentadas, e consigo ver a competitividade dessas palavras-chave (disponível apenas na versão platinum).

long tail pro-min

Com o Ubbersugest consigo visualizar dicas de palavras-chave, volume de pesquisas, CPC e competição dessas palavras.

ubbersugest-min

Dica 02: Avalie a competitividade da palavra-chave

Em ambas ferramentas você poderá verificar a competitividade da palavra-chave. O que é isso Wilker?

Basicamente é um número que evidencia a facilidade ou não de ranquear determinada palavra chave.

No Long Tail Pro na versão platinum você possui uma aba chamada: “Keyword Competitiveness“, nessa aba você tem um número de referência que ajuda bastante na hora de identificar a dificuldade em ranquear determinada palavra-chave. Veja:

teste

OBS: Tente encontrar palavras com uma pontuação abaixo de 35. Geralmente são fáceis de ranquear. Acima disso já se torna complicado devido a concorrência. 

No Ubbersugest você pode verificar a competitividade da palavra-chave a partir da aba competição. Nessa aba você tem um número de referência que identifica as palavras mais fáceis de anunciar segundo a plataforma.

ubbersugest competição-min

Dica 03: Utilize as palavras-chave encontradas

Agora você pode começar a selecionar as palavras-chave encontradas e utiliza-las dentro do seu conteúdo.

A seleção de palavras-chave é uma das etapas mais importantes na redação de um artigo. Segmentar as mesmas ajuda a classificar seu conteúdo no topo dos mecanismos de pesquisa.

A melhor maneira de criar um conteúdo que envolva essas palavras é selecionar uma palavra de destino e dois ou três sinônimos que estejam relacionados com o termo principal.

Exemplo:

Palavra-chave de destino: como fazer vídeo marketing;

Palavras-chave sinônimas: criar vídeo marketing e marketing de vídeo.

#02 Passo – Compartilhe seu melhor conteúdo

Você sabia que palavras representam poder? Que as mesmas determinam a taxa de engajamento do seu conteúdo?

Não adianta nada você ter um enorme trabalho para encontrar aquela palavra-chave perfeita e no fim criar um conteúdo pobre que não exala poder e nem muito menos engaja seu público.

Quando apresentei a técnica do arranha-céu aqui no blog, deixei bem claro a importância de superar a sua concorrência no que tange o melhor conteúdo.

Portanto, afirmo pra você que um conteúdo empolgante e de alta qualidade é o fator chave para aumentar o tráfego do blog.

Agora a pergunta que não quer calar, como fazer isso?

É simples.

Otimize o conteúdo da sua página e use as palavras-chave corretamente.

Vamos a uma pequena imersão de dicas…

Dica 01: Use palavras-chave na meta-descrição e no conteúdo da página.

Os mecanismos de pesquisa devem ser capazes de determinar o significado de um fragmento, e isso não é feito repetindo uma única palavra-chave. Mas, usando sua palavra-chave de diferentes maneiras e em diferentes contextos em todo o conteúdo.

Para fazer isso, você pode alterar o agrupamento ou a ordem das palavras e usá-las em diferentes estilos da página.

Existem quatro lugares principais onde você deve adicionar sua palavra-chave principal para melhorar a otimização da sua página:

  • Títulos da página;
  • Meta descrições;
  • Tags alts;
  • No decorrer do conteúdo da página.

Além disso, inclua palavras-chave LSI no seu conteúdo para obter uma vantagem competitiva nos resultados da pesquisa orgânica.

Palavras-chave LSI são palavras-chave semanticamente (sinônimas) relacionadas à sua palavra-chave principal. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo.

Dica 02: Use tags de título/

Sua tag de título é o fator de SEO mais importante na página, pois desempenha um grande papel se alguém clica em um resultado ou não.

Além disso, as tags de título são um fator importante para ajudar os mecanismos de pesquisa a entenderem o que é sua página.

Para escrever a melhor tag de título, você precisa pensar como seus clientes e tentar usar termos que provavelmente uma pessoa digitaria nos campos de busca para encontrar o seu conteúdo ou a sua empresa.

É por isso que sua tag de título deve incluir as palavras-chave mais relevantes e desejadas e deve ter até 60 caracteres para aparecer completamente nos mecanismos de pesquisa.

Dica 03: Adicione modificadores ao seu título

Em SEO, os modificadores são palavras como “melhor”, “2018”, “ofertas”, “compras”, “barato” e “resenhas”.

Geralmente, os usuários tendem a incluir modificadores as pesquisar na internet. Portanto, os modificadores podem ajudá-lo a classificar suas páginas.

