Como ser Feliz: 9 Erros que Você Não Sabe que Está Cometendo!

E se eu te dissesse que é totalmente possível, você ter uma vida muito bem alinhada, mostrando como ser feliz para qualquer pessoa ou para você mesmo, sem precisar cometer esses 9 erros que listarei abaixo, você acreditaria?

Bom, mas antes de tudo tenho que te avisar que a felicidade é sintética. Você tem o poder de cria-la e também tem o poder de destruí-la!

Para ser feliz constantemente você tem que criar alguns hábitos. Mas o que esse artigo mostra é totalmente diferente.

Você vai aprender a se livrar de alguns erros bobos (que são hábitos) que você comete e impede fracassadamente a sua felicidade de explodir.

Exatamente sobre isso que irei falar abaixo, mas já vou logo adiantando o título desse conteúdo!

Os 9 Erros: 

  • Erro 01: Reclamar demais…;
  • Erro 02: Deixar o Presente para o futuro;
  • Erro 03: Pessoas Negativas ao seu redor;
  • Erro 04: Comparação da sua vida com a do próximo…;
  • Erro 05: Se isolar de mais;
  • Erro 06: Esperar sua felicidade vir de outras pessoas;
  • Erro 07: Pensar só em você. Ajude o próximo!;
  • Erro 08: Alimentar seus medos;
  • Erro 09: Arrependimentos do Passado;
  • Conclusão + Infográfico.

Vamos conhecê-los de perto!

Erro 01: Reclamar demais…

imagem 1Talvez você não saiba, mas ao reclamar excessivamente, você acaba alimentando suas crenças negativas e isso se torna um grande peso, não só em como ser feliz, mas apresenta a você mesmo uma pessoa que não tem capacidade, pois sua crença está no topo da negatividade te limitando.

O seu cérebro precisa saber exatamente o que você quer, portanto deixe-o longe da negatividade.

Por exemplo, ao invés de dizer “Quero perder alguns quilos” ou “Não quero ser reprovado(a)”, diga “Irei ficar mais magro(a) e saudável” ou “Serei aprovado(a)”.

O que você deve fazer:

Bom, a lógica seria parar de reclamar né? Mas seguinte, busque se alimentar de coisas totalmente diferentes.

Exemplo: Apareceu um problema ou um prejuízo, ao invés de você brigar, reclamar e até mesmo xingar… Tente lembrar-se de se acalmar e dizer a você mesmo: “Consigo resolver, vou pensar melhor na solução”, “Sou capaz de enfrentar esse problema sem precisar ficar estressado e infeliz”.

Dizendo isso ao cérebro, você ativa um gatilho positivo que sempre funcionará, pois você está criando o hábito de não reclamar, tornando um ponto para você!

Faça isso: 

  • Agradeça ao invés de reclamar, poderia ter sido pior;
  • Não atrase o que você pode fazer hoje;
  • Aprecie cada momento da sua vida;
  • Reveja suas atitudes;
  • Torne um hábito, não reclamar.

Você vai perceber uma diferença tremenda em apenas seguir essa lista. Mas tem que fazer mesmo! Pare, reveja alguns conceitos, antes de reclamar fique em silêncio alguns instantes e acalme seu temperamento.

Uma coisa será certa, talvez você não vai conseguir de primeira, mas ao passar do tempo, tem uma grande chance de mudar o destino de sua felicidade para muito melhor.

Erro 02: Deixar o Presente para o Futuro.imagem 2Da mesma forma que o passado te trás culpa, o futuro pode te trazer ansiedade. Talvez você tenha esquecido(a) que seu presente também faz parte da cronologia do tempo e que você deve vivê-lo!

As pessoas que sabem como ser feliz, tem esse aspecto de tempo muito bem alinhado, então elas se concentram em viver no momento presente, sendo mais felizes!

Você é o tipo de pessoa que gosta de colocar seus momentos felizes para o futuro acrescentando o “quando”?

  • Eu vou ser feliz quando eu tiver um(a) namorado(a)!
  • Eu vou ser feliz quando eu tiver minha casa!
  • Serei mais feliz quando eu estiver morando sozinho.
  • Eu serei feliz quando comprar meu carro.

Não prolongue sua felicidade adicionando o “quando”, saiba viver o agora, saiba como ser feliz agora e não “quando”…

Faça isso e mude sua situação!

Esqueça de usar a palavra “quando” para sua felicidade! Vai por mim, eu fazia muito isso, e não tinha resultado nenhum “quando” chegava o suposto futuro.

