Autoimagem: Você Também Comete estes 5 Erros Quando Tenta Cuidar da Sua? [GUIA COMPLETO!]

Imagine a seguinte situação, você está chegando em uma roda de amigos, mas do nada você fica extremamente com vergonha por causa da sua autoimagem, se sentindo incapaz de estar ali.

Talvez você não saiba, mas você pode estar cometendo alguns erros a vida toda com a sua autoimagem, mas nunca identificou!

Eu vou logo avisando, eu também faço isso às vezes, e é exatamente por isso que eu tô aqui para te ajudar e ajudar a mim mesmo a resolver isso. Não que seja um erro gravíssimo, mas é algo chatinho que fica no nosso pé…

Mas antes de tudo, o que realmente é autoimagem?

R= Uma imagem mental, geralmente bastante resistente a mudanças. Isso acontece com 2 tipos de aprisionamento, um deles você cria em sua mente, que você não é uma pessoa daquele padrão, e o outro tipo é de experiências passadas.

Não é atoa que esse tipo de problema está afetando muitos jovens e adultos…

Mas aqui neste artigo…

Além de identificarmos todos esses 5 erros, também usaremos 10 dicas para vencer esse problema de autoimagem que tanto nos atrapalha com nosso desenvolvimento e quebra de crenças.

5 Erros sabotadores de autoimagem: 

  1. Erro: Cercamos de informações que correspondem às nossas crenças
  2. Erro: Racionalizamos as compras que não queremos
  3. Erro: Nós nos preocupamos com coisas que já perdemos
  4. Erro: Acreditamos mais em nossas memórias do que em fatos
  5. Erro: Criticar-se Exageradamente

10 Passos Para nos livrar desta prisão:

  1. Passo 01: Visualize coisas que você pretende ter.
  2. Passo 02: Criando um quadro de visão:
  3. Passo 03: Pare de se comparar com os outros.
  4. Passo 04: Esteja disposto a ajustar sua própria autoimagem.
  5. Passo 05: Mude a sua história com novos Hábitos.
  6. Passo 06: Esqueça o mundo, olhe para você.
  7. Passo 07: Menos auto sabotagem
  8. Passo 08: Tente algo novo.
  9. Passo 09: Seja você mesmo.
  10. Passo 10: Apenas seja feliz e divirta-se:

Tem muitos erros sobre autoimagem para nós identificar e tem muitos passos para nossa salvação.

Tenha uma ótima leitura!

Erro 01:  Nós nos cercamos de informações que correspondem às nossas crenças.

imagem 1

De fato, nós procuramos gostar de pessoas iguais a nós. Com isso, muitas vezes nós concordamos com suas crenças, estilo, gostos musicais, e por ai vai…

Enquanto estamos assim, logicamente nada está interferindo, ainda. Mas a verdade é que, não temos ou ignoramos nossas visões de mundo.

A única coisa que estamos fazendo é confirmar aquelas informações que já temos em pensamento…

Isso é chamado de Viés de Confirmação!

Não sei se você já ouviu falar sobre ilusão de frequência, mas isso é algo muito parecido…

Ilusão de frequência é quando você vê uma mulher grávida e do nada aparece várias outras mulheres grávidas. Já aconteceu isso contigo né? Outro exemplo também é quando você tá em um carro não tão popular, e de repente começa a aparecer carros iguais aqueles.

Isso acontece por que nosso cérebro busca informações relacionadas a aquelas ou no caso, iguais a nós, e cada ano que passa, essa busca tem um aumento absurdo.

O viés de confirmação é uma forma mais ativa da mesma experiência. Acontece quando procuramos proativamente informações que confirmam nossas crenças existentes.

Esse viés acontece também em nossas memórias, e não apenas com as informações que recebemos recentemente.

Faça o teste, comece a observar mais o que acontece igual, tipo o exemplo do carro e da mulher grávida.

Sempre que suas crenças ou opiniões estiverem ligadas a sua autoimagem, você não conseguiria afastá-las sem danificar seus conceitos básicos de si mesmo!

2º Erro: Racionalizamos as compras que não queremos.

imagem 2

Esse erro é muito comum entre TODOS! Eu mesmo sou mestre nisso! Comprar coisas que não terá tanta utilidade, mas estou tomando as providências.

Uma forma de saber se você tem esse erro de autoimagem é o simples fato de ir as compras e após chegar ficar imaginando que não precisava daquilo, você agiu impulsionalmente.

