SEO Off Page: O que é e Como Fazer Uma Otimização Poderosa!

SEO Off Page como o próprio nome diz é o trabalho de otimização feito fora da página, ou seja, a otimização que o dono do blog não é responsável completamente, pois depende da ação de terceiros.

É isso mesmo! Um dos fatores de ranqueamento que o Google considera bastante importante para ranquear um texto é a quantidade de links apontando para ele.

Por sua vez, você aprendeu aqui no blog que a otimização para mecanismos de pesquisa é dividida em duas partes distintas: SEO onpage e SEO offpage.

O primeiro tipo é o mais praticado pelos profissionais, e também o mais simples de fazer.

Aqui no blog já tratamos sobre o mesmo em um artigo fenomenal, clique aqui.

Agora, fica o questionamento, como é possível aplicar o SEO offpage?

Leia esse artigo completo para entender o que é o SEO fora da página, e como você pode criar condições para ter muitos links apontando para seu site.

o que e seo offpage

O que é SEO off-page?

Uma das grandes mentiras disseminadas no mercado de SEO é: “Quanto mais links, melhor“.

Isso é uma verdadeira mentira e pode prejudicar bastante o seu projeto se for por esse caminho.

O fato é que diferentemente do SEO on-page, o off-page é focado no externo, nos links de referência que você vai conseguir para o seu site.

Mas não é qualquer link, você vai aprender ainda neste artigo que links de qualidade devem ser sua prioridade.

Logo, o conceito de off-page diz o seguinte: “é um conjunto de técnicas empregadas para elevar o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca, com a grande ajuda de outros sites, páginas externas, por isso o termo off“.

Trocando em miúdos, o SEO off-page não depende exclusivamente de você. Depende do “externo”, de como tão bom as pessoas acham o seu conteúdo e site.

> 10 Mentiras Que Você Nunca Deve Acreditar Sobre SEO <<

No vídeo abaixo você encontra mais detalhes:

SEO off page – Como o Google enxerga seu blog

Se você é dono de blog, ou mini site, sabe que é importantíssimo ter suas páginas/artigos bem ranqueados no Google.

Depois de passar por toda otimização do SEO on page, que é aquela otimização feita dentro da página, é preciso se preocupar com o que acontece fora dela.

Fazendo um raio X de como o Google enxerga sua página, podemos dizer que se você tem muitos compartilhamentos dos artigos é porque seu conteúdo é bom e ajuda o público.

E, trocando em miúdos é apenas isso que interessa quando falamos de produção de conteúdo de qualidade, não é mesmo?

Você escreve para ajudar as pessoas, passar dicas importantes dento do seu nicho de mercado, e em consequência disso essas pessoas acabam compartilhando seu conteúdo com outras pessoas.

Esses compartilhamentos mostram para o Google que o seu conteúdo é bom, que está interessando, então ele começa a mostrar para mais gente.

Isso é basicamente o que o Google espera: artigos e conteúdos relevantes para ele mostrar para seus usuários quando eles fazem uma busca.

Isso porque o buscador deseja que seus usuários tenham uma ótima experiência, então ele só mostra artigos que interessam mesmo para quem pesquisa.

Dentro dessa forma de ver o seu conteúdo, existem DOIS fatores importantes que mostram ao Google se o seu artigo/página é mesmo bom:

1 – Tráfego

A quantidade de visitas em seu blog, é uma maneira do Google enxergar se ele é mesmo relevante para o público.

Afinal, ninguém visitaria um blog que não tivesse conteúdo interessante, não é mesmo?

Inclusive, para inscrever seu blog no Google Adsense é preciso ter um certo número de visitas diárias.

2 – Tempo de permanência

Acredite, o tempo que as pessoas ficam no seu blog é muito importante, pois significa que elas estão mesmo consumindo o conteúdo.

Uma pessoa entrar em uma página passar alguns segundos e sair, mostra ao Google que ela não gostou do que viu ali, e isso conta na hora dele escolher quem será ranqueado melhor em uma determinada busca.

Percebeu? Trocando em miúdos temos:

Você escreve um artigo, ele começa receber muitas visitas e compartilhamentos, sua posição sobe no resultado das pesquisas.

Você escreve um artigo, as pessoas entram e saem rapidamente dele, sem ler tudo e não compartilham, sua posição cai no resultado das pesquisas.

