27 Passos Para Sua Felicidade Continuar Amanhã [Abri o Jogo]

Mas afinal, O que é Felicidade? 

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. – Wikipédia

Diversas pessoas estão cheias de felicidade a sua volta e mesmo assim não conseguem perceber. Muitos usam a definição “felicidade” para um momento de sucesso, para quando conseguirem algo.

Existem pessoas que vê felicidade em uma promoção no trabalho, outras já enxergam só com a solidariedade em um favor do próximo e já se sentem felizes.

Existe felicidade em uma companhia de uma pessoa que gostamos, e também existe a felicidade de estar em algum lugar do país ou do mundo!

Qualquer sorriso, qualquer sentimento de positividade, trás felicidade. O que muitos buscam é exatamente uma jornada de felicidade, e eu posso afirmar que isso é difícil acontecer. Sempre temos a subida e a descida.

Se na estrada da felicidade você está feliz na subida, se prepare para a descida, pois se você perceber, a vida é da mesma forma.

Ninguém tem felicidade todos os dias. Um dia você está feliz, outro você está normal e no outro você não está nada bem.

O que você deve fazer para manter sua felicidade amanhã é se prevenir hoje. A Porcentagem de felicidade de hoje é 100%, busque fazer 110, 120%.

Para reduzir essa margem de infelicidade, eu listei 27 Passos detalhados para você aplicar e melhorar sua auto estima.

Passo a Passo: 

Se Prepare para ter uma ótima Leitura!

Tome uma atitude!

imagem 2Se você acredita que felicidade é questão de temperamento inativo: “Você nasceu um bisonho ou um tigrão, e é isso”.

Realmente a genética tem um grande papel na sua felicidade, mas saiba que 40% do seu nível de felicidade, você tem total controle. Use a seu favor!

Tenha tempo para refletir, dar passos consistentes (tomando atitude), pode trazer uma vida mais feliz para você!

Seja grato todos os dias!

Faça um ritual pela manhã agradecendo 3 coisas boas que aconteceram ontem, pode ser a coisa mais simples de todas, mas que você se sentiu grato…

Depois disso, feche o olho e planeja seu dia, tipo: “Hoje eu vou para aula, mais tarde eu vou ao banco resolver tal assunto, e depois disso eu irei para o serviço”, planejando a sua caminhada, entendeu?!

A felicidade pode acontecer em um momento como esses.

Segundo os pesquisadores Martin Seligman, Robert Emmons e Michael McCullough, ter gratidão pode te trazer ótimos resultados para  a sua vida. Inclusive, tem até benefício em ser grato, você pode reduzir a doença arterial coronariana.

Seja Grato!

O dinheiro não pode comprar felicidade!

Muitos costumam interpretar mal esta frase, e eu vou te explicar o porquê disso… O dinheiro serve como meio, e não como um fim!

Dois exemplos rápidos – Primeiro: dinheiro servindo como fim, você vai trabalhar para conseguir ele e apenas falar que tem dinheiro, pois você já tratou que ele é um fim. Entendeu? –

Segundo Exemplo: Você usa o dinheiro como um meio para comprar coisas e experiências, e são essas coisas e experiências que podem te trazem felicidade. Sacou a ideia?

O dinheiro compra uma moradia, uma segurança, tranquilidade e até mesmo pode comprar uma saúde (em alguns casos), mas nunca comprará felicidade diretamente. Para ela você precisa usá-lo como um meio e não como um fim!

Tenha um Plano Backup!

Da mesma forma que é usado em computadores e Smartphone, um backup evita pegar você de surpresa.

Estar preparado(a) para o pior cenário pode tornar as coisas menos caóticas, te trazendo mais felicidade!

A melhor forma de controlar a situação é pensando no que pode dar errado, e não só em como pode dar certo, assim você evita frustrações e ainda continua com sua felicidade em dias!

Tenha um plano Backup.

Abrace uma mentalidade de crescimento!

Quando você começa a fazer esse tipo de ato, você simplesmente se torna alguém positivo sem perceber!

Claro que isso exige tempo e hábitos, mas o seu nível de “pessoa melhor” aumenta muito! Inclusive eu tenho um artigo sobre desenvolvimento pessoal que pode te ajudar a virar a chave sobre mentalidade.

—> Clique e leia: Desenvolvimento Pessoal 7 Passos Para Uma Vida Melhor 

Pare de se preocupar com coisas que você não pode mudar!