Você já fez isso de comprar e depois racionaliza-las; questionar-se para você mesmo, por quê fez aquilo?

O mais difícil de evitar esse erro é que geralmente agimos antes de pensarmos  (o que pode ser um dos elementos mais importantes que as pessoas de sucesso têm como características!), Deixando-nos racionalizar nossas ações posteriormente.

Estar ciente desse erro pode nos ajudar a evitá-lo, prevendo-o antes de agir – por exemplo, quando consideramos uma compra, muitas vezes sabemos que precisaremos racionalizá-la depois. Se pudermos reconhecer isso, talvez possamos evitá-lo. Mas vou logo avisando, não é fácil lidar com isso!

Alguns hábitos que estou criando, tá me ajudando a não ser assim. Vou passar para você:

  • Planejar o que você vai comprar
  • Ver quais são os benefícios disso
  • Imaginar usando o que compramos

Só em fazer isso eu já estou parando mais meus impulsos. Faça também antes de qualquer compra que você tenha dúvida!

3º Erro: Nós nos preocupamos com coisas que já perdemos.

imagem 3

Eu vi essa imagem de um grande ídolo meu (Flávio Augusto – @geracaodevalor) no Instagram a alguns dias e ao escrever esse erro me lembrei dela. 

Eu falo sobre “passado” em diversos artigos meus. Infelizmente não conseguimos voltar atrás e mudar as coisas para sair daquele sentimento fracassado.

O termo custo irrecuperável” refere-se a qualquer custo (não apenas dinheiro, mas também tempo e esforço) que já foi pago e não pode ser recuperado. Ou seja, um pagamento de tempo ou dinheiro que se foi para sempre, basicamente.

A razão pela qual não podemos ignorar o custo, mesmo que já tenha sido pago, é que estamos ligados a sentir a perda muito mais forte do que o ganho – um exemplo mesmo é você receber 10 notícias excelente no seu dia, mas receber uma não agradável. você vai pensar nessa notícia negativa o dia todo!

Esses pensamentos do passado interfere bastante na nossa autoimagem, alterando as nossas crenças para o “futuro”. Nossos dias atuais acabam não tendo tanta importância como deveria ter…

4º Erro: Tropeçar e jogar sua autoimagem para baixo.

imagem 3

Todos nós tropeçamos, falhamos ou cometemos erros de tempos em tempos. É normal e acontece com quem quer fazer algo de coragem.

Mas como você lida com essas situações, faz uma grande diferença para a sua autoimagem e sucesso com o que você quer no fundo da vida.

Uma maneira comum de lidar com essas situações é admitir seu erro ou fracasso. Eu fiz isso mais vezes do que posso contar. Pode parecer familiar e útil, mas não é uma opção saudável.

5º Erro: Criticar-se Exageradamente.

 

 imagem 5Esse erro está ligado a autoestima, mas explico o porquê de está falando sobre isso no tópico de autoimagem.

Quando você se critica muito, você começa a ter visões de que não presta para um tipo de trabalho, habilidade ou até mesmo qualquer outra coisa. Isso te desmotiva bastante em outros aspectos, como na coragem.

Um pouco de autocrítica ajuda a pessoa a melhorar e é algo positivo.

O problema é quando essa crítica é exagerada e traz sofrimento ao sujeito.

Criticar-se excessivamente faz com que você foque apenas em seus pontos de melhoria e não veja suas qualidades.

Isso passa desconfiança até mesmo para sua capacidade que está ligada diretamente a sua autoimagem! 

Melhorar essa questão faz parte do seu desenvolvimento pessoal. Ser mais confiante de si mesmo é algo muito importante!


Se você quer ser mais corajoso, confiante e acreditar em sua capacidade, você deve revisar todos esses erros agora mesmo!

Para te ajudar melhor, eu listei 10 Passos para você melhorar sua autoimagem e deixar todos esses erros de lado.

Melhore sua Autoimagem Fazendo esses 10 Passos!

01 – Visualize coisas que você pretende ter.

Faça de 10 a 20 minutos, duas ou três vezes por dia, para visualizar as coisas boas que você gostaria de ter ou fazer.

Permita-se relaxar completamente para que você possa sentir o que deseja até as células. Viva a parte enquanto você está visualizando.

Pratique isso pelos próximos 30 dias para ver que diferença faz em sua vida.