Por você adicionar demais o futuro em sua felicidade, você acaba sem saber quando esse futuro chega.

Faça um planejamento para esse tipo de felicidade sim, é bom, é ótimo! Mas não se esqueça que você está no presente e seu presente deve ser vivido!

P.s: Você deve focar, estudar e trabalhar constantemente dia após dia para cumprir aquela felicidade do futuro. Mas você tem que ficar sabendo que futuro também é presente.

Erro 03: Pessoas Negativas ao seu redor.

imagem 3Depois de reclamar muito, se tem uma outra coisa que pode te impedir de como ser feliz, é exatamente as pessoas ao seu redor.

Não falo de pessoas boas, inclusive, essas pessoas você deve agradecer por terem elas ao seu lado. Agora tem pessoas que só trás negatividade para você e infelizmente talvez você não saiba.

Para identificar uma pessoa “negativa” é simples: 

  • Pessoas que reclamam demais;
  • Pessoas que tem suas crenças muito limitantes
  • Pessoas que são céticas, não acreditam em nada
  • Pessoas que, toda coisa falam que não vai dar certo.

Essas pessoas você tem que começar a evitar, ou se não você vai acabar se tornar uma delas. E se você já se tornou assim… Fique tranquilo!

Eu tenho um outro artigo que fala sobre felicidade e que vai ser muito bom para ajudar você.

Termine de ler esse e depois leia esse aqui: 27 Passos Para sua felicidade continuar amanhã!←

O que devo fazer?

Primeiramente a maioria dessas pessoas que tem crenças limitantes, negatividade e muita reclamação, elas já tiveram algum tipo de experiência que não foi tão legal no passado.

Algumas devem aprender a se conformar com isso, e inclusive já tenho uma tarefa para você!

Tente fazer a autoimagem dessas pessoas voltarem a serem normais a ponto delas serem felizes novamente.

Caso isso não funcione ou você não esteja a fim de fazer essa tarefa, sem tem problemas, você ainda vai ter duas opções para mudar seus conceitos de como ser feliz.

A primeira opção é você se afastar dessas pessoas por causa dessa característica que elas têm (negatividade).

Ou você não dar ouvidos as conversas negativas que essas pessoas falam.

A segunda opção seria uma boa para seu desenvolvimento, pois a primeira você tem que se afastar mesmo dessas pessoas.

Apesar da evolução de todos os anos, ganhamos e perdemos amigos. Se seus sentimentos não interferirem seu afastamento e se sua felicidade também for mais importante… Não tem problemas em se afastar.

Qualquer coisa para não ser tão antipático, só reduza o tempo de presença com essa pessoa.

Erro 04: Comparação de sua vida com a do próximo.

imagem 4Você passa muito tempo no Facebook? Instagram? Ou até mesmo no Twitter?

Se sim, você anda meio cabisbaixo ao reparar as fotos de outras pessoas, pensando como seria feliz se você tivesse uma vida como a delas?

Se sim novamente, tenho uma má notícia para te falar. Aquelas pessoas também têm seus problemas e algumas vezes pode ser até pior que os seus.

Nesse caso de comparações, eu recomendo você criar seu próprio Life-Style (estilo de vida) e inspirar pessoas que também tem o mesmo problema que você.

Uma outra curiosidade que você pode levar também é uma pesquisa de um instituo (Happiness Research).

Eles conduziram o Experimento do Facebook para descobrir como nossos hábitos de mídia social afetam nossa felicidade.

Metade dos participantes do estudo continuaram usando o Facebook como normalmente faria, enquanto a outra metade ficou fora do Facebook por uma semana.

No final da semana, os participantes que ficaram fora do Facebook relataram um grau de satisfação significativamente maior com suas vidas e níveis mais baixos de tristeza e solidão.

Os pesquisadores também concluíram que as pessoas no Facebook eram 55% mais propensas a sentir estresse como resultado.

Acredito que agora você saiba o que pode fazer com suas comparações… Você tem duas opções: Você pode criar seu próprio estilo de vida e inspirar pessoas a fazerem o mesmo ou você pode reduzir seu acesso as mídias sociais  e evitar comparações…

Fica a dica! 

Erro 05: Se isolar demais!

imagem 5Você pode até mesmo ligar esse erro com o último que falamos…

Isolar muito pode ser um erro muito grave que você pode estar cometendo.

Apesar de saber que tirar um tempo para nós mesmos, ficar sem fazer nada, apenas refletindo é ótimo. O que não pode acontecer é adicionarmos muito dessa dosagem em nossa zona de conforto.