A preocupação não te leva a lugar nenhum, exceto adicionar mais estresse à sua vida. Se você pode fazer alguma coisa, então não se preocupe, mas crie soluções.

Se você não pode fazer nada, não se preocupe com isso. É mais fácil falar do que fazer, sabemos. Mas anotar as preocupações em nossas mentes pode não ajudar a aliviá-las.

Perca-se Para se encontrar!

Todos nós temos uma criança no nosso interior, e às vezes ela nos chama para nos perder em um lugar calmo, como, por exemplo, a natureza.

Para você se encontrar, vá para um local da natureza que sempre quis ir e perca-se novamente, seja feliz como era quando criança. Você pode se perder na natureza e explorar o conteúdo do seu coração, e curtir cada minuto.

Não é fácil nos dias atuais por causa dos compromissos, mas sempre que puder se encontre novamente! Faz bem para você. Seja feliz e contagie os outros com sua felicidade!

Perca para se encontrar!

Invista na sua saúde e bem-estar!

Nunca vi ninguém feliz sem saúde! No começo do texto eu até falei, sobre a importância da gratidão na sua felicidade.

Você deve agradecer por sua saúde, sem ela você não tem energia, sem energia você não tem bem estar, e sem bem estar você não tem felicidade!

Procure sempre se auto-avaliar fazendo exames. Nós brasileiros temos mania de deixar tudo pra última hora, e quando se trata de saúde é bom evitar esse atraso! Confira se tem algo de errado contigo.

Invista em sua saúde e bem-estar para a sua felicidade!

Deixe seu EGO de lado!

imagem 3Seus impulsos devem ser eficientes sim, afinal o ego ajuda a evoluir, mas cuidado para não chegar a um ponto de você se sentir infeliz por evitar de mais essa eficiência.

O ego “extremista” costuma agir quando alguém fez algo que não agradou o seu padrão, ferindo seus sentimentos… Isso querendo ou não, acaba com sua felicidade!

Aprenda a perdoar as pessoas! Quando você perdoa, você não precisa criar padrões de bloqueios, até mesmo exigindo você ter isso em mente o tempo todo.

Não seja egoísta, mas saiba também cuidar de seus impulsos com eficiência!

Evite Fazer Multitarefas!

Na nossa lógica, fazer grandes tarefas com tarefas pequenas, pode dar muito certo de acabar tudo de uma vez e todos ficarem felizes.

Errado! Fazer multitarefas, só acaba desgastando tempo e energia. Sem energia você não tem bem-estar e sem bem-estar você acaba matando sua felicidade! 

O certo é você dividir grandes tarefas em tarefas pequenas e fazer uma de cada vez. Assim você consegue dominar a situação gastando menos tempo e concluindo todo o trabalho.

Tenha um amigo de estimação!

Isso mesmo! Se você ainda não tem, encontre um “doguinho“, um gato ou algum animal que pode ser de estimação.

A grande vantagem de ter um amigo de estimação é que quando chegamos em casa cansado, deprimido ou infeliz, o maior companheiro nessas horas é nosso animalzinho.

Eles tem uma energia imensa conosco, sem falar que a forma de carinho que ele tem por você, acaba lhe contagiando. E isso pode ganhar seu dia sim! Lembra-se do passo de gratidão que eu falei no texto? Então… Já serve até mesmo como uma forma de gratidão!

A autoestima e felicidade deles acabam contagiando a nossa!

Pare de tentar ser Feliz e seja feliz!

Não é apenas um trocadilho! Pare e pense sobre ser feliz.
Será mesmo que você precisa adiar sua felicidade na compra de uma casa? num corpo mais bonito?

Sabemos que não! Felicidade é muito mais além que “tentar ou esperar ser feliz”.

Se felicidade depende de objetivos, saiba que você vai ter riscos, você vai ter que pagar um preço e muitas vezes não vai conseguir de primeira! Lei da vida, né?! Fazer o que…

Novamente você apenas tentou ser feliz, esperando objetivos serem conquistados.

Pesquisadores dizem que quanto mais valor alguém coloca na felicidade, mais infelizes eles são.

Existem caminhos para você ser feliz hoje e agora. Existem também os objetivos que vão agregar valor em sua vida e te trazer felicidade, mas até a felicidade desses objetivos acontecerem, você pode ser feliz de outras formas com coisas mais simples.

Pare de dar Desculpas e Motivos Para Tudo!

Para completar o passo anterior, essa é uma das piores chaves para atrasar sua felicidade.

Desculpas e Motivos!

