Funil de Vendas Parte 02 – Isca Digital

Dando continuidade a nossa sequência de artigos sobre funil de vendas, irei abordar no artigo de hoje a parte 02 dessa sequência, que trata exclusivamente do termo “Isca Digital”.

Como falei no primeiro artigo da série, o principal motivo de eu estar escrevendo essa sequência para você, é justamente por saber a eficácia de um bom funil e por ter feito o curso Funil Inteligente da Graciela Barbieri.

Segue abaixo os links dos próximos artigos (assim que for terminando de escrever o restante irei colocando os links):

Afinal, o que é uma isca digital?

Bom, para começarmos a entender como funciona essa estratégia, temos que primeiro entender e saber o que é uma isca digital e posteriormente saber como criar uma isca potente para sua audiência.

Fazendo uma pequena analogia, quando saímos para pescar, por exemplo, precisamos de uma isca eficiente para capturar os peixes.

No mundo do marketing digital, funciona da mesma forma. Sendo que a isca é um conteúdo de valor e o peixe é o seu futuro cliente.

O cliente irá deixar o seu e-mail em troca dessa isca, isso tudo através das famosas Squeeze Pages.

isca-digital

Tudo começa na captura do e-mail do usuário. Eu considero essa uma das partes mais importantes do funil, até porque, se a sua isca não for atrativa ou se sua headline não chamar a atenção do visitante, dificilmente ele irá colocar o e-mail para cadastro.

Portanto, duas coisas que você deve levar em consideração ao criar uma Isca Digital: Primeiro, o tipo de isca que irá oferecer para sua audiência e segundo a Headline que irá utilizar para chamar a atenção do visitante.

Não se preocupe, ainda nesse artigo irei dar alguns exemplos de Headline e de como você pode está criando sua isca digital.

Tipos de Iscas Digitais

01 – Isca Disfarçada

Esse tipo de isca gera curiosidade no leitor e acaba meio que atiçando o mesmo a informar o e-mail para saber como aquilo é possível e como aquilo funciona.

isca disfarçada

Veja na imagem acima, um exemplo de squeeze page eficiente com uma Headline matadora que disfarça muito bem a isca digital. Ou seja, o usuário ficará tentado e curioso para saber como ela emagreceu 10kg em 2 semanas.

Ao informar o e-mail, o lead (termo usado para identificar possíveis compradores e pessoas que entram na sua lista de e-mail) de imediato vai querer saber esse método eficaz de emagrecimento. Nesse ponto, você pode estar gravando um vídeo ou escrevendo um e-book explicando como isso funciona.

Outro exemplo de isca disfarçada:

isca-disfarçada-02

02 – Vídeo Grátis

Outro tipo de isca bem eficiente no marketing digital é o vídeo gratuito. Você pode estar gravando um vídeo sobre alguma técnica ninja e oferece-lo em troca do e-mail do seu usuário.

Se você reparar, aqui no blog eu utilizo esse tipo de isca e isso tem funcionando muito bem para mim.

Veja um exemplo de Squeeze Page com esse tipo de Isca:

isca-video-gratis

03 – Documentos em PDF

Esse tipo de isca é muito popular na internet. Você pode criar um e-book, guia, checklist, WhitePaper ou algum documento em PDF e oferecer como isca digital em sua Squeeze Page.

Exemplo:

isca-ebook

04 – Conta Grátis (Acesso Limitado) 

Essa é mais uma forma de oferecer algo em troca do e-mail do futuro cliente. Você pode oferecer, por exemplo, um mini curso freemium, com uma parte gratuita e outra paga em troca do e-mail do visitante.

Exemplo:

isca-conta

Outras formas interessantes de iscas são:

  • Curso em vídeo ou e-mails: Você também poderá oferecer um mini curso em e-mails para seus leitores. Para isso, ele terá que fornecer o e-mail para cadastro.
  • Sorteio: você poderá também oferecer um sorteio por mês, por exemplo. Para as pessoas participarem elas deverão se inscrever em sua lista.
  • Podcast: Outra isca bem interessante para sua audiência.