Pense comigo… Se você fizer muito isso, você vai acabar muito tempo na internet, e se ficar muito na internet, você estará muito presente nas mídias sociais, olhando fotos, e a vida alheia, e vai acabar se sentindo para baixo com isso, perdendo até mesmo a sua perspectiva de como ser feliz.

Todos nós temos aqueles dias em que apenas queremos puxar as cobertas sobre nossas cabeças e nos recusar a conversar com ninguém, mas no momento em que isso se torna uma tendência, isso destrói seu humor.

O que deve ser feito?

Primeiramente se tornar ciente disso, você sabe que não pode se isolar muito, mas também terá seus dias de isolamento.

Uma vez que você faz isso e começa a se acostumar… Pare! Volte a ter suas rotinas, seus “rolês” com seus amigos ou faça diferente, saia acompanhado(a) com alguém especial. Será importante para seu desenvolvimento!

Agora se você já se encontra nessa situação de se isolar a muito tempo e talvez esse seja seu maior erro de como ser feliz… Tenho uma dica para você.

Não se considere um anti-social, você pode muito bem pedir ajuda para algum amigo mais próximo seu.

Chame-o para sair, tomar uma cerveja, algo do tipo ou mais saudável. E se agora nesse exato momento você estiver pensando que já fez isso várias vezes e desistiu, cancelando… Fique tranquilo!

Você deve se encontrar na sua situação e aceitar ela, pois agora você tem um rival. E eu sei que você não gosta de perder. É do brasileiro. Desafie sua solidão e busque sempre vencê-la!

Vamos vencer esse problema que tanto te atormenta, não tenha medo!

Erro 06: Esperar sua felicidade vir de outras pessoas.

imagem 6

Essa sequência de tópico está muito boa! Consegui sincronizar sem mesmo perceber. rs

Não espere de jeito nenhum a sua felicidade, como ser feliz de outras pessoas. Você pode sim usa-las como um gancho, mas não deve se acomodar apenas nelas. Você deve aprender como ser feliz com você mesmo.

Imagine só se você não tivesse elas? Não teria felicidade? Acredito que não seria assim, né?!

O que você pode fazer para ter felicidade sozinho?

Lembrando que a vida tem que ser equilibrada, você tem que saber os dois lados da moeda, sabendo se divertir e como ser feliz com outras pessoas, mas deve saber também como ser feliz sozinho.

Olha essa lista do que você pode fazer sozinho e se sentir feliz:

  • Saiba lidar com você mesmo;
  • Cuide bem de você;
  • Tenha uma nova perspectiva;
  • Invista na sua carreira profissional.

Quer saber melhor desses detalhes de como ser feliz? Veja esse artigo da Jrm coaching 

Erro 07: Pensar só em você. Ajude o próximo!

imagem 7Ajudar o próximo só te traz benefícios. Positividade e muito reconhecimento. Isso é algo que nada paga, você pode até mesmo encontrar o significado de como ser feliz fazendo essa boa ação. Já tentou algo do tipo?

Além da felicidade, você pode receber uma reciprocidade como surpresa.

A maioria das pessoas tem a mesma boa ação de corresponder a uma ação, e isso é comprovado. Olhe a 3ª lei de Newton…

Toda ação gera uma reação.

Uma vez que você pratica a ação, as pessoas buscam você para te retribuir e com essa ajuda você vai encontrando amigos.

Positividade, reconhecimento, reciprocidade, amigos… Isso parece ser bom né? Pratique a boa ação e receba uma boa ação! Um “obrigado” já serve.

Mas não espere nada em troca, deixe as pessoas agir por elas mesmas.

O que da pra fazer?

Você pode pegar alguma das ideias de ações abaixo:

  • Sorria e seja simpático;
  • Pare para ajudar;
  • Ensine;
  • Console alguém que esteja a passar por um momento difícil;
  • Doe alimentos;
  • Doe alguma coisa que já não usa;
  • Seja um bom ouvinte.

Se você é uma pessoa criativa, você pode fazer alguma coisa que contribua em ajuda para pessoas próximas a você. Não fique apenas nessas ideias, pense além!

Erro 08: Alimentar seus medos!

imagem 8Cuidado, o medo tem a capacidade de assumir o controle de sua vida, te atrapalhando até mesmo em seu sucesso.

Quanto mais você pensa nele e não o enfrenta, mais você cria objeções para pará-lo. Igual uma bola de neve, quanto mais rola, mais ela cresce!

Todos nós temos medos.

Alguns tem medo de cobras, outros tem medo de altura. Alguns de nós até temem até mesmo a felicidade.