Por exemplo, dar razões para estar cronicamente atrasado para as reuniões ou explicar sua incapacidade de passar mais tempo com a família por estar ocupado demais no trabalho são indicações que suas prioridades estão fora de sintonia, e realinha-las vai levar a uma felicidade maior. Mas não vai não!

Quando deixamos de usar razões para nos justificar, aumentamos nossas chances de mudar o comportamento, ganhando uma autoimagem realista e vivendo uma vida mais satisfatória e produtiva.

Pare de dizer que “deveria”.

Primeiramente você deve ler todo este conteúdo e mudar seus conceitos sobre felicidade, segundo pare de falar que deveria.

  • Eu deveria realmente trabalhar hoje à noite;
  • Eu deveria realmente comer melhor;
  • Eu deveria passar mais tempo em casa;
  • Eu deveria me Exercitar;
  • Eu deveria ser mais saudável;
  • Eu deveria ver meu filho crescer.

Se você quer mudar o caminho da felicidade você deve retira-la de seus vocabulário. Falando que “deveria” fazer algo, você passa para seu cérebro 50% de rejeição daquela atividade.

Se exercite no mínimo 7 Minutos por dia!

imagem 4Está se sentindo para baixo? Meio deprimido? Ou muito ansioso?

Os exercícios físicos além de te ajudar a perder alguns quilos (se você estiver precisando é claro), te ajuda a ganhar mais energia, ser resistente e ainda te trás mais felicidade, acabando com a situação depressiva e a ansiedade melhor que medicamentos antidepressivos.

Tire algum tempo para cuidar do seu corpo e assim você ter mais disposição para sorrir.

Estabeleça metas que sejam meios, não fins!

Eu até comecei a falar sobre o assunto no 3º passo, um pouco sobre meios e fins…

Comece a usar seus objetivos como meios e não fins! Se você faz isso, você entra em um ciclo de realização e felicidade infinita.

Agora quando você está dizendo a si mesmo que tem apenas um objetivo (comprar uma casa, um carro ou algo do tipo), querendo ou não você está citando que sua vida acaba ai.

Escolha metas que envolvam crescimento e conexão, ao invés de aquisição!

Anote três coisas boas que aconteceram todos os dias!

Faça essas anotações e no final da semana, faça um Checklist dessas coisas boas que aconteceram.

A chance de você se sentir feliz novamente ao lembrar daquele momento são mais de 50%. É uma coisa simples, mas eu acredito que você não aplicava isso, não é mesmo?

Pois comece a fazer e veja o resultado que isso dará como retorno. Um grande benefício de fazer esse checklist é começar a próxima semana com a mesma tarefa, e novamente se sentir feliz.

Para ser feliz não precisa ter grandes feitos, e sim pequenos detalhes até mesmo como uma lembrança.

Faça e depois me avisa no que deu, okay?

Gaste mais dinheiro em experiências e menos em coisas.

Uma boa parte do dinheiro que gastamos adquirindo coisas é para nossa felicidade. Mas tudo tem seu prazo de validade, seja comida, objetos ou qualquer coisa. Aquilo acaba!

Quando se trata de gastar dinheiro em experiências, em um passeio, uma viagem ou algo do tipo… Também tem seus prazos validade, mas aquilo fica eterno em nossas memórias e mesmo não estando presente, suas história sobre aquilo, ainda sim podem te trazer bons momentos de felicidades.

Um grupo de psicólogos descobriu algo que eles chamam de Paradoxo de Easterlin, que significa que as posses físicas nos tornarão mais felizes – mas apenas até certo ponto.

Sincronize: Vida + Trabalho!

imagem 5Enquanto alguns trabalhos demandam mais horas do que outros, pode haver maneiras de contornar isso, como trabalhar em casa, como eu mesmo faço.

Se você achar que está trabalhando o tempo todo, talvez seja necessário fazer ajustes e estabelecer limites.

Além de você ser alguém que vive preso no trabalho, você pode se tornar alguém com doenças mentais e isso passa muito longe de ter felicidade constante!

Aprenda novas habilidades

A criação de novas habilidades pode acabar com seus ciclos enjoativos de dia após dia.

Ter tempo para aprender novas habilidades e assumir novas tarefas no trabalho pode melhorar os sentimentos de satisfação e felicidade.

Também pode mantê-lo motivado e inspirado, o que pode ter um efeito positivo nos seus sentimentos de satisfação geral e felicidade.

Fique longe das pessoas comuns..