Veja o seu mundo como um vencedor – consciente da abundância e uma mudança de foco necessária para ver o que há de bom em todas as situações.

02 – Criando um quadro de visão:

Procure imagens detalhadas do que você quer em sua vida e crie seu próprio quadro de visão. Coloque-o emoldurado e coloque-onde tem uma boa visualização para você. Coloque em sua tela do celular, em seu computador e em locais visíveis para você.

Desenvolva a consciência e coragem para viver a sua vida, do seu jeito.

Você precisará deixar sua imagem falsa e limitada de si mesmo para trás. Só então você embarcará em sua verdadeira jornada de seu verdadeiro eu.

03 – Pare de se comparar com os outros.

Nada pode prejudicar nossa autoestima/imagem mais do que comparações injustas. “Carlos tem 3.000 amigos no Facebook, enquanto eu tenho apenas 300″. “David pode correr mais que eu no campo quando jogamos bola.” “Flávia tem uma casa maior e um carro mais legal do que meu”.

Você deve usar isso ao seu favor, se fulano consegue eu também consigo. Não desanime sua coragem e muito menos seus sentimentos por causa da luta do próximo.

Parece bem difícil, mas você precisa parar de se comparar com os outros.

A única pessoa com quem você deveria competir é você mesmo.  Que tal quebrar suas crenças limitantes? Que tal ter coragem para fazer o que não consegue? Que tal tomar a ação?!

Essas comparações são injustas porque você não sabe tanto quanto pensa sobre a vida dessas outras pessoas, ou o que realmente é ser elas. Você acha que é melhor, mas pode ser 100 vezes pior do que você imagina.

Todos nós temos problemas! O que você deve fazer é pegar seus momentos bons e usar como inspiração e não como comparação.

04 – Esteja disposto a ajustar sua própria autoimagem.

Não depende apenas de um texto e tá tudo bem. Você tem que está ciente que você vai pagar um preço para chegar aonde você quer.

A autoestima é inútil se for baseada em uma versão antiga de você que não existe mais.

Eu reeduquei minhas próprias crenças sobre o “meu eu” e meus pontos fortes ao longo do caminho. Tornei-me um escritor melhor e aprendi mais sobre negócios do que jamais soube antes.

Uma dica é você se avaliar em base no que está acontecendo na sua vida agora, não em alguma versão passada distante de você mesmo.

Continue ajustando sua autoimagem e autoestima para combinar com suas habilidades, não aquelas do seu passado.

DESAPEGUE de pensamentos que não te leva a lugar nenhum.

Uma forma de fazer isso é criando hábitos, isso é o assunto do próximo passo! …

05 – Mude a sua história com novos Hábitos.

Não tem nada melhor do que o hábito para mudar algumas coisas.

Eu listei 15 coisas aqui para você, escolha uma ou algumas:

  1. Leia 10 páginas por dia
  2. Beba mais água
  3. Acorde mais cedo
  4. Siga um plano de rotina matinal
  5. Dê um passeio (rolê) noturno
  6. Pratique uma nova habilidade
  7. Tire uma lição de cada experiência
  8. Faça um esforço para fazer boas ações regularmente
  9. Ouça música relaxante antes de dormir
  10. Economize 10% do seu salário
  11. Prepare-se para o seu próximo dia na noite anterior
  12. Planeje sua semana todos os domingos
  13. Ouça algo positivo todas as manhãs
  14. Aprenda um novo idioma
  15. Diga obrigado antes das refeições

Aqui estão algumas ideias para você criar hábitos.

Claro, você não precisa fazer tudo, mas se você tomar a atitude de fazer pelo menos 1… Você já é uma pessoa melhor que a do passado.

Faça o que você acha que é preciso. Inclusive, essa lista pode até ser um impulso para você fazer o seu próprio hábito que não está aqui na lista.

Seja uma pessoa melhor!

06 – Esqueça o mundo, olhe para você.

Isso é fato! Todos nós temos uma grande mania de levar muito para cabeça o que os outros falam, que não tem relevância. Isso acontece comigo, afinal, sou ser-humano igual a você.

Quando levamos muito o que os outros dizem, acabamos não tendo um final igual o que queríamos ter.

Uma vez que a pessoa não consegue agradar à sociedade, pode instalar-se uma tristeza que causa doenças emocionais essa falta de aceitação dos outros termina por prejudicar sua autoimagem.