Bom, você pode escolher um desses formatos e começar hoje mesmo o seu funil de vendas. Mas, lembre-se: O importante aqui, não é o formato, mas o conteúdo que será entregue. Tente sempre alinhar a qualidade em seu conteúdo.

Exemplos de Headlines eficientes

Como eu falei mais acima, a Headline assume um papel importante na chamada para ação do usuário. Não importa se sua isca é ultra, mega, fodástica, se não possuir uma headline matadora, de nada adiantará, pois o seu visitante não ficará tentado em colocar o e-mail.

Sua HeadLine dever conter:

  • Uma solução ultra específica para um mercado ultra específico;
  • Prometer uma grande coisa, ao invés de várias coisas;
  • Focar no resultado final desejado;
  • Transmitir confiança;
  • Ter alto valor percebido.

Exemplos:

– Mercado de Investimentos

Forma errada: “Aprenda a negociar as melhores ações”.

Forma Correta: “Descubra as 3 ações que pagarão os maiores dividendos em 2015”.

– Mercado de Blogueiros

Forma Errada: “Os melhores plug-ins de WordPress”.

Forma Correta: “O melhor plug-in para atrair tráfego”.

– Mercado de relacionamento para solteiros

Forma Errada: “Como conquistar uma garota”.

Forma Correta: “Como saber se uma garota está pronta para ser beijada”.

– Mercado de musculação masculina

Forma Errada: “Descubra como ganhar músculos”.

Forma Correta: “Descubra o alimento número 1 para ajudar na hipertrofia muscular”.

– Mercado de emagrecimento e dieta

Forma Errada: “Aprenda como perder barriga”.

Forma Correta: “1 único exercício que vai te ajudar a perder 2 kg em 2 dias”.

– Mercado de internet

Forma Errada: “Como ganhar dinheiro na internet”.

Forma Correta: “Aprenda como ganhar R$ 1.000 reais em 2 dias na internet”.

Como você pode observar, quanto mais especifico, melhor. Siga essa fórmula e tenha uma crescente de leads em seu negócio:

[SQUEEZE PAGE BEM ESTRUTURADA] + [HEADLINE MATADORA] + [ISCA COM ALTO VALOR PERCEBIDO] = [ CONVERSÃO EM LEADS E PASSAGEM PARA PRÓXIMA FASE DO FUNIL].

No link abaixo você encontra um e-book completo com modelos de títulos altamente persuasivos.

>> Clique Aqui Para Baixar a Sua Cópia <<

Capturei o Lead, e agora? Qual o próximo passo?

Calma, seu funil já está dando os primeiros passos. Logo após a captura do visitante, entraremos na segunda fase do funil, mas conhecida como: Produto gatilho ou produto de entrada.

Essa fase será abordada em nosso próximo artigo, ou seja, na parte 03 da nossa sequência. Enquanto isso escolha um formato de isca, crie sua squeeze page e idealize uma boa chamada para a ação.

Avalie e veja meu blog como um bom exemplo de captura de leads. Em quase todos os lugares do mesmo, você encontrará um box de captura, e ao informar o seu e-mail, você estará entrando de imediato em meu funil de vendas.

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Concluindo…

Chegamos ao fim do nosso segundo artigo da sequência. Espero que o mesmo tenha lhe ajudado a entender o que é uma isca digital e o seu objetivo dentro de um bom funil de vendas.

No artigo abaixo você encontra vários tipos de isca digital que podem ser criadas no intuito de capturar mais contatos para seu funil.

>> Clique Aqui Para Conferir <<

Lembrando que todas essas estratégias sobre funil de vendas podem ser aplicadas em seus negócios como afiliado ou produtor. Portanto, não se preocupe se você ainda não é um infoprodutor, essas técnicas se aplicam também aos afiliados.

Bom, vou ficando por aqui e lhe aguardo no próximo artigo da nossa sequência!

Funil de vendas parte 03 – produto gatilho ou produto de entrada 

Forte abraço e sucesso!