Estou dizendo isso não, para você se isolar de todos, mas sim encontrar pessoas positivas. Conseguimos bem identificar esse tipo de pessoa que tem o dom de ser diferente de outras pessoas.

A alegria do próximo é contagiante, fique próxima delas e seja contagiado!

E por falar em contagiar… Esse tipo de pessoa é uma das melhores para te ajudar com conselhos.

Encontre aquelas pessoas especiais!

Pratique sua pose de poder (e sorria)

Se você está se sentindo para baixo e precisa de uma solução rápida para melhorar seu humor, você pode enganar seu cérebro a pensar que está feliz forçando-se a sorrir.

Não tem gatilho melhor do que este: 

Sorrir ativa nossos músculos do rosto e, portanto, nossos músculos do sorriso, que envia uma mensagem para o cérebro que estamos sentindo feliz.

Então para mandar uma mensagem para seu cérebro, te trazer mais felicidade, apenas sorria!

Construa seu músculo de força de vontade!

Ao desenvolver repetidamente sua força de vontade por meio de trabalho duro e cumprimento de prazos, você estará fortalecendo sua força de vontade de longo prazo e mais capaz de manter o foco no trabalho desafiador no futuro.

A força de vontade é como um músculo: quanto mais o usamos, mais forte ele se torna; e quanto menos o usamos, mais fraco se torna ”, diz o Dr. Bono.

Pratique tomar decisões rápidas!

Igual falei no passo sobre “deveria”, tem ações que ajudam nosso cérebro a ter rejeições. A melhor forma de fazer isso é pensar rápido e tomar decisões rápidas.

A técnica funciona melhor quando se trata de nossa vida pessoal e coisas do dia a dia. Tende a falhar quando se trata de trabalho, pois você precisa pensar melhor no que vai acontecer e para não te trazer uma futura dor de cabeça.

Supere isso, adquirindo o hábito de pensar em 10 segundos para decidir.

Você começará a ver que a relutância em tomar decisões está ligada ao medo do fracasso ou do perfeccionismo que nos mantém pequenos e sem poder, falhando até mesmo em sua felicidade.

Tenha prazer em não fazer absolutamente nada.

Vivemos em uma era que perseguimos amor, aprovação social e dinheiro. Isso requer um grande esforço de nós mesmos.

Tirar um tempo para você no meio desse expresso é uma das coisas mais felizes e relaxante que tem.

Faça os seguintes exercícios: Crie uma playlist de músicas, as melhores (em seu gosto)! Pegue um livro que sempre pensou em ler e nunca leu, se caso você não tiver, baixe a versão free dele em E-book, mas não se distraia e tire um determinado tempo para você escutar suas músicas e ler seu livro.

Lembra-se da criança interna? Inclua essa atividade no seu dia e me conta depois como foi. Mas faça mesmo, okay?

Aceitar Emoções Positivas ou Negativas.

Viva o momento das emoções positivas! Observe bem… Elas sempre vem depois de uma boa notícia ou de uma realização que você teve. Pratique e viva o momento das emoções positiva!

Uma coisa que eu lutei bastante para entender sobre emoções negativas, e o que cheguei a conclusão é simplesmente aceita-las.

Elas servem para você evoluir, use a seu favor como uma experiência. Quando você se acostuma com o processo de felicidade, essas emoções negativas tem curto prazo de existência, por causa do seu bem estar.

Estude Psicologia Positiva.

imagem 6A psicologia positiva é um campo em rápido crescimento que examina o que torna as pessoas felizes.

Como disciplina, a psicologia tradicionalmente se concentra nas emoções negativas e no que pode dar errado no cérebro.

E a psicologia positiva olha para emoções positivas e métodos de realização, como esperança, gratidão, prazer, espiritualidade e caridade.

Além de mudar o foco para essas outras emoções, muitas vezes negligenciadas, a psicologia positiva examina preocupações como a diferença entre sentir-se bem consigo mesmo por um momento ou um em dia e criar uma felicidade duradoura.

SEJA FELIZ!

Conclusão sobre Felicidade

Existem vários passos para você ser feliz, eu poderia listar muitos outros aqui, mesmo assim não serviria de nada se você não aplicar. Tem que aplicar!

Inclusive selecionarei os melhores passos para se aplicar em um infográfico que você pode fazer o download.

Agora para eu saber o que você achou do artigo eu gostaria que você deixasse seu comentário abaixo com sua opinião ou dúvida sobre alguma coisa que eu falei aqui no texto.

16 Passos Para melhorar sua Felicidade – Infográfico

infográfico sobre felicidade