Leve contigo opiniões relevantes! Você vai ter que filtra os assuntos, mas você consegue levar.

07 – Menos auto sabotagem

O pior inimigo da maioria das pessoas são elas mesmas. Ao elevar e manter sua autoimagem, você se sentirá mais merecedor de boas coisas na vida.

Não deixe seu evento acabar por sabotagem. Não deixe seu dia ser ruim por causa da auto sabotagem. Não deixe seus hábitos irem embora por causa da sabotagem!

08 Tente algo novo.

Quando você tenta algo novo, quando você se desafia de uma maneira pequena ou maior e expande sua zona de conforto, sua opinião sobre si mesmo aumenta e sua confiança também.

Talvez você não faça tão bem feito quanto alguém que já sabe. Mas pelo menos você tentou em vez de se sentar, cruzar os braços e não fazer nada.

Você pode até criar um hábito… Tentar algo novo! Pensa só? Uma ótima ideia, não é mesmo?!

Então, expanda sua zona de conforto regularmente. Não espere nada, apenas diga a si mesmo que você tentará algo novo.

09 – Seja você mesmo.

Você é louco e estranho, seja isso!

Você é inteligente e sofisticado, seja isso!

Você está calmo e composto, seja isso!

Seja a melhor versão de si mesmo! Eu sei que é uma frase muito clichê, mas faz muito mais sentido quando você pensa nisso como um estilo de vida!

10 – Apenas seja feliz e divirta-se:

Bem, agora será um bom momento para fazer isso! Já que você está fazendo tudo o que pode para mudar sua imagem, então porque não se divertir enquanto faz isso!

Conclusão!

Esses passos podem parecer triviais e talvez algo que não precisa de muito trabalho, e é ai que você se engana! Mas tudo que você precisa é ser persistente no que você está fazendo.

Eu gostaria de saber sobre sua opinião sobre a respeito do artigo… Deixe seu comentário caso tenha lhe ajudado, ou coloque uma crítica no que deve melhorar. Farei de tudo para ajudar você a transformar sua vida.

Resumindo…

Não deixe esses erros bobos influenciar em sua autoimagem, pode ser uma das piores coisas a acontecer!

Nós nos cercamos de informações que correspondem às nossas crenças

Não deixe suas crenças te limitarem! Eu sei que as nossas gerações não acredita em quase nada, mas você deve e além disso, tomar uma ação e quebrar esse paradigma!

Racionalizamos as compras que não queremos

Busque não ser uma pessoa cheia de impulsos na hora de comprar algo. Faça esse passo a passo para não perder o controle:

Planejar o que você vai comprar;
Ver quais são os benefícios disso;
Imaginar usando o que comprou.

Preocuparmos de mais com o que já passou.

Lembra da foto que citei do Flávio Augusto? Pois então, use como referência, seus pensamentos tem que estarem alinhado para frente!

Tropeçar e jogar sua autoimagem para baixo

Ai você fala pra mim: “Não Wilker, chega! Não dá para conseguir ficar normal com os tropeços…”

Pare agora!

Tropeçar se torna saudável para sua evolução. Não deixe sua autoimagem cair por causa disso, você deve admitir que realmente aconteceu e que isso vai acontecer mais vezes e sempre será um recomeço.

Duas coisas que você deve fazer: Não se acomode com o tropeço e também não se culpe por ter acontecido, isso vai ser o de menos, pelo que está por vir.

Admita! 

Criticar-se Exageradamente

Erro que está ligado a autoestima, mas ainda assim interfere o crescimento de sua autoimagem.

Ninguém consegue ir para frente reclamando, inclusive, pessoas boas se afastarão de você por se criticar demais.

Quando você se critica muito, você começa a ter visões de que não presta para um tipo de trabalho, habilidade ou até mesmo qualquer outra coisa. Isso te desmotiva bastante em outros aspectos, como na coragem.

Sem falar que ninguém gosta de “reclamões” (palavra que acabei de criar).

Faça os 10 Passos Para e Fique bom de vez!

Você já sabe os erros, sabe por onde não deve passar, então agora você deve seguir as dicas corretas para que tudo dê certo em sua autoimagem.

Curtiu o artigo? Ainda tem mais!
Veja também o infográfico para lhe ajudar.

Um Grande abraço e até nosso próximo encontro!

Infográfico da Autoimagem – 8 Dicas Para Melhorar a sua!

infográfico autoimagem