Dica 04: Publicar conteúdo longo

Estudos mostram que o conteúdo de formato longo tende a superar conteúdos mais curtos. Inclusive já fiz esse teste aqui no blog e pude verificar realmente sua veracidade.

Por quê?

Quando você escreve um conteúdo longo e detalhado, naturalmente consegue incluir mais palavras-chave LSI que fazem com que os mecanismos de pesquisa classifiquem o seu conteúdo para mais palavras-chave.

Os mecanismos de pesquisa estão preocupados em mostrar os melhores resultados para seus usuários, portanto, se a sua página fornecer uma resposta abrangente ao que esta pessoa está procurando, tenha certeza que seu conteúdo estará figurando no topo.

Além disso, posts mais longos podem fazer sua credibilidade e autoridade aumentar consideravelmente.

Ah Wilker, ferrou. Sou totalmente leigo em marketing de conteúdo e sempre sou atacado pelo bloqueio do escritor, o que fazer nesse caso?

Sem problemas meu caro Padawan. No artigo abaixo eu mostro como você pode superar isso e criar um conteúdo extremamente épico para sua audiência. Pegue o café e curta o conteúdo. 😉

> Como Criar um Conteúdo Épico Mesmo Sendo um Completo Iniciante em Marketing de Conteúdo <<

Dica 05: URLs de entrada e saída

É importante adicionar links de entrada e saída dentro das suas postagens, não apenas para obter benefícios de SEO, mas também para proporcionar aos visitantes uma experiência de navegação mais fácil.

Os mecanismos de pesquisa usam links externos como um fator de classificação na página. A questão é como você pode usá-los em seu site? É simples. Inclua dois a cinco links externos para recursos de autoridade em cada artigo.

Aqui no blog geralmente compartilho links externos para o site do Wikipédia para fortalecer determinado conceito. Um exemplo pode ser o link abaixo, onde apresento o conceito de palavras LSI segundo o Wikipédia:

>> Palavras LSI <<

Wilker, e os links de entrada? 

Sempre que você publicar um novo conteúdo, vincule de duas a cinco páginas antigas ao seu novo artigo. Se não percebeu, durante todo este artigo estou compartilhando links de outros conteúdos que podem te ajudar. 😀

Dica 06: Otimização de imagem

Se o seu site inclui imagens, elas precisam ser otimizadas para SEO porque o Google não consegue visualizar imagens e nem interpretar as mesmas como as pessoas.

Para identificar e diferenciar imagens, o Google lê os títulos e as tags alts associadas às imagens.

Dica 07: Otimização de URL

Em geral, as URLs curtas são mais preferíveis do que as longas. Use URLs curtas de até 100 caracteres e inclua uma ou duas palavras-chave relevantes. Isso é o suficiente para melhorar a pontuação de SEO do seu site.

Dica 08: Otimização do título

A estrutura de títulos das páginas do seu site é uma das características mais importante das técnicas de SEO.

O título especifica quais partes do conteúdo da página são mais importantes.

Você pode utilizar até seis títulos (H1, H2, H3, H4, H5 e H6), porém, o mais importante em termos de SEO é o H1 e H2 (usado para subtítulos).

Dica: certifique-se de adicionar a palavra-chave principal em seu cabeçalho H1 e pelo menos uma vez em um H2.

#03 Passo – Otimize seu conteúdo

otimização de conteúdo

Veja, não é suficiente você apenas criar o conteúdo, fazer um marketing rápido e depois esquecer o mesmo.

Um processo simples de otimização do conteúdo pode ajudá-lo a obter mais valor e consequentemente mais resultados.

Como assim Wilker? 

Calma, vou te explicar!

Suponhamos que você já tenha no seu blog 20 artigos criados. Certo?

Esses 20 artigos estão trazendo um bom tráfego para o seu negócio, porém, mesmo com todas essas nuances, você sabia que pode melhorar ainda mais esses resultados?

Sim, você pode. Basta apenas conhecer algumas técnicas e otimizar novamente os conteúdos que você já postou.

Além de conseguir mais tráfego, você consegue engajar ainda mais o seu público.

Vejamos algumas dicas para melhorar a otimização dos nossos artigos.

Dica 01: Use o Google Search Console (GSC) para otimizar o conteúdo

Se você não usa o Google Search Console, está perdendo uma excelente oportunidade de melhorar o desempenho dos seus artigos.

Mesmo que você não queira aprender SEO, ter uma conta no GSC é de extrema importância. No artigo abaixo eu falo melhor sobre isso:

>> [Checklist SEO] 12 Passos que Você Deve Seguir Mesmo Não Querendo Aprender SEO.<<

Com o GSC, você pode verificar se o conteúdo que você criou anteriormente precisa de ajuda.

Tudo o que você precisa fazer é acessar Tráfego de pesquisa -> Search Analytics e clicar em páginas.

gsc

Em seguida, analise quais palavras-chave possuem mais cliques. Depois de fazer isso, será fácil detectar qual palavra-chave deve ser a palavra-chave principal e quais palavras devem ser de LSI.

cliques google serach console

Dica 02: Faça a otimização da página

Agora volte para a parte de otimização on-page e adicione informações adicionais, palavras-chave, imagens, conteúdo útil, vídeos, links de entrada e saída, e, em seguida, compartilhe novamente a página nas redes sociais e envie para sua lista para melhorar sua classificação.

No vídeo abaixo eu falo sobre a importância do SEO On-page:

#04 Passo – Espionar sua concorrência

Acredito que este último passo foi o fator determinante para o crescimento do meu blog.

Quando me dei conta de que minha concorrência poderia de fato ser o meu maior aliado na busca por ótimas posições no Google, o blog cresceu absurdamente.

Veja, as dicas que irei passar agora estão sendo cobradas ai na internet por valores absurdos. Então, aproveita essa oportunidade e salva logo o meu blog nos seus favoritos. Hehe. 😀

Essa estratégia consiste em você analisar seus principais concorrentes e verificar quais as páginas desses concorrentes estão mais bem posicionadas no Google.

Ao encontrar essa informação você vai verificar qual a palavra-chave principal do artigo do seu concorrente e vai criar um artigo 1000 vezes melhor para poder bater de frente com o mesmo. Aqui você pode utilizar a técnica arranha-céu novamente para potencializar ainda mais essa estratégia.

Vamos aos passos…

Dica 01: Utilize o SEMrush

Para verificar as páginas mais visitadas do seu concorrente, basta apenas colocar a URL do mesmo dentro da ferramenta SEMrush.

Nesse exemplo utilizo o blog da Graciela Barbieri, o Conquista Digital, veja:

conquista digital semrush

Logo após, você deve clicar no menu pesquisa orgânica no lado esquerdo do painel e selecionar a opção “posições“.

Ao descer na página você encontrará uma tabela com as páginas mais visitadas do conquista digital juntamente com as palavras-chave principais de cada página.

lista palavras-chave-min

Um exemplo interessante seria a palavra-chave principal: “criar banner online” que possui 2.900 buscas mensais e é responsável por 3.64% do tráfego total do blog.

A URL dessa palavra é essa: https://conquistadigital.com.br/como-criar-banner-online-gratis-passo-passo/

O interessante dessa ferramenta é que ela já retorna para você as palavras-chave principais de todos os artigos listados. O que economiza um bom tempo na busca.

Dica: você tem direito a 10 pesquisas diárias gratuitamente dentro da plataforma. 

Dica 02: Fazer um conteúdo 100X melhor

Agora você já tem em mãos uma informação poderosa, uma lista com os melhores artigos do seu concorrente juntamente com a palavra-chave principal de cada um deles.

O próximo passo é escrever um conteúdo muito melhor que o dele. Fazer uma boa otimização On-page( já vimos isso no passo 02 ) e posteriormente divulgar o seu artigo nas redes sociais e via e-mail marketing.

Utilize a técnica arranha-céu para potencializar essa etapa: >> Clique Aqui Para Conhecê-la <<

Garanto pra você que em poucos dias o tráfego do seu blog vai subir de patamar.

Isso é algo que venho implementando ao longo dos últimos meses e confesso que os resultados estão sendo maravilhosos.

Conclusão

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha entendido que somente com muito trabalho e dedicação é que você vai conseguir alcançar ótimos resultados.

A melhor coisa é  que você viu que não é um processo difícil, tudo é questão de saber utilizar as ferramentas corretas e manter um olhar estratégico dentro do mercado.

Resumindo, nós vimos até aqui:

  1. Como fazer uma pesquisa de palavras-chave;
  2. Como criar um conteúdo de qualidade e otimiza-lo corretamente;
  3. Como otimizar conteúdos antigos e aumentar o tráfego constantemente;
  4. E como espionar os concorrentes estrategicamente.

Agora é com você!

Coloque essas dicas em prática e depois me agradeça por te compartilhado esse conhecimento com você. 😀

E ah! Não esquece de deixar o seu comentário, beleza? Hehehe!

Grande abraço e até a próxima!

  • incrível seu conteúdo, eu também estou iniciando meu blog agora, uma coisa que achei muito legal vendo aqui no seu site foi essa caixinha que fica em baixo no canto direito “envie-nos uma mensagem” onde o usuário pode entrar em contato por email ou pelo facebook. você tem algum post seu no qual ensina colocar esse recurso no site ?