Como Gerar Leads Para o Seu Negócio Digital? O Guia Essencial Para Empreendedores Digitais!

Saber como gerar leads para o seu negócio digital é um passo determinante para o sucesso. Afinal de contas, são esses potenciais compradores que vão fechar negócio com você lá na frente e retornar o seu investimento em campanhas de marketing.

Aprender a gerar leads de forma eficaz, no entanto, não é uma tarefa assim tão fácil como a maioria das pessoas imagina. Você precisa ter um volume de contatos entrando em sua lista, mas também deve garantir a qualidade dessas informações.

Pensando nisso, veja neste post quatro formas simples e práticas para gerar leads em seu negócio digital e impulsionar suas vendas com isso. Acompanhe como criar uma máquina simples de geração de leads muito eficaz, que fará você aumentar a sua lista de e-mails e vendas também. Confira!

como gerar leads parte 02

Produza conteúdo de qualidade

O primeiro passo para gerar leads em seu negócio digital é produzir conteúdo de qualidade. Esses conteúdos podem ser publicados em seu blog, site, redes sociais e outros canais digitais.

O mais importante, no entanto, é que essas peças precisam ter qualidade e aprofundamento. Isso quer dizer que elas precisam resolver os problemas do seu público-alvo, aquelas pessoas que você deseja atrair com os conteúdos e vender para elas posteriormente.

Tenha em mente que o conteúdo é uma cola social, por causa disso é uma excelente estratégia para gerar mais visitas em seu site e transformá-las em leads posteriormente. Mas antes de gerar conteúdos, crie um planejamento de marketing de conteúdo adequado.

Defina exatamente quem é o seu público, quais as principais dúvidas dessas pessoas e só depois comece a gerar conteúdo de fato.

Crie uma recompensa digital

Você já ouviu falar em recompensa digital? É uma amostra de conteúdo grátis que você oferece à sua audiência em troca de algum dado de contato, como e-mail, telefone, WhatsApp, etc.

Criar uma recompensa digital de qualidade e chamativa é a única forma de gerar leads qualificados para o seu negócio. Isso porque será através desses conteúdos gratuitos que as visitas de seu site ou blog serão transformadas em leads em sua lista de e-mails, por exemplo.

Existem vários tipos de recompensas digitais, mas a mais comum é o e-book. Basicamente você escreve um texto e o transforma em um arquivo PDF, com imagens e um layout personalizado. Contudo, para realmente gerar leads de qualidade, você precisa aprender como criar um e-book de sucesso.

Não pense que basta transformar qualquer texto em PDF e pronto. É preciso planejar muito a criação desse material para que chame a atenção de seu público e mais, faça com que essas pessoas prossigam pelo seu funil de vendas.

Veja algumas dicas:

  • Escreva sobre as dores ou dúvidas do seu público;
  • Crie um e-book simples e fácil de consumir;
  • Revise cuidadosamente;
  • Crie um padrão visual de imagens e layout.

Adicione formulários em seu site

Você gerou conteúdo para o seu negócio e criou uma recompensa digital. Agora é hora de gerar oportunidades de conversão em seu site e blog. Em outras palavras, você vai criar chances para que os visitantes de sua página na internet se tornem leads.

Uma das formas mais fáceis e simples de fazer isso é através de formulários de inscrição. São caixas que contêm um formulário de captura para que a pessoa baixe o e-book que você criou na etapa anterior.

Essas caixas podem ser adicionadas na lateral do seu blog, no topo, no cabeçalho, no rodapé, em uma popup de saída, etc. O mais importante é permitir que as pessoas entrem na sua lista de contatos e possam baixar a sua recompensa digital.

Use e abuse dos CTA´s

Outra dica interessante para quem deseja aprender como gerar leads são os CTA’s, ou Call To Actions, em inglês. São chamadas para ação com o intuito de levar os visitantes de seu site a fazerem determinada coisa.

As chamadas podem ser adicionadas no meio de um post no seu blog, no final do artigo, na lateral do blog, entre outros locais. Apenas tenha em mente que essa frase precisa ser chamativa, atraente e persuasiva para que as pessoas façam o que você está pedindo.

Além disso, nessa chamada, é preciso ter algum benefício para o lead. A recompensa digital e o que ele vai aprender com ela, por exemplo, são benefícios muito legais para colocar no CTA de seu blog.

Conclusão

Gostou desse post sobre como gerar leads para o seu negócio digital? Você já está aplicando essas técnicas para capturar possíveis compradores de seu produto? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse post em suas redes sociais.

Esse artigo é um guest post criado pelo César Ribeiro, CEO do redatoronline.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais.

  • Muito bom!

    Wilker, sou iniciante em markenting digital e achei interessante essa estrátegia para garar leds, muito bom mesmo. Parabéns pelo seu blog.

    Fiz algumas pesquisas e encontrei um site chamado Egoi, você usa esse site para enviar seus emails?

    • Boa tarde Marcos,

      Fico feliz que tenha gostado.

      Sim, utilizo o E-goi como ferramenta e inclusive a indico para qualquer pessoa que queira iniciar no e-mail marketing.

      Qualquer dúvida estou a sua disposição.