Fora isso temos outros critérios que impactam no SEO offpage:

  • A quantidade de sites que linkam para o seu site;
  • O Pagerank dos sites que estão linkando para o seu site;
  • Quais sites possuem links para o seu;
  • Há quanto tempo o seu site está sendo linkado;
  • O texto âncora utilizado no link da página que estão linkando para o seu site.

SEO Off Page – Quais são os links importantes do seu blog

seo offpage

Existem 3 tipos de links em um blog:

1 – Links internos

O chamado juice do blog, que é quando você linka um artigo no outro e também faz links que vão para a página principal. Esses links estão no domínio do dono do blog.

Veja um exemplo, estou linkando abaixo para um artigo dentro meu blog que mostra os melhores cursos de SEO da atualidade, isso se chama link interno:

>> Quais os Melhores Cursos de SEO da Atualidade? <<

2 – Links de saída

Quando você faz uma referência em seu blog e envia para uma página externa de grande autoridade como a Wikipedia, ou grandes portais. Esses links também estão no domínio do dono do blog.

Veja no exemplo abaixo que faço um link para o site da Wikipédia:

>> O que é SEO? <<

3 – Links de entrada

Links recebidos de outras páginas que apontam para os artigos do seu blog. Esses links NÃO estão no domínio do dono do blog e, por ironia, são os mais importantes para o SEO Off page.

Veja, os links que apontam para o seu blog são aqueles que mostram ao Google que o seu conteúdo é mesmo bom, por isso está sendo compartilhado.

Isso mostra, inclusive muitos especialistas afirmam isso, que os links de entrada são mais importantes que qualquer outra coisa.

Ou seja, a prova social de que seu conteúdo tem qualidade, é a quantidade de links apontando para ele (o número de pessoas falando do seu conteúdo).

Veja um exemplo no artigo abaixo, nele eu recebo um link do blog do Neil Patel aqui no Brasil, que é uma verdadeira autoridade em nosso mercado:

>> E-books PLR – Como Ganhar Dinheiro com Produtos com Direito de Revenda <<

A importância dos links de entrada dentro do SEO Off Page

Bom, dentro desse mecanismo de links apontando para seu site, existem alguns fatores que precisam ser considerados.

Blogs e páginas possuem uma espécie de classificação, onde são levados em conta a autoridade do domínio, também conhecido como DA (Domain authority) e a autoridade da página, também conhecida como PA (Page authority).

O DA refere-se à url do domínio, o nome que tem o blog.

O PA refere-se à url individual de cada página, de cada artigo, de cada pedaço do blog.

Quanto mais o PA aumenta, com visitas e compartilhamentos dos artigos, o DA também aumenta.

Assim, para o Google importa mais ter links de entrada vindo de sites com o DA e o PA altos, do que links de entrada vindo de sites com esses números baixos.

Por exemplo: Se você precisar de um conselho sobre psicologia, dará mais importância para a informação vinda de vários alunos, ou de um professor?

Aqui, mesmo a informação vinda de várias pessoas, não tem o mesmo peso/importância da informação recebida por um profissional da área.

É desse jeito que o Google interpreta os links de entrada do seu blog, se eles vêm de locais importantes (DA e PA altos), ou de lugares comuns.

Assim, não adianta ter 200 links de sites/blogs com DA e PA baixos, mais valerá ter 10 vindo de sites com autoridade maior.

SEO Off Page – Como conseguir links de entrada para seu blog

link-building

Agora que você entendeu que o SEO off page depende dos links de outras páginas apontando para a sua, como conseguir esses links?

Veja abaixo a maneiras principais de conseguir isso:

1 – Redes sociais

É importante que você divulgue seus artigos nas redes sociais.

Ter uma página em cada rede social para representar seu blog é primordial para ter um local onde mostrar seus textos para o público.

Isso também é conhecido como “muralha” social, e é o primeiro passo a seguir após escrever um artigo de qualidade em seu blog.

A divulgação nas redes sociais cria links de saída para páginas de autoridade (as redes sociais) e é uma forma de atrair público (tráfego) para seu blog.

2 – Guest posts

Os guest posts (posts de convidado) são uma forma muito conhecida e antiga de conseguir links de entrada para seu blog.

Aqui você deve procurar blogs de autoridade (DA e PA altos) dentro do seu nicho de mercado e perguntar se eles não gostariam que você escrevesse um artigo para eles.

Com esse artigo o dono desse blog apontará para o seu blog, para mostrar de onde veio a postagem, gerando um link de qualidade para sua página.