Ser feliz pode até mesmo ser seu maior medo, e a maioria das vezes esse medo é alimentado em “achar o que as pessoas vão pensar de você”.

Situações assim faz você tomar decisões que talvez: “faça você esgotar seu tempo”. 😪

Mas tem solução.

Primeiramente procure alguém de confiança (pai, mãe ou amigo), e depois fale da sua situação, e peça uma ajuda com o caso.

Outra solução é identificar se você realmente tem medo ou tem vergonha de ser feliz.

Caso seja vergonha eu te garanto que se você agir, tomar uma ação… A pressão no começo será grande, mas depois você consegue vencer esse obstáculo.

Exemplo: Você quer começar a gravar vídeos para o YouTube, mas tem medo do que seus amigos ou seus pais vão pensar, isso é repentino, e os mesmo que supostamente zoaram com você, serão os mesmo que irão falar que você conseguiria.

Essas 2 soluções servem para qualquer coisa que envolva sua felicidade!

Tente, você não vai se arrepender de ter excluído esse medo ou a vergonha!

Err0 09: Arrependimentos do Passado.

imagem 9Todos nós temos memórias, construções e muitos feitos de arrependimentos do passado.

Muitas pessoas conseguem supera-los, mas outras não, e inclusive, isso é muito comum, pois se tem arrependimentos é por que tinha valor para nós ou era algo importante.

Se isso é o que te atrapalha a se tornar uma pessoa mais feliz, eu entendo sua dor, pois eu também já pensei assim, até entender que isso poderia um dia virar uma experiência ao invés de arrependimento.

Para se acostumar com essa “experiência” é difícil, pois seu emocional era muito próximo a isso. Mas saiba que não é impossível e digo mais, como eu mesmo fiz, você também pode fazer

Solução!

Nunca tem uma solução eficaz, sempre vai ter aquela casquinha para tirarmos, mas que você vai conseguir trazer sua felicidade de volta, você vai sim!

Segue os Passos: 

Reconheça que está na hora de seguir em frente – Você sabe que não dar para voltar atrás, e quanto mais você faz seu passado de prisioneiro, mais ele fica atormentando a sua mente. Aceite isso como uma experiência e “siga o baile”, vá em frente.

P.s: Caso seja o falecimento de alguém, eu sinto muito mesmo. Mas saiba que Deus tem uma história em um livro para cada um de nós e esse livro tem que chegar ao fim, eu entendo sua dor, pois já perdi pessoas muito queridas também, mas pode ter certeza que ela está brilhando lá no céu!

Crie uma lista para metas – Já que o que aconteceu não pode ser mudado, o que você pode fazer é recomeçar, isso sim você pode fazer. A experiência que você teve você pode guardá-la para não errar novamente no mesmo lugar.

Faça Meditação – Você pode até pensar que não funciona, mas isso ajuda MUITO! Você encontra vários tutoriais no Youtube ajudando você a se concentrar no “ritual” e limpar sua mente do que já se foi.

Tenha confiança – Quem é que pode confiar em você? Você mesmo! Então procure ser líder da sua confiança. Uma vez que você faz isso, você pode ir muito além do seu limite.

Aprenda a Perdoar – Você vai sentir mágoas até o último dia em que você não perdoar alguém por vacilo da pessoa. Para ser feliz, recomendo que faça isso, mas qualquer coisa, não precisa continuar com a amizade ou relacionamento. Perdoe pelo seu bem e talvez para o dela também!

Caso você esteja errando nesses arrependimentos do passado, recomendo que faça fortemente alguma dessas soluções que mais cabe a sua situação. Vai te ajudar bastante!

Conclusão em como ser feliz.

Pra tudo tem um novo recomeço e você pode recomeçar ou voltar no jogo da felicidade novamente, basta você identificar seus erros e aceitar que errou e agora exclui-los e por final ser feliz.

Se caso você não se identificou com esses erros acima, não tem problema. Você pode refletir onde que está o pulo do gato, volte lá e concerte o que está errando.

Ou você pode também Comentar Aqui Abaixo, sobre seu erro e eu posso ajudá-lo a ter uma solução para ele. 

Bom, chegamos a mais um fim de artigo e eu espero de verdade que tenha te ajudado, nem que for para refletir onde está seu erro.

Deixe seu comentário me falando o que achou do artigo. Seu feedback ou sua crítica vai me ajudar muito em minha evolução.

Desde já muito obrigado.

Tenha um ótimo dia e um grande abraço

Infográfico – Como ser Feliz Com esses Passos