Aproveitando a oportunidade, você pode criar um guestpost para o meu blog e com isso ganhar um link de entrada para o seu projeto.

A única restrição é que você tem que seguir as regras impostas no link abaixo:

> Conheça as regras de guestposts para o meu blog <<

Vou deixar também uma lista de blogs que aceitam guestposts na atualidade:

>> Lista poderosa de blogs que aceitam guestposts <<

3 – PBN´s

Por mais que essa seja uma prática blackhat ainda é muito praticada, e aqui eu explicarei apenas como título de ilustração, pois não é aconselhável fazer isso.

PBN´s são sigla para Private Blogs Networks, ou em bom português, Redes Privadas de Blogs.

Aqui, a pessoa cria vários blogs na chamada web 2.0 (blogs em plataformas gratuitas) e desses blogs envia links de entrada para um blog principal.

Por que é considerado blackhat?

Veja, você mesmo estará compartilhando/indicando seu próprio artigo, então não existe a “prova social” realmente.

Ou seja, essa é uma forma de “enganar” o algoritmo do Google, fazendo ele acreditar que os links de entrada são de vários blogs diferentes, quanto na verdade são todos de uma pessoa só.

Nos EUA essa prática era muito comum, até que em 2014 o Google derrubou vários desses blogs, e com isso os links também caíram, fazendo muitos blogs autoridade despencarem nas pesquisas.

Ainda hoje alguns profissionais se dedicam a essa prática, que para dar certo, envolve uma série de fatores como IP´s diferenciados, compra de domínios de autoridade expirados e outros artifícios.

Além de se gastar muito dinheiro com a estrutura, corre-se o risco do Google “pegar” e aí perde-se todo o trabalho e o investimento.

4 – Produza conteúdo de qualidade

Invista na produção de um conteúdo de qualidade que possivelmente você conseguirá ótimos links de entrada.

Faça uma análise da sua concorrência e veja o que eles estão fazendo de bom e tente ultrapassá-los no que tange a qualidade.

Uma técnica bem poderosa para conseguir essa proeza é do arranha-céu. Entenda a mesma lendo o artigo abaixo:

O que é e como funciona a técnica do arranha-céu <<

Como fazer para seu blog receber links de entrada genuínos

Dentro do SEO Off Page o melhor caminho para ter seu blog indicado/compartilhado por domínios de autoridade, é criando conteúdo de qualidade.

No final das contas é a única coisa que realmente importa, pois com um conteúdo realmente bom você resolve todos os problemas:

  • Tráfego: Quando existem artigos bons as pessoas visitam sempre o site.
  • Compartilhamento: Todo mundo que encontra um bom conteúdo, faz questão de mostrar para mais pessoas.
  • Permanência na página: Se o público gostar mesmo do conteúdo ele ficará ali no blog lendo o texto até o final.
  • Referência: Quando seu conteúdo é mesmo de qualidade pode servir de referência para outros blogs, que acabarão fazendo um link para mostrar de onde tiraram as informações.

Como você viu, o segredo de um SEO Off Page é criar conteúdo que ajude mesmo o público.

É por isso que o Google está atualizando seus algoritmos constantemente, para que eles comecem a distinguir conteúdo bom de conteúdo ruim.

Em breve, apenas criadores de conteúdo relevante terão mesmo chance de ter blogs/artigos bem ranqueados no Google.

SEO on-page e off-page precisam andar juntos

Não faz sentido eu afirmar para você que é suficiente aplicar um ou outro. Existem pessoas por ai que conseguem ter bons resultados com on-page e outras com off-page.

O fato é que para alcançar os resultados desejados, você precisa investir em ambos.

Portanto, ao planejar sua estratégia de SEO, leve em consideração os dois. Só assim, você conseguirá potencializar o seu projeto ao nível desejado.

Para fechar quero deixar o link de um checklist que pode te ajudar a flexibilizar toda essa chatice de aprender SEO, rsrs.

>> [Checklist SEO] – 12 Passos que Você Deve Seguir Mesmo Não Querendo Aprender SEO  <<

Conclusão

Desejo que esse artigo tenha explicado melhor o que é o SEO off page, e que você consiga sempre bons links de entrada para seu blog!

Qualquer dúvida sobre o conteúdo pode me procurar ou deixar o seu comentário abaixo.

Estatísticas provam que quando a pessoa deixa um comentário nos artigos que ela ler, tem a tendência de aprender mais rápido e voar mais longe em suas carreiras. Que tal?

Grande abraço, sucesso e até